domingo, 11 de dezembro de 2016

Os 25 livros preferidos dos brasileiros;




Vocês devem se lembrar dos vários posts que fiz sobre a pesquisa do Instituto Pró-livro;
75% Dos Brasileiros nunca entraram em uma biblioteca | Quantos livros os brasileiros leem por ano? | Qual o escritor e os gêneros preferidos dos brasileiros? | por que o brasileiro não gosta de ler? . E quem leu lembra-se que eu esperava mais informações que seriam divulgadas. Pois bem, hoje uma leitora me enviou um link do portal G1 que divulga informações interessantes; hoje o post será sobre os 25 livros. Amanhã sobre os 25 escritores. Lembrem-se que sempre existe a comparação com a pesquisa de 2007.
Top 3 é formado por livros religiosos [sim, A Cabana é religioso]. Vemos a ascensão de dois livros que não existiam em 2007 e foram direto para a memória do povo. Uma interessantíssima informação é que Ágape havia acabado de ser lançado quando a pesquisa foi realizada. E ainda assim, figurou no 3o livro mais “marcante”. Bíblia estar em primeiro não é nenhuma surpresa. A Cabana, sim. Não esperava. Eu li o livro há muito tempo e não havia compreendido o seu poder sobre as pessoas. Acho que por toda a humanidade dada à Deus na obra, ela tornou-se referência no assunto.
O Sítio do Picapau amarelo também não é nenhuma surpresa estar entre os cinco primeiros. Já O Pequeno Príncipe é. Uma surpresa extremamente positiva. Afinal, foi um marco mundial.  Dom Casmurro, ok. E uma das maiores surpresas dessa lista, pra mim; Crepúsculo. Não que eu duvidasse do impacto que o livro causou em toda uma geração, mas jamais havia pensado que ocuparia o lugar entre os 25 livros. Ingenuidade minha, talvez. Ainda mais que ficaria na frente de Harry Potter [que em 2007 ocupava a quarta posição]. No 9o lugar um romance que nunca ouvi falar “Violetas Na Janela”, de cunho espírita. O interessante é que essa obra mantém a mesma posição que possuía na pesquisa de 2007. E fechando o top 10, “A Moreninha”, outra obra que entre os “clássicos” eu jamais imaginaria entre os dez.
Clássicos X Best-sellers
Fazem parte da lista catorze clássicos e onze best-sellers. Dos 11 best-sellers que eu considerei, apenas seis não estavam em 2007. Dos clássicos, apenasVidas Secas não fazia parte do top.
É interessante notar que alguns livros aparentemente não tão conhecidos ou rapidamente esquecidos pela mídia e pelos compradores fazem parte desse top. No entanto, a explicação é o quão a obra marcou seus leitores. E não estamos entrando aqui no mérito de qualidade, necessariamente. Mas no poder de ocupar um lugar eterno dentro do leitor. Algumas dessas obras são de caráter transformador e por isso é mais aceitável a sua presença. No entanto, outras são surpreendentes e interessantes. O que um livro como Violetas na Janela fez para seu público para merecer a nona posição? Pouca coisa certamente não foi.
Há muito o que se aprender com essas obras. Há algo nelas que pode ser aproveitado e analisado. Lembrem-se, não estou, necessariamente, falando de“qualidade literária”. É algo diferente. Algo que perpetua no leitor. E isso deve ser aproveitado por nós, tanto leitores como escritores. Afinal, o que “Moreninha” tem de tão diferente entre os clássicos pra ficar a cima das obras de Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, Shakespeare?.
Esse estudo certamente foi um dos mais interessantes da pesquisa. Por isso, deixe sua opinião para criarmos uma discussão bacana acerca dos temas. O que você acha que eles livros fizeram aos seus leitores que outra, talvez, mesmo sendo melhores obras, não conseguiram?
*****
Gostou deste post? O Literatortura lançou uma revista com temática exclusivamente cultural, para que nossos leitores possam aproveitar de um conteúdo ainda mais aprofundado e qualificado! 

Fonte:
http://literatortura.com/2012/04/os-25-livros-preferidos-dos-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário