quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 


Tais saíram da turba, em que era Dido, A nós as duas sombras se inclinando, 
87 Tanto as moveu da voz o tom sentido!
— “Entre beni'no, compassivo e brando, Que nos vem visitar por este ar perso,
90 Tendo nós dado o sangue ao mundo infando,
“Se amigo o Senhor fosse do universo, Da paz aos rogos nossos, gozarias,
93 Pois te enternece o nosso mal perverso.
“Enquanto o vento é quedo, o que dirias Havemos nós de ouvir atentamente;
96 Diremos quanto ouvir desejarias.
“Onde, a paz desejando, o Pado ingente Com seus vassalos para o mar descende,
99 A terra, em que hei nascido, está jacente.
“Amor, que os corações súbito prende, Este inflamou por minha formosura,
102 Que roubaram-me: o modo inda me ofende.
“Amor, em paga exige igual ternura, Tomou por ele em tal prazer meu peito,
105 Que, bem o vês, eterno me perdura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário