domingo, 26 de fevereiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Calixthe Beyala:


 



Calixthe Beyala , nascido em26 de outubro de 1961em Douala nos Camarões 1 , é um romancista franco - camaronês 2 .
Calix the Beyala vem de uma família de Camarões de doze filhos, dos quais ela é a sexta. Seus pais se separaram logo após seu nascimento, e seu pai o abandona, não o revendo brevemente pela primeira vez na idade de seus 16 anos 3 . As duas irmãs resultantes desta união são assumidas pela avó materna, que as educará da forma tradicional, com pouquíssimos meios financeiros [ ref. desejado] . Sua irmã mais velha sacrifica seus estudos em benefício de Calixte, trabalhando com sua avó vendendo mandioca para sustentar a família [ ref. desejado] . As irmãs passam a infância nos Camarõesem New-bell, uma favela em Douala 3 .
Aos 17 anos, ela trocou os Camarões pelo Ocidente 4 . Quando ela emigrou para a França , Calix, a Beyala, se casou e obteve o bacharelado G2 [ ref. desejado] . Ela continuou seus estudos em literatura francesa moderna na Universidade de Paris 13 Nord [ ref. desejado] , e publica seu primeiro romance. Gosta da vida no subúrbio, que considera "a sua fonte de inspiração" e não hesita em aí isolar-se 4 .
Carreira
Literatura e imprensa
Esta seção está vazia, insuficientemente detalhada ou incompleta. Sua ajuda é bem vinda! Como fazer ?
Calix the Beyala publicou seu primeiro trabalho em 1987, É o sol que me queimou .
Em 2005, The Plantation , ela conta desapropriações no Zimbábue e condena o sistema de Mugabe por meio da história do personagem principal, Blues Cornu, a garota de um grande fazendeiro branco de origem francesa 5
De 2005 a 2012 [ ref. desejado] , é colunista da revista mensal Afrique 6 .
Acusações de plágio e condenação
a 7 de maio de 1996, o tribunal de grande instance de Paris decidiu que o romance de Calixthe Beyala, Le Petit Prince de Belleville , publicado em 1992 por Albin Michel , é uma " falsificação parcial" de um romance do americano Howard Buten . Quando eu tinha cinco anos, matei eu mesmo , publicado em francês pela Editions du Seuil em 1981 7 . Howard Buten havia estabelecido que cerca de quarenta passagens do romance ofensivo tinham mais do que semelhanças com seu próprio livro. Segundo a sentença, Calix the Beyala e seu editor foram condenados a pagar a Howard Buten 30.000 francos por danos imateriais .e 40.000 francos às edições da Seuil por danos materiais, ordenando, ainda, o tribunal a retirada de todas as passagens incriminadas 7 . Calix the Beyala não recorre da sentença, dizendo: "Devemos deixar os mortos enterrarem os mortos 7 . “ A Academia Francesa não considerou a condenação irritante, julgando que “ se tratava de uma obra antiga ” e que “ todos plagiaram ” , de Corneille a Stendhal 7 . O jornal satírico Le Canard enchaîné também notou em O Pequeno Príncipe de Bellevilleuma dúzia de outros "empréstimos", desta vez feitos quase palavra por palavra, de um grande clássico da literatura policial , Fantasia chez les ploucs , de Charles Williams 7 , 8 .
Uma breve controvérsia em 1996 o colocou contra o escritor nigeriano Ben Okri após as semelhanças denunciadas por Pierre Assouline entre Les Honneurs perdus e La Route de la Hunger 9 . No ano seguinte, na revista Lire , Pierre Assouline relata que o escritor plagiou dois outros romances em Le Petit Prince de Belleville e saqueou outros dois em Asséze l'Africaine

fonte de origem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Calixthe_Beyala

Nenhum comentário:

Postar um comentário