domingo, 26 de fevereiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Engelbert Mveng:


 
Engelbert Mveng , nascido em9 de maio de 1930em Enam-Ngal , uma vila na comuna de Zoétélé na região sul , e morreu em22 de abril de 1995em Yaoundé , é um padre jesuíta camaronês , autor nas áreas de arte, história , antropologia e teologia .
Nascido em uma família presbiteriana, mas batizado na Igreja Católica , E. Mveng recebeu uma educação cristã de seus pais. Foi notado pelo Padre Herbard que o enviou ao pré-seminário de Efok ( Camarões ) de 1943 a 1944. A etapa seguinte o conduziu ao seminário menor de Akono de 1944 a 1949.
Após um ano de estudos no Grande Seminário de Yaoundé , é admitido como estagiário; ele ensinou latim e grego lá. Ansioso por se envolver na vida religiosa , E. Mveng queria primeiro se tornar um trapista . Mas não são impedidas por M gr Graffin, que o informa da presença dos jesuítas no Congo Belga . Ele, portanto, foi em 1951 para o noviciado jesuíta em Djuma. Na Bélgica , E. Mveng continuou, em Wépion na Bélgica entre 1954 e 1958, depois em Paris , os seus estudos filosóficos começaram em Djuma.
Após os seus estudos de filosofia , foi enviado como estagiário para o Libermann College (1958-1960) em Douala (Camarões). Esta estadia no seu país de origem permite-lhe descobrir a arte e a história do seu país. Ele viaja para os países de Bamileke e Bamun para descobrir a arte dessas regiões.
No final deste estágio, E. Mveng foi para a França para os estudos teológicos , para o filósofo de Chantilly e para o teologado de Fourvière (em Lyon), no final do qual foi ordenado sacerdote em 7 de setembro de 1963 . Aquele que se tornou o primeiro jesuíta dos Camarões em 1964 apóia uma tese de 3 e ciclo em teologia intitulada Paganismo e Cristianismo Cristianização da civilização pagã da África Romana a partir da correspondência de Santo Agostinho 1 . Mais tarde, em 1972, E. Mveng defendeu uma tese de estado na história, As fontes gregas da história negra africana desde Homeropara Strabo 2 . Ele ensina história na Universidade de Yaoundé.
E. Mveng participa ativamente do Festival de Artes em Dakar em 1966. Suas raízes culturais está a serviço da Igreja. Assim publicou a Via Sacra em 1962. É também cofundador de uma congregação religiosa de inspiração africana: As Bem-aventuranças .
E. Mveng está envolvida na operação de várias associações intelectuais. Ele é, portanto, vice-presidente do Sindicato dos Escritores do Mundo Negro . Ele também ocupa o cargo de secretário-geral do Movimento dos Intelectuais Cristãos Africanos (MICA). Ele trabalha no agrupamento de teólogos africanos dentro da Associação Ecumênica de Teólogos Africanos (AOTA), da qual foi secretário-geral.
E. Mveng foi encontrado assassinado em 23 de abril de 1995 em sua casa em Yaoundé. O crime ainda não foi esclarecido.
Mveng, o teólogo
A problemática teológica do padre Mveng gira em torno da relevância do dado revelado em um contexto africano marcado por uma longa tradição de servidão e desprezo. Como dizer "Deus" em tal contexto? Não deveríamos ver na teologia uma disciplina sistemática e científica com vistas a construir um discurso sobre a revelação em um contexto africano? A teologia deve colaborar com as ciências humanas para alcançar o africano em seu contexto e em sua cultura. Para o padre Mveng, essa interdisciplinaridade associa história, arte, antropologia e teologia.

fonte de origem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Engelbert_Mveng

Nenhum comentário:

Postar um comentário