sábado, 20 de março de 2010

Sobre a obra

O Romance “Enquanto Deus Dormia”
Com um enredos ousados, poéticos, divertidos e provocador.
Ele relata a trajetória de um pacato cidadão, chamado Saquarema da Silva, que morava em um pequeno sítio em uma longínqua região do nordeste brasileiro. E que vê sua vida virada pelo avesso, depois que ele é procurado por dois anjos rebelado, que pretendem provar para o “criador” que dar o livre arbítrio ao homem foi um erro. E que provocou a expulsão dos dois respectivamente do “Céu e do inferno”. Então eles voltam para terra, para provar que o criador errou ao conceder o livre arbítrio, ao homem, e se assim o conseguisse o criador o perdoaria.
E o diabo na sua infinita inveja concedeu o mesmo benefício ao seu Anjo. Para eles serem perdoados, eles precisariam de uma pessoa honesta, verdadeira, justa, alguém que seguisse criteriosamente os mandamentos do Criador. E que aceitasse ajudá-los. Para isso eles trocaram as suas identidades para evitar uma escolha tendenciosa
Depois o escolhido seria transformado em anjo.
Então eles o levariam para capital onde passariam a percorrer as situações mais perversas praticadas usando-se do livre arbítrio como justificativa para seus atos. Conforme se dá o confronto com esta realidade, mais se acentua a disparidade de valores éticos e morais. Abordando o descaso político, o preconceito e a difícil relação do ser com a corrida frenética pelo poder e o sucesso a qualquer custo.
Fatalmente ela é crítica e alto crítico sem cair na pieguice de querer resolver os problemas do mundo. Tratam da alienação religiosa, o preconceito, o relacionamento homossexual e o descaso político.