Nascido como María Teresa Sánchez González, ( Pinar del Rio , Cuba ,
26 de maypole de 1925 - Cidade do México , México , 25 de fevereiro de 2013 )
era uma atriz, roteirista e diretor de teatro cubano , naturalizado mexicano .
Notadamente conhecido por sua participação na Idade de Ouro do cinema mexicano
, teatro e televisão mexicana.
Biografia
Maria
Teresa nasceu em Pinar del Rio , Cuba em 26 de Maio de 1925, ele começou sua
carreira na rádio cubana, sendo apenas uma criança, em um programa chamado
Abuelita Cata CMOX broadcast. Enquanto em seu país natal era conhecida como
Boneca Sanchez no teatro por causa de sua semelhantes aos do cachos atriz
americana Shirley Temple . Aos 9 anos, ele decidiu a dedicar-se a atuar, depois
de ler a biografia do a atriz britânica Sarah Bernhardt . , em 1939, ele entrou
na Universidade de Havana para começar seus estudos de teatro, sob a direção de
Ludwig Shayovich. Após terminar o liceu, seus pais lhe ofereceu uma viagem para
o Estados Unidos , mas ela preferiu a visitar o México por dois meses.
Teresa
chega em Yucatan , acompanhada por sua mãe e irmão mais velho, 12 de dezembro
de 1942, em seguida, viaja para a Cidade do México , onde ele procurou para se
aventurar no rádio, dizendo "ser famoso e renomado estrela cubana".
Sua empresarial permissão para ser colocado rapidamente, imediatamente de
integrar o elenco da novela O Diário de Susana Galván. Pouco tempo depois, ele
casting para a produção clasa Films, Gilberto Martinez Solares , é interessado
nele, mas sem sucesso, em seguida, Teresa descobre que Lupita Tovar foi a
estrela Ressurreição (1943), fale com ela e isso garante que os produtores são
dadas um pequeno papel, para finalmente estrear no cinema. Após o diretor Chano
Urueta dá um caráter mais relevante na fita não matar (1943), sendo que sugeriu
uma mudança de nome para a estrela de brotamento, porque em uma conversa, ele
disse: você não pode chamar como você chamas preciosos , você vai para chamar
Carmen, mas Carmen o que ...;? Emilio Tuero , protagonista masculino do filme e
ouvindo atentamente a conversa sugeriu Montejo, o hotel com o mesmo nome e onde
Teresa tinha ficado a chegada. Assim, surge para a posteridade o nome de
"Carmen Montejo."
Carreira
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Cinema
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E,
como Carmen Montejo, ele continua a sua carreira no cinema rapidamente,
atingindo a consagração com fita O caminho de gatos (1944), com Emilio Tuero e
dirigido novamente por Chano Urueta , que estava profundamente no amor com
Carmen, em seguida, vêm Entre Irmãos (1945) com Pedro Armendariz e Isabela
Corona , uma media luz (1947) com o galã argentino Hugo del Carril e uma
participação na fita Ismael Rodriguez , Nós os pobres (1948), virou quase
imediatamente em um clássico e fazendo estrelas para seus protagonistas Pedro
Infante e Blanca Estela Pavón , cercado por um elenco de luxo que inclui
Carmen, Katy Jurado , Miguel Inclán e Delia Magaña , entre outros. Em 1949 foi
a vez do segredo para as mulheres , em que ele compartilhou créditos com outras
divas da época: Miroslava e Rosario Granados . A década de 50 seria um dos Montejo
mais produtivo e bem sucedido, começou com a nomeação Ariel Award como melhor
atriz por tardia no período da tarde (1949), em seguida, vêm a colaboração com
Roberto Gavaldón em um de seus melhores filmes na palma da sua mão (1951),
estrelado por Arturo de Cordova , Ramón Gay e Leticia Palma , que voltou a
trabalhar nos todos - estrela Mulheres sem manhã (1951), onde , em além de
Carmen e Leticia trabalhar Andrea Palma , Rebeca Iturbide e Lobo Ruvinskis .
Outros filmes importantes em participar nesta fase são o que lhe deu essa
mulher? (1951), com Pedro Infante , Luis Aguilar e Rosita Arenas , Lembre-se de
viver (1953), com Libertad Lamarque e Yolanda Varela , con Amor (1955 ) com
Elsa Aguirre e Ramon Gay , o túnel 6 (1955), com Victor Manuel Mendoza , Victor
Parra e Alfonso Mejia eo filme cult o vampiro (1957) de Fernando Mendez , com
Abel Salazar e Ariadne Welter .
Finalizando
a década de 50, Carmen se refugia no teatro e na televisão, antes da onda de
maus projectos que terminariam a idade de ouro do cinema mexicano, ainda tem
participação destacada na Jovem (1961) por Luis Alcoriza , reta final ( 1964)
por Carlos Enrique Taboada , que também incluiu Lilia del Valle em sua última
aparição como uma atriz e Emilio "Indio" Fernandez e por que nasceu
de uma mulher? (1970) subestimado Rogelio A. González , que dirigiu virgens
loucas (1972 ), onde ele olhou ao lado de Rosario Granados e mostrou que eles
eram muito primeiras atrizes, e deve ser considerada pelos novos diretores,
assim como Carmen trabalha com Jorge Fons em cachorros (1973), com Jose
"El Perro" Estrada em grande profeta Mimi (1973) e Sergio Olhovich em
Coronation (1976). Em 1978, participa da produção do México-EUA Os Filhos de
Sanchez , estrelado por Anthony Quinn , Dolores del Rio e Lucia Mendez . Seu
último grande filme foi a casa que arde na noite (1985), em seguida, iriam
oferecer projectos de nenhuma importância, por isso é removida do filme,
tornando-se a primeira década do vinte - primeiro século , com Entre a tarde e
à noite (2000) , seu filme mais recente data de 2002 - faces da lua - embora,
como ela diz: "neste momento não me conheceram alavancagem, poderia fazer
um filme que deixa um . marca nesta fase da minha vida"
Teatro
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Junto
com sua carreira de sucesso no cinema Carmen esculpida uma carreira teatral
igualmente ou ainda mais bem sucedida. Esta comunicação entre o público e o
ator que só pode dar o teatro, tornou-se sua paixão. Em 1946, ela faz a sua
estreia no teatro mexicano com A Casa de Bernarda Alba , por Federico Garcia
Lorca , dirigido por Ricardo Mondragon , ao lado de Virginia Fábregas e
apresentado no Palacio de Bellas Artes . Esta faceta da sua carreira, ele
trabalhou com diretores renomados como Xavier Rojas , na peça Quem Tem Medo de
Virginia Woolf? ; com Fernando Wagner em Felicidade , Nancy Cardenas em Os
efeitos de raios gama em malmequeres , para o qual ela foi nomeada para melhor
actriz e teatro José Solé em The Trojan Women e raposas . Outros sucessos de
palco eram leito nupcial , Pobre Barba-Azul , O Gesticulador , Mary Stuart , Os
corvos estão de luto , eu mãe, eu filha e, recentemente, Os Monólogos da Vagina
.
Ele
também demonstrou sua versatilidade como um encenador nas obras Mulheres,
mulheres , Sr. Presidente , inimigo adorável e Três mulheres altas e, como um
escritor para Mulheres difamado , que estreou em 1955 na sala de Chopin com
Andrea Palma , Tana Lynn , Anita Blanch e Carmen próprio, dirigido por Xavier
Rojas, infelizmente, o dia de abertura, este foi proibido na Cidade do México ,
uma vez que foi considerado completamente imoral e uma exaltação do
lesbianismo, só até depois de estrear com sucesso em Puebla , poderia
representada na cidade do México.
Televisão
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Sua
estréia na televisão foi na década de 60, alcançando mais de sua carreira
notória sucessos como: Múmias de Guanajuato (1962), Doña Macabre (1963), Disse
roubado (1967), O Retrato de Dorian Gray (1969 ), mundos opostos (1975),
estreia estelar da estrela futura Lucia Mendez , hex (1983), Cuna de Lobos
(1986), eu ainda amo (1996-1997) um dos poucos papéis de vilão que ele fez,
amor sem maquiagem (2007) e In o nome do amor (2008-2009). Além disso, ele
estrelou com Angelica Maria e Sasha Sokol série de três gerações.
Vida
pessoal [ editar ]
Carmen
casado apenas uma vez, com Manuel Gonzalez Ortega, que era muito mais velho e
que tinha uma filha única, a atriz Maria Montejo . Seu neto Radames Jesus é
também um ator. As três gerações trabalharam juntos na telenovela juvenil
mágica . Ele viúva aos 25 anos de idade e nunca se casou novamente. romances
posteriores não serão cumpridos. Ele manteve sua vida privada longe dos
escândalos e sigilo total. Até 2013 , ele era a imagem de um produto da empresa
Innova, onde ele fez sua entonação particular da frase - "é
maravilhoso" - é um sucesso de publicidade.
Legado
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Em
2003, durante a sua 77 - anos de carreira de ator, ele recebeu uma homenagem no
Palácio de Belas Artes intitulado Uma vida para a arte, produzidos pelo
Instituto Nacional de Belas Artes . (INBA)
Em
2005, o Palace of Fine Arts fez uma nova homenagem à atriz, sobre a ocasião do
seu 80º aniversário Nesse caso, o vice-diretor do Instituto Nacional de Belas
Artes (INBA), Daniel Leyva, eo presidente da Sociedade Geral escritores do México
(SOGEM), Victor Hugo Rascon Banda , elogiou o caminho Montejo, dizendo que o
último: "os autores mexicanos são muito grato a Carmen Montejo por sua
contribuição ao cinema, televisão e teatro, tendo dado personagens da vida que
sonhavam tantos dramaturgos do México e do mundo, clássica e contemporânea.
"
Em
24 de janeiro de 2008, o Teatro Tepeyac, localizado na Calzada de Guadalupe ,
Cidade do México , mudou seu nome para "Teatro Carmen Montejo" como
parte de uma homenagem à atriz. Como uma curiosidade é a segunda vez que um
teatro mexicano renomeado em homenagem a uma atriz, pela primeira vez em 1970,
em homenagem a Maria Tereza Montoya .
Reconhecimentos
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Prêmio
Ariel [ editar ]
ano categoria filme resultado
1950 atriz No
final da tarde nomeado
1952 feminino Coactuación Mulheres sem manhã vencedor
1953 feminino Coactuación irmã Joy nomeado
1955 feminino Coactuación o infame nomeado
2005 Ariel ouro Ariel
ouro Winner
Prata
Deusa PECIME [ editar ]
ano categoria filme resultado
1974 feminino Coactuación O Profeta Mimi Winner
TVyNovelas
Prêmios [ editar ]
ano categoria novela resultado
2012 Melhor atriz protagonista Melhor carreira artística vencedor
2001 Melhor atriz protagonista Amigos x siempre! nomeado
1998 Melhor atriz protagonista Continuo te amando nomeado
1987 Melhor atriz protagonista Cuna de Lobos nomeado
Filmografia
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Broken
Hearts (2001) como Doña Fide.
As
Faces da Lua (2001) e Mariana Toscano.
Entre
a tarde e à noite (1999)
A
casa em chamas na noite (1985)
Ni
Chana, nem Juana (1984) como Piquito Pilar del Río de Oro.
Bordel
(1982)
O
grande triunfo (1981)
Mãe,
eu sou Paquito (1981) como a Sra Falcon
A
morte de Palomo (1981)
Na
tempestade (1980)
Na
armadilha (1979)
Os
Filhos de Sanchez (1978) como Guadalupe.
Dynasty
of Death (1977) como Dona Herminia del Fierro.
Mulheres
's de Prisão (1976)
Coroando
(1976), como a avó.
Renúncia
por motivos de saúde (1975)
Rei
(1975) como Señora del Rivero.
Omen
(1975)
O
Profeta Mimi (1972)
Puppies
(1971)
Doña
Macabre (1971)
A
verdadeira vocação de Magdalena (1971)
Marcado
(1970) como Remédios.
As
virgens loucas (1970)
Porque
eu nasci uma mulher? (1970)
A
boneca mal (1969)
Juliancito
Adventures (1968)
Sor
Ye Ye (1967)
O
trecho final (1966)
O
Rio Animas (1964)
Jovem
(1960)
O
Vampiro (1957) como Heloise
Dois
diabinhos em dificuldade (1957)
Angel
Face (1956)
O
túnel de seis (1955)
O
plagiador (1955)
Scam
Amor (1954)
Suspeito
(1954)
O
infame (1953) como Luisa Barrios de Benet.
Luz
no deserto (1953)
Wild
Pony (1953)
Relatório
(1953) como enfermeira
Quatro
horas antes de sua morte (1953)
Lembre-se
de viver (1952)
Mercy
(1952)
Irmã
Joy (1952)
Entre
os advogados que você vê (1951) e The Victim
Mulheres
sem manhã (1951) e Marta.
Eles
são todos meus filhos (1951)
O
que lhe deu essa mulher? (1951) como Yolanda.
Lama
e Arminho (1951)
Anel
de Noivado (1951) como Chavela Valdes.
Na
palma da sua mão (1951) como Clara Stein.
Entre
os advogados que você vê (1951)
Pawnshop
(1950)
Ao
anoitecer (1949)
Segredo
entre as mulheres (1949)
Bamba
(1948) como Tirza
Encontro
com a Morte (1948)
Nós
pobres (1948) como Yolanda, a tísica.
A
media luz (1946)
Crime
no quarto (1946)
Eu
era um usurpador (1945)
Sra
frente (1945) como Gilberte Madrigals.
Irmãos
(1945)
alegre
Caminito (1944)
Cats
Camino (1943)
Pássaro
sem ninho (1943)
Não
matarás (1943)
Ressurreição
(1943)
trabalho
na televisão [ editar ]
Telenovelas
[ editar ]
Em
o nome do amor (2008-2009) como Madeleine Martelli VDA. Gamboa.
Amor
sem maquiagem (2007) como Veronica VDA. Velázquez
Adventures
in Time (2001) como Margarita Rosales de Flores.
Amigos
x siempre! (2000) como Julia Ruvalcaba VDA. Vidal (Vilão)
Serafin
(1999) como Voz de Gigi
Eu
ainda amo (1996-1997) como Paula Garza VDA. Torres Quintero (Vilão)
juventude
mágica (1992-1993) como Leonor / Pepita.
Cuna
de Lobos (1986-1987) como Esperanza Mandujano.
Deception
(1986) como Selene.
Juana
Iris (1985) como Maria Luisa.
A
Maldição (1983) como Dona Emilia.
Youth
(1980) e Cuca.
Sin
of Love (1978) e Cristina Otero (vilão principal)
mundos
opostos (1976) como Antonia.
Paloma
(1975) como Gloria.
Terra
(1974) como Cordelia.
A
Constituição (1970) e Delfina Camacho.
Marisa
Cruces Cruz (1970) e Clarita.
O
Diário de um decente senhorita (1969) e Elena.
O
Retrato de Dorian Gray (1969) como Lady Wooton.
Tal
roubado (1967) como Teresa.
O
julgamento de nossos filhos (1967)
O
agregado familiar médio (1966) como Magda.
Nosso
Bairro (1965)
Avós
(1965)
a
confissão secreta (1965)
Fascinado
(1964) como Graciela.
Destino
(1963)
Doña
Macabre (1963)
Mom
(1962) para a Panamericana TV Channel 5 (Peru)
Múmias
de Guanajuato (1962)
Scam
Amor (1961)
A
Insaciável (1961)
A
casa de ódio (1960)
The
Rapture (1960)
Series
[ editar ]
La
Rosa De Guadalupe (2013, capítulo segue amor) (último papel desempenhado)
Mujer,
casos de la vida real (2002, capítulo um antigo amor) e Margarita
Três
gerações (1989)
Teatro
[ editar ]
Crônica
de uma mãe (1987), de Andrew Bergman.
OK
(1985) por Isaac Chocron.
Deborah
(1981) Federico S. Inclán.
Raindrop
(1980), Paulo Pontes e Oduvaldo Viana.
OK
(1979) por Isaac Chocron.
O
fim da Primeira Dama (1978), James Prideaux.
Bodas
de Sangue (1976) por Federico Garcia Lorca .
O
efeito dos raios gama em malmequeres (1970), Paul Zindel.
Chéri
(1969) Colette .
A
mediana (1964) por Antonio González Caballero.
Interlude
estranho (1964) por Eugene O'Neill .
Deborah
(1960) de Federico S. Inclán.
O
jogo Mom and Dad (1960), Luz Maria Servin.
Crows
estão de luto (1960), Hugo Argüelles.
O
desejo morre ao longo dos anos (1958), Daniel Sala.
Felicidade
(1957) de Emilio Carballido.
O
leito conjugal (1955), Jan de Hartog.
Dona
Beatriz (1952) Carlos Solorzano.
Jealous
Air (1950) de Jose Lopez Rubio .
A
Casa de Bernarda Alba (1947) de Federico Garcia Lorca .
Presidio (1946) de
Benza e Lavalle.fonte de origem:
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