sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Carmen Montejo:



Nascido como María Teresa Sánchez González, ( Pinar del Rio , Cuba , 26 de maypole de 1925 - Cidade do México , México , 25 de fevereiro de 2013 ) era uma atriz, roteirista e diretor de teatro cubano , naturalizado mexicano . Notadamente conhecido por sua participação na Idade de Ouro do cinema mexicano , teatro e televisão mexicana.

Biografia
Maria Teresa nasceu em Pinar del Rio , Cuba em 26 de Maio de 1925, ele começou sua carreira na rádio cubana, sendo apenas uma criança, em um programa chamado Abuelita Cata CMOX broadcast. Enquanto em seu país natal era conhecida como Boneca Sanchez no teatro por causa de sua semelhantes aos do cachos atriz americana Shirley Temple . Aos 9 anos, ele decidiu a dedicar-se a atuar, depois de ler a biografia do a atriz britânica Sarah Bernhardt . , em 1939, ele entrou na Universidade de Havana para começar seus estudos de teatro, sob a direção de Ludwig Shayovich. Após terminar o liceu, seus pais lhe ofereceu uma viagem para o Estados Unidos , mas ela preferiu a visitar o México por dois meses.

Teresa chega em Yucatan , acompanhada por sua mãe e irmão mais velho, 12 de dezembro de 1942, em seguida, viaja para a Cidade do México , onde ele procurou para se aventurar no rádio, dizendo "ser famoso e renomado estrela cubana". Sua empresarial permissão para ser colocado rapidamente, imediatamente de integrar o elenco da novela O Diário de Susana Galván. Pouco tempo depois, ele casting para a produção clasa Films, Gilberto Martinez Solares , é interessado nele, mas sem sucesso, em seguida, Teresa descobre que Lupita Tovar foi a estrela Ressurreição (1943), fale com ela e isso garante que os produtores são dadas um pequeno papel, para finalmente estrear no cinema. Após o diretor Chano Urueta dá um caráter mais relevante na fita não matar (1943), sendo que sugeriu uma mudança de nome para a estrela de brotamento, porque em uma conversa, ele disse: você não pode chamar como você chamas preciosos , você vai para chamar Carmen, mas Carmen o que ...;? Emilio Tuero , protagonista masculino do filme e ouvindo atentamente a conversa sugeriu Montejo, o hotel com o mesmo nome e onde Teresa tinha ficado a chegada. Assim, surge para a posteridade o nome de "Carmen Montejo."

Carreira [ editar ]
Cinema [ editar ]
E, como Carmen Montejo, ele continua a sua carreira no cinema rapidamente, atingindo a consagração com fita O caminho de gatos (1944), com Emilio Tuero e dirigido novamente por Chano Urueta , que estava profundamente no amor com Carmen, em seguida, vêm Entre Irmãos (1945) com Pedro Armendariz e Isabela Corona , uma media luz (1947) com o galã argentino Hugo del Carril e uma participação na fita Ismael Rodriguez , Nós os pobres (1948), virou quase imediatamente em um clássico e fazendo estrelas para seus protagonistas Pedro Infante e Blanca Estela Pavón , cercado por um elenco de luxo que inclui Carmen, Katy Jurado , Miguel Inclán e Delia Magaña , entre outros. Em 1949 foi a vez do segredo para as mulheres , em que ele compartilhou créditos com outras divas da época: Miroslava e Rosario Granados . A década de 50 seria um dos Montejo mais produtivo e bem sucedido, começou com a nomeação Ariel Award como melhor atriz por tardia no período da tarde (1949), em seguida, vêm a colaboração com Roberto Gavaldón em um de seus melhores filmes na palma da sua mão (1951), estrelado por Arturo de Cordova , Ramón Gay e Leticia Palma , que voltou a trabalhar nos todos - estrela Mulheres sem manhã (1951), onde , em além de Carmen e Leticia trabalhar Andrea Palma , Rebeca Iturbide e Lobo Ruvinskis . Outros filmes importantes em participar nesta fase são o que lhe deu essa mulher? (1951), com Pedro Infante , Luis Aguilar e Rosita Arenas , Lembre-se de viver (1953), com Libertad Lamarque e Yolanda Varela , con Amor (1955 ) com Elsa Aguirre e Ramon Gay , o túnel 6 (1955), com Victor Manuel Mendoza , Victor Parra e Alfonso Mejia eo filme cult o vampiro (1957) de Fernando Mendez , com Abel Salazar e Ariadne Welter .

Finalizando a década de 50, Carmen se refugia no teatro e na televisão, antes da onda de maus projectos que terminariam a idade de ouro do cinema mexicano, ainda tem participação destacada na Jovem (1961) por Luis Alcoriza , reta final ( 1964) por Carlos Enrique Taboada , que também incluiu Lilia del Valle em sua última aparição como uma atriz e Emilio "Indio" Fernandez e por que nasceu de uma mulher? (1970) subestimado Rogelio A. González , que dirigiu virgens loucas (1972 ), onde ele olhou ao lado de Rosario Granados e mostrou que eles eram muito primeiras atrizes, e deve ser considerada pelos novos diretores, assim como Carmen trabalha com Jorge Fons em cachorros (1973), com Jose "El Perro" Estrada em grande profeta Mimi (1973) e Sergio Olhovich em Coronation (1976). Em 1978, participa da produção do México-EUA Os Filhos de Sanchez , estrelado por Anthony Quinn , Dolores del Rio e Lucia Mendez . Seu último grande filme foi a casa que arde na noite (1985), em seguida, iriam oferecer projectos de nenhuma importância, por isso é removida do filme, tornando-se a primeira década do vinte - primeiro século , com Entre a tarde e à noite (2000) , seu filme mais recente data de 2002 - faces da lua - embora, como ela diz: "neste momento não me conheceram alavancagem, poderia fazer um filme que deixa um . marca nesta fase da minha vida"

Teatro [ editar ]
Junto com sua carreira de sucesso no cinema Carmen esculpida uma carreira teatral igualmente ou ainda mais bem sucedida. Esta comunicação entre o público e o ator que só pode dar o teatro, tornou-se sua paixão. Em 1946, ela faz a sua estreia no teatro mexicano com A Casa de Bernarda Alba , por Federico Garcia Lorca , dirigido por Ricardo Mondragon , ao lado de Virginia Fábregas e apresentado no Palacio de Bellas Artes . Esta faceta da sua carreira, ele trabalhou com diretores renomados como Xavier Rojas , na peça Quem Tem Medo de Virginia Woolf? ; com Fernando Wagner em Felicidade , Nancy Cardenas em Os efeitos de raios gama em malmequeres , para o qual ela foi nomeada para melhor actriz e teatro José Solé em The Trojan Women e raposas . Outros sucessos de palco eram leito nupcial , Pobre Barba-Azul , O Gesticulador , Mary Stuart , Os corvos estão de luto , eu mãe, eu filha e, recentemente, Os Monólogos da Vagina .

Ele também demonstrou sua versatilidade como um encenador nas obras Mulheres, mulheres , Sr. Presidente , inimigo adorável e Três mulheres altas e, como um escritor para Mulheres difamado , que estreou em 1955 na sala de Chopin com Andrea Palma , Tana Lynn , Anita Blanch e Carmen próprio, dirigido por Xavier Rojas, infelizmente, o dia de abertura, este foi proibido na Cidade do México , uma vez que foi considerado completamente imoral e uma exaltação do lesbianismo, só até depois de estrear com sucesso em Puebla , poderia representada na cidade do México.

Televisão [ editar ]
Sua estréia na televisão foi na década de 60, alcançando mais de sua carreira notória sucessos como: Múmias de Guanajuato (1962), Doña Macabre (1963), Disse roubado (1967), O Retrato de Dorian Gray (1969 ), mundos opostos (1975), estreia estelar da estrela futura Lucia Mendez , hex (1983), Cuna de Lobos (1986), eu ainda amo (1996-1997) um dos poucos papéis de vilão que ele fez, amor sem maquiagem (2007) e In o nome do amor (2008-2009). Além disso, ele estrelou com Angelica Maria e Sasha Sokol série de três gerações.

Vida pessoal [ editar ]
Carmen casado apenas uma vez, com Manuel Gonzalez Ortega, que era muito mais velho e que tinha uma filha única, a atriz Maria Montejo . Seu neto Radames Jesus é também um ator. As três gerações trabalharam juntos na telenovela juvenil mágica . Ele viúva aos 25 anos de idade e nunca se casou novamente. romances posteriores não serão cumpridos. Ele manteve sua vida privada longe dos escândalos e sigilo total. Até 2013 , ele era a imagem de um produto da empresa Innova, onde ele fez sua entonação particular da frase - "é maravilhoso" - é um sucesso de publicidade.

Legado [ editar ]
Em 2003, durante a sua 77 - anos de carreira de ator, ele recebeu uma homenagem no Palácio de Belas Artes intitulado Uma vida para a arte, produzidos pelo Instituto Nacional de Belas Artes . (INBA)
Em 2005, o Palace of Fine Arts fez uma nova homenagem à atriz, sobre a ocasião do seu 80º aniversário Nesse caso, o vice-diretor do Instituto Nacional de Belas Artes (INBA), Daniel Leyva, eo presidente da Sociedade Geral escritores do México (SOGEM), Victor Hugo Rascon Banda , elogiou o caminho Montejo, dizendo que o último: "os autores mexicanos são muito grato a Carmen Montejo por sua contribuição ao cinema, televisão e teatro, tendo dado personagens da vida que sonhavam tantos dramaturgos do México e do mundo, clássica e contemporânea. "
Em 24 de janeiro de 2008, o Teatro Tepeyac, localizado na Calzada de Guadalupe , Cidade do México , mudou seu nome para "Teatro Carmen Montejo" como parte de uma homenagem à atriz. Como uma curiosidade é a segunda vez que um teatro mexicano renomeado em homenagem a uma atriz, pela primeira vez em 1970, em homenagem a Maria Tereza Montoya .
Reconhecimentos [ editar ]
Prêmio Ariel [ editar ]
ano      categoria         filme    resultado
1950    atriz     No final da tarde        nomeado
1952    feminino Coactuación            Mulheres sem manhã  vencedor
1953    feminino Coactuación            irmã Joy          nomeado
1955    feminino Coactuación            o infame          nomeado
2005    Ariel ouro       Ariel ouro       Winner
Prata Deusa PECIME [ editar ]
ano      categoria         filme    resultado
1974    feminino Coactuación            O Profeta Mimi          Winner
TVyNovelas Prêmios [ editar ]
ano      categoria         novela resultado
2012    Melhor atriz protagonista       Melhor carreira artística         vencedor
2001    Melhor atriz protagonista       Amigos x siempre!     nomeado
1998    Melhor atriz protagonista       Continuo te amando   nomeado
1987    Melhor atriz protagonista       Cuna de Lobos           nomeado
Filmografia [ editar ]
Broken Hearts (2001) como Doña Fide.
As Faces da Lua (2001) e Mariana Toscano.
Entre a tarde e à noite (1999)
A casa em chamas na noite (1985)
Ni Chana, nem Juana (1984) como Piquito Pilar del Río de Oro.
Bordel (1982)
O grande triunfo (1981)
Mãe, eu sou Paquito (1981) como a Sra Falcon
A morte de Palomo (1981)
Na tempestade (1980)
Na armadilha (1979)
Os Filhos de Sanchez (1978) como Guadalupe.
Dynasty of Death (1977) como Dona Herminia del Fierro.
Mulheres 's de Prisão (1976)
Coroando (1976), como a avó.
Renúncia por motivos de saúde (1975)
Rei (1975) como Señora del Rivero.
Omen (1975)
O Profeta Mimi (1972)
Puppies (1971)
Doña Macabre (1971)
A verdadeira vocação de Magdalena (1971)
Marcado (1970) como Remédios.
As virgens loucas (1970)
Porque eu nasci uma mulher? (1970)
A boneca mal (1969)
Juliancito Adventures (1968)
Sor Ye Ye (1967)
O trecho final (1966)
O Rio Animas (1964)
Jovem (1960)
O Vampiro (1957) como Heloise
Dois diabinhos em dificuldade (1957)
Angel Face (1956)
O túnel de seis (1955)
O plagiador (1955)
Scam Amor (1954)
Suspeito (1954)
O infame (1953) como Luisa Barrios de Benet.
Luz no deserto (1953)
Wild Pony (1953)
Relatório (1953) como enfermeira
Quatro horas antes de sua morte (1953)
Lembre-se de viver (1952)
Mercy (1952)
Irmã Joy (1952)
Entre os advogados que você vê (1951) e The Victim
Mulheres sem manhã (1951) e Marta.
Eles são todos meus filhos (1951)
O que lhe deu essa mulher? (1951) como Yolanda.
Lama e Arminho (1951)
Anel de Noivado (1951) como Chavela Valdes.
Na palma da sua mão (1951) como Clara Stein.
Entre os advogados que você vê (1951)
Pawnshop (1950)
Ao anoitecer (1949)
Segredo entre as mulheres (1949)
Bamba (1948) como Tirza
Encontro com a Morte (1948)
Nós pobres (1948) como Yolanda, a tísica.
A media luz (1946)
Crime no quarto (1946)
Eu era um usurpador (1945)
Sra frente (1945) como Gilberte Madrigals.
Irmãos (1945)
alegre Caminito (1944)
Cats Camino (1943)
Pássaro sem ninho (1943)
Não matarás (1943)
Ressurreição (1943)
trabalho na televisão [ editar ]
Telenovelas [ editar ]
Em o nome do amor (2008-2009) como Madeleine Martelli VDA. Gamboa.
Amor sem maquiagem (2007) como Veronica VDA. Velázquez
Adventures in Time (2001) como Margarita Rosales de Flores.
Amigos x siempre! (2000) como Julia Ruvalcaba VDA. Vidal (Vilão)
Serafin (1999) como Voz de Gigi
Eu ainda amo (1996-1997) como Paula Garza VDA. Torres Quintero (Vilão)
juventude mágica (1992-1993) como Leonor / Pepita.
Cuna de Lobos (1986-1987) como Esperanza Mandujano.
Deception (1986) como Selene.
Juana Iris (1985) como Maria Luisa.
A Maldição (1983) como Dona Emilia.
Youth (1980) e Cuca.
Sin of Love (1978) e Cristina Otero (vilão principal)
mundos opostos (1976) como Antonia.
Paloma (1975) como Gloria.
Terra (1974) como Cordelia.
A Constituição (1970) e Delfina Camacho.
Marisa Cruces Cruz (1970) e Clarita.
O Diário de um decente senhorita (1969) e Elena.
O Retrato de Dorian Gray (1969) como Lady Wooton.
Tal roubado (1967) como Teresa.
O julgamento de nossos filhos (1967)
O agregado familiar médio (1966) como Magda.
Nosso Bairro (1965)
Avós (1965)
a confissão secreta (1965)
Fascinado (1964) como Graciela.
Destino (1963)
Doña Macabre (1963)
Mom (1962) para a Panamericana TV Channel 5 (Peru)
Múmias de Guanajuato (1962)
Scam Amor (1961)
A Insaciável (1961)
A casa de ódio (1960)
The Rapture (1960)
Series [ editar ]
La Rosa De Guadalupe (2013, capítulo segue amor) (último papel desempenhado)
Mujer, casos de la vida real (2002, capítulo um antigo amor) e Margarita
Três gerações (1989)
Teatro [ editar ]
Crônica de uma mãe (1987), de Andrew Bergman.
OK (1985) por Isaac Chocron.
Deborah (1981) Federico S. Inclán.
Raindrop (1980), Paulo Pontes e Oduvaldo Viana.
OK (1979) por Isaac Chocron.
O fim da Primeira Dama (1978), James Prideaux.
Bodas de Sangue (1976) por Federico Garcia Lorca .
O efeito dos raios gama em malmequeres (1970), Paul Zindel.
Chéri (1969) Colette .
A mediana (1964) por Antonio González Caballero.
Interlude estranho (1964) por Eugene O'Neill .
Deborah (1960) de Federico S. Inclán.
O jogo Mom and Dad (1960), Luz Maria Servin.
Crows estão de luto (1960), Hugo Argüelles.
O desejo morre ao longo dos anos (1958), Daniel Sala.
Felicidade (1957) de Emilio Carballido.
O leito conjugal (1955), Jan de Hartog.
Dona Beatriz (1952) Carlos Solorzano.
Jealous Air (1950) de Jose Lopez Rubio .
A Casa de Bernarda Alba (1947) de Federico Garcia Lorca .
Presidio (1946) de Benza e Lavalle.

fonte de origem:
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=https://es.wikipedia.org/wiki/Carmen_Montejo&prev=search

Sexta Na Usina: Poetas Da Rede: Poetas Da Rede: Antonio J Santos:Aconchego sem fim...:


Há momentos que viajo... 

Meus pensamentos voam no tempo 

E neles acabo te encontrando. 

No silêncio do meu coração 

É lá que você está. 

Teu lindo olhar encontra o meu, 

Teu abraço me acolhe calorosamente, 

Num gostoso aconchego sem fim. 
Não sei o que você deixou em mim... 
Um amor que às vezes sufoca, 
Às vezes liberta, mas vive aqui. 
Eu me pergunto, até quando será assim; 
Eu ter você em mim? 
O verdadeiro sentimento nunca acaba, 
Fica adormecido nos corações que amam. 
Um dia estará você do meu lado? 
Você e eu num mundo só nosso... 
Durmo e acordo pensando nisso, 
Para te amar eternamente... 

Antonio J Santos
23/10/2015

Sexta Na Usina: Poetas Da Rede: Luís Filipe D. Figueiredo: SEMPRE QUE OLHO PARA TI:


Sempre que olho para ti 

Sinto o desejo de ser melhor

E, uma promessa faço te aqui

Serás sempre o meu amor



Penetrei-te docemente 

Como se fosse a primeira vez

E, senti me tão contente

Ao verificar a tua timidez


Num beijo lento, e profundo 
Atingimos o orgasmo 
Parecia que acabava o Mundo

No auge do entusiasmo 
Pois, segundo a segundo 
Surgia um novo espasmo


Luís Filipe D. Figueiredo

Sexrta Na Usina: Poetas Da Rede: Hamilton Ramos Afonso : O peso das palavras...:





*

Há palavras , 

carregadas ,

que pesam mais

do que as pedras de basalto,
originadas , 
tal como a pedra ,
na incandescente lava 
do vulcão...



Há palavras, 

que se soltam 

com a fúria dos ventos.



E tal como este
provocam agitação,
ventania,
ruído,
e produzem estragos
mais difíceis de reparar 
do que as consequências 
da força do vento...

Por isso é sensato
que se calem as palavras,
nessas circunstâncias, 
e reine 
o mais sereno silêncio

Sexta Na Usina: Poetas Da Rede: PEDRO, LEMBRANDO INÊS NUNO JÚDICE



Em quem pensar, agora, senão em ti? Tu, que me esvaziaste de coisas incertas, e trouxeste a manhã da minha noite. É verdade que te podia dizer: "Como é mais fácil deixar que as coisas não mudem, sermos o que sempre fomos, mudarmos apenas dentro de nós próprios? "Mas ensinaste-me a sermos dois; e a ser contigo aquilo que sou, até sermos um apenas no amor que nos une, contra a solidão que nos divide. Mas é isto o amor: ver-te mesmo quando te não vejo, ouvir a tua voz que abre as fontes de todos os rios, mesmo esse que mal corria quando por ele passámos, subindo a margem em que descobri o sentido de irmos contra o tempo, para ganhar o tempo que o tempo nos rouba. Como gosto, meu amor, de chegar antes de ti para te ver chegar: com a surpresa dos teus cabelos, e o teu rosto de água fresca que eu bebo, com esta sede que não passa. Tu: a primavera luminosa da minha expectativa, a mais certa certeza de que gosto de ti, como gostas de mim, até ao fundo do mundo que me deste. Poesia Reunida 1967-2000 — 
com Maria Helena Martins e outras 49 pessoas.





















Link para adquirir o Livro: "Enquanto Deus Dormia."
http://24.233.183.33/cont/login/Index_Piloto.jsp?ID=bv24x7br