domingo, 26 de maio de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Javier Marías Franco:



Nasceu em 20 de setembro de 1951 em Madrid velho Covarrubias número 16 da rua, no bairro de Chamberí. É o quarto filho de cinco homens que tinham o casamento de Dolores Franco Manera, Professor e Julian Marias Aguilera, filósofo. Ele não sabe seus avós paternos, ou seu irmão mais velho Julianin que morreram em 1949, com a idade de três anos.

Seu pai, que foi preso e vitimado por um republicano, é proibido de lecionar na Universidade Franco se recusou a assinar os princípios do "Movimento", tão freqüentemente viaja para a América para ensinar em suas universidades. Às vezes, sua família que o acompanha. Então, Javier Marias passa seu primeiro ano em Massachusetts (EUA), perto de Wellesley College, onde seu pai ensina. Eles vivem na casa do poeta Jorge Guillen, cujo último andar em torno do mesmo tempo, o escritor russo Vladimir Nabokov, que também leciona na Wellesley reside. Quatro anos se passaram cinco meses em New Haven, Connecticut, enquanto seu pai ensina na Universidade de Yale. Eles são acompanhados nesta ocasião Heliodoro Carpintero, Soria amigo de seus pais, ela só ensinou a escrever bem, como fez o inverso, da direita para a esquerda com o pé esquerdo.

Suas memórias de infância estão associadas à neve na América, e bondes e carrinhos em Madrid. Quando sete, no início de 1959, deixando pouco Covarrubias chão e mudou a rua último Vallehermoso, um apartamento cheio de luz, livros e pinturas. Sua infância passa brincando com seus irmãos e ir ao cinema com sua mãe, avó ou empregadas domésticas.

Obter uma educação liberal sólida no Estudo College, herdeiro da Instituição Livre de Ensino, e em casa, onde seus pais estavam ensinando estudantes estrangeiros e intelectuais recebidos. Aqui ele conhece Rosa Chacel, com a qual ele carteará até a morte dele. Leia Richmal Crompton (Guillermo Brown), Enid Blyton, Dumas, Salgari, Corbert, Paul Féval, Verne e quadrinhos Tintin. Aos onze anos ela começa a escrever a "continuar lendo o que ele gosta", como ele mesmo recebeu. Gasta verões com sua família em Soria. Durante uma delas, no Heliodoro Carpintero e irmãs Mercedes e Carmen, com quinze anos de escrever seu primeiro romance, Um dia antes, ele nunca foi publicado.

1968

Em 19 de abril o jornal El Noticiero Universa l, Barcelona, ​​publica seu conto A vida e morte de Marcelino Iturriaga, que tinha escrito quinze anos.

Em Outubro de entra da Universidade. Ele se matriculou na Escola de Filosofia e Letras da Universidade Complutense de Madrid, entre os seus pares é o futuro cineasta Agustin Diaz Yanes, como ele pertence ao Comitê de Ação Revolucionária (sob o Partido Comunista Internacional). Ele observa que a filiação política vai durar um curto período de tempo e nos anos subsequentes será caracterizada por independência política, exibindo não pertence a nenhum partido.

1969

Ganha o seu primeiro dinheiro Dracula traduzindo scripts para seu tio, o cineasta Jesus Franco. E age como figurante em um filme de seu tio, Fu Manchu, capanga chinês disfarçado. Escrever o roteiro do curta Evangelho que dirige seu primo, baseado na história de mesmo título que aparece na novela incluindo domínios Lobo Ricardo Franco. Ele atua como um extra no filme caracterizado polícia.

Em junho, a escrita domínios Lobo. Em meados de julho, ele foge para Paris, onde vive com Jesus Franco. Na parte da manhã escreveu o romance, as noites vão ver filmes americanos na Cinemateca de Henri Langlois -ve 85 filmes em mês e meio, e no canto noite acompanhado por uma guitarra nos Campos Elísios por algumas moedas para a sua apoio (pão com mostarda, basicamente, por seu próprio testemunho). Durante todo o verão, apoiado por seu primo, o pintor Carlos Franco. Volta para Espanha com o romance praticamente completa.

1970

Domínios que terminam em lobo janeiro.

Intervém como roteirista e assistente de direção no primeiro filme de seu primo Ricardo Franco Anual O desastre.

Ele começa a visitar periodicamente o poeta Vicente Aleixandre em casa Velintonia rua.

Em outubro, ele começa na Universidade especializado em Filologia Inglês.

Neste ano, ele sabe que será decisivo em sua vida pessoal e literária: o engenheiro e escritor Juan Benet. Ele é integrado ao grupo de Juan Benet, Juan García Hortelano, Antonio Martinez Sarrion, Eduardo Chamorro, Vicente Molina Foix e Felix de Azua, entre outros.

1971

Em maio, com a mediação de Benet, você é capaz de publicar o seu primeiro romance, Os domínios Lobo no Edhasa publicação de Barcelona. Vicente Molina Foix dá-lhe o título. E é dedicado tanto para o livro.

Em julho, ele começa o que será seu segundo romance, Cruzando o horizonte.

1972

Ele termina em setembro Travessia do horizonte, que é publicado pelo Barcelona publicando A gaia ciência. Nas enfermarias é impresso um texto em Inglês, com letra de Juan Benet.

1973

Termina a especialidade de Inglês e formou-se em Filosofia pela Universidade Complutense de Madrid.

1974

Move-se para Barcelona e começou a trabalhar como conselheiro literário para a editora Alfaguara, então liderado por Jaime Salinas

Transtorno francesa Lee, Thomas Bernhard, e recomendou sua publicação ao editor.

Conheça o médico e escritor Alyosha Coll, com quem manteve uma breve, mas estreita amizade. (Coll Alyosha comete suicídio em Paris em 15 de Novembro de 1977.)

É publicada em publicar sua tradução de O braço murcho Alliance e outras histórias, de Thomas Hardy.

1975

Publicado a história da renúncia de Santiesteban no volume Três histórias didáticas (Editorial The Gay Science), juntamente com Felix de Azua e Vicente Molina Foix.

1977

Ele começou a colaborar em jornais e revistas. Escreve artigos para El Diario de Barcelona, ​​às vezes com seu nome, ou parte do grupo "Oscar Pignatelli", com a participação de: Eugenio Trias, Felix de Azua, Javier Fernandez de Castro, Alberto González Troyano, Ferran Lobo, Carlos Trias e Victor Gomez Pin.

Escreve sob o pseudônimo artigo Luisa Viella Uma mulher desamparo da lei, na revista feminista Vindication.

Na madrugada de 24 de dezembro sua mãe morre.

1978

Deixa Barcelona e move-se para Madrid, na casa da família, para estar com seu pai viúvo.

Em janeiro termina seu terceiro romance, A governante da época, que será publicado em Outubro, em Madrid editora Alfaguara.

Na revista literária recém-nascido Hyperion, nos números 1 e 2, histórias de viagem de Isaac eo fim da nobreza nacional publicada respectivamente.

Em Outubro, a Alfaguara publica sua tradução de A Vida e Opiniões de Tristram Shandy por Laurence Sterne.

1979

Win Prémio de Tradução Nacional de Tristram Shandy.

Em várias revistas literárias suas traduções de poemas de O'Hara, Nabokov, Faulkner e Edith B. Holden aparecer. Escrever os primeiros artigos para jornal El Pais em que continuará a trabalhar até hoje.

1980

O Madrid Hyperion publica Voltar mar, uma seleção de poemas de Robert Louis Stevenson, com edição e tradução de Javier Marias.

1981

Sua tradução de The Mirror do mar por Joseph Conrad (Hyperion, Madrid), com prefácio de Juan Benet aparece.

1982

Em maio completa o seu quarto romance, O Século.

1983

Publicado Century Seix Barral, em Barcelona.

Em setembro, ele vai para Oxford, onde leciona literatura espanhola e teoria da tradução.

1984

Sua vida é gasto entre Oxford e Londres, onde ele visita seus amigos Guillermo Cabrera Infante e Miriam Gomez e Benet procurando Inglês trabalha na Guerra da Independência espanhola, com viagens curtas para Madrid e Veneza.

Suas traduções de Isak Dinesen (Ehrengard, Bruguera, Barcelona) e Hardy (o violinista itinerante em Tales britânicos, Turner, Madrid) são publicados.

No final de setembro um semestre vai ensinar no Wellesley College, Boston, uma universidade exclusivamente para as mulheres já tinha dado aula onde seu pai e Nabokov (um de seus escritores favoritos). Ele mora na mesma casa onde ele passou seu primeiro ano de vida. Ensina um curso sobre Don Quixote.

1985

Primavera retorna para Oxford para continuar suas aulas no departamento de Espanhol da Faculdade de Línguas Modernas e Medievais.

Em 23 de maio em El País publicou um artigo intitulado O Homem Que Queria Ser Rei, que é a primeira batida de cada alma.

Aparecem suas traduções de Yeats (The Twilight Celtic, Alfaguara, Madrid) e Ashbery (Auto-retrato num espelho convexo na revista Poesia).

1986

Ele vive em Veneza, onde escreveu O homem sentimental, que termina em Maio. Este romance ganhou o Prêmio Novel Herralde, que é publicado em dezembro no Anagram editora de Barcelona. (Depois da ruptura com este editorial, ele voltou a estatueta prêmio e renunciou a ele.)

O Alfaguara publica sua tradução de Religio Medici. Hydriotaphia Thomas Browne.

25 de dezembro é publicado no El Pais sua conta Gualta.

1987

Vive entre Madrid e Veneza.

Anagram reeditado seu primeiro romance, Os domínios Lobo.

Eles publicados em revistas literárias traduções Burgess, Auden e Salinger.

Em outubro ele começou a ensinar da teoria da tradução em cursos de doutoramento de seu antigo poder, Universidade Complutense de Madrid, que decorrerá até 1992.

1988

A França é o primeiro país a traduzir suas obras, começando com O homem sentimental.

Em dezembro, ele termina de escrever o seu sexto romance, todas as almas.

1989


Em março, publicada Todas as almas (arquivados 07 de abril em Madrid Chicote, de Eduardo Mendoza), que ganhou o Prêmio Cidade de Barcelona.

Na edição de verão um epigrama seu conto de lealdade, baseado na figura do escritor John Gawsworth aparece na Revista de Occidente.

Em 13 de agosto, em El País Semanal a sua história de uma noite de amor.

Publicado sob a canção de conta o pseudônimo de James Denham Rendall Senhor no volume preparado e em parte traduzido por ele, intitulado Tales exclusivos (Siruela, Madrid).

1990

Em abril Anagram publicou seu primeiro livro de histórias, enquanto eles dormem (coleção de histórias que aparecem em jornais e revistas e duas inéditas: o título do livro eo que ele disse o mordomo).

Comece a escrever sobre a razão prática novas chaves de revistas (dirigido por Fernando Savater e Javier Pradera) uma série sobre a vida dos escritores.

Publisher Visualizador publica sua tradução de Ashbery, retrato num espelho convexo.

1991

Em Abril de seu primeiro livro de coletânea de artigos, aparece na Anagram publicação passado paixões, que inclui uma selecção de peças escritas entre 1982 e 1990.

Ao longo do ano em vários meios de comunicação publicou a seguinte história: Na corte do Rei George, O médico noite, herança italiana e na lua de mel.

Termina o romance um coração tão branco.

1992

É Prêmio do Júri de Literatura, que foi finalista Juan Benet.

Eduardo Mendoza aparece no programa de televisão francês Apostrophes, Pivot.

Morte do escritor Juan García Hortelano, bom amigo.

Em fevereiro Anagram publicou seu romance um coração tão branco, ganhando um sucesso de crítica unânime entre os espanhóis e tornar-se um dos melhores escritores de seu tempo.

Em Abril, o Siruela publica Lives escrito, volume que contém artigos sobre a vida de escritores apareceu nas chaves de revistas e "Artistas perfeitos", uma peça que diz uma série de fotos de escritores (anteriormente publicado na revista The Walker).

Binóculos quebrados, inacabado figuras de carne e domingo: durante o verão, e de diferentes maneiras, essas histórias aparecem.

Em setembro, ele começar a escrever o romance Amanhã na batalha pensa em mim.

1993

Em 5 de janeiro morre Juan Benet. Ao longo do ano Javier Marias escrever artigos sobre o seu amigo e tomar parte em homenagem à sua memória.

Ganhou o Prêmio da Crítica eo Prêmio L'Oeil et la Lettre pelo coração tão branco.

No verão, El País Semanal publicou sua história Quando eu era mortal.

Em outubro, o Siruela publica literatura e fantasma, uma coleção de artigos literários escritos entre 1978 e 1993.

1994

Sua oitava novela, aparece em abril Amanhã na Batalha Pensa em Mim (Anagrama, Barcelona).

O secretário da Real Academia Espanhola Idioma, Victor Garcia de la Concha, fala da possibilidade de apresentar a sua candidatura para uma das cadeiras vazias, que rejeita.

Junte-se à recém-criada Parlamento Internacional de Escritores.

Em 27 de julho Rosa Chacel morre.

Publica duas histórias: Tudo se torna ruim (nos contos de volume coletiva europeus, Anagrama, Barcelona) e menos escrupulosos (publicação não insignificante em favor das ONG, a condição humana Dez histórias e um poema, FNAC, Barcelona.).

Em setembro de começar a escrever escuro Back of Time.

A partir de dezembro começa sua fixada no semanal (na época ainda chamado Suplemento Semanal) colaboração.

1995

Ano de prêmios internacionais por seu trabalho.

Deixar a casa da família e vai viver apenas um apartamento espaçoso, decorado por ele próprio, também cheio de livros e pinturas, perto da Plaza Mayor.

Em janeiro de seu romance reeditado Century (Anagrama, Barcelona), com um prefácio explicando as razões da sua escrita.

Em maio ele publicou Vida Fantasma na publicação El Pais-Aguilar. Recolha artigos de jornais escritos entre 1976 e 1995, agrupadas por assunto, com anotações manuscritas fora o autor.

Em 26 de maio, reunidos em Valladolid a assinar como representante espanhol no Conselho Mundial do Parlamento Internacional de Escritores um acordo pelo qual a cidade se tornou o primeiro espanhol abrigo da cidade, recebe um telefonema de seu pai, como acadêmico Real Academia Espanhola, convida-Fastenrath sido concedido o prêmio por seu romance Amanhã na batalha pensa em mim.

Má gestão responsável pela Anagram, o empresário Jorge Herralde, leva-o a tomar a decisão de não publicar no Editor.

Decide não tomar férias de Verão, a fim de continuar a escrever escuro Back of Time, mas seus planos dão errado em ser agraciado com o Prêmio Rómulo Gallegos para 1994-1995 para o Amanhã na batalha pensa em mim. É o primeiro espanhol a vencer este prémio atribuído por um júri latino-americana. Apesar de seu medo de voar, pessoalmente, recebeu o prêmio em Caracas, em 02 de setembro, onde fez o discurso de que isso não aconteça e isso acontece.

A partir de 27 de agosto a 01 de setembro, El Pais história serializada lança o sangue.

A história é publicada no tempo incerto em outubro, Tales de futebol (Alfaguara, Madrid) antologia.

Ao longo do ano vários sinais evidentes sobre a guerra na ex-Jugoslávia, incluindo "A declaração de Avignon".

1996

Apesar das tentativas para isolar não aceitar qualquer comissão para finalizar escuro Back of Time, dado vários prêmios e sucesso durante todo o ano no caminho.

Janeiro é publicada, sob o rótulo Alfaguara, seu segundo livro da história, Quando eu era mortal, que coleta histórias escritas nos últimos cinco anos e um inédito, não mais amor.

Pré-Textos publicação resgata duas traduções antigas: Um poema não escrita por WH Auden e Notas para uma ficção suprema de Wallace Stevens.

Em maio, coincidindo com o vigésimo quinto aniversário da publicação de seu primeiro romance, Os domínios Lobo, o Espasa Calpe-publica O homem que parecia querer nada, uma antologia de textos compilados por Elide Pittarello. Marias inclui um posfácio intitulado Contando o mistério.

A publicação na França da tradução do Amanhã na batalha pensa em mim desperta um enorme buzz e é recebido com elogios e grande cobertura de notícias. Por exemplo, o Le Monde dedica uma página inteira cheio de elogios e Libération inclui uma extensa entrevista.

Ele é publicado em junho na Alemanha coração tão branco, que são vendidos em duas semanas centenas de milhares de cópias. Parte do sucesso meteórico é devido ao elogio que recebe o livro no programa de televisão "O quarteto literária", onde o crítico Marcel Reich-Ranicki e os outros três participantes são unânimes nos elogios: "É um dos maiores autores mundo vivo ". "Cabe a G. García Márquez e nível literário ainda não foi comparado com outros autores contemporâneos." Na Frankfurter Allgemeine Zeitung, o crítico alemão Paul Ingendaay elogiado como coração branco, que é realizada por meses no primeiro lugar na lista dos mais vendidos na Alemanha.

Traduções de suas obras subir para 50 em 18 países.

Em agosto ele está sendo serializado na história natureza País Mala.

Ao longo do ano, Amanhã na Batalha Pensa em Mim obter os seguintes prémios: o Femina Prix em França, para o melhor romance estrangeiro e Dom Juan de San Clemente Prêmio de romance espanhol que dar aos alunos COU institutos galegas.

Apresentou uma ação civil por quebra de contrato contra o produtor do filme The Last Voyage of Robert Rylands (dirigido por Gracia Querejeta), muito livre adaptação de Todas as Almas.

Em setembro, na Alemanha, já vendeu duzentas mil cópias de um coração tão branco.

Contratar os serviços de agência literária Mercedes Casanovas.

1997

Este é o ano em que a ficção invade sua vida real. Em julho de Jon Wynne-Tyson (João II) abdica Javier Marias, que se torna o quarto rei da Redonda, com o nome de Xavier I.

The New York Public Library inclui Coração Tão Branco entre os top 25 títulos publicados nos Estados Unidos em 1996, e do diretor de cinema Francis Ford Coppola escolheu a história que o mordomo disse a número 2 da revista Zoetrope.

Em abril Alfaguara publica sombra da mão, que inclui artigos escritos no semanário mais de dois anos, entre dezembro de 1994 a novembro de 1996 sob o conradiano "linha de sombra" de título.

Em maio, o audiobook com histórias lidas pelo próprio autor, intitulado Não há mais amor aparece, também sob o selo Alfaguara.

Em setembro apresenta um livro em homenagem a William Faulkner, no centenário de seu nascimento, intitulado Se eu amanhecer novamente. William Faulkner. Entusiasmo (Alfaguara, Madrid), com poemas traduzidos por Javier Marias e artigos sobre o escritor norte-americano, e inclui uma peça de viagens, Manuel Rodriguez Rivero.

Em 12 de dezembro o livro socos (Alfaguara, Madrid), que reúne os retratos para a revista Cahiers Cervantes entre Março de 1995 e Setembro de 1997.

Alfaguara também é reproduzida na sua tradução de Tristram Shandy Sterne.

Este ano, ele obteve os seguintes prêmios: IMPAC 1997 Prêmio Internacional de Literatura, de coração tão branco. Perdeu o Trinity College of Dublin: a seleção foi realizada por bibliotecas públicas em Dublin. Ele pega em 14 de junho, o Bloomsday celebration no Royal Hospital Kilmainham em Dublin, o lar do Centro Nacional das Artes, na Irlanda.

Nelly Sachs prêmio da literatura alemã, por todo o seu trabalho e reconhece um trabalho para promover a tolerância ea reconciliação entre os povos, concedido pela cidade de Dortmund, onde é dada em 7 de dezembro, entregando o discurso pobre jogo.

Alemão vendeu meio milhão de cópias de um coração tão branco, publicou uma versão em áudio do livro lido pelo ator alemão Axel Milberg.

Em 21 de novembro, o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung começou a publicar parcelas Amanhã na batalha pensa em mim.

1998

Faça uma longa viagem através da Alemanha e da Suíça, que já vendeu 700.000 cópias de um coração tão branco e 150.000 do Amanhã na batalha pensa em mim.

Em 4 de maio, ele apresenta seu novo thriller de voltar no tempo, sob o rótulo Alfaguara. A apresentação é tanto a imprensa, os críticos eo público. Em uma carta aos meios de comunicação Javier Marias explica as razões que o levaram a isso, e por que ele se recusou a discutir o conteúdo do livro. É descoberto que se tornou Rei do Reino de Redonda.

A difusão de suas obras em todo o mundo atinge dois milhões de cópias vendidas em 22 línguas diferentes.

Em 21 de maio, morre de um ataque cardíaco em Madrid o seu primo, o cineasta Ricardo Franco.

Em julho, ele foi premiado com o Internazionale Letterario-Citta di Palermo Mondello Award for Tomorrow na Batalha Pense em Mim, que coleta pessoalmente a 24 de Outubro na cidade.

Em 8 de julho, o julgamento falha em sua reclamação contra Querejeta PC SL, ao declarar o contrato rescindido por violação de várias das suas disposições por parte do produtor. É condenado a ele, na pessoa do seu representante legal Elias Querejeta, o pagamento de seis milhões de pesetas para Javier Marias e excluídos os créditos das referências do filme para o escritor e todas as almas. Javier Marias recuperar seus direitos sobre uma futura adaptação para o cinema do romance.

No final deste mês já vendeu cem mil cópias de escuro Back of Time.

Em novembro, ele viajou para o México, por ocasião da apresentação de seu mais recente romance, que está situado na lista dos livros mais vendidos no país.

Em dezembro, ele foi agraciado com o Prêmio de Madrid para a criação artística.

Ele termina o ano com a publicação da história será a nostalgia -adaptation Não há mais história de amor - no livro colectivo em favor dos indígenas zapatistas Voices Espelho Espelho (Publications, México).

1999

Na Alemanha, eles já venderam mais de 900.000 cópias de um coração tão branca, e seus trabalhos foram traduzidos para 25 idiomas e distribuídos em 30 países.

Voltar todos os direitos de suas obras, após longas negociações com Anagram. Alfaguara é responsável por editar o fundo.

Coração Então Branca em março e últimos Passions (Alfaguara) são reeditados. E em abril o homem sentimental com um prólogo e um epílogo Marias Javier Benet.

Neste mesmo a publicação de um novo livro para a coleção de artigos de dois anos no The Weekly aparecer em março: Eu vou ser amado quando ausente. E em abril, desde que eu vi você morrer. Vladimir Nabokov. Superstição, seleção de poemas traduzidos por Javier Marias, e alguns artigos sobre o escritor russo. O livro inclui a parte de Felix de Azua A xadrez jogado.

Registe o apelo do Parlamento Internacional de Escritores sobre as ações sérvia no Kosovo e do desaparecimento dos intelectuais.

Em maio, os New York da casa editora New Directions acordo com a publicação de seis de seus trabalhos que aparecem nos Estados Unidos nos próximos anos: All Souls, um coração tão branco, Amanhã na batalha pensa em mim, quando eu era, Vidas escritas mortais e preto tempo de volta.

Sua saúde sofre e decide descansar durante todo o verão. Interrompeu seus artigos no semanário de julho a outubro, e vai para a Inglaterra.

Em setembro uma nova edição do Lobo domínios, com um epílogo: Contra a costureira e decorador.

2000

Este ano prefacia o Estatuto de Autonomia da Comunidade de Madrid, com o título O que não é Madrid.

Em 2 de janeiro El País Semanal publicou uma nova história, um sentimento de camaradagem.

Alfaguara deste ano reeditado várias de suas obras: Vidas Escritas, com fotos escolhidas pelos toques autor sobre duas biografias e uma nova seção, "Mulheres na corrida", contida na primeira edição da Literatura e fantasma, e uma extensão o prólogo Sete anos e sete meses mais tarde, enquanto eles dormem, que inclui várias histórias mais do que a primeira edição, incluindo o primeiro publicado quinze anos, a vida ea morte de Marcelino Iturriaga, The Century, com a continuação da Prefácio Mais de cinco anos depois, todas as almas e amanhã na Batalha Pense em mim.

Parece maio selvagem e sentimental. Letras de músicas de futebol (Aguilar, Madrid), coleção de artigos de Paul Ingendaay (que anteriormente estava fora em alemão, sob a chancela da editora Klett-Cotta).

Assinando com intelectuais europeus e americanos manifesto: "Um horror assombra a Europa", sobre a impunidade do exército russo na guerra na Chechénia. E ele critica a medida da Saúde britânico se recusar a pagar o tratamento médico de alcoólatras e fumantes.

Em 5 de julho apresenta sua logomarca Reino de Redonda, com a ideia de publicar não só as obras dos antigos reis de Redonda, que é executor literário, mas também para alguns de seus autores favoritos e trabalha ele traduziu. Seu primeiro livro é A mulher Huguenin MP Shiel. Nele, o primeiro compromisso real do Xavier I aparecer,

Em 15 de julho picaretas, em Pescara, o primeiro dos três prêmios que recebem ao longo do ano em Itália, Ennio Flaiano Award para o homem sentimental.

Em outubro ele entregue em Turim, em Grinzane Cavour prêmio pelo conjunto de sua obra.

E em novembro, em Roma, ele recebe o Prêmio Internacional de narrativa externa Alberto Moravia.

Em 24 de setembro, o semanário publicou seu relato um imenso favor.

Em 23 de setembro, ele participa, ao lado de Fernando Savater e outros intelectuais espanhóis na marcha a ser realizada em San Sebastian contra o terrorismo.

Junte-se à companheiro de Oxford à literatura Inglés, liderada pelo Inglês romancista Margaret Drabble.

Em outubro, o primeiro site não oficial que divulga seu trabalho na Internet, além de um fórum de discussão é criado www.javiermarias.es, por Montse Vega.

2001

Em fevereiro, juntamente com Savater ele eleito para servir no Conselho Executivo do Parlamento Internacional de Escritores.

Em 15 de Fevereiro, o Primeiro Nações convocação Rodada Award para escritores e cineastas estrangeiros, escolhidos pelos Duques do Reino de Redonda, vencendo a 23 de abril Sul Africano escritor JM Coetzee, desde Duque de Dishonor.

Em 30 de abril nomeado Montse Vega real, ou Royal Crepúsculo Zona Zona Fantasma, em reconhecimento do seu trabalho abnegado na web não oficial.

Este ano, dois livros são publicados no editorial Reino de Redonda: Haze Ehrengard R. Crompton e Isak Dinesen.

São reeditados em fevereiro de seus livros: Vida fantasma. Cinco anos e Literatura e fantasma tênue que sofrem modificações e extensões explicados pelo autor em extensões separadas dos prólogos. Ambos publicada por Alfaguara.

Em maio Alfaguara aparece em um cavaleiro Às vezes, a terceira coletânea de artigos escritos para The Weekly.

Em junho de Javier Marias é a surpresa desagradável de que seus marinheiros história dos aviões, encomendados pela RBA publicação de um livro comemorativo para o IPO da companhia aérea Iberia, não está incluído no trabalho.

Participa em diferentes rendem homenagem a ele Fernando Savater, na revista Letras Libres, a Ortega y Gasset Foundation e da Associação de Jornalistas Europeus, eo livro apresenta filósofo Escarranchando dois milênios. Em 8 de maio escreve para o tributo a José Luis López de Lacalle, assassinado por ETA, o texto do monólogo escravo.

Em maio deste ano Wendy Lesser, no The New York Times, dedicado a várias críticas últimos dois trabalhos publicados lá: Dark Voltar do Tempo e coração tão branco. Últimos já venderam mais de um milhão de cópias em alemão.

Em 11 de maio intervém no bate-papo começa: é a primeira vez que está na frente de um computador e escreva as suas respostas a si mesmo (sempre escreve seus artigos e romances de máquinas).

Em julho, por ocasião do quarto aniversário da nomeação de Javier Marias como rei da Redonda, livros complementar o jornal da Catalunha oferece um extenso relatório sobre este reino fictício.


Gasta parte do verão na cidade de Soria escrever seu futuro romance.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Juan Jose Millas:


(1946/01/31 - Desconhecido)
Juan Jose Millas

Juan Jose Millas

Escritor espanhol
Ele nasceu em 31 de janeiro de 1946, em Valencia. Foi a quarta de nove filhos.
Mudou-se em 1952 com sua família para Madrid. Ele estudou na Faculdade de Letras da Universidade Complutense.

Seu início como um romancista foi publicado em 1974, quando Cerberus são sombras, recebendo o prêmio Sesame narrativa. Em 1977, ele deu a conhecer ao público com o romance Visão do afogado, mais poético sua obra, Jardim vácuo em 1981, papel molhado em 1983, a desordem de seu nome em 1988, em 1990, publicou La Soledad era este trabalho com Nadal ganhar o prêmio.


Em 1992 publica Mourning Primavera e outras histórias, em 1994, ela imagina e outras obsessões de Holgado Vicente, em 1995, Tonto, morto, bastardo e invisível, também em 95 postos de algo que lhe diz respeito, em 1997, Tales ao ar livre em 1998 A vida ordem alfabética incompetente e outras histórias, e, em 1999, não olhe sob a cama.

Colunista regular do jornal El Pais. A 15 de outubro de 2007 foi galardoado com o Prémio Planeta por seu romance autobiográfico do Mundo. Em 3 de dezembro de 2007 o nomeia doutoramentos honoris causa da Universidade de Oviedo, com o poeta Angel Gonzalez. A 13 de outubro, 2008 foi galardoado com o Prémio Nacional de Ficção.


Obras

Cerberus são sombras (1975) - Novel
Visão do afogado (1977) - Novel
O jardim vazio (1981) - Novel
Worthless (1983) - Novel
Dead Letter (1984) - Novel
Atravancar seu nome (1987) - Fiction. Prêmio Nadal
Luto Primavera e Outras Histórias (1989) - Histórias
A solidão era este (1990) - Novel
Back Home (1990) - Novel
Imagina (1994) - Monólogo
Tonto, morto e invisível bastardo (1995) - Novel
Algo que lhe diz respeito (1995) - Artigos
Solitude Trilogy (1996) - Compilação
Em ordem alfabética (1998) - Novel
Não olhe sob a cama (1999) - Novel
Corpo e prótese (2000) - Artigos
Articuentos (2001) - Artigos
Até mesmo, números ímpares e idiotas (2001) - Artigos
Duas mulheres em Praga (2002) - Novel
Dreams Come True (2002) - Artigos
Contos Adúlteros desorientados (2003) - Histórias
Há algo que não é como eu digo (2004) - Artigos
Todas são perguntas (2005) - Artigos
Maria e Mercedes (2005) - Relatório
City (2005) - Novel
O Keyhole (2006) - Relatório
Laura e Julio (2006) - Novel
Shadows of Shadows (2006) - Artigos
O Mundo (2007) - Fiction. Planeta Fiction Prize e National Award
Objetos chamar-nos (2008) - Histórias
O que eu sei sobre os homenzinhos (2010) - Novel
Articuentos completos (2011) - Artigos

Harsh Times (2012) - Relatório.

fonte de origem:

Domingo Na usina: Biografias: Gonzalo Torrente Ballester:


 (A Coruña, 13 de junho, 1910 - Salamanca, 27 de janeiro, 1999). Escritor espanhol.
Direito e Artes cursos e ensinou sucessivamente na Universidade de Santiago, em Santiago e institutos de Madrid e em várias universidades americanas. Durante a Guerra Civil é falangista militante e começou seus começos literários interessadas em teatro, com um texto teórico apareceu na revista Hierarchy (Justificativa para o futuro dramático, 1937) e vários dramas simbólicos: O casamento enganoso (1938), Lope Aguirre (1941) e República Barataria (1942). Certos aspectos da sua primeira novela, Javier Mariño (1943), ainda mostram sua conexão com falangismo, apesar de ser modificados em razão da censura.
Mais tarde escreve O golpe de Guadalupe Limon (1946), Ifigênia (1950), a trilogia As alegrias e as sombras, Don Juan (1963) e Offside (1969).
A publicação em 1972 de A saga / fuga de JB., Que recebeu a cidade de Barcelona e críticos prêmios, recebidos com grande entusiasmo pela crítica e pelo público. Torne-se um escritor de sucesso, mais tarde publicado A ilha de jacintos de corte (1982), Filomeno, para meu desgosto (1988, Prêmio Planeta) e Chronicle do rei atordoado (1989).
De sua obra como ensaísta incluem Panorama da literatura espanhola contemporânea (1956), Teatro contemporânea espanhola (1957), Sete ensaios clínicos (1972) e Don Quixote como uma peça de teatro (1975).

Em 1975 ele foi eleito membro da Real Academia Espanhola. Recebeu o Prêmio Nacional de Literatura em 1981, o Prémio Príncipe das Astúrias em 1982 e do Cervantes em 1985. Entre seus trabalhos recentes são O Casamento de Chon Recalde (1994) e Os anos indecisos (1996), e que é seu primeiro livro infantil, Domenica (1999).

fonte de origem: