domingo, 26 de setembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 


“Temo que esteja tanto já perdido, Que tarde eu tenha vindo a socorrê-lo, 66 Pelo que lá no céu dele hei sabido.
“Parte, pois, e com teu discurso belo E quanto o salvar possa do perigo
69 Lhe acode; e me console o teu desvelo.
“Sou Beatriz, que envia-te ao que digo, De lugar venho a que voltar desejo:
72 Amor conduz-me e faz-me instar contigo.
“Voltando ao meu Senhor, em todo o ensejo Repetirei louvor, que hás merecido”. —
75 “Tornei-lhe, quando já calar-se a vejo:
— “Senhora da virtude, a quem tem sido Dado só que proceda a espécie humana 78 Quanto é no mundo sublunar contido,
“Tanto praz-me a ordem que de ti dimana, Que, já cumprida, houvera inda demora:
81 Em me abrir teu querer não mais te afana. “Diz-me, porém, por que razão, Senhora,
Baixar a este centro hás resolvido
84 Do céu, a que ardes por voltar agora”.

Crônicas de Segunda na Usina: Auridan Dantas:


 


EXAME PAPANICOLAU - I 

Quando a paciente vem marcar o exame preventivo, é infor- mada que fica restrito o uso de pomadas ginecológicas e ter relações sexuais 48 horas antes do exame, e que se torna obrigatório um banho antes da coleta. 
De repente, entra a paciente da vez, tudo pronto, pa- ciente posicionada, colhi esperma. Eu lhe disse: você não foi avisada que não poderia ter relações? Por que teve? Ela olha pra mim, entre o constrangimento e a vergonha, e me diz: como é que a senhora sabe? Quem lhe contou? Mostrei-lhe a espátula suja, e ela me disse: é, foi hoje de manhã. Pedi, então, que remarcasse. 
Pode???

Crônicas de Segunda na Usina: Auridan Dantas:

 



NOMES ESTRAMBÓTICOS

01. Juvino Juvenal Joventino

02. Fábio Júnior (Só que o pai era Manoel)

03. Isabella Gardnerella

04. Salomão e Saloméia (gêmeos)

05. Maria Concebida Sem Pecado de Nazaré

06. Iracema e Pustema (gêmeas)

07. Maria Raposa Pinto Coelho Carneiro

08. Vagasiton (queria dizer Washington)

09. Ferdinanda Fernanda Fernandes

10. Zoroastro Filipi

11. Max do Pinto Maximiliano

12. Mendonça Ronaldo

13. Azinhavre de Fátima

14. Vilibaldina Hosana

15. Miroviche Douglas

16. Kenedy (apelido Kendinho)

17. Zarobabel Marcelo

18. Amijona (Mãe Amires e Pai Jonas)

19. Péripla Simone

20. Nabucodonosor (apelido Nabuquinho)

Crônicas de Segunda na Usina:Sexualidades muito alem do desejo da opção ou orientação.


     Com a evolução dos tempos, já podemos entender que a multiplicidade e diversidade sexual, vai muito além da escolha, opção, ou mesmo à orientação por definição da sexualidade.
Para um bom observador depois de décadas de diálogos, leituras e acompanhamentos.
Fica cada vez, mas evidente e inevitável à constatação na semelhança dos fatores que direcionam o ser humano para suas afinidades de desejos, necessidades e práticas sexuais.
Claro que não pretendo aqui estabelecer um paralelo sobre o estudo da sexualidade, nem tão pouco criar, confirmar ou contestar qualquer estudo ou tese sobre o assunto.
Mas ao logos dos tempos é inevitável notar que existem fortes traços que evidenciam
     Que o comportamento sexual humano, vai muito alem da simples escolhas dos seus tutores pela sua orientação, ou mesmo por uma escolha isolada.
A breve linha tênue que separa os desejos e as necessidades da raça humana nos remete inevitavelmente aos nossos antepassados e suas organizações sociais ainda na era primitiva.
Sendo um pouco, mas observador em relação aos nossos irmãos primatas em suas hierárquicas, podemos facilmente observar que em todo o bando, há apena um macho predominante que acasala com todas as fêmeas escolhidas pelo mesmo.
Garantido assim a continuidade da espécie com o nascimento de filhos mais saudáveis.
Na outra ponta, cria-se uma legião paralela de abnegados de ambos os sexos.
Como nenhuma criatura conseguiu até hoje fugir ou se quer negar os seus desejos e necessidades fisiológicas, as exposições constantes dos atos.
      Tornou-se inevitável a evolução involuntária dos instintos, entre os seres do mesmo sexo.
Como forma de compensação pelo trauma da exclusão do grupo predominante.
E nem mesmo os milhões de anos e a evolução da espécie humana foi capaz de eliminar este dispositivo de compensação.
Então na grande maioria dos casos, quando o ser humano sofre uma invasão, ou violação da sua intimidade, assim como quando se sente excluído do seu grupo social,
Este dispositivo de alguma forma é ativado involuntariamente.
É como se a natureza fosse criando novos caminhos para preservar os membros considerados mais fracos da espécie.
Diante estes traumas se estabelece esta multiplicidade da conduta sexual.
O grande enigma está em descobrir se existe alguma ação voluntária ou involuntária que seja capaz de desativar este dispositivo tão primitivo do ser humano.
Mesmo porque acho isso absolutamente desnecessário, pois tal postura de longe compromete a perpetuação da espécie, ou mesmo um convívio harmoniosos entre todas as formas de grupos ou tribos que subdividem os mesmo espaços.

  D'Araujo.