sábado, 21 de janeiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Ghislaine Nelly Huguette Sathoud:


Ghislaine Nelly Huguette Sathoud (nascida em 1969) é uma feminista congolesa (que vive no Canadá desde 1996) , preocupada principalmente com a violência doméstica .
Vida
Ghislaine NH Sathoud nasceu em 8 de abril de 1969, em Pointe Noire, Congo-Brazzaville . Sua mãe era enfermeira. Seu pai, Victor Sathoud, trabalhou na indústria madeireira e ocupou vários cargos políticos. [1] Ela chegou ao Canadá em 1996 e atualmente mora em Montreal. Ela é membro de várias associações literárias, incluindo: a Association des Ecrivains de Langue Française, o Conseil International d'Etudes Francophones e a Union des Auteurs et Artistes Africains au Canada. [1] Sathoud foi uma das vencedoras do Prêmio Naji Naaman 2008 por sua coleção de contos Les trésors du terroir . [2]
Ela possui um MA em Relações Internacionais e obteve o Mestrado em Ciência Política pela Université du Québec . [1] Ela conduziu pesquisas para a cidade de Montreal como parte da preparação para a terceira cúpula dos cidadãos sobre o futuro de Montreal em 2004. Em 2000, ela participou da Marcha Mundial das Mulheres com sua peça The Evils of Silence . Ela trabalhou para a Aliança de Comunidades Culturais pela Igualdade em Serviços Sociais e de Saúde (ACCESS). Ela escreveu uma peça intitulada Ici, ce n'est pas pareil chérie! que serviu de plataforma para a conscientização sobre a violência doméstica entre os imigrantes.
Ela está interessada em questões de gênero. Participou em 2005 de um livro coletivo sobre a União Africana e também de um livro coletivo sobre imigração publicado na Argentina em 2005. Seu ensaio intitulado "Mulheres da África Central em Quebec" foi publicado em 2006 pelas Edições L'Harmattan. Em 2007, ela participou de um trabalho coletivo intitulado Imagine, French Without Borders publicado pela editora americana Vista Higher Learning. Em 2008, a International Baccalaureate Organization (IBO), fundada em 1968 e localizada na Suíça, publicou o novo "Mercado da Esperança" em CD-Rom.
Esta fundação oferece programas educacionais de educação internacional: o CD-Rom é um recurso educacional utilizado por professores afiliados a alunos em vários países.
Família
Sathoud tem três filhos. Sua filha Jessica (nascida em 1997), um livro intitulado Mes confidences (Éditions Mélonic, Montreal). [1]
Publicações
Rendez aux Africaines leur dignité , Éditions L'Harmattan, Paris, 2011. ISBN 978-2-296-54514-4 . [3]
L'Art de la maternité chez les Lumbu du Congo Musonfi , Éditions L'Harmattan, Paris, 2008. ISBN 978-2-296-06059-3 . [4]
L'amour en migration , Éditions Ménaibuc, Paris, 2007. ISBN 978-2-35349-024-0 . [5]
Le combat des femmes au Congo-Brazzaville , Éditions L'Harmattan, Paris, 2007. ISBN 978-2-296-04611-5 [6]

Les femmes d'Afrique centrale au Québec , Éditions L'Harmattan, Paris, 2006. ISBN 2-296-01107-1 [7]

Les Frères de Dieu , Éditions Mélonic, Montreal, 2006, ISBN 2-923080-44-0 [8]

Ici, ce n'est pas pareil chérie! (pièce de théâtre enregistrée sur DVD), 2005

Hymne à la tolérance , Éditions Mélonic, Montreal, 2004. ISBN 2-923080-30-0 [1]

Itiana , Éditions Carte Blanche, Montreal, 2002, [1]

Les maux du silence , Maison culturelle Les Ancêtres, Sherbrooke, 2000, ISBN 2-9806882-0-7 [1]

Pleurs du cœur , Expédit, Paris, 1995 [1]

L'Ombre de Banda , CBE, Paris, 1990 [1]

Poèmes de ma jeunesse , ICA, Pointe-Noire, 1988 [1]

Obras colectivas

"Des mères et filles exécutantes", em Revue Interculturel , n ° 19, Alliance Française de Lecce (Itália), 2015, pp. 325–329.

"Quand des voies accueillent des sans-voix", na Revue Interculturel , n ° 18, Alliance Française de Lecce (Itália), 2014, pp. 279–292.

"Des mères révolutionnaires", na Revue Interculturel , n ° 17, Alliance Française de Lecce (Itália), 2013, pp. 9–14.

"Redonnons à l'enfance sa noblesse", na Revue Interculturel , n ° 16, Alliance Française de Lecce (Itália), 2012, pp. 293–299.

"Afrique: des vœux collectifs", na Revue Interculturel , n ° 15, Alliance Française de Lecce (Itália), 2011, pp. 9–15.

"Au chevet d'Haïti", em Haïti, je t'aime - Ayiti, mwen renmen ou , Les Éditions du Vermillon, 2010, pp. 197–202.

"En communion avec nos frères et sœurs d'Haïti", em Pour Haïti , Desnel, 2010, pp. 240–242.

"Le Marché de l'espoir", D'accord! , Boston, Vista Higher Learning, 2010, pp. 177-183.

"Une flamme pour vous", Tanbou , Cambridge, EUA, 2009.

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ghislaine_Sathoud



Domingo na Usina: Biografias: Guy Menga:



Guy Menga - pseudônimo de Gaston Guy Bikoutamenga -, nascido em 1935 , é um romancista , dramaturgo e jornalista congolês que dirigiu a seção africana da Radio France Internationale (em 1990 ) [ ref. desejado] e foi ministro no governo de André Milongo ( junho de 1991 - janeiro de 1992 ).
Distinções
Em 1969 , ele recebeu o Grand Prix littéraire d'Afrique noire por seu romance La Palabre sterile 1. Ele escreveu o livro la marmite de kola mbala. Gostaríamos de ter um breve resumo deste livro, obrigado.

fonte de origem;

https://fr.wikipedia.org/wiki/Guy_Menga

Domingo na Usina: Biografias: Henri Lopes:



Henri Lopes , nascido em12 de setembro de 1937em Léopoldville , é escritor , político e diplomata congolês. Foi Primeiro-Ministro da República do Congo de 1973 a 1975. De 1998 a 2015, foi Embaixador na França 1 .
Juventude
Henri Lopes nasceu em Léopoldville , capital do antigo Congo Belga , hoje República Democrática do Congo . Ele passou seus anos escolares em Brazzaville e Bangui e ficou de 1949 a 1965 em Paris e Nantes . Ele terminou seus estudos na Sorbonne em 1963 para se tornar professor. Ele é membro de algumas associações de estudantes africanos . Após seu retorno ao Congo , foi professor de história na École normale supérieure d ' Afrique centrale em Brazzaville.até 1966 e depois Diretor de Educação até 1968 .
Político e diplomata
Henri Lopes é membro do Partido Trabalhista Congolês (PCT) liderado por Marien Ngouabi , presidente desde 1968. Em 1969, Lopès tornou-se Ministro da Educação Nacional, em 1972 Ministro das Relações Exteriores e do28 de julho de 1973 Primeiro-ministro , um cargo vago desde 1969. O18 de dezembro de 1975, ele é substituído nesta função por Louis Sylvain-Goma . De 1977 a 1980, Henri Lopès foi Ministro das Finanças .
Desde 1981 ele trabalha para a UNESCO , onde foi Vice-Diretor Geral de Cultura e Relações Externas de 1982 a 1998. EmOutubro de 1998, foi nomeado Embaixador da República do Congo na França .
Escritor
Como escritor, Henri Lopes é considerado um dos mais conhecidos representantes da literatura africana moderna . Em 1972, ele ganhou o Grand Prix littéraire d'Afrique noire da Associação de Escritores de Língua Francesa por seu livro Tribaliques 2 . Em 1993, a Académie française concedeu-lhe o Grand Prix de la Francophonie 3 ; no mesmo ano recebeu um doutorado honorário pela Universidade de Paris XII e em 2002 pela Universidade de Laval ( Quebec ) 4 .
Trabalhos

Tribalics de 1971 , notícias

1976 The New Romance , romance

1977 Sans tam-tam , romance

1982 Le Pleurer-rire , romance

1990 The Researcher of Africa , romance

1992 Na outra margem , romance

1993: Maluku nos dias dos barcos de rodas , conto autobiográfico

1997: O lírio e o extravagante , romance 5

2002: Arquivo fechado , romance

2003: Minha avó Bantu e meus ancestrais, os Gauleses , ensaio

2012: Um filho de Poto-Poto , romance 6

2015: Le Méridonal , romance 7

2018: Já é amanhã , história.fonte de origem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Henri_Lopes

domingo na Usina: Biografias: Jean-Pierre Makouta-Mboukou:



Jean-Pierre Makouta-Mboukou (17 de julho de 1929 - 9 de outubro de 2012) foi político, acadêmico, romancista e dramaturgo congolês. [1] [2] [3] Por seu abundante e eclético trabalho, seus biógrafos o chamaram de “Victor Hugo congolês” e “baobá da literatura congolesa”. [4] [5]
Vida
Jean-Pierre Makouta-Mboukou nasceu em 17 de julho de 1929 em Kindamba, no departamento de Pool da República do Congo. Ele teve vários doutorados e ensinou linguística e literatura francesa e africana em várias universidades, incluindo a Sorbonne Nouvelle University Paris 3 por 22 anos, mas também em Ouagadougou , Abidjan , Dakar e Brazzaville . [3]
Ele estava fortemente envolvido na política e foi deputado e ministro plenipotenciário (1963-1968). [6] Após o golpe de estado de 1968, ele foi destituído da nacionalidade congolesa e naturalizado francês. Ele foi reabilitado e recuperou a nacionalidade congolesa em 1991 e juntou-se ao Movimento Congolês para a Democracia e o Desenvolvimento Integral (MCDDI). [3] Ele foi um senador (1992–1997) e segundo vice-presidente do Senado. Ele se aposentou da vida política após a guerra civil de 1997. [7] Ele morreu em 9 de outubro de 2012 no hospital Pontoise em Val-d'Oise , França.
Trabalhos selecionados
Jean-Pierre Makouta-Mboukou foi autor de cerca de 25 livros nos mais diversos gêneros e cerca de cinquenta artigos publicados em várias revistas estrangeiras. [3]
La Lèpre du roi: tragédie en deux actes , 1968 (concours théâtral interafricain 1968)

Un Ministre nègre à Paris: comédie en trois actes , 1968 (concours théâtral interafricain 1968)

Les Initiés , CLE, 1970

Introdução à littérature noire , CLE, 1970 (textes de cours et conférences donnés à Brazzaville entre 1963 e 1966)

En quête de la liberté, ou, Une vie d'espoir: roman , CLE, 1970

L'âme bleue: poèmes , CLE, 1971

Le français en Afrique noire: histoire et méthodes de l'enseignement du français en Afrique noire , Bordas, 1973

Réinterprétation morpho-phonique des emprunts français en langue téké de Manianga , Université Paris 3, 1973 (thèse de 3e ciclo)

Cantate de l'ouvrier: poème , P.-J. Oswald, 1974

Les exilés de la forêt vierge, ou, Le grand complot: roman , P.-J. Oswald, 1974

Jacques Roumain : essai sur la signification spirituelle et religieuse de son œuvre , Université Paris 4, 1975 (thèse)

Étude descriptive du fúmú, dialecte téké de Ngamaba, Brazzaville , Université Paris 3, 1977 (thèse d'État)

Introdução à l'étude du roman négro-africain de langue française: problems culturels et littéraires , Nouvelles éditions africaines, Abidjan, 1980

... Et l'homme triompha! , Fondation du Prix mondial de la Paix, Paris, 1983

Espiritualidades e culturas dans la prosa romanesque et la poésie négro-africaine (de l'oralité à l'écriture) , Nouvelles éditions africaines, Abidjan, 1983

Les dents du destin , Nouvelles éditions africaines, Abidjan, Dakar, Lomé, 1984

Les grands traits de la poésie négro-africaine: significados de histoire poétiques , Nouvelles éditions africaines, Abidjan, Dakar, Lomé, 1985

Lettre à la nation africaine pour que s'impose l'humanisme nègre , Fondation du Prix mondial de la Paix, Paris, 1986

L'homme aux pataugas: roman , L'Harmattan, 1992

Les littératures de l'exil: des textes sacrés aux œuvres profanes: étude comparative , L'Harmattan, 1993

Enfers et paradis des littératures antiques aux littératures nègres: illustration comparée de deux mondes surnaturels , H. Champion, 1996

La destruição de Brazzaville ou La démocratie guillotinée , L'Harmattan, 1996

Systèmes, théories et méthodes comparés en critique littéraire , vol. I, Des poétiques antiques à la critique moderne ; vol. II, Des nouvelles critiques à l'éclectisme négro-africain , L'Harmattan, 2003

Le contestant ou un pasteur chez les Carmélites , L'Harmattan, 2006.

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jean-Pierre_Makouta-Mboukou

Domingo na Usina: Biografias: Jean Malonga:



Jean Malonga nasceu em25 de fevereiro de 1907em Kibouendé, no meio do Congo, e morreu em1 r de Agosto de de 1985,, é senador da Quarta República Francesa e escritor congolês.
Biografia
Atividades políticas
Jean Malonga nasceu em 25 de fevereiro de 1907no Congo-Brazzaville . Aos 15 anos tornou-se enfermeiro em Brazzaville 1 . Autodidata, Jean Malonga passou seu certificado de estudos elementares com a idade de trinta e cinco anos [ref. necessário] . Ele se envolveu na política desde muito cedo com o Rally Democrático Africano (RDA) ativo na África Equatorial Francesa . Ele dirige o jornal AEF Nouvelle , uma publicação mensal também distribuída na França pelo partido progressista 1 .
De 1948 a 1955, foi membro do Conselho da República , vinculado ao SFIO e participou dos comitês para a França ultramarina e depois para a produção industrial 1 . Ele defende os interesses das populações indígenas e territórios ultramarinos na França continental e aborda questões de segurança social e educação nas colônias francesas na África. A partir de 1951, ele expressou dúvidas sobre a eficácia real da União Francesa e refletiu sobre as alternativas possíveis 1 .
Escritor africano francófono
Ao mesmo tempo, continua a trabalhar como romancista e contador de histórias dedicado à cultura do Congo. Publicou no Congo três coleções de lendas 2 . Na França, publicou vários livros em Paris com Présence africaine , incluindo dois romances, The Legend of Mfoumou Ma Mazono e Cœur d'Aryenne .
Trabalhos

1953: Cœur d'Aryenne (romance - França, Présence africaine, em Três escritores negros. Ville cruelle, de Eza Boto. Cœur d'Aryenne, de Jean Malonga. Nini, de Abdoulaye Sadji )

1954: A lenda de M'Pfoumou Ma Mazono (edições africanas)

Céu invernal (França, presença africana)

Posteridade

O romance A lenda de Mfoumou Ma Mazono foi adaptado para o cinema pelo cineasta congolês Sébastien Kamba em seu filme O resgate de uma aliança em 1974.
fonte de origem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_Malonga

Domingo na Usina: Biografia: Jeannette Balou Tchichelle:



Jeannette Balou Tchichelle (1947–2005) foi uma escritora francesa e congolesa. Ela nasceu em Brazzaville , na República do Congo . [1] Em 1969 ela se mudou para a França, onde morou com seus três filhos. [2] Em 1989, a Vanity Press La Pensée Universelle [3] publicou seu livro Coeur en exil ( Um Coração no Exílio ), no qual ela escreveu sobre a vida em Paris e expressou saudade de seu país natal.

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Jeannette_Balou_Tchichelle

Domingo Na Usina: Biografias: Angélica Freitas:



(Pelotas, 1973) é uma poeta e tradutora brasileira.
Biografia
Freitas nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 8 de abril de 1973. Formou-se em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), residindo alguns anos em Porto Alegre. Mudou-se mais tarde para São Paulo, onde trabalhou como repórter para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Informática Hoje. Deixou a capital paulista em 2006, iniciando uma série de passagens e residências temporárias em países como a Holanda, a Bolívia e a Argentina. Atualmente, a poeta vive e trabalha em Pelotas, Brasil.

Literatura
Angélica Freitas teve poemas reunidos em livro, pela primeira vez, em uma antologia de poesia brasileira contemporânea publicada na Argentina, intitulada Cuatro poetas recientes del Brasil (Buenos Aires: Black & Vermelho, 2006), organizada e traduzida pelo poeta e crítico argentino Cristian De Nápoli. Nesse mesmo ano, participaria de leituras públicas de seus poemas em São Paulo, na Casa das Rosas, e no Festival de Poesia Latino-americana de Buenos Aires. Sua primeira coletânea de poemas viria com o volume Rilke Shake (São Paulo: Cosac Naify, 2007), que integra a coleção de poesia contemporânea "Ás de colete", dirigida pelo poeta carioca Carlito Azevedo.

Desde então, seus poemas foram traduzidos e publicados na Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França. Angélica Freitas estava também entre os autores brasileiros convidados para o Festival de Poesia de Berlim (Poesiefestival Berlin), que dedicou sua edição de 2008 à língua portuguesa. Em 2009, leu ainda na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e em festivais de Santiago (Chile) e Cidade do México. Seus poemas vêm sendo também publicados em várias revistas impressas e eletrônicas, como Inimigo Rumor (Rio de Janeiro, Brasil), Diário de Poesía (Buenos Aires/Rosário, Argentina), águas furtadas (Lisboa, Portugal), Hilda (Berlim, Alemanha) e Aufgabe (Nova Iorque, Estados Unidos).

Em 2012 seu livro um útero é do tamanho de um punho (também grafado por alguns periódicos com a primeira letra em maiúsculo) alcançou grande sucesso de crítica, sendo finalista em 2013 no Prêmio Portugal Telecom1 2 3 .

Angélica Freitas é coeditora, com os poetas Fabiano Calixto, Marília Garcia e Ricardo Domeneck, da revista de poesia Modo de Usar & Co., para a qual traduziu poetisas hispano-americanas como Blanca Varela, Susana Thénon e Lucía Bianco. Seu trabalho já foi ligado, por críticos como Ricardo Domeneck, a poéticas medievais como a das fatrasies, o que a liga também a poetas satíricos e do nonsense, como o brasileiro Sapateiro Silva, o inglês Edward Lear (1812 - 1888) e o alemão Christian Morgenstern (1871 - 1914), além de dadaístas como Hans Arp (1886 - 1966). A crítica e tradutora americana Hilary Kaplan menciona também, em sua introdução às traduções de poemas da autora gaúcha, o paralelo entre certas práticas de Angélica Freitas, como o que esta chamaria de googlagem, e o trabalho de poetas contemporâneos dos Estados Unidos ligados ao movimento FLARF.

Publicações
Poesia

Rilke Shake (São Paulo: Cosac Naify, 2007)
um útero é do tamanho de um punho (São Paulo: Cosac Naify, 2013)
Editoria

revista Modo de Usar & Co. (Rio de Janeiro: Livraria Berinjela, 2007)
revista Modo de Usar & Co. 2 (Rio de Janeiro: Livraria Berinjela, 2009)
Antologias

Cuatro Poetas Recientes del Brasil (Buenos Aires: Black & Vermelho, 2006) - Argentina - ISBN 10: 9872222320
Otra línea de fuego: quince poetas brasileñas ultracontemporaneas. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. (Diputación Provincial de Málaga, 2009) - Espanha
VERSSchmuggel / Contrabando de Versos (Berlin: Das Wunderhorn / São Paulo: Editora 34, 2009) - Alemanha
El libro de los gatos (Buenos Aires: Bajo la Luna, 2009) - Argentina
A Poesia Andando. 13 poetas do Brasil (Lisboa: Cotovia, 2008) - Portugal
Skräp-poesi: antología bilingüe en español y sueco (Malmö: ed. POESIA con C, 2008) - Suécia
Natiunea Poetilor (Suceava: ed. Musatini, 2008) - Romênia
Poesía-añicos y sonares híbridos. Doce poetas latinoamericanos (Berlin: SuKulTur, 2007) - Alemanha
Caos Portátil (Ciudad de México: ed. El Billar de Lucrecia, 2007) - México

Poemas no ônibus (Porto Alegre: Secretaria Municipal da Cultura, 2002) - Brasil - ISBN 393773774X.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Domingo Na Usina: Biografias: Hilda Hilst:



Nasceu na cidade de Jaú, interior do Estado de São Paulo, no dia 21 de abril de 1930, filha única do fazendeiro, jornalista, poeta e ensaísta Apolônio de Almeida Prado Hilst e de Bedecilda Vaz Cardoso. Com pouco tempo de vida, seus pais se separaram, o que motivou sua mudança, com a mãe, para a cidade de Santos (SP). Seu pai, que sofria de esquizofrenia, foi internado num sanatório em Campinas (SP), tendo nessa época 35 anos de idade. Até sua morte passou longos períodos em sanatórios para doentes mentais.
Foi para o colégio interno, Santa Marcelina, na cidade de São Paulo, em 1937, onde estudou por oito anos. No ano de 1945 matricula-se no curso clássico da Escola Mackenzie, também naquela cidade. Morava, nessa época, num apartamento na Alameda Santos, com uma governanta de nome Marta.
Em 1946, pela primeira vez, visitou o pai em sua fazenda em sua cidade natal, Jaú.   Em apenas três dias, no pouco tempo que passou com ele, perturbou-se com sua loucura. Em "Carta ao Pai" diz a biografada:
"Só três noites de amor, só três noites de amor", implorava o pai, sim, o pai, ele nunca fizera uma coisa como essa, sim, era Jaú, interior de São Paulo, um dia qualquer de 1946, sim, a filha deslumbrante, tremendo em seus 16 anos, sim, o pai a confundia com a mãe, a mão dele fechada sobre a dela, sim, o pai a confundia com a mãe, a confundia, sim?..."
Aconselhada pela mãe, em 1948 inicia seus estudos de Direito na Faculdade do Largo do São Francisco. A partir de então levaria uma vida boêmia que se prolongou até 1963. Moça de rara beleza, Hilda comportava-se de maneira muito avançada, escandalizando a alta sociedade paulista. Despertou paixões em empresários, poetas (inclusive Vinicius de Moraes) e artistas em geral.
Em 1949 é escolhida para saudar, entre os alunos de Direito, a escritora Lygia Fagundes Telles, por ocasião do lançamento de seu livro de contos "O Cacto Vermelho".
Hilda lança, nos dois anos seguintes, seus primeiros livros: "Presságio" (1950), e "Balada de Alzira" (1951).
Conclui o curso de Direito em 1952. Três anos depois publica "Balada do Festival".
No ano de 1957 viaja pela Europa por sete meses (junho a dezembro). Namora com o ator americano Dean Martin e, fazendo-se passar por jornalista, assedia, sem sucesso, Marlon Brando, outro galã de Hollywood.
Em 1959 publica o livro de poesia "Roteiro do silêncio" e "Trovas de muito amor para um amado senhor". José Antônio de Almeida Prado, primo da escritora, inspira-se em poemas desse último livro e compõe a "Canção para soprano e piano". Em outras oportunidades voltou a basear-se em textos de Hilda para compor alguns de seus trabalhos mais significativos. Os compositores Adoniran Barbosa ("Quando te achei") e Gilberto Mendes ("Trovas"), entre outros, também se inspiraram em textos da autora.
"Ode fragmentária" é lançado em 1961. Seu livro "Trovas de muito amor para um amado senhor" é reeditado por Massao Ohno.
É agraciada com o Prêmio Pen Club de São Paulo pelo livro "Sete cantos do poeta para o anjo", em 1962. Passa a morar na Fazenda São José, a 11 quilômetros de Campinas (SP), de propriedade de sua mãe. Abre mão da intensa vida de convívio social para se dedicar exclusivamente à literatura. Tal mudança foi influenciada pela leitura de "Carta a El Greco", do escritor grego Nikos Kazantzakis. Entre outras teses, defende o escritor a necessidade do isolamento do mundo para tornar possível o conhecimento do ser humano.
Muda-se para a Casa do Sol, construída na fazenda, onde passa a viver com o escultor Dante Casarini, em 1966. Morre seu pai.
Em 1967 redige "A possessa" e "O rato no muro", iniciando uma série de oito peças teatrais que escreveria até 1969. Lança "Poesia (1959 / 1967)".
Por imposição da mãe, internada no mesmo sanatório em Campinas onde estivera seu pai, casa-se com Dante Casarini, em 1968. Escreve as peças "O visitante", "Auto da barca de Camiri", "O novo sistema" e "As aves da noite". "O visitante" e "O rato no muro" são encenadas no Teatro Anchieta, em São Paulo, para exame dos alunos da Escola de Arte Dramática, sob direção de Terezinha Aguiar.
Em 1969 escreve "O verdugo" e "A morte do patriarca". A primeira recebe o Prêmio Anchieta. A montagem de "O rato no muro", sob a direção de Terezinha Aguiar, é apresentada no Festival de Teatro de Manizales, na Colômbia.
"Fluxo-Floema", sua primeira obra em prosa, é lançada em 1970. A peça "O novo sistema" é encenada em São Paulo, no Teatro Veredas, pelos Grupo Experimental Mauá (Gema), sob a direção de Terezinha Aguiar. Baseando-se nos experimentos do pesquisador sueco Friedrich Juergenson relatados no livro "Telefone para o além", Hilda Hilst iria se dedicar, ao longo desta década que se iniciava, à gravação, através de ondas radiofônicas, de vozes que, assegurava, seriam de pessoas mortas. No mesmo período anunciou a visita de discos voadores à sua fazenda. "O verdugo" é editado em livro, e é, até hoje, a única que não é inédita. Morre sua mãe, Bedecilda.
Em 1972 o Grupo de Teatro Núcleo, da Universidade Estadual de Londrina, sobre a direção de Nitis Jacon A. Moreira, encena a peça "O verdugo". Essa mesma peça é encenada no Teatro Oficina, em São Paulo, sob a direção de Rofran Fernandes, no ano seguinte, época em que foi lançado seu novo livro "Qadós".
"Júbilo, memória, noviciado da paixão" é lançado em 1974.
No ano de 1977 é publicado o livro "Ficções", que recebe o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), como "Melhor Livro do Ano".
Três anos depois, 1980, saem os livros "Poesia (1959/1979)", "Da morte. Odes mínimas", e "Tu não te moves de ti". Recebe da APCA o prêmio pelo conjunto da obra. Estréia a montagem de "As aves da noite" no Teatro Ruth Escobar, com direção de Antônio do Valle. Divorcia-se de Dante Casarini, mas o ex-marido continua morando na Casa do Sol.
Passa a fazer parte do Programa do Artista Residente da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em 1982. Lança "A obscena senhora D". No ano seguinte publica "Cantares de perda e predileção", que recebe os prêmios Jabuti (da Câmara Brasileira do Livro) e Cassiano Ricardo (do Clube de Poesia de São Paulo).
Em 1984 saem os "Poemas malditos, gozosos e devotos". Dois anos depois, em 1986, publica os livros "Sobre a tua grande face" e "Com meus olhos de cão e outras novelas". 1989 marca o lançamento de "Amavisse".
Com "O caderno rosa de Lori Lamby", livro que consagra a nova fase  iniciada em "A obscena senhora D", a escritora anuncia o "adeus à literatura séria" (1990). Justifica essa medida radical como uma tentativa de vender mais e assim conquistar o reconhecimento do público. A obra provoca "espanto e indignação" em seus amigos e na crítica. O editor Caio Graco Prado se recusa a publicá-la e o artista plástico Wesley Duke Lee a considera "um lixo". Lança "Contos d'escárnio/Textos grotescos e Alcoólicos".
O quarto livro dessa fase que, para muito, como dissemos, causou "espanto e indignação", "Cartas de um sedutor" é lançado em 1991. O livro "O caderno rosa de Lori Lamby" é traduzido para o italiano. Estréia, em São Paulo, a peça "Maria matamoros", adaptação do texto "Matamoros" que se encontra no livro "Tu não te moves de ti".
Em 1992 lança a antologia poética "Do desejo" e "Bufólicas", na verdade uma brincadeira quase infantil da autora, por muitos visto como uma paródia. Passa a colaborar com o Correio Popular, jornal diário de Campinas (SP), escrevendo crônicas semanais; o trabalho se estenderia até 1995.
No ano seguinte publica "Rútilo nada", num livro que também continha "A obscena senhora D" e "Qadós". "Rútilo nada" recebe o Prêmio Jabuti na categoria "Contos".
Em 1994, "Contos d'escárnio & Textos Grotescos" é traduzido para o francês.
No ano seguinte sai o volume "Cantares do sem nome e de partidas". O Centro de Documentação Alexandre Eulálio, da UNICAMP, adquire seu arquivo pessoal. A escritora sofre isquemia cerebral.
Em 1997, lança "Estar sendo. Ter sido". Seus poemas são lidos em Quebec, Canadá, juntamente com textos de Safo, Gabriela Mistral e Marguerite Yourcenar, entre outras autoras, no recital Le féminin du feu, durante as comemorações do Dia Internacional da Mulher.
A edição bilíngüe (português-francês) do livro "Da morte. Odes mínimas" é publicada em 1998. Publica também "Cascos & Carícias: crônicas reunidas (1992-1995)", volume de textos que saíram no jornal "Correio Popular". Volta a se dedicar a questões sobrenaturais: afirma acreditar no contato dos mortos com a Terra através de mensagens enviadas via fax.  Reafirma o desejo de construir em suas terras um centro de estudos da imortalidade.
Em 1999, lança a antologia poética "Do amor". Sob a coordenação do escritor Yuri V. Santos entra no ar seu site oficial:
http://www.angelfire.com/ri/casadosol/hhilst.html.
"O caderno rosa de Lori Lamby" é levado ao palco sob direção de Bete Coelho e tendo no papel principal a atriz Iara Jamra.
Em 2000, lança "Teatro reunido" (volume 1)". Estréia, em Brasília, a adaptação teatral de "Cartas de um sedutor". Estréia, na Casa de Cultura Laura Alvin, no Rio de Janeiro, o espetáculo "HH informe-se", reunião e adaptação teatral de textos da autora. Inauguração, em dezembro, da "Exposição Hilda Hilst - 70 anos", evento criado pela arquiteta Gisela Magalhães no SESC Pompéia, em São Paulo.
Em 2001, estréia, no Rio de Janeiro, a adaptação teatral de "Cartas de um sedutor". A Editora Globo passa a ser responsável por toda sua obra publicada.
Agraciada, em 2002, com o Prêmio Moinho Santista - 47ª edição, categoria poesia.
Agraciada, em 2003, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na área de literatura, com o Grande Prêmio da Crítica pela reedição de suas "Obras completas".
Hilda Hilst faleceu no dia 04 de fevereiro de 2004, na cidade de Campinas (SP).
Obras da Autora:
Individuais:
Poesia:
Presságio - SP: Revista dos Tribunais, 1950. (Ilustrações Darcy Penteado).
Balada de Alzira - SP: Edições Alarico, 1951. (Ilustrações de Clóvis Graciano).
Balada do festival - RJ: Jornal de Letras, 1955.
Roteiro do Silêncio - SP: Anhambi, 1959.
Trovas de muito amor para um amado senhor - SP: Anhambi, 1959 SP: Massao Ohno, 1961.
Ode fragmentária - SP: Anhambi, 1961.
Sete cantos do poeta para o anjo - SP: Massao Ohno, 1962. (Prêmio PEN Clube - S. Paulo) (Ilustrações de Wesley Duke Lee).
Poesia (1959/1967) - SP: Livraria  Sal, 1967.
Júbilo, memória, noviciado da paixão - SP: Massao Ohno, 1974.
Poesia (1959/1979) - SP: Quíron/INL, 1980. (Ilustração de Bastico).
Da Morte. Odes mínimas - SP: Massao Ohno, Roswitha Kempf, 1980. (Ilustrações da autora)
Cantares de perda e predileção - SP: Massao Ohno/M. Lídia Pires e Albuquerque Editores,1980 (Prêmio Jabuti/Câmara Brasileira do Livro. Prêmio Cassiano Ricardo/Clube de Poesia de São Paulo.)
Poemas malditos, gozosos e devotos - SP: Massao Ohno/Ismael Guarnelli Editores, 1984.
Sobre a tua grande face - SP: Massao Ohno, 1986.
Amavisse - SP: Massao Ohno, 1989.
Alcoólicas - SP: Maison de vins, 1990.
Do desejo - SP: Pontes, 1992
Bufólicas - SP: Massao Ohno, 1992. (Desenhos de Jaguar).
Cantares do sem nome e de partidas - SP: Massao Ohno, 1995.
Do amor - SP: Edith Arnhold/Massao Ohno, 1999.
Ficção:
Fluxo-Floema - SP: Perspectiva, 1970. Qadós - SP: Edart, 1973.
Ficções - SP: Quíron, 1977. (Prêmio APCA. Melhor livro do ano.)
Tu não te moves de ti - SP: Cultura, 1980.
A obscena senhora D - SP: Massao Ohno, 1982.
Com meus olhos de cão e outras novelas - SP: Brasiliense, 1986. (Ilustrações da autora).
O caderno rosa de Lori Lamby - SP: Massao Ohno, 1990. (Ilustrações de Millôr Fernandes).
Contos d'escárnio/Textos grotescos - SP: Siciliano, 1990.
Cartas de um sedutor - SP: Paulicéia, 1991.
Rútilo nada - Campinas: Pontes 1993. (Prêmio Jabuti/Câmara Brasileira do Livro.)
Estar sendo. Ter sido - SP: Nankin, 1997. (Ilustrações de Marcos Gabriel).
Cascos e carícias: crônicas reunidas (1992 / 1995) - SP: Nankin, 2000 Antologias Poéticas:
Do desejo - Campinas, Pontes, 1992.
Do amor - SP: Massao Ohno, 1999.
Participações em coletâneas:
"Agüenta coração". In: Flávio Moreira da Costa - Onze em campo e um bando de primeira - Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998, pp. 39-40.
"Canto Terceiro, XI (Balada do Festival)". In: Milton de Godoy Campos - Antologia poética da Geração de 45 - São Paulo: Clube da poesia, 1966, pp.114-115.
"Rútilo nada". In: Renata Pallotini - Anthologie de la poésie brésilienne - Paris: Chandeigne, 1988, pp.373-381m, tradução de Isabel Meyrelles.
"Gestalt". In: Ítalo Moriconi - Os cem melhores contos brasileiros do século - Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, pp. 332-333.
"Do desejo" (fragmentos), "Alcoólicas" (fragmentos). In: Ítalo Moriconi - Os cem melhores poemas brasileiros do século - Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, pp.289-290, 293-295.
"Do desejo (poema XLIX)". In: José Neumanne Pinto - Os cem melhores poetas brasileiros do século - São Paulo, 2001. pp. 230.
"Poeti brasiliani contemporanei". Prefácio e seleção de Silvio Castro. Veneza - Centro Internazionale della Gráfica di Venezia, 1997, pp.64-75.
Em parceria:
Renina Katz: serigrafias.  Poema de Hilda Hilst - SP: Cesar, 1970.
Teatro :
A Possessa - 1967.
O rato no muro - 1967.
O visitante - 1968.
Auto da barca de Camiri - 1968.
O novo sistema - 1968.
As aves da noite - 1968.
O verdugo - 1969 (Prêmio Anchieta - Conselho Estadual de Cultura, 1970)
A morte do patriarca - 1969.
Teatro reunido (volume I) - 2000. (com exceção da peça "O verdugo", todas as obras são inéditas).
Traduções:
Para o alemão:
Briefe eines Verführers. (Cartas de um sedutor, fragmento). Tradução de Mechthild Blumberg. Stint. Zeitschrift für Literatur, Bremen, n.27, ano 15, pp.28-30, out. 2001.
Funkelndes Nichts (Rútilo nada). Tradução de Mechthild Blumberg Stint. Stint. Zeitschrift für Literatur, Bremen, n.29, ano 15, pp.54-66, ago. 2001.
Vom Tod. Minimale Oden (Da morte. Odes Mínimas). (Odes I, IV, V, VI, VIII, XII, XIX e poemas I e III de "À tua frente. Em vaidade". Tradução de Curt Meyer-Clason. In: Modernismo Brasileiro und die brasilianische Lyric der Gegenwart. Berlin, 1997.
Para o espanhol:
Rútilo nada. Tradução de Liza Sabater. De azur. Nova York, pp.49-59, jun/ago. 1994.
Para o francês:
Contes sarcastiques - fragments érotiques - Paris: Gallimard, 1994.
L'obscène madame D suivi de le chien - Paris: Gallimard, 1997.
Da morte. Odes mínimas / De la mort.  Odes minimes - SP: Nankin Editorial / Montreal, Le Noroît, 1998 (edição bilingüe português / francês). (Ilustrações da autora.)
Para o italiano:
Il quaderno rosa di Lori Lamby - Roma: Sonzogno, 1992.

Para o inglês:
Glittering Nothing. Tradução de David Willian Foster. In: Cristina Ferreira Pinto - Urban Voices - Contemporary Short Stories from Brazil. New York, University Press of America, 1999.
Two Poems. Tradução de Eloah F. Giacomelli. The Antagonish Review- Scotia, n. 20, p. 61, out. 1975.
Prêmios:
Em 1962, o Prêmio PEN Clube de São Paulo, por Sete cantos do poeta para o anjo (Massao Ohno Editor, 1962).
Em 1969, a peça O Verdugo arrebata o prêmio Anchieta, um dos mais importantes do país na época. A Associação Paulista dos Críticos de Arte (Prêmio APCA) considera Ficções (Edições Quíron, 1977) o melhor livro do ano.

Em 1981, Hilda Hilst recebe o Grande Prêmio da Crítica para o Conjunto da Obra, pela mesma APCA.
Em 1984, a Câmara Brasileira do Livro concede o Prêmio Jabuti a Cantares de perda e predileção (Massao Ohno - M. Lídia Pires e Albuquerque editores, 1983), e, no ano seguinte, a mesma obra recebe o Prêmio Cassiano Ricardo (Clube de Poesia de São Paulo).
Em 1993, Rútilo Nada. A obscena senhora D. Qadós, (Pontes - 1993) recebe o Prêmio Jabuti como melhor conto. Os dados acima foram obtidos em livros da e sobre a autora, sites na Internet e nos Cadernos de Literatura Brasileira (IMS) - número 8, outubro de 1999.
Agraciada, em 2002, com o Prêmio Moinho Santista - 47ª edição,  categoria poesia.
Agraciada, em 2003, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na área de literatura, com o Grande Prêmio da Crítica pela reedição de suas "Obras completas".

Os dados acima foram obtidos em livros da e sobre a autora, sites na Internet e nos Cadernos de Literatura Brasileira (IMS) - número 8, outubro de 1999.

Fonte de origem:
http://www.releituras.com/hildahilst_bio.asp