domingo, 24 de março de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Jacob Grimm:



Nascidos em Hanau,  em 1785 e Wilhelm Grimm em 1786, os irmãos Grimm estudaram Direito junto ao seu pai, mas começaram a se dedicar integralmente à literatura e acabaram deixando a advocacia de lado. No ano de 1830, ambos ingressam em uma universidade alemã como professores. Estudiosos incessantes do idioma alemão, atuaram em campos como História e Filologia. Porém, a grande marca dos Grimm era sua excelência narrativa.
Um ano marcante para os irmãos Grimm foi 1837, quando demonstraram ideias contestadoras em relação ao rei da Alemanha e foram expulsos da Universidade de Göttingen junto a cinco professores. Quatro anos mais tarde, a Universidade de Berlim convida-os para assumirem cargos de professores novamente. Os dois viveram nesta cidade até seus últimos dias, sendo que Wilhelm veio a falecer em 1859 e Jacob em 1863.
Reconhecidos no mundo inteiro pela qualidade dos contos que produziram desde o começo do século XIX, os irmãos Grimm afirmavam que estavam apenas escrevendo, durante à noite, as histórias que escutavam de camponeses, amigos e parentes durante o dia. Uma das primeiras perguntas feitas quando se estuda o trabalho dos Grimm é a seguinte: por qual motivo eles compilavam tantos contos?
Estudiosos, os irmãos Grimm sabiam que os primeiros povos transmitiram oralmente suas histórias, passando a tradição de pai para filho, de geração para geração. Assim, quando surgiu a escrita, muitos destes contos foram registrados nos monastérios, onde eram redigidos por religiosos. Desta forma, os irmãos começam a pesquisar antigos documentos e iniciar um processo de recolhimento de histórias da Alemanha para a preservação da memória e das tradições populares.
Apenas Dortchen Wild, que era a mulher de Wilhelm, contribuiu com 12 histórias, das quais pode ser citada Rumpelstiltskin, que tem como principal personagem um anão que faz palha se transformar em ouro. Uma das histórias mais famosas da humanidade, Branca de Neve, imortalizada pelo desenho criado nos estúdios Disney, foi passada para os irmãos Grimm por 2 amigas de sua família. A maior parte dos contos, aproximadamente 200, foram ditados por uma camponesa idosa chamada Dorotea Viehmman.
Publicados no ano de 1812, os primeiros contos dos Grimm levavam o nome de "Histórias das Crianças e do Lar", totalizando 51 histórias. Aos poucos, os contos desta obra foram se popularizando ao redor do mundo, sendo reinventados em várias versões e conquistando povos de culturas e idiomas diferentes.
Porém, a maior importância dos irmãos Grimm para a literatura foi a coleta dos contos, que acabou impulsionando outros estudiosos a realizarem o mesmo processo em seus países. Na maioria dos textos dos irmãos, sempre são encontrados personagens como dragões, lobos, monstros, bruxas, entre outras criações folclóricas da população. Provavelmente, histórias trágicas que foram passadas pelo povo aos Grimm, acabaram sendo alteradas para ganharem finais felizes e se tornarem mais leves para a leitura de crianças e adolescentes. Outro aspecto encontrado em várias histórias é a presença das mulheres como agentes que modificam o enredo para o bem ou para o mal.
Os contos dos irmãos Grimm são enquadrados no gênero fantástico por apresentarem personagens e cenários imaginários. Um bom exemplo é o conto da Gata Borralheira, no qual elementos sobrenaturais e mágicos aparecem em integração com a realidade. Este conto apresenta mais de 300 interpretações no mundo todo.

Arquivado em: Biografias.
fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Alice Malsenior Walker:



 (Condado de Putnam Geórgia, 9 de fevereiro de 1944) é uma escritora estado-unidense e ativista feminista.

Filha de agricultores, ela perdeu a visão de um dos olhos aos 8 anos de idade, num acidente. Graças à sua dedicação, Alice Walker conseguiu sucessivas bolsas de estudos]], graduando-se em artes pelo Sarah Lawrence College, em 1965. Walker iniciou sua carreira de escritora com Once, um volume de poesias, e alcançou fama mundial com A Cor Púrpura.

O romance A Cor Púrpura foi premiado com o Prémio Pulitzer, e deu origem a um filme dirigido por Steven Spielberg, com a atriz Whoopi Goldberg no papel principal. Na obra, a personagem escreve cartas a Deus e à irmã desaparecida. Walker mostra representações de uma mulher negra sulista quase analfabeta, que vive em uma realidade dura de pobreza, opressão e desamor.

A autora escreveu também o livro De amor de desespero, uma obra composta pelas vozes de várias mulheres negras do sul dos Estados Unidos. O livro é uma coletânea de vários contos, nos quais conhecemos mulheres diferentes com seus temores, desafios e sonhos. No Brasil, o livro foi lançado pela editora Rocco.

Walker sempre foi uma ativista pelos direitos dos negros e das mulheres, destacando-se na luta contra o apartheid e contra a mutilação genital feminina em países africanos.

Em 1984, fundou sua própria editora, a Wild Trees Press.

Na década de 1990, manteve um relacionamento amoroso com Tracy Chapman[1] .

Obras
Romances e contos
The Third Life of Grange Copeland (1970)
Everyday Use (1973)
In Love and Trouble: Stories of Black Women (1973)
Meridian (1976)
The Color Purple (1982)
You Can't Keep a Good Woman Down: Stories (1982)
Beauty: When the Other Dancer Is the Self (1983)
To Hell With Dying (1988)
The Temple of My Familiar (1989)
Finding the Green Stone (1991)
Possessing the Secret of Joy (1992)
The Complete Stories (1994)
By The Light of My Father's Smile (1998)
The Way Forward Is with a Broken Heart (2000)
Now Is The Time to Open Your Heart (2005)
Poesia
Once (1968)
Revolutionary Petunias & Other Poems (1973)
Good Night, Willie Lee, I'll See You in the Morning (1979)
Horses Make a Landscape Look More Beautiful (1985)
Her Blue Body Everything We Know: Earthling Poems (1991)
Absolute Trust in the Goodness of the Earth (2003)
A Poem Traveled Down My Arm: Poems And Drawings (2003)
Collected Poems (2005)
Não-ficção
In Search of Our Mothers' Gardens: Womanist Prose (1983)
Living by the Word (1988)
Warrior Marks (1993)
The Same River Twice: Honoring the Difficult (1996)
Anything We Love Can Be Saved: A Writer's Activism (1997)
Go Girl!: The Black Woman's Book of Travel and Adventure (1997)
Pema Chodron and Alice Walker in Conversation (1999)
Sent By Earth: A Message from the Grandmother Spirit After the Bombing of the World Trade Center and Pentagon (2001)
Women
We Are the Ones We Have Been Waiting For (2006)

Mississippi Winter IV.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Margaret Atwood:


Nasceu em 18/11/1939, em Ottawa, Canadá. Professora, poeta, ensaísta, crítica literária e romancista das mais destacadas na literatura canadense. Começou a escrever aos 16 anos e a escrita nasceu como “extensão natural” do seu amor pelos livros. Passou a infância rodeada deles, já que o pai, entomologista, transportava a família de floresta em floresta, pelo país fora. As letras faziam assim as vezes dos brinquedos. Os estudos foram feitos na Universidade de Toronto. Cursou artes, inglês, filosofia e francês. A par com a carreira universitária e com a docência, teve desde sempre uma prolífica atividade literária. Desde a poesia, com The circle game(1964), que lhe rendeu o prêmio Governor General's à ficção científica, passando pelos contos, pela literatura infanto-juvenil e, claro, pelo romance, onde é mais reconhecida. O ativismo ecológico e feminista, a colaboração ativa com a Anistia Internacional e com os movimentos sociais é uma marca de sua personalidade. Olho de gato(1988), foi o romance que lhe trouxe aclamação mundial. O tema da silenciosa crueldade que as crianças praticam entre si, era quase inédito na literatura. Com este livro chegou a ser incluída na lista dos possíveis vencedores do Booker Prize, mas teve de esperar até 2000 para conseguir o galardão, com O assassino cego. As premiações em sua carreira têm sido uma constante e a cada ano que passa seu nome é lembrado para receber o Nobel da Literatura. Em 2002 escreveu Negociando com os mortos, uma coletânea de conferências, onde disseca o ato de escrever, apresentando seu estilo e técnicas literárias. Tem mais de 25 livros publicados, alguns traduzidos em mais de 30 países. Principais obras: A mulher comestível (1969); O conto da aia (1985), Alias Grace (1996), Oryx e Crake (2003),The penelopiad (2005), entre outros. Seu livro mais recente é uma coletânea de ensaios: Buscas curiosas (Rocco, 2009). Vive atualmente em Toronto com seu marido, o romancista Graeme Gibson.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Alexandre Dumas:



(1802-1870) foi um romancista e dramaturgo francês, autor do clássico da literatura, "Os Três Mosqueteiros". Suas histórias foram traduzidas em diversos países e produziram vários filmes. Em 2002, seus restos mortais foram levados para o Panthéon, em Paris.
Alexandre Dumas (1802-1870) nasceu em Villers-Cotterêts, França, no dia 24 de julho de 1802. Filho do General Thomas Alexandre Dumas Davy de la Pailleterie, nascido de um nobre francês e uma escrava negra, e de Marie Louise. Em 1806 ficou órfão de pai. Estudou no Colégio do Padre Gregório, onde aprendeu uma caligrafia perfeita, que mais tarde lhe garantiria a vaga de escriturário.
Em 1821, junto com o amigo Leuven, nobre sueco refugiado na França, escreve a peça "O Major de Strasburgo". Em 1822 viaja à Paris, onde conhece o escritor Auguste Lafarge. A certeza de que sua vocação era escrever para o teatro, se confirmou quando assistiu a representação de Hamlet, de Shakespeare. Saiu certo de que poderia criar algo igual, ou melhor.
Em 1823 transfere-se para Paris. Em busca de emprego foi recebido pelo General Foy, amigo de seu pai, que ao ver sua bela caligrafia conclui que Dumas poderia secretariar o Duque de Orléans, futuro rei Luís Filipe. O emprego lhe garantiu seu sustento em Paris e lhe abriu caminho para a "Comédie Française". Conhece Catarina Labay, a costureira do prédio vizinho e com ela teve um filho, Alexandre Dumas (1824-1895) que ficou célebre com "A Dama das Camélias".
Continuou tramando um meio de estrear no mundo do teatro. Um funcionário lhe orienta procurar o Barão Taylor, inglês nascido na Bélgica, naturalizado francês, amigo de Vitor Hugo, comissário real junto à Comédie. Sua peça "Cristina" foi recusada pela atriz permanente do teatro, que não queria saber de representar gritos e choros, e "Cristina" foi para a gaveta.
Escreve "Henrique III e sua Corte", uma peça cheia de emoção, que teve o mérito de haver iniciado o teatro romântico na França, levado à cena pela primeira vez, na Comédie Française, em 11 de fevereiro de 1829. Além do sucesso teve a honra de ver presentes ao espetáculo o Duque de Orléans e sua comitiva.
Em 1830, explode a revolução liberal, que leva ao trono o Duque de Orléans, com o nome de Luís Filipe. Quando se restabelece a tranquilidade, Dumas volta a escrever. Leva à cena o drama "Antony", não mais baseado em temas históricos. Toda a obra versa sobre o amor de um bastardo por uma aristocrática.
Alexandre Dumas e Catarina Labay viviam separados. Dumas tinhas suas amante. Em 1840, resolve casar com uma delas, a atriz Ida Ferrier. Quatro anos depois estavam separados. Nesse mesmo ano começa a publicar no folhetim do jornal Le Siècle, "Os Três Mosqueteiros", que depois é lançado em livro. A história conta as aventuras do cavaleiro D'Artagnan e os três amigos, Athos, Porthos e Aramis, a serviço do rei Luís XIII e da rainha Ana da Áustria, enfrentado as ciladas do Cardeal Richelieu.
Em 1850, declarado o Segundo Império, Dumas exila-se na Bélgica. De volta a Paris, em 1853, funda o jornal "Os Mosqueteiros". Em 1860, na Itália, participa da campanha de unificação de Garibaldi. Em 1861, em Nápoles, assume a direção do Museu.
Alexandre Dumas morre em Puys, França, no dia 5 de dezembro de 1870.

Obras de Alexandre Dumas

O Major de Strasburgo, teatro, 1821
Estocolmo, Fontainebleau, Roma, teatro, 1824
Henrique III e Sua Corte, teatro, 1829
Antny, teatro, 1831
Napoleão Bonaparte, teatro, 1832
Carlos VII entre Seus Grandes Vassalos, teatro, 1832
A Torre de Nesle, teatro, 1832
Impressões de Viagem, 1832
Cavaleiro de Harmenthal, romance, 1840 (com Auguste Maquet)
Os Três Mosqueteiros, romance, 1844
O Conde de Monte Cristo, romance, 1845
A Rainha Margot, romance, 1845
Vinte Anos Depois, romance, 1845
Os Quarenta e Cinco, romance, 1847
O Visconde de Bragelonne, romance, 1848
O Colar da Rainha, romance, 1850
A Condessa de Charny, romance, 1853
O Cavaleiro da Casa Vermelha, romance, 1854.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Richard Horatio Edgar Wallace:



 (1 de Abril de 1875 – 10 de Fevereiro de 1932) foi um prolífico jornalista, dramaturgo e romancista inglês, autor de histórias policiais e de suspense que se tornaram muito populares. Escreveu 175 livros, 24 peças de teatro e contos policiais para jornais. Mais de 160 filmes foram adaptados a partir dos seus romances, mais do que qualquer outro autor. Na década de 1920, do Século XX, um dos seus editores afirmou que um quarto de todos os livros lidos em Inglaterra haviam sido escritos por Wallace.

Biografia
Edgar Wallace nasceu a 1 de Abril de 1875, Ashburnham Grove, Greenwich, Londres. Os pais, os atores Polly Richards e Richard Horatio Edgar Marriott, que usava o nome de Walter Wallace, entregaram-no para adopção a George Freeman. O jovem Edgar deixou a escola aos 12 anos, teve vários empregos antes de se alistar no exército aos 18 anos, ao serviço do Royal West Kent Regiment, entre 1893 e 1896. Neste último ano, Wallace viajou para a África do Sul, onde serviu no Medical Staff Corps. Durante este tempo escreveu poemas, bem como reportagens para vários jornais. Na tropa, chamavam-no "the soldier poet", o soldado poeta. Os seus poemas de então foram reunidos no volume The Mission That Failed (1898).

Depois de regressar à vida civil, tornou-se correspondente para a Reuters e trabalhou para vários jornais: Daily Mail, Standard', The Week-End Racing Supplement, Evening News, The Story Journal, Town Topics, e The Star. Em 1902 foi igualmente editor do Royal Daily Mail em Joanesburgo antes de regressar a Londres.

Casou com Ivy Maude Caldecott, de quem teve uma filha em 1900, Eleanor Clare Hellier Wallace. Em 1904 nasce o seu filho Bryan Edgar Wallace e em 1908 a terceira filha do casal, Patricia Marion Caldecott Wallace. Devido a constante esbanjamento de dinheiro, o casamento começou a entrar em rotura, apesar do nascimento do quarto filho em 1916, de nome Michael Blair Wallace. Finalmente divorciou-se em 1918 e em 1921 casou-se com Violet King, sua secretária, de quem teve uma filha, Penelope Wallace, nascida em 1923. Ainda assim, a morte da sua primeira mulher em 1925 devido a cancro da mama deixou-o emocionalmente devastado.

Nos anos 1920 e 30, do Século XX, Wallace era o escritor de mistério mais famoso na Europa e nos Estados Unidos. Muitos atribuem-lhe a invenção do thriller moderno e as suas obras têm enredos complexos mas claramente desenvolvidos e são famosas pelo seu suspense. Ganhou muito dinheiro com os direitos de autor mas perdeu-o devido à vida extravagante que levou e às apostas nos cavalos. Wallace morreu a 10 de Fevereiro de 1932, a caminho de Hollywood para escrever o argumento do filme King Kong.

Obra literária
O seu primeiro romance The Four Just Men (Os Quatro Homens Justos), publicado em 1905, foi baseado em matéria que colheu como repórter de um crime. Seguiu-se Sanders of the River (1911). Entre as suas obras mais populares destacam-se On the Spot (1931, Na Boca do Lobo) e a sua autobiografia People: Edgar Wallace, The Biography of a Phenomenon (1926). Centenas de romances e peças de Wallace foram adaptados ao cinema e à televisão.

Títulos publicados
Romances em África
Sanders of the River (1911)
The People of the River (1911)
The River of Stars (1913)
Bosambo of the River (1914)
Bones (1915)
The Keepers of the King's Peace (1917)
Lieutenant Bones (1918)
Bones in London (1921)
Sandi the Kingmaker (1922)
Bones of the River (1923)
Sanders (1926)
Again Sanders (1928)
Romances policiais e compilações de contos[editar | editar código-fonte]
The Four Just Men (1905)
Angel Esquire (1908)
The Nine Bears (1910)
The Fourth Plague (1913)
Grey Timothy (1913)
The Man Who Bought London (1915)
The Melody of Death (1915)
A Debt Discharged (1916)
The Tomb of T'Sin (1916)
The Just Men of Cordova (1917)
The Secret House (1917)
The Clue of the Twisted Candle (1918)
Down under Donovan (1918)
The Green Rust (1919)
Kate Plus 10 (1919)
The Man Who Knew (1919)
The Daffodil Mystery (1920)
Jack O'Judgment (1920)
The Law of the Four Just Men (1921)
The Angel of Terror (1922)
The Crimson Circle (1922)
Mr. Justice Maxell (1922)
The Valley of Ghosts (1922)
Captains of Souls (1923)
The Clue of the New Pin (1923)
The Green Archer (1923). Transformado em seriado em 1925, pela Pathé, sob o título The Green Archer.[1]
The Missing Million (1923)
The Dark Eyes Of London (1924)
Double Dan (1924)
Educated Evans (1924)
The Face in the Night (1924)
Room 13 (1924)
The Sinister Man (1924)
The Three Oak Mystery (1924)
The Blue Hand (1925)
The Daughters of the Night (1925)
The Fellowship of the Frog (1925. Transformado em seriado de 10 capítulos em 1928, sob o título Mark of the Frog,[2] pela Pathé Exchange.
The Gaunt Stranger (1925)
A King by Night (1925)
The Mind of Mr. J.G. Reeder (1925)
The Strange Countess (1925)
The Avenger (1926)
The Black Abbot (1926)
The Day of Uniting (1926)
The Door with Seven Locks (1926)
The Joker (1926)
The Man from Morocco (1926)
The Million Dollar Story (1926)
More Educated Evans (1926)
The Northing Tramp (1926)
Penelope of the Polyantha (1926)
The Square Emerald (1926)
The Terrible People (1926). Transformado em seriado de 10 capítulos em 1928, sob o título homônimo The Terrible People,[3] pela Pathé. Em 1960, foi feito um remake alemão, sob o título Die Bande des Schreckens (no Brasil, “A Quadrilha do Horror”)[4]
We Shall See! (1926)
The Yellow Snake (1926)
The Big Foot (1927)
The Brigand (1927)
The Feathered Serpent (1927)
Flat 2 (1927)
The Forger (1927)
Good Evans (1927)
The Hand of Power (1927)
The Man Who Was Nobody (1927)
The Mixer (1927)
Number Six (1927)
The Squeaker (1927)
Terror Keep (1927)
The Traitor's Gate (1927)
The Double (1928)
Elegant Edward (1928)
The Flying Squad (1928)
The Gunner (1928)
The Orator (1928)
The Thief in the Night (1928)
The Twister (1928)
Again the Ringer (1929)
Again the Three Just Men ou The Law of the Three Just Men (1929)
The Big Four (1929)
The Black (1929)
The Cat-Burglar (1929)
Circumstantial Evidence (1929)
Fighting Snub Reilly (1929)
For Information Received (1929)
Forty-Eight Short Stories (1929)
Four Square Jane (1929)
The Ghost of Down Hill (1929)
The Golden Hades (1929)
The Calendar (1930)
The Hand of Power (1930)
The Keepers of the King's Peace (1930)
Silinski - Master Criminal: Detective T.B.Smith (1930)
The Thief in the Night (1930)
White Face (1930)
The Clue of the Silver Key ou The Silver Key (1930)
The Lady of Ascot (1930)
The Devil Man (1931)
The Man at the Carlton (1931)
The Coat of Arms ou The Arranways Mystery (1931)
On the Spot: Violence and Murder in Chicago (1931)
The Ringer Returns ou Again the Ringer (1931)
Mr J.G. Reeder Returns (1932)
Sergeant Sir Peter ou Sergeant Dunn, C.I.D. (1932)
When the Gangs Came to London (1932)
The Frightened Lady (1933)
The Green Pack (1933)
The Mouthpiece (1935)
Smoky Cell (1935)
The Table (1936)
Sanctuary Island (1936)
Death Packs a Suitcase (1961)
Big Foot (1967)
The Road to London (1986)
The Jewel
The Shadow Man
King Kerry
Outros romances[editar | editar código-fonte]
The Mission That Failed (1898)
War and Other Poems (1900)
Writ in Barracks (1900)
Unofficial Despatches (1901)
Smithy (1905)
The Council of Justice (1908)
Captain Tatham of Tatham Island (1909)
Smithy Abroad (1909)
The Duke in the Suburbs (1909)
Private Selby (1912)
The Admirable Carfew (1914)
Smithy and the Hun (1915)
Tam Of The Scouts (1918)
Those Folk of Bulboro (1918)
The Adventure of Heine (1919)
The Fighting Scouts (1919)
The Book of all Power (1921)
Flying Fifty-five (1922)
The Books of Bart (1923)
Chick (1923)
Barbara on Her Own (1926)
This England (1927)
Livros não ficcionados
Famous Scottish Regiments (1914)
Field Marshal Sir John French (1914)
Heroes All: Gallant Deeds of the War (1914)
The Standard History of the War (1914)
Kitchener's Army and the Territorial Forces: The Full Story of a Great Achievement (1915)
1925 - The Story of a Fatal Place (1915)
Vol. 2-4. War of the Nations (1915)
Vol. 5-7. War of the Nations (1916)
Vol. 8-9. War of the Nations (1917)
Tam of the Scouts (1918)
People (1926)
Argumentos[editar | editar código-fonte]
King Kong (1932, faleceu antes de o completar)
Peças teatrais[editar | editar código-fonte]
The Ringer (1929)
On the Spot (1930)
The Squeaker (1930).

fonte de origem:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Edgar_Wallace