06/02/2016
| 06h00
Ilustrarquia
chega em março para fazer companhia à Ugra Press - que, recentemente, deixou de
ser uma loja apenas virtual
Há
seis meses a cena se repete. Douglas Utescher abre a porta da loja 116 da
Galeria Ouro Velho, na Augusta, olha ao redor, respira fundo e sente aquele
orgulho: “Eu tenho uma livraria”. Ele, 38, e Dani, 32, são donos da Ugra Press,
que começou como editora em 2010, virou loja virtual em 2013, participou de
várias feiras de livro e, em agosto do ano passado, inaugurou sua primeira loja
física. Dedicada desde sempre a publicações independentes, sobretudo a HQ, a
Ugra conquistou seu espaço numa cidade que já contava com lojas bem
estabelecidas, como a Comix, HQ Mix, Gibiteria, Monkix, Cidade de Papel e
Terramédia, Banca Tatuí, entre outras, além de sebos especializados. Cada uma,
no entanto, tinha um perfil diferente. No próximo mês, depois de tanto investimento,
ela deve fechar pela primeira vez no azul. E também em março, ela vai ganhar
nova concorrente.
A
história começa com a publicação do Anuário de Fanzines, Zines e Publicações
Independentes - o primeiro dos 15 títulos lançados pela Ugra. “Vimos que havia
uma quantidade grande de material sendo produzido e que as pessoas não
conheciam. Eu tinha, sim, o desejo de editar, mas surgiu também o desejo de dar
visibilidade para esse material que já existia”, diz Douglas. O acesso a essa
produção é difícil. “Se a pessoa quer comprar 10 livros, ela tem que falar com
10 autores diferentes, fazer 10 pagamentos diferentes, receber 10 envelopes. A
ideia da loja virtual surgiu nesse contexto”, completa. Ela foi inaugurada com
30 títulos. Os clientes foram chegando, pedindo um título aqui e outro ali, e o
acervo foi crescendo aos poucos. Hoje, são cerca de 1.500 títulos.
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