domingo, 13 de outubro de 2019

Domingo Na Usina: Biografias:Maria Ofelia Medina Torres:



 ( Merida , Yucatan , 4 de Março de 1950 ) é uma atriz , escritor , produtor e ativista social, mexicana .
Biográfica 
Ele estudou interpretação com Lee Strasberg em Los Angeles . Ele fez sua estréia no cinema em 1968 no Pax? , De Lobo Rilla , durante os Jogos Olímpicos de México 1968 .

Ele participou em filmes Patsy, Meu Amor , O descalço Águia de Alfonso Arau , A mariposa para o resgate , Nocturno a Rosario , que cor é o vento , Piranhas amor na Quaresma , Gertrudis de Ernesto Medina , baseado na vida de Gertrudis Bocanegra , vozes inocentes , a lenda de Nahualá e multi-prêmio - ganhando filme sobre Frida Kahlo Frida Still Life of Paul Leduc e performances por Juan Jose Gurrola (no papel de Diego Rivera ), Max Kerlow , Gina Morett , Margarita Sanz , Salvador Sanchez e Claudio Brook (no papel de Guillermo Kahlo , Frida 's pai), entre outros.

Na televisão, ele estrelou em as telenovelas Lucia Sombra , jovem (telenovela que gerou um grande sucesso, enquanto trabalhava para Televisão Independente de México , Paloma , Rina com Enrique Alvarez Felix , a glória eo inferno e Lifetime , dirigido por Hector Mendoza , foi baseado na vida de Maria Conesa e outras sopranos e atrizes de o final do século XIX e início do XX ,. entre outros participaram pela vida telenovela gravou uma participação no Peru e parte no México, e foi uma nova versão do famoso "Viver um pouco" .Realizó uma participação especial no coração aberto .

Ele é entrevistado para o documentário cidade Juarez, onde as mulheres são descartáveis ​​( 2006 ).

No teatro foi conduzido pelos diretores mais importantes do México. Entre suas obras mais destacadas são Conejo Blanco , Traição de Harold Pinter , A Conspiração de Cocagne , desejo de Victor Hugo Rascon Banda , Cada quien su Frida e Intimamente Rosario de Chiapas , os dois últimos escrito, dirigido e interpretado por ela mesma.

Ele participou de mostras Mulheres sem medo: estamos todos Atenco sobre a supressão de San Salvador Atenco em de Maio de de 2006 e pertence ao grupo de mesmo nome, juntamente com Begoña Lecumberri , Carmen Huete, Francesca Guillén e Humberto Robles , entre outros. Em 2008 ele era parte da série Mulheres Assassinas no Capítulo Monica, encurralado com o Irão Castillo .

Era parte da novela O Rei e Segredos de Família na TV Azteca , em 2013, e em 2015 telenovela antagoniza tanto amo jogar Silvia Iturbide Vda. Lombardo

Confiança leva a saúde das crianças indígenas no México.

Ele também participou no vídeo da música de Maria, tema da banda mexicana Café Tacuba .

Carreira [ editar ]
Telenovelas [ editar ]
Tanto Amor (2015) - Silvia Lombardo
Segredos de Família (2013) - Nora Vda. Ventura
O Rei (2012) - Manuela San Vicente de Rey
Abra o coração (2011) - Irene
Lifetime (1996) - Isabel Duval Valdemoros / Elena
Glória e do Inferno (1986) - Inés Arteaga
A Lifetime (1986) - Alejandra Pastora
Rina (1977) - Rina Galeana Zubizarreta
Paloma (1975) - Paloma Romero
A hiena (1973) - Isabel Solis
A senhora nova (1972) - Susana Ricarte
Máscaras (1971)
Lucia Sombra (1971) - Lucia Sombra
Series [ editar ]
Mulheres assassinas (2008) - Beatriz Duvignaud Capítulo Monica, encurralados
A hora marcada (1988) - Capítulo "Concerto para a mão esquerda"
Cinema [ editar ]
Panorama (2013) - Ophelia
Os Olhos Azuis (2012) - Yaxte
Memórias de minhas putas tristes (2011) - Mulheres cinzentas
Colombiana (2011) - Mom
Bons Ervas (2010) - Lalá
Nahualá Legend (2007) - Nahualá
Eu amo Miami (2006) - Dona Emilia
Alabastrine Feminino (2006)
die un bel (2005)
água e sal (2005) - Olvido
Eutanásia Clube (2005) - Director
Valentina (2004)
Vozes inocentes (2004) - Mama Toya
Ezequiel a voar (2004)
Quando você fala de amor (2002) - Graciela Garbo
Antes do Anoitecer (2000) - A dona da casa
Couleur Havane (1999) - Mayra
Para amar (1994)
A Wall of Silence (1993) - Silvia
Terror íntima (1992)
Nocturno um Rosario (1992) - Rosario de la Peña
Gertrudis (1992) - Gertrudis Bocanegra
Imunidade Diplomática (1991) - Sara Roldan
Longo caminho a Tijuana (1991)
Orgia de terror (1990)
Frida Still Life (1983) - Frida Kahlo
lote de óleo: A cabeça da hidra (1981)
bocal de pessoas (1981)
Um pesquisador incomum (1978) - Alora
feriado Misteriosa (1977) - Elisa
A mariposa para o Resgate (1976) - Elisa
fungos Man (1976) - Lucila
A Casa de Bernarda Alba (1974) - Adela
Um e uma meia Contra o Mundo (1973)
Que cor é o vento (1973)
Apolinar (1972)
Rainha Boneca (1972) - Amilamia
Mudança (1971)
The Barefoot Águia (1971) - Chona
The Gates of Paradise (1971) - Lucia
Não eram três (1971)
Paraíso (1970) - Magaly
Aumento das filhas (1970)
Figuras Areia (1970)
Piranhas amo na Quaresma (1969) - Aminta
Impure (1969)
Patsy, Meu Amor (1969) - Patsy

Pax? (1968).

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Domingo Na Usina: Biografias:Ana Colchero Aragones:




(n. Veracruz ; 9 em fevereiro de 1968 ) é um economista, atriz mexicana e escritora.
Biografia 
Filha de imigrantes espanhóis, estudou economia na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e se mudou para a França para se preparar para o desempenho.

Aos 19 anos fez sua primeira aparição na tela pequena no melodrama Os anos perdidos , onde compartilhou créditos com Rogelio Guerra , Alejandro Aragon e Silvia Pasquel , entre outros. Ele mais tarde trabalhou em telenovelas como: Eu não acredito em homens e destino , então seria o antagonista Valeria y Maximiliano e mais tarde condessa Aimee Altamira uma das estrelas da telenovela selvagem no coração , este último ao lado de Edith González e Eduardo Palomo . Em 1995, seu primeiro papel foi no tempo telenovela da Televisa Alondra , ao lado de Gonzalo Vega , Ernesto Laguardia e Marga López , entre outros. Esta produção levou ao sucesso e ele ganhou reconhecimento internacional.

A atriz se aposentou da Televisa e começou uma fase curta na TV Azteca, a mesma em que ele estrelou Nada pessoal , no qual ela interpretou "Camila de los Reyes". Desta vez, ele compartilhou créditos com Demian Bichir , Jose Angel Llamas , Rogelio Guerra e Lupita Ferrer . Esta novela se tornou um sucesso, mas antes de terminar as gravações, Colchero processou a emissora por quebra de contrato nos tribunais, que ganhou cinco anos depois. Nada pessoal era simultaneamente o primeiro melodrama de Azteca Digital e ele disse à platéia que provavelmente contemporâneo com questões como a corrupção eo tráfico de drogas história.

Sua ação contra a TV Azteca e Televisa sua aposentadoria significava o veto final na tela pequena mexicana, uma vez que até agora não voltou para ela. Em 1999, ele estrelou na telenovela peruana Isabella, mulher no amor com Christian Meier ; Também tem participado em peças como Senhorita Julia por August Strindberg , Don Juan Tenorio , professor Milagrosa e direitos das mulheres.

Ele se envolveu em filme em 1989 com o filme Rosa de dos aromas , o trabalho que foi seguido por No malo hay quinto e as delícias do casamento. Em 2002, a atriz foi escalada filmes balanço diabo e Acosada.

Colchero envolvidos com as causas indígenas em Chiapas e outras partes da República Mexicana .

Em 2006, Colchero era parte da campanha para protestar contra os mortos em Ciudad Juarez , Chihuahua e foi o organizador do evento "Mulheres Sem Medo: todos nós somos Atenco" em nome das mulheres agredidas em San Salvador Atenco , Estado do México , por forças policiais.

Que 2006, acompanhado por o escritor José Agustín e atores, como Gonzalo Vega, Edith Gonzalez e Alberto Estrella , Colchero apresentou o seu primeiro romance intitulado de Die, publicada pela Editorial Planeta.

Seu segundo romance The Children of Time, uma distopia definida em 2060 na cidade de Nova York, foi publicado em Espanha por publicar os livros esfera, foi colocado à venda nas livrarias no dia 8 de maio de 2012, e pelo selo da Editorial Santillana, Soma de cartas, no México.

Nascemos mortos seu terceiro romance, publicado por um crowdfunding, que conta a história de uma família em Mazatlan sofreu um produto golpe devastador da violência generalizada em todo o país.

O mistério de chez Rostand, do outro lado do tempo, e com a minha própria mão são os títulos dos contos de autor.

Vida pessoal [ editar ]
Atriz, que é conhecido por seu ativismo político. [ Carece de fontes? ]

Carreira [ editar ]
Telenovelas [ editar ]
Isabella, mulher no amor (1999) - Isabella Linares de Alvear / Clara "Claire" Riveau de Alvear
Nothing Personal (1996) - Camila de los Reyes # 1
Alondra (1995) - Alondra Diaz real
Selvagem no coração (1993) - Condessa de Altamira Aimeé Alcazar y Valle
Valeria y Maximiliano (1991) - Susana Landero
Yo no creo en los hombres (1991) - Maleny Ibáñez
Destino (1989) - Monica de la Mora
Os Anos Perdidos (1987)
séries de TV [ editar ]
Anabel!
a teia
Em sua melhor forma
A hora marcada (1986)
Sua vez (2003) Canal 22 de televisão Metropolitana
Filmes [ editar ]
Assediado (2002)
Balançar Diabo (2002)
As delícias do casamento (1994)
No malo hay quinto (1990)
Rosa De Dos aromas (1989)
Blood Feast
Teatro [ editar ]
O professor milagrosa
Don Juan Tenorio
Os direitos das mulheres
Mulheres sem medo: We Are All Atenco
Livros [ editar ]
Entre dois fogos (2006) - Editorial Planeta.
The Children of Time (2012) - Editorial Sphere Books, Espanha.
Nascemos mortos (2013) - Editorial Mort Né.
Por minha própria mão (2013) - Editorial Mort Né.
O mistério do Chez Rostand (2013) - Editorial Mort Né.
Prêmios [ editar ]
TVyNovelas Prêmios [ editar ]
ano      categoria         novela resultado
1994    Melhor revelação feminina     Coração Selvagem      vencedor
1991    Melhor Jovem Atriz   destino            nomeado
Você Prêmios [ editar ]
ano      categoria         novela resultado

1994    Melhor atriz coadjuvante       Coração Selvagem      vencedor.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Laura Esquivel:



 (Cidade do México, 30 de setembro de 1950) é uma escritora mexicana, autora do best-seller Como Água para Chocolate.

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Escritora mexicana, Laura Esquível nasceu a 30 de Setembro de 1950, na cidade do México. Oriunda de uma família católica, manteve, no entanto, desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na sua juventude, a estudar as filosofias orientais, a praticar a meditação e seguir uma dieta vegetariana. Não obstante, foi grandemente influenciada pela avó, autêntica matriarca da família, que se costumava reunir com as mulheres na cozinha, lugar que Laura Esquível veio a considerar ideal para que o sexo feminino possa partilhar pensamentos íntimos. Trabalhou como educadora de infância mas, dada a escassez de materiais didácticos, começou ela própria a escrever peças de teatro para as crianças. Passou depois a contribuir como dramaturga para a cadeia de televisão pública infantil. A ocasião propiciou-se para que pudesse estudar Cinema e, durante a sua aprendizagem, conheceu o actor Alfonso Arau, com quem veio eventualmente a casar. Em 1985 estreou-se como argumentista, com o filme Guido Guán Y Los Tacos De Oro, obra nomeada para o Prémio Ariel da Academia das Ciências e Artes Cinematográficas. Decidiu prosseguir com um novo argumento, mas tendo sido desencorajada a rodá-lo devido à escassez de fundos necessários, optou por convertê-lo ao formato de romance. Surgiu assim Como Agua Para Chocolate (1989, Como Água para Chocolate), romance que contava a história de Tita de La Garza, e cuja acção decorre no princípio do século XX, no Norte do México, à beira da Revolução. Como é tradicional nesse país, Tita, por ser a filha mais nova, não se deve casar, para que possa cuidar da sua mãe na velhice. Um sucesso de vendas considerável e internacional, o livro acabou por ser adaptado para o cinema em 1993, arrebatando dezoito galardões internacionais. Consagrada como escritora, Laura Esquível continuou a produzir obras de ficção, publicando entre outros volumes, os romances La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor), Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar) e Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo), e uma recolha de contos com o título Intimas Suculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tradado Filosófico de Cozinha). O Livro das Emoções é uma de suas mais recentes obras. A obra Malinche, que trata da conquista do México pela coroa espanhola foi publicado em 2006. No início de 2014, lançou o seu mais novo livro, A Lupita Le Gustaba Planchar.

fonte de origem;

Domingo Na Usina: Biografias:Aníbal Núñez San Francisco:



( 1944 - de 1987 ), poeta , pintor , escritor , tradutor espanhol .

Fotógrafo filho José Núñez Larraz e Angela San Francisco, nasceu em Salamanca . Estudou filologia moderna na Universidade de Salamanca . Traduzido, entre outros, Propércio , Catulo e Rimbaud .

Ele treinou em sua cidade natal. Ele estudou na Faculdade de Letras da Faculdade de Belas e Belas Artes de San Eloy, e da Escola de Artes e Ofícios. Ele escreveu numerosos livros de poesia e deixou uma não menos abundantes pinturas. Estamos diante de um homem altamente educado que sabia expressar em duas linguagens artísticas, um plástico, outra poéticas com grande facilidade e conhecimento e que ele reconheceu na tradução o melhor exercício para desenvolver a capacidade técnica do poeta. Apesar da unidade inegável e originalidade de seu reconhecimento do trabalho na vida era muito parcial e intermitente: tendo mesmo publicou seu segundo livro (Fables doméstica) desejo expresso Manuel Vazquez Montalban em Ocnos (um dos publicação repartição mais racional importante), a crítica ignorou seu trabalho. Aníbal Núñez teve problemas para publicar o resto de seus livros, e aqueles que cruzou o limiar da inédita frequentemente sofreu numerosos entraves e restrições. Esta situação fez a maior parte dos livros que ele publicou tinha sido escrita pelo poeta muitos anos antes. Hoje crítica tem grande dificuldade em classificar seu trabalho -cada vez reconocida- em uma das tendências da poesia espanhola contemporânea

Pode-se dizer, em geral, mas limitada à obra poética de Aníbal Núñez articula-se em princípios substanciais; queremos dizer os pontos do incidente crítico e parece concordar:

dissociação entre a realidade e significado,
a concepção de sua criação como uma obra aberta, e
a dissolução da história em linguagem poética (Muñoz, 1999).
Trabalhar [ editar ]
29 Poemas (em colaboração com Angel Bolivar), 1967
Fábulas domésticos, 1972
natureza irrecuperável, 1972-1974
impressões no exterior, 1974
Definição de seiva de 1974
casa inacabada de 1974
Figura em uma paisagem, 1974
feiticeiro oficina de 1979
Quartzo de 1981
Trino Pond, 1982
Primavera solúvel, 1978-1985
Elevação da ruína de 1983
Key to the Three Kingdoms de 1986
Cristal Lorraine de 1987
postumamente:

Poesia concluída em dois volumes (Edição Fernando R. da Flor e Esteban Pujals Gesalí. Madrid, Hyperion, 1995).
Maletas [1961-1973], de 2007. (Manuscrito não publicado; ed por R. de la Flor e Germán Labrador.)
Referências 
Casado, Miguel: The Blue Door: poética de Aníbal Núñez, Madrid, Hyperion, 1999
Casado, Miguel: "Reading Aníbal Núñez '. Especificações Hyperion Poesia, Nr. 5-6 Aníbal Núñez (1944-1987), Madrid, Sommer 1987, pp. 92-107
Casado, Miguel: "The Blue Door" ( "letras de câmbio" Nr 1, Cambio 16, 16. März 1992.)
Casado, Miguel: "Olhando para o silêncio" ( "Livros", Diario 16, 4. Juni 1992)
Casado, Miguel: "Os livros do ano". A Nr Grouse. 76-77 (Setembro-Oktober 1992)
Casado, Miguel: "O que inútil como uma escolha moral: os livros póstumos Aníbal Núñez" Insula 553 (Januar 1993), pp. 16-17
Casado, Miguel: "O que não se repete," The Grouse Nr 116-117 (1996), S. 91-93.
Casado, Miguel: "A poética de Aníbal Núñez" Space / Espaço Escrito 11-12 (Herbst-Inverno 1995), pp. 55
Casado, Miguel, "Deixe a água que diz: uma leitura de elevação da ruína" Insula 606 (Juni 1997), pp.15-18
Casado, Miguel: The Blue Door: poética de Aníbal Núñez, Madrid: Hyperion 2000
Casado, Miguel (ed.), Vôo mecânica, Madrid 2008
Muñoz Morcillo, Jesus, "Tradição clássica em Aníbal Núñez," A sobrevivência da Antiguidade greco-romana na cultura européia da segunda metade do século XX (Literatura, Arte, Pensamento Político), Thessaloniki 2000, pp. 334-366
Muñoz Morcillo, Jesus: "A poesia de Aníbal Nuñez", Journal of Mathematical No.22, Madrid 1998

Rodriguez de la Flor, Fernando (2012). Vida danificada Aníbal Núñez. Salamanca: Delirio.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: José Maria Alvarez:

            


Nascido em Cartagena (Espanha), em 31 de maio de 1942.
Formou-se em Filosofia, Geografia especialidade e História (Universidade de Madrid e Murcia) e também estudou filosofia pura (Universidade de Madrid) e cursos de Raymond Aron (La Sorbonne e do College de France). Sua vida tem sido dedicada à literatura e viagens.
Ela tem dois filhos - Michael (1964) e Rafael (1966) - de seu primeiro casamento. Atualmente, ele reside no Levante Coast e Paris espanhol, com sua esposa Mari Carmen.
Suas primeiras performances literárias teve lugar em 1957 no Salão Cultural da Caja de Ahorros del Sureste: organização Cine-clubes, palestras, teatro, etc. A partir deste período data suas primeiras publicações: ALMA E POESIA E PSIQUE.
JORNAL DA ARTE E PENSAMENTO: sua poesia publicada em uma revista nacional parece tão cedo quanto 1959. E em 1961 foi publicado pela primeira vez fora da Espanha, sendo transportados em Les Lettres Françaises (Paris).
Ele deu leituras de seus poemas e conferências e estes são publicados (e alguns de seus romances) em os EUA, França, Itália, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, China, México, Canadá, Senegal, Tunísia, Iraque,

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Juan Luis Panero:



(Madrid, 1942) poeta espanhol. Filho do poeta Leopoldo Panero e escritor Felicidade Blanch começou a correr Direito e de Artes, mas não terminou qualquer um. Mais tarde ele foi para Paris e Londres, cidades onde estudou francês e Inglês e Literatura e Linguagem. Ele viajou pela Europa, Oriente Médio, África do Norte, os EUA eo México. Neste último país viveu e trabalhou para uma editora americana.


Sua primeira coleção de poemas foi Quantum Leap (1968), no qual ele partiu da retórica culturalista vigente para refletir com amargura e pessimismo sobre a experiência individual. truques posteriormente liberados morte (1975), os desaparecimentos e as falhas (1975) e Castaway Testamento (1983). Com jogos para adiar a morte (1984), a primeira antologia de seus poemas, figurou com destaque na nova geração de poetas lugar. Ele também publicada antes que a noite vem (1985), Galeria de Fantasmas (1988), viagens sem fim (1993), e Enigmas e despedidas (1999). Junto com a experiência do amor e da passagem do tempo, o suicídio é um dos principais temas de sua poesia.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias:Orígenes Lessa:



Foi jornalista, contista, novelista, romancista e ensaísta. Em 9 de julho de 1981 foi eleito para a Cadeira número 10 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Osvaldo Orico. Foi recebido em 20 de novembro de 1981, pelo acadêmico Francisco de Assis Barbosa.

Filho do pernambucano Vicente Themudo Lessa, historiador, jornalista e pastor protestante, e de Henriqueta Pinheiro Themudo Lessa, foi com a família para São Luís do Maranhão em 1906, onde morou até os 9 anos. Da experiência de sua infância resultou o romance "Rua do Sol". Em 1912, voltou para São Paulo. Dos 19 aos 21 anos, ficou num seminário protestante.

Em 1924, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Separado voluntariamente da família, lutou para se sustentar, dedicando-se ao magistério. Completou o curso de educação física e chegou a dar aulas de ginástica. Ingressou no jornalismo, publicando os seus primeiros artigos na seção Tribuna Social-Operária de "O Imparcial". Em 1928, matriculou-se na Escola Dramática do Rio de Janeiro, dirigida, então, por Coelho Neto, romancista aclamado como o "Príncipe dos Escritores Brasileiros".

Ainda em 1928, voltou para São Paulo, onde ingressou como tradutor no Departamento de Propaganda da General Motors, ali permanecendo até 1931. Em 1929, começou a escrever no "Diário da Noite", de São Paulo, e publicou a primeira coleção de contos, "O Escritor Proibido", calorosamente recebida por Medeiros e Albuquerque, João Ribeiro, Menotti del Picchia e Sud Menucci. Seguiram-se a essa coletânea "Garçon, Garçonnette, Garçonnière", menção honrosa da Academia Brasileira de Letras, e "A Cidade que o Diabo Esqueceu".

Em 1932, tomou parte ativa na Revolução Constitucionalista, durante a qual foi preso e encaminhado para o Rio de Janeiro. No presídio de Ilha Grande, escreveu "Não Há de Ser Nada", reportagem sobre a Revolução Constitucionalista, e "Ilha Grande, Jornal de um Prisioneiro de Guerra", dois trabalhos que o projetaram nos meios literários. Nesse mesmo ano, ingressou como redator de publicidade na N.Y. Ayer & Son, atividade que exerceu durante mais de 40 anos em sucessivas agências.

Voltou à atividade literária, publicando a coletânea de contos "Passa-três" e, a seguir, a novela "O Joguete" e o romance "O Feijão e o Sonho", obra que conquistou o Prêmio Antônio de Alcântara Machado e teve grande sucesso, tendo sido adaptada para uma novela de televisão.

Em 1942 mudou-se para Nova York para trabalhar no Coordinator of Inter-American Affairs, tendo sido redator da NBC, em programas irradiados para o Brasil. Em 1943, de volta ao Rio de Janeiro, reuniu no volume "OK, América" as reportagens e entrevistas escritas nos Estados Unidos. Fez novas coletâneas de contos, novelas e romances. A partir de 1970, dedicou-se também à literatura infanto-juvenil, chegando a publicar, nessa área, quase 40 títulos.


Recebeu inúmeros prêmios literários: o Antônio de Alcântara Machado (1939), pelo romance "O Feijão e o Sonho"; o Carmem Dolores Barbosa (1955), pelo romance "Rua do Sol"; o Fernando Chinaglia (1968), pelo romance "A Noite sem Homem"; o Luísa Cláudio de Sousa (1972), pelo romance "O Evangelho de Lázaro".

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