2. Julho 1724 em Quedlinburg; † 14 de Março de 1803 em
Hamburgo) foi um alemão poeta. Ele é considerado um importante representante da
sensibilidade.
Anna
Maria Klopstock, nascido Schmidt, pinturas de Benjamin Calau, 1770 Gleimhaus
Halberstadt
Birthplace
em Quedlinburg (Foto setembro 1952)
Vida
Friedrich
Gottlieb Klopstock cresceu como o mais velho de 17 crianças em um pietista à
família. Seu pai, Heinrich Gottlieb, filho de um advogado, era principesca
mansfeldischer Commissionsrath e tinha domínio Friedeburg no condado de
Mansfeld alugada, de modo que por 1732 1736 Friedrich Gottlieb passou a sua
infância até a tarefa de alugar aqui. Sua mãe tinha Annamaria um oficial do
conselho, e comerciante de Langensalza ao Pai. [1] [2]
Klopstock
memorial de pedra no país Pforta
Depois
de visitar o Ginásio Quedlinburger Friedrich Gottlieb Klopstock veio com a
idade de 15 anos na escola do príncipe em Schulpforte, onde recebeu uma
educação humanista completa. Klopstock ler os clássicos gregos e latinos:
Homer, Pindar, Virgílio e Horácio. Ele também fez as primeiras experiências
poéticas próprias e elaborou um plano inicial para o Messias.
Em
1745 ele começou um estudo da teologia protestante em Jena e escreveu lá, as
três primeiras músicas do Messias, que ele inicialmente em prosa que atracam.
Após se mudar para Leipzig, a planta estava no ano seguinte hexameter formado.
O aparecimento das primeiras peças de 1748 nas contribuições Bremer causou
sensação e tornou-se o modelo de Messiaden -Literature sua época. Em Leipzig
Klopstock também criou o primeiro Oden. Após a conclusão dos estudos teológicos
ele tomou (de acordo com o costume de toda a teologia candidato) em Langensalza
um tutor privado para. Nos dois anos de sua estadia em Langensalza Klopstock
experimentou o amor apaixonado pela menina Maria Sophia Schmidt, a intoxicação
de esperança, decepção e, finalmente, a elegia da renúncia. Isso significava
que ele escreveu a mais bela de seu ex-Oden para o amante inacessível nestes dois
anos.
A
publicação de Oden provocou uma tempestade de entusiasmo entre os opositores do
até então predominante "razoável" Poética Johann Christoph Gottsched.
Era o nascimento da poesia pura.
Houve
contactos com Johann Jakob Bodmer empate, o Klopstock após Zurique convidados,
onde este 1750 viajou. [3] Depois de oito meses, ele foi a convite do rei
Frederick V por Dinamarca. Ele poderia completar o seu trabalho pelo apoio
Frederick. Isto deu-lhe uma pensão vitalícia de 400 anos (mais tarde 800)
Taler. Três anos de sua vida ele passou na Dinamarca.
Em
10 de junho de 1754 casou-se com Klopstock Margareta (Meta) Moller, que ele
conheceu em 1751 em Hamburgo, em seu caminho para Copenhagen. Ela morreu em 28
de novembro de 1758 em um natimorto. Trinta anos se passaram Klopstock não
poderia esquecê-los e cantou-los em suas elegias. Só na velhice (1791) casou-se
com o Hamburgo, Johanna Elisabeth Dimpfel Verw. de Winthem (1747-1821), que era
uma sobrinha de Meta Moller.
O
túmulo de Klopstock na Igreja Cristã em Hamburg-Ottensen
1759-1762
viveu Klopstock em Quedlinburg, Braunschweig e Halberstadt, em seguida, viajou
para Copenhague, onde permaneceu até 1771 e exerceu uma grande influência na
vida cultural na Dinamarca. Além do Messias, que finalmente apareceu em 1773
completamente, ele escreveu dramas, por exemplo Hermann Batalha (1769). Ele
então virou-se para Hamburgo. 1776, mudou-se a convite do Margrave Karl
Friedrich von Baden temporariamente por Karlsruhe. Depois de sua morte em 14 de
marco de 1803 a idade de 78 anos ele estava em 22 de março de 1803 grande
simpatia da população, além de Meta no cemitério da Igreja Cristã em Ottensen
enterrado. Uma guarda de honra de 100 homens acompanhado a transferência do
corpo de Hamburgo para Ottensen, e mais de uma centena de músicos e cantores
vestidos de branco apareceu na cerimônia de funeral na Igreja Cristã com.
Johann Peter Sternhagen descreveu o funeral em 1837 como "uma das coisa
mais solene que nunca se tornar um estudioso da Alemanha a parte." [4]
Klopstock
era um membro da Hamburg Loja Maçônica den Zu Drei Rosen. Desde 1802, ele era
um membro estrangeiro da Academia de Inscrições e Belas Letras.
Em
Quedlinburg informa um museu sobre o poeta. 1831 no parque local Brühl um em
uma iniciativa de cidadania a partir de 1824 retornando Monumento [5] [6] de
Schinkel e Wollin inaugurada.
Fábrica
Idéias
e motivos
Como
um pai do alemão idéia de estado-nação Klopstock era partidário do French Revolution,
que no poema de 1789 vos Kennet chamados "nobre ação do século"; Os
alemães chamaram Klopstock também sobre a Revolução. 1792 tomou-o pela
Assembleia Nacional francesa como um homem livre diante. [7] Mais tarde, porém,
ele atacou os excessos da revolução no poema O jacobinos de 1793. Aqui, ele
criticou o regime jacobinos que havia surgido a partir da Revolução Francesa,
como uma cobra em toda própria França ventos.
Klopstock
iluminados utopia, a República alemã de Letras (1774) é um conceito que para
tão incapaz de governar começa viram Prince governar uma elite educada no
poder. A República é de vereadores, alianças e as pessoas a reger-se, com o ex
- devem ser dadas as maiores poderes, alianças e as pessoas proporcionalmente
menos - do que os mais sábios. A "máfia", no entanto, iria ficar mais
de um Schreier na dieta porque ousou Klopstock as pessoas sem soberania do povo
para. A educação é o maior bem nesta república e seu apoio qualificado para
cargos mais elevados. De acordo com o erudito manuseio é extremamente nesta
república pacifista para: Como punições entre os estudiosos estimado Klopstock
sniff, vaias e carranca. Este formulado requisitos especiais para o executor:
"Quem
quer ser um ela, deve ter propriedades principalmente Zwey, ou seja, um grande
Geschiklichkeit, aos gestos que expressam muito; Ela e um besondres wobey rosto
larvas vornämlich obter o tamanho e forma do nariz em consideração. O Lacher
zombaria tem exceto este (mas ele fica ainda mais imortalizado Maculatur ao
grau do que o outro) tem uma voz muito forte, ainda áspera. É habitual o wol
Schreyer absolver do exílio, e elevar-se dele rir se o nariz tem as
propriedades necessárias para o desempenho. "[8]
Klopstock
céu noção cunhada pelas realizações científicas de Copérnico e Kepler não é uma
auto-contido céu antiga cujas estrelas são deuses e heróis. Sua esfera celeste
é sim uma harmonia mundial, o ritmo ea simetria das esferas. Por isso, é a
primeira canção do Messias:
"No
meio desta assembléia o sol nasce no céu,
redonda,
imensurável, o arquétipo do mundos riqueza
de
toda a beleza visível, que, como fluxos voláteis,
ordem,
imitando-o através do espaço infinito, derrama.
Então
ele se vira, sob o Eterno para si mesmo. Quando ele se vira, soou por ele nas
asas dos ventos, às margens dos Suns as harmonias esféricas alta mais. As
canções do harpista divina Schallen com poder como animando para onde. Este,
concordou tons Executa ouvintes imortais frente alguns elogios sobre ".
Goethe
é este o punho pegar novamente. O "Prólogo do Céu" começa:
"O
sol se afogou depois de velha forma
no
irmão esferas canção rival,
E
suas viagens vorgeschriebne
aperfeiçoa
com trovões Gang."
Significado
e recepção [editar]
Klopstock,
mezzotint por JE Haid
Klopstock
deu novo impulso da língua alemã e pode ser considerado como um pioneiro para a
próxima geração lo. Ele foi o primeiro, com seu Messias hexameter usado na
poesia alemã, e seu confronto com o "hexameter alemão", como ele a
chamava, o levou a sua teoria da Wortfuß. Isso pavimentou o caminho para ritmos
livres, como então, por exemplo, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich
Hölderlin usado. Klopstock também lutou contra o uso rigoroso de rima após
Opitz corte escola. Ele deu o poetas nova dignidade profissional, vivida pela
autonomia artística do poeta, e assim libertou o selo dos poemas didáticos de
Versifikateure. [9]
Klopstock
é considerado o fundador da experiência da poesia alemã e irracionalismo. Sua
influência se estendeu por grande parte do Age of Enlightenment. Mas ele não
era como a maioria iluminista da razão, mas é obrigado a chamada sensibilidade
atribuída. Em 1779, ele cunhou o termo interioridade, que ele descreveu como um
dos nove elementos da representação poética ". A interioridade, ou elevar
a natureza mais íntima real da matéria" [10] Além disso, é considerado
como um grande pioneiro do movimento de Sturm und Drang , Em Werther mostra
efeito Klopstock em Goethe:
Fomos
para a janela, ele trovejou abseitwärts eo magnífico chuva ronronou sobre a
terra, ea fragrância erquikkendste subiu em toda a plenitude de um ar quente
para nós. Ela se levantou em seus cotovelos e seu Blik permeou a área, ela
olhou para o céu e para mim, eu vi thränenvoll olho, ela colocou a mão sobre a minha
e disse - Klopstock! Eu afundei na corrente de sensações, desabafa nesta
Watchword sobre mim. Eu não ertrugs, inclinou-se em sua mão e beijou-a entre as
lágrimas mais felizes. E observou seu olho novamente - Noble! Será que você tem
a sua deificação visto neste olho, e agora eu gostaria que seus nomes tantas
vezes profanado nunca ouve menção. (Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther,
versão A)
Apesar
de todo o jovem Lessing registrado:
"Quem
não vai elogiar um Klopstock?
Mas
não é de leitura? - Não!
Nós
queremos menos aplicáveis
ser
lida e diligentemente ".
-
Lessing 1753 [11]
Lessing
chega ao ponto, o que se abateu sobre o trabalho Klopstock: Apesar de grande
reconhecimento social lhe foi dada, mas o interesse literário real no seu
trabalho ficou para trás.
Também
sobre compositores e músicos como Christoph Willibald Gluck, Carl Philipp
Emanuel Bach, [12] Andreas Romberg e Christian Friedrich Daniel Schubart feito
Klopstock impressão. Schubart poderia grandes partes do Messias por coração e
uma vez quando ele foi no Reno - ele leu o Messias em uma placa, que ele tinha
colocado no barco - um lugar inspirou-o tanto que ele subiu e cartão e livros
na Rhein voou: ". Como trovões eu fiquei ali olhando pálido e starräugig
meu querido Messias depois que fluderte como um pato tiro na água e
afundou" [13] Gustav Mahler musicado o poema A Ressurreição com as suas
próprias adições ao quinto set de seu 2. Symphony.
Configurações
mais recentes do [editar]
Richard
Strauss op.36 / 1 definição da música: The Band Rose (1897)
Manfred
Trojahn: ... companheiros silenciosos da largada noturna (1978) do poema
"Os primeiros túmulos" (1764) para soprano, flauta, violoncelo,
percussão e celesta
Heinz
Holliger: Schlafgewölk (1984) para flauta alto
Juliane
Klein: Três Canções após Klopstock (2004) para soprano e piano
Jörg-Peter
Mittmann: o Infinito (2009) ambiente livre do mesmo poema (1764), para soprano,
flauta, oboé, clarinete, viola, violoncelo e percussão
Martin
Christoph Redel: "Fique, pensamentos Friend" (2011) poema sonoro
"Os primeiros túmulos" (1764), para flauta, clarinete, viola,
violoncelo e percussão op 70 (composição para o Ensemble Horizonte).
Max
E. Keller: Mãe Natureza (2011) configuração fragmentada de poemas "A
Zürchersee" (1750) e "A celebração da Primavera" (1759) para
instrumentos de soprano e oito (composição para o Ensemble Horizonte)
Lista
de Obras [editar]
Klopstock.
Gravura em metal aço por 1760
A
partir de Klopstock "David"
Friedrich
Gottlieb Klopstock. Obras e Letras. Edição histórico-crítica. Berlim e Nova
York (Walter de Gruyter) 1974 e seguintes. (= Hamburgo Klopstock Edition).
Declamatio,
Auctores qua Poetas epopoeiae recenset FG Klopstockius (High Speech School,
1745)
Messias,
canções I - III (1748) de texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Oden
de Klopstock (1750)
Messias
canções I - V (1751) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Notícias
da nova edição mais correto do Messias (1753)
A
partir da poesia sagrado (1754-1755)
A
partir da imitação de Sylbenmasses gregos em alemão (1754-1755)
Messias
canções I - V (1755)
Messias,
cantos VI - X (1756) texto digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
A
morte de Adão, uma tragédia (1757)
Uma
observação sobre Juliano, o Apóstata (1758)
Desde
a melhor maneira de pensar sobre Deus (1758)
Sacred
Songs (1758)
Auferstehn,
ressuscitou sim você vai
Os
discípulos de Cristo Ye
Senhor,
você wollst nos preparar
Enterrar
o corpo em seu túmulo
Cansado,
alma pecadora ("a ti mesmo Deck, o liebe Seele")
A
partir da linguagem da poesia (1758)
A
partir da modéstia (1758)
A
partir do erro de julgar os outros por si mesmo (1758)
A
partir da gama de belas artes e artes plásticas (1758)
A
partir do Público (1758)
A
partir da Amizade (1759)
Reflexões
sobre a natureza da poesia (1759)
Fale
sobre a verdadeira soberania da alma (1759)
Salomão,
uma tragédia (tragédia, 1764)
Fragmentos
do XXten cantando o Messias como um Manuscrito para os amigos (1764/66)
A
partir do hexameter alemão (1767)
Título
vinheta por Daniel Nikolaus Chodowiecki o húngaro tradução de Klopstock do
"Messias"
Messias,
cantos XI - XV (1768) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
Hermanns
batalha. A Bardiet para o teatro (1769) books.google.de
Oden
e elegias (Darmstadt, 1771)
Oden
(Hamburgo, 1771) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
David,
uma tragédia (tragédia, 1772)
A
partir de um tratado sobre Sylbenmaaße (1773)
Dos
mesmos versos (1773)
Messias,
cantos XVI - XX (1773) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
A
república alemã de cartas. O seu dispositivo. Seu Geseze. História da última
legislatura. Por decisão dos vereadores por Salogast e Wlemar. (1774) texto
digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
Odes
e canções beym Clavier a cantar (música de Christoph Willibald Gluck, 1776)
Via
di Deutsche Spelling (1778)
A
partir das letras do inédito (1779)
Sobre
a linguagem e poesia: Fon uma tradução latina do Messias. Zantes Fragment
(1779)
Messias
canções I - XX (1780-1781)
Hermann
e os príncipes. A Bardiet para o teatro (1784)
Hermanns
morte. A Bardiet para o teatro (1787)
Oden
à Revolução Francesa (1790-1799)
Chamadas
gramaticais (1794)
Traduções
Cartas
Retratos
& Bustos
Anton
Hickel, retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo, 113 x 89 cm, Hamburgo, 1798
(coleção de pinturas da Universidade de Hamburgo, on-line), descrição com
Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag
Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801 , 1, Issue 3 Vol., S. 276 f.
Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
-
De acordo com o quadro anterior, de Anton Hickel
Johann
Gerhard Huck (1759-1811), litografia (mezzotint), 52 x 43 cm, Fig., (On-line,
Museus Municipais Quedlinburg / Klopstockhaus)
-
De acordo com a litografia acima de Johann Gerhard Huck
Loeser
Leo Lobo (1775-1840), gravura em cobre, 29 x 20,3 cm, (online, colecção de
retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo)
Martin
Ferdinand Quadal, Retrato, explicando isso por Alfred Lichtwark, o quadro em
Hamburgo, Vol. 2, Publisher Richter, Hamburgo, 1898, p 23 e segs., (Online
Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo) e (aqui chamado Guadall) por
Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag
Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801, Vol. 1, Issue 3, S. 274 f.
Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
Jens
Juel, Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela, ilustração e
descrição desse retrato e suas cópias, (online, Gleimhaus Halberstadt,
Porträtsammlung Amizade Temple) e Retrato do poeta Friedrich Gottlieb
Klopstock, Jens Juel (atribuído) Óleo sobre tela, 60 x 48cm, depois de 1779
(Berlim, Museus Nacionais em Berlim - Fundação do Patrimônio Cultural
Prussiano, National Gallery, Inv A II 348), (linha de índice de imagem).
-
De acordo com o quadro acima por Jens Juel
Lazarus
Gottlieb Sichling, litografia, 29 x 22,3 centímetros, (online, colecção de
retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Christian
Gottlieb Geyser, gravura em cobre, 30,3 x 20,7 centímetros, JFF Bremen,
Braunschweig, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da
Universidade de Hamburgo).
Johann
Heinrich Klinger (1766-1789), gravura em cobre, 35 x 25 cm, nem [imberga] de
1789 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de
Hamburgo).
Escola
cristã, gravura em cobre, 11,8 x 9,4 cm, 1810 (online, colecção de retratos do
Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Johann
Martin Preissler, gravura em cobre, 40,4 x 29,8 cm, 1782 (online, colecção de
retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Moedas
imagem da mama com, ver Otto Christian Gaedechens ,. F clube Hamburg Histórico
(ed.): Moedas e Hamburgo medalhas, editor Johann August Meissner, Hamburgo,
1850, pp 247-250, (books.google).
Gerdt
Hardorff, litografia, sem mais detalhes, (online, colecção de retratos do
Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
-
De acordo com a litografia acima por Gerdt Hardorff
Friedrich
Müller, gravura em cobre, 31,4 x 24 cm (online, colecção de retratos do Estado
e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Landolin
Ohmacht, busto de alabastro (12.1 cm) a 1797 bildindex.de, Museu de Artes e
Ofícios, Hamburgo. Depois de Rainer Schmidt (eds.): Letters Klopstock
1795-1798,. Vol 2, aparelho / comentário, Publisher de Gruyter, Berlim, 1996,
pp 298 e segs. (Limitado visualização no Google Book Search) são hoje um total
de 7 versões Ohmachts busto conhecidos a partir de materiais diferentes e em
tamanhos diferentes. O Klopstockhaus em Quedlinburg é um 65 cm de altura
"gesso após o original de Landolin Ohmacht" Fig. Online.
Johann
Gottfried Schadow, busto para o Walhalla, 1808, nsa linha inferior. 021 (foto
acima com honras). Por seu feito à Klopstock busto morte Schadow deveria ter
servido "extraordinariamente realista projetado Klopstock busto de
alabastro" de Landolin Ohmacht como um modelo, desmaios, Mechtild ",
impotência, Landelin Franciscus" em: Nova biografia alemão 19 (1999), p 491
f. online versão.
Marie
Elisabeth Vogel: Klopstock 1792
Johann
Caspar Füssli d. Ä., Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela,
47,5 x 38 cm, Zurique, 1750, (online Museus Municipais Quedlinburg /
Klopstockhaus)
Johann
Heinrich Wilhelm Tischbein, desenho de lápis, 48 x 34,5 cm, (Hamburgo Retratos
de Estado e de Biblioteca da Universidade de Hamburgo, on-line)
Marie
Elisabeth Vogel (1746-1810, nascido Timmermann, Verw de Boor.), Pintura a óleo
1792 do cotovelo para a direita (?): Sitting Klopstock na poltrona escura na
frente de um fundo neutro, em roupão preto e camisa branca, aberta, cabelo
branco, curto somente nos templos, sua skandierend mão esquerda, em sua mão
direita um manuscrito do décimo segundo stanza de seu 1748 Ode incorridos "The
Farewell". Atrás de uma cortina, na sombra, o busto de Homero. Por ocasião
da morte de Klopstock em 1803 pela Sociedade Patriótica emitido, anteriormente
na posse, hoje Museu de Hamburgo História, Inv. 1950/19; ver. Gisela Jaacks,
rostos e personalidades, catálogo de inventário da coleção de retratos no Museu
de História de Hamburgo I., Hamburgo, 1992, p 205 books.google. Quando Hans
Schröder: Enciclopédia do escritor Hamburgo para o Presente, Vol 4, Hamburgo
1866 No. 1964 Klopstock, Friedrich Gottlieb, nota de rodapé: .. O seguinte
pintura original ... "em 1793, mas apenas 1.803 concluída diretório cf do
sexto .. Volume 7 página Exposição de Sociedade Patriótica maio 1803 página 12,
no. 40, e as negociações id. Ges. 35. "
ligeiramente
reduzido "repetição" da imagem anterior de Marie Elisabeth Vogel por
Johann Hieronymus Barckhan (1785-1865), óleo sobre tela, 76,5 x 63 cm, 1807
Número de Inventário: A II 954, Museus Nacionais em Berlim, Alte
Nationalgalerie (online )
outros
litografias (Digital Retrato Índice de Bildarchiv Foto Marburg)
Sándor Ferenczi
fonte de origem: