domingo, 2 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Angeles Mastretta:


(Puebla, 09 de outubro de 1949) é um escritor e jornalista México, conhecida por criar personagens e ficções femininos sugestivos que refletem as realidades sociais e políticas do México.
Biografia
Seu pai, Carlos Mastretta, era um jornalista que ganhava a vida vendendo carros, Mastretta morreu quando ele tinha vinte anos, e ela também tinha que trabalhar como jornalista, enquanto estudava na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México, onde ingressou em 1971, quando ele chegou de Puebla à Cidade do México. Como a mídia ocasionais colaborador publicou os gostos de Excelsior, La Jornada, Processo e aplausos. Este último tinha uma coluna diária chamada absurdo, em que "escreveu tudo: política, mulheres, crianças, o que ele viu, o que ele sentia, literatura, cultura, guerra e todos os dias

O Centro Mexicano de Escritores as bolsas concedidas em 1974, graças ao qual ele poderia trabalhar em conjunto com outros autores renomados, entre eles Juan Rulfo, Salvador Elizondo e Francisco Monterde. Mastretta foi nomeado diretor de Difusão Cultural ENEP-Acatlán em 1975, servindo até 1977. Em seguida, ele passou a dirigir o Museu de Poplar. Em 1982, ele deixou essa posição e fez sua primeira aparição no conselho editorial da revista FEM feminista no número 24; em 1983 o fez no dia 25 e, em seguida, mais firmemente, 29-40 em 1985. Embora ainda aparece no Conselho Editorial da revista FEM, a sua participação não está mais ativo.

Mastretta participou, juntamente com Germán Dehesa, em programa de TV The travesseiro, dedicada a palestras e entrevistas (1998). Tem um blogue chamado Porto Livre e escreve regularmente na revista Nexos ,, em cujo Conselho Editorial é membro (marido, escritor Hector Aguilar Camin, dirigido a publicação de 1983-1995). Colaborou esporadicamente em jornais estrangeiros como Die Welt e El País.

Quando sua filha mais nova inesperadamente doente, Mastretta sentou-se perto do pequeno hospital e começou a contar histórias de mulheres interessantes e diferentes em sua família eram importantes em momentos críticos de sua vida. Estas histórias de mulheres que, segundo ele, "decidiu seu próprio destino", foram a inspiração para Mulheres com olhos grandes. A publicação -Tales baseado na biografia de cada uma das mulheres tinha a intenção de preservar histórias da família para a posteridade.

Ele é casado com a escritora e analista político Hector Aguilar Camin e é a irmã de Daniel e Carlos Mastretta, criadores do carro Mastretta MXT.

Mastretta sempre foi conhecido por ser um defensor do feminismo, prova disso é refletido na maioria de suas obras. O escritor fundou e grupos organizados, como a União de Mulheres na Cidade do México Antimachistas foi agraciado com o prêmio de Águia social, Porto Alegre em 2005.

O escritor de menina queria ser uma cantora, uma paixão que não confessa que cantavam em todos os lugares e sempre praticados em público, por exemplo, na interpretação de vida Arrancame na esquerda Guadalajara Feira Internacional do Livro.

O escritor
Sua carreira literária começou como tais como o poeta, ganhando uma competição com a pintura vagabunda, que se tornou um livro de 1978. Mas ele queria Mastretta poemas que ele considerava um acaso e que nunca foi levado a sério Ele estava envolvido em um romance que ele vinha planejando há anos e foi dada a oportunidade quando uma editora ofereceu para patrocinar seis meses para escrevê-lo. Assim nasceu a vida Arrancame, publicado em 1985, ele foi um sucesso imediato e ganhou Prêmio de Literatura Mazatlan no ano seguinte. Através da personagem principal, Catalina Ascencio, Mastretta alcançado neste venda desmistificar uma imagem "ideal" hospedado durante séculos a cultura dominante. O protagonista [...] é Aboca principalmente para ser mestre de seu próprio destino [...] sente a necessidade de ser criativo em seu respectivo mundo e, assim, alcançar sua realização como ser humano e como mulher. Este trabalho para Mastretta escolheu o título de uma canção de Agustin Lara rendeu-lhe fama e prestígio internacional e, ao longo de 20 anos mais tarde, em 2008, foi transformado em um filme com o mesmo título por Roberto Sneider, que também escreveu o roteiro do filme.

Este primeiro romance seguido, em 1990, os 37 vinhetas mulheres com grandes olhos e, em 1993, o livro de contos porto livre. Três anos mais tarde, ele triunfou novamente com Lovesick, que ganhou o Rómulo Gallegos Prize de 1997, tornando-se a primeira mulher que recebeu este prêmio. Desde então, ele continuou a publicar romances e se aventurou em outros gêneros, como contos e relatos autobiográficos; Algumas de suas obras foram traduzidas para várias línguas.

Prêmios e reconhecimentos [editar]
Prêmio de Literatura Mazatlan 1.986 vida Arrancame
Rómulo Gallegos Prize 1997 Lovesick
Águia Social (Porto Alegre, 2005)
Obras [editar]
Novels [editar]
Rasgue Este coração, México, 1985
Lovesick, México, 1996
Sem eternidade como o meu, México, 1999
Os leões céu, México, 2003
Histórias [editar]
Mulheres com olhos grandes, 37 balas; Seix Barral, México, 1990
Livre Porto, 29 textos curtos; Cal y Arena, México, 1993
O mundo iluminado, 35 textos curtos; Seix Barral, México, 1998
Seix Barral, maridos, México, 2007
Homens ama, México, 2008
Memórias [editar]
A emoção das coisas, Seix Barral, México, 2012
Poesia [editar]
The Wall pinta, México, 1978

Delírios, México, 1996.

Fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Eduardo Caballero Calderón:



 (Bogotá, 6 de março de 1910 - Bogotá, 03 de abril de 1993) era um renomado escritor e jornalista colombiano.

Biografia:

Eduardo Caballero Calderón foi romancista, jornalista, ensaísta, diplomata e político colombiano dotado de uma prosa fácil e clara, que estava ligado ao jornalismo em 1938 e durante anos usou o pseudônimo Swann. Ele era o filho do general liberal Lucas Caballero, irmão do escritor e jornalista Lucas Caballero Calderón, também conhecido como Klim, e pai do pintor Luis Caballero, o jornalista Antonio Caballero e escritor Beatriz Caballero que usou seu treinamento experiências diplomáticos de seu pai em Madrid (1946-1948) e Paris (1962-1968) O primeiro jornal oficial, onde ele escreveu era The Spectator, mas logo estava ligado ao El Tiempo, onde assumiu uma coluna para quase todos sua vida, assinado coluna sob o pseudônimo de Swann, e que o levou a dirigir, anos mais tarde, o suplemento literário do jornal. Eduardo Caballero Calderón sempre foi identificado por sua rigidez e domínio da técnica ao escrever. Seu estilo impecável, que dominou o ensaio como seu gênero preferido, leva-o a mencionar, em suas obras, suas experiências como um político e diplomata. Ele ocupou cargos diplomáticos em Lima, Madrid, Buenos Aires e Paris; foi embaixador da Colômbia junto à UNESCO; adjunto das Assembléias de Boyacá e Cundinamarca; Representante Câmara e prefeito de Tipacoque, Boyaca.

Trabalho publicado
Novel
A arte de viver sem sonhar (1943)
Cristo volta (1952)
Servo Sem-Terra (1954)
O tempo penúltimo (1955)
Manuel Pacho (1962)
A Noble Savage (1966) Prêmio Nadal de 1965
Cain (1968)
Chicote sapo (1975)
A Tale of Two Brothers (1977)
Teste, crônica, jornalismo e outra prosa de não-ficção [editar]
Estradas subterrâneas: ensaio de interpretação da paisagem (1936)
Tipacoque, gravuras provinciais (1940)
América do Sul terra Man ​​(1942)
América Latina: um mundo para fazer (1944)
O novo ensaio príncipe em más paixões (1945)
Breviário de Don Quixote (1947)
Letras da Colômbia (1949)
Broad é Castela (1950)
Journal of Tipacoque (1950)
Americano e europeu (1956)
História Privada de Colômbia (1960)
Camponeses (1962)
Tipacoque de ontem para hoje (1979)
Hablamientos e pensadurias (1979)
Memórias
Memórias da infância (1964)
Eu, o prefeito: sonho uma aldeia, em seguida, governá-lo (1972)
Literatura Infantil
A história de Tales (1953) [quatro volumes: Vol.1 (Os filhos dos porcos sol pastor; A traição de Francisquillo); Vol.2 (Child Admiral, o Rei de Roma; o cavalo Bolivar); Vol.3 (Tudo por um vaso; O soldado trombeta; O soldado sapateiro) Vol.4 (A estrela de Ismael; A filha de Jairo, A Paixão Segundo a filha de Jairo)
Bolívar: uma história que parece uma história (1983)
A Pedra Filosofal (2001)
Histórias
A história não pode ser contada e Outras Histórias (1981)
Co-autoria
Rabo de palha (1962) (Com: Lucas Caballero Calderón e Enrique Caballero Escovar)
Seleções e antologias de suas obras [editar]
Works (1963) [Três volumes. Conteúdo: Vol 1 (americanos e europeus, América do Sul, a terra do homem, Broad é Castela Breviário de Don Quixote O novo príncipe) Vol 2 (América Latina, um mundo de fazer, letras colombianos; História privada dos colombianos, os camponeses .. ; prólogos e conferências) Vol 3 (Tipacoque ;. Journal of Tipacoque; Servo sem-terra O Cristo de volta; A arte de viver sem sonhar; A hora penúltimo)
Saga Tipacoque (1997) (Inclui: Tipacoque, gravuras e provincial Journal of Tipacoque)
Adaptações para cinema e televisão
O nobre selvagem (adaptado para a televisão pela RTI Television em 1968)
Cain (versão cinematográfica dirigida por Gustavo Nieto Roa em 1984)
História de dois irmãos (adaptado para a televisão pela RTI Television em 1984)
Cristo volta (adaptado como telepelícula por TVCine em 1987 e dirigido por Jorge Ali Triana)

Trivia Banda de rock colombiano Aterciopelados intitulado Servo sem-terra uma das canções do álbum El Dorado; Carta mostra o drama de um camponês sem-terra, em linha com o romance de Caballero Calderón que inspira.

Fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias:Helena Araújo Ortiz:


(Bogotá, 20 de janeiro de 1934 - Lausanne, 02 de fevereiro de 2015) era um autor, crítico literário, professor de literatura latino-americana e romancista Colômbia, dedicada ao estudo das mulheres hispânicas escrita.

Biografia
Filha de Alfonso Araujo Gaviria e Emma Ortiz Márquez. Desde cedo interessou-se na literatura e na política, na inspirado por seu pai, que trabalhava para o governo colombiano de 1934 a 1961. parte Durante sua infância e adolescência viveu entre Colômbia, Venezuela, Brasil e Estados Unidos, onde seu pai era um diplomata. Ele participou Imaculada da High School (1948-1949) Washington DC graduar-se aos 15 anos. Ele continuou seus estudos na Universidade de Maryland (1949-1950) estudou literatura e filosofia. Voltar na Colômbia, ele seguiu os mesmos estudos na Universidade Nacional da Colômbia (1950-1951). Ela se casou com Pierre Albrecht Martini e teve quatro filhas, Priscilla, Gisèle, Nicole e Jocelyne. Em 1971, mudou-se com suas filhas em Lausanne, na Suíça, onde, como uma viúva, ela continuou fazendo cursos na Universidade de Genebra e na Universidade de Lausanne (Suíça).

Ele participou de seminários de literatura americana e espanhola Latina na Europa e nos Estados Unidos. Ele lecionou por muitos anos na cultura hispânica Universidade Popular de Lausanne (Suíça). A produção literária de escritores latino-americanos foi baseada em palestras ministradas em 1987 na Universidade de San Diego, Califórnia. Helena Araújo publicou obras de ficção (coleções de contos, novelas) e inúmeros artigos de crítica literária.

Ele recebeu prêmios, incluindo o Prêmio Platero 1984 Book Club espanhola da Organização das Nações Unidas para a publicação após a nadaístas Colômbia. A cidade de Lausanne e da Embaixada da Colômbia na Suíça ofereceram um tributo em 2005 para Helena Araújo por sua obra literária O Conselho Presidencial da Colômbia para a Igualdade de Género prestou homenagem a Helena Araújo em 2009, durante a Sexta Reunião de Mulheres Escritores colombiano. O jornal colombiano El Tiempo publicou uma breve memória de Helena Araújo apresentou durante a homenagem.

Ele morreu em 02 de fevereiro de 2015 a 81 anos em Lausanne, Suíça.

Publicações [editar]
Livros

Araujo, Helena (1970). O "M" das Moscas (breve antologia história). Bogotá:. Terceiro Mundo OCLC 1.968.681.
-. (1976) Sinais e mensagens (crítica literária). Bogotá:. Instituto Cultural Colômbia OCLC 2.735.167.
-. (1981) Teusaquillo Partido (romance). Bogotá: Plaza & Janes. OCLC 8.069.072.
-. (1989) The Creole Scheherazade (crítica literária). Bogotá: Universidade Nacional da Colômbia. ISBN 9789581700479. OCLC 20452454.
- Et al (2003) .. ardente e fúria (antologia de contos). Bogotá:. Planeta ISBN 9789584205650. OCLC 53047777.
-. (2007) A Dores de Carlota (romance). Medellin:. New Man ISBN 9588245427. OCLC 243824310.
-. (2009) esposa do fugitivo e Outras Histórias Travelers (breve antologia história). Medellin:. New Man ISBN 9588245656. OCLC 456670106.
Colaborações [editar]
Literatura colombiana Manual. Bogotá: Planeta e PROCULTURA (colaboração de autores), 1988. ISBN 958-614-263-9, ISBN 978-958-614-263-2.
Eles têm (antologia). Bogotá: Seix Barral, 1999. ISBN 958-614-687-1.
Publicações em revistas literárias [editar]
Revista Universidade de Antioquia
Chimera - Review of Literature
Hispamérica - Review of Literature
Revista Anthropos
Literatura: Teoria, História e Crítica
Barcarolle: Journal of Literary criação
Lingüística e Literatura
Luzes do Norte
Traduções [editar]
Inglês
Asmático: contos de mulheres latino-americanas. The Magic And The Real. New York: Modern Publisher Library, 2003.
Francês
The Cure em Choeur Ouvert à Colombie. Paris: Editions F. Majault, 1991.
"A Ferida" na revista Vericuentos (revue littéraire), No. 5. Paris, 1992.
"O poésie Mario Camelo" em Feuxcroisés (revue littéraire), No. 4. Genebra de 2002
Alemão
Breve Der offene (Torturado). Viena (Áustria): Wiener Frauenverlag de 1993.
Catoctin, Kusse Eilige und Rosen. Zurique (Suíça) Limmat-Verlag, 1998.
Italiano

"Catoctin" na revista Prosa No. 56/57 Nuova. Bergamo (Itália): Universidade de Bergamo, 2011.

Fonte de origem:

Domingo Na usina: Biografias: Laura Esquivel:



(Cidade do México, 30 de setembro de 1950) é uma escritora mexicana, autora do best-seller Como Água para Chocolate.
Escritora mexicana, Laura Esquível nasceu a 30 de Setembro de 1950, na cidade do México. Oriunda de uma família católica, manteve, no entanto, desde cedo uma certa abertura de espírito que a levou, na sua juventude, a estudar as filosofias orientais, a praticar a meditação e seguir uma dieta vegetariana. Não obstante, foi grandemente influenciada pela avó, autêntica matriarca da família, que se costumava reunir com as mulheres na cozinha, lugar que Laura Esquível veio a considerar ideal para que o sexo feminino possa partilhar pensamentos íntimos. Trabalhou como educadora de infância mas, dada a escassez de materiais didácticos, começou ela própria a escrever peças de teatro para as crianças. Passou depois a contribuir como dramaturga para a cadeia de televisão pública infantil. A ocasião propiciou-se para que pudesse estudar Cinema e, durante a sua aprendizagem, conheceu o actor Alfonso Arau, com quem veio eventualmente a casar. Em 1985 estreou-se como argumentista, com o filme Guido Guán Y Los Tacos De Oro, obra nomeada para o Prémio Ariel da Academia das Ciências e Artes Cinematográficas. Decidiu prosseguir com um novo argumento, mas tendo sido desencorajada a rodá-lo devido à escassez de fundos necessários, optou por convertê-lo ao formato de romance. Surgiu assim Como Agua Para Chocolate (1989, Como Água para Chocolate), romance que contava a história de Tita de La Garza, e cuja acção decorre no princípio do século XX, no Norte do México, à beira da Revolução. Como é tradicional nesse país, Tita, por ser a filha mais nova, não se deve casar, para que possa cuidar da sua mãe na velhice. Um sucesso de vendas considerável e internacional, o livro acabou por ser adaptado para o cinema em 1993, arrebatando dezoito galardões internacionais. Consagrada como escritora, Laura Esquível continuou a produzir obras de ficção, publicando entre outros volumes, os romances La Ley Del Amor (1997, A Lei do Amor), Estrellita Marinera (1999, A Pequena Estrela-do-mar) e Tan Veloz Como El Deseo (2002, Tão Veloz Como o Desejo), e uma recolha de contos com o título Intimas Suculencias, Tratado Filosofico de Cocina (1998, Íntimas Suculências, Tradado Filosófico de Cozinha). O Livro das Emoções é uma de suas mais recentes obras. A obra Malinche, que trata da conquista do México pela coroa espanhola foi publicado em 2006. No início de 2014, lançou o seu mais novo livro, A Lupita Le Gustaba Planchar.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Bio rafias: Friedrich Gottlieb Klopstock:



 2. Julho 1724 em Quedlinburg; † 14 de Março de 1803 em Hamburgo) foi um alemão poeta. Ele é considerado um importante representante da sensibilidade.
Anna Maria Klopstock, nascido Schmidt, pinturas de Benjamin Calau, 1770 Gleimhaus Halberstadt
Birthplace em Quedlinburg (Foto setembro 1952)
Vida
Friedrich Gottlieb Klopstock cresceu como o mais velho de 17 crianças em um pietista à família. Seu pai, Heinrich Gottlieb, filho de um advogado, era principesca mansfeldischer Commissionsrath e tinha domínio Friedeburg no condado de Mansfeld alugada, de modo que por 1732 1736 Friedrich Gottlieb passou a sua infância até a tarefa de alugar aqui. Sua mãe tinha Annamaria um oficial do conselho, e comerciante de Langensalza ao Pai. [1] [2]
Klopstock memorial de pedra no país Pforta
Depois de visitar o Ginásio Quedlinburger Friedrich Gottlieb Klopstock veio com a idade de 15 anos na escola do príncipe em Schulpforte, onde recebeu uma educação humanista completa. Klopstock ler os clássicos gregos e latinos: Homer, Pindar, Virgílio e Horácio. Ele também fez as primeiras experiências poéticas próprias e elaborou um plano inicial para o Messias.
Em 1745 ele começou um estudo da teologia protestante em Jena e escreveu lá, as três primeiras músicas do Messias, que ele inicialmente em prosa que atracam. Após se mudar para Leipzig, a planta estava no ano seguinte hexameter formado. O aparecimento das primeiras peças de 1748 nas contribuições Bremer causou sensação e tornou-se o modelo de Messiaden -Literature sua época. Em Leipzig Klopstock também criou o primeiro Oden. Após a conclusão dos estudos teológicos ele tomou (de acordo com o costume de toda a teologia candidato) em Langensalza um tutor privado para. Nos dois anos de sua estadia em Langensalza Klopstock experimentou o amor apaixonado pela menina Maria Sophia Schmidt, a intoxicação de esperança, decepção e, finalmente, a elegia da renúncia. Isso significava que ele escreveu a mais bela de seu ex-Oden para o amante inacessível nestes dois anos.
A publicação de Oden provocou uma tempestade de entusiasmo entre os opositores do até então predominante "razoável" Poética Johann Christoph Gottsched. Era o nascimento da poesia pura.
Houve contactos com Johann Jakob Bodmer empate, o Klopstock após Zurique convidados, onde este 1750 viajou. [3] Depois de oito meses, ele foi a convite do rei Frederick V por Dinamarca. Ele poderia completar o seu trabalho pelo apoio Frederick. Isto deu-lhe uma pensão vitalícia de 400 anos (mais tarde 800) Taler. Três anos de sua vida ele passou na Dinamarca.
Em 10 de junho de 1754 casou-se com Klopstock Margareta (Meta) Moller, que ele conheceu em 1751 em Hamburgo, em seu caminho para Copenhagen. Ela morreu em 28 de novembro de 1758 em um natimorto. Trinta anos se passaram Klopstock não poderia esquecê-los e cantou-los em suas elegias. Só na velhice (1791) casou-se com o Hamburgo, Johanna Elisabeth Dimpfel Verw. de Winthem (1747-1821), que era uma sobrinha de Meta Moller.
O túmulo de Klopstock na Igreja Cristã em Hamburg-Ottensen
1759-1762 viveu Klopstock em Quedlinburg, Braunschweig e Halberstadt, em seguida, viajou para Copenhague, onde permaneceu até 1771 e exerceu uma grande influência na vida cultural na Dinamarca. Além do Messias, que finalmente apareceu em 1773 completamente, ele escreveu dramas, por exemplo Hermann Batalha (1769). Ele então virou-se para Hamburgo. 1776, mudou-se a convite do Margrave Karl Friedrich von Baden temporariamente por Karlsruhe. Depois de sua morte em 14 de marco de 1803 a idade de 78 anos ele estava em 22 de março de 1803 grande simpatia da população, além de Meta no cemitério da Igreja Cristã em Ottensen enterrado. Uma guarda de honra de 100 homens acompanhado a transferência do corpo de Hamburgo para Ottensen, e mais de uma centena de músicos e cantores vestidos de branco apareceu na cerimônia de funeral na Igreja Cristã com. Johann Peter Sternhagen descreveu o funeral em 1837 como "uma das coisa mais solene que nunca se tornar um estudioso da Alemanha a parte." [4]
Klopstock era um membro da Hamburg Loja Maçônica den Zu Drei Rosen. Desde 1802, ele era um membro estrangeiro da Academia de Inscrições e Belas Letras.
Em Quedlinburg informa um museu sobre o poeta. 1831 no parque local Brühl um em uma iniciativa de cidadania a partir de 1824 retornando Monumento [5] [6] de Schinkel e Wollin inaugurada.
Fábrica 
Idéias e motivos
Como um pai do alemão idéia de estado-nação Klopstock era partidário do French Revolution, que no poema de 1789 vos Kennet chamados "nobre ação do século"; Os alemães chamaram Klopstock também sobre a Revolução. 1792 tomou-o pela Assembleia Nacional francesa como um homem livre diante. [7] Mais tarde, porém, ele atacou os excessos da revolução no poema O jacobinos de 1793. Aqui, ele criticou o regime jacobinos que havia surgido a partir da Revolução Francesa, como uma cobra em toda própria França ventos.
Klopstock iluminados utopia, a República alemã de Letras (1774) é um conceito que para tão incapaz de governar começa viram Prince governar uma elite educada no poder. A República é de vereadores, alianças e as pessoas a reger-se, com o ex - devem ser dadas as maiores poderes, alianças e as pessoas proporcionalmente menos - do que os mais sábios. A "máfia", no entanto, iria ficar mais de um Schreier na dieta porque ousou Klopstock as pessoas sem soberania do povo para. A educação é o maior bem nesta república e seu apoio qualificado para cargos mais elevados. De acordo com o erudito manuseio é extremamente nesta república pacifista para: Como punições entre os estudiosos estimado Klopstock sniff, vaias e carranca. Este formulado requisitos especiais para o executor:
"Quem quer ser um ela, deve ter propriedades principalmente Zwey, ou seja, um grande Geschiklichkeit, aos gestos que expressam muito; Ela e um besondres wobey rosto larvas vornämlich obter o tamanho e forma do nariz em consideração. O Lacher zombaria tem exceto este (mas ele fica ainda mais imortalizado Maculatur ao grau do que o outro) tem uma voz muito forte, ainda áspera. É habitual o wol Schreyer absolver do exílio, e elevar-se dele rir se o nariz tem as propriedades necessárias para o desempenho. "[8]
Klopstock céu noção cunhada pelas realizações científicas de Copérnico e Kepler não é uma auto-contido céu antiga cujas estrelas são deuses e heróis. Sua esfera celeste é sim uma harmonia mundial, o ritmo ea simetria das esferas. Por isso, é a primeira canção do Messias:
"No meio desta assembléia o sol nasce no céu,
redonda, imensurável, o arquétipo do mundos riqueza
de toda a beleza visível, que, como fluxos voláteis,
ordem, imitando-o através do espaço infinito, derrama.
Então ele se vira, sob o Eterno para si mesmo. Quando ele se vira, soou por ele nas asas dos ventos, às margens dos Suns as harmonias esféricas alta mais. As canções do harpista divina Schallen com poder como animando para onde. Este, concordou tons Executa ouvintes imortais frente alguns elogios sobre ".
Goethe é este o punho pegar novamente. O "Prólogo do Céu" começa:
"O sol se afogou depois de velha forma
no irmão esferas canção rival,
E suas viagens vorgeschriebne
aperfeiçoa com trovões Gang."
Significado e recepção [editar]
Klopstock, mezzotint por JE Haid
Klopstock deu novo impulso da língua alemã e pode ser considerado como um pioneiro para a próxima geração lo. Ele foi o primeiro, com seu Messias hexameter usado na poesia alemã, e seu confronto com o "hexameter alemão", como ele a chamava, o levou a sua teoria da Wortfuß. Isso pavimentou o caminho para ritmos livres, como então, por exemplo, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Hölderlin usado. Klopstock também lutou contra o uso rigoroso de rima após Opitz corte escola. Ele deu o poetas nova dignidade profissional, vivida pela autonomia artística do poeta, e assim libertou o selo dos poemas didáticos de Versifikateure. [9]
Klopstock é considerado o fundador da experiência da poesia alemã e irracionalismo. Sua influência se estendeu por grande parte do Age of Enlightenment. Mas ele não era como a maioria iluminista da razão, mas é obrigado a chamada sensibilidade atribuída. Em 1779, ele cunhou o termo interioridade, que ele descreveu como um dos nove elementos da representação poética ". A interioridade, ou elevar a natureza mais íntima real da matéria" [10] Além disso, é considerado como um grande pioneiro do movimento de Sturm und Drang , Em Werther mostra efeito Klopstock em Goethe:
Fomos para a janela, ele trovejou abseitwärts eo magnífico chuva ronronou sobre a terra, ea fragrância erquikkendste subiu em toda a plenitude de um ar quente para nós. Ela se levantou em seus cotovelos e seu Blik permeou a área, ela olhou para o céu e para mim, eu vi thränenvoll olho, ela colocou a mão sobre a minha e disse - Klopstock! Eu afundei na corrente de sensações, desabafa nesta Watchword sobre mim. Eu não ertrugs, inclinou-se em sua mão e beijou-a entre as lágrimas mais felizes. E observou seu olho novamente - Noble! Será que você tem a sua deificação visto neste olho, e agora eu gostaria que seus nomes tantas vezes profanado nunca ouve menção. (Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther, versão A)
Apesar de todo o jovem Lessing registrado:
"Quem não vai elogiar um Klopstock?
Mas não é de leitura? - Não!
Nós queremos menos aplicáveis
​​ser lida e diligentemente ".
- Lessing 1753 [11]
Lessing chega ao ponto, o que se abateu sobre o trabalho Klopstock: Apesar de grande reconhecimento social lhe foi dada, mas o interesse literário real no seu trabalho ficou para trás.
Também sobre compositores e músicos como Christoph Willibald Gluck, Carl Philipp Emanuel Bach, [12] Andreas Romberg e Christian Friedrich Daniel Schubart feito Klopstock impressão. Schubart poderia grandes partes do Messias por coração e uma vez quando ele foi no Reno - ele leu o Messias em uma placa, que ele tinha colocado no barco - um lugar inspirou-o tanto que ele subiu e cartão e livros na Rhein voou: ". Como trovões eu fiquei ali olhando pálido e starräugig meu querido Messias depois que fluderte como um pato tiro na água e afundou" [13] Gustav Mahler musicado o poema A Ressurreição com as suas próprias adições ao quinto set de seu 2. Symphony.
Configurações mais recentes do [editar]
Richard Strauss op.36 / 1 definição da música: The Band Rose (1897)
Manfred Trojahn: ... companheiros silenciosos da largada noturna (1978) do poema "Os primeiros túmulos" (1764) para soprano, flauta, violoncelo, percussão e celesta
Heinz Holliger: Schlafgewölk (1984) para flauta alto
Juliane Klein: Três Canções após Klopstock (2004) para soprano e piano
Jörg-Peter Mittmann: o Infinito (2009) ambiente livre do mesmo poema (1764), para soprano, flauta, oboé, clarinete, viola, violoncelo e percussão
Martin Christoph Redel: "Fique, pensamentos Friend" (2011) poema sonoro "Os primeiros túmulos" (1764), para flauta, clarinete, viola, violoncelo e percussão op 70 (composição para o Ensemble Horizonte).
Max E. Keller: Mãe Natureza (2011) configuração fragmentada de poemas "A Zürchersee" (1750) e "A celebração da Primavera" (1759) para instrumentos de soprano e oito (composição para o Ensemble Horizonte)
Lista de Obras [editar]
Klopstock. Gravura em metal aço por 1760
A partir de Klopstock "David"
Friedrich Gottlieb Klopstock. Obras e Letras. Edição histórico-crítica. Berlim e Nova York (Walter de Gruyter) 1974 e seguintes. (= Hamburgo Klopstock Edition).
Declamatio, Auctores qua Poetas epopoeiae recenset FG Klopstockius (High Speech School, 1745)
Messias, canções I - III (1748) de texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Oden de Klopstock (1750)
Messias canções I - V (1751) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Notícias da nova edição mais correto do Messias (1753)
A partir da poesia sagrado (1754-1755)
A partir da imitação de Sylbenmasses gregos em alemão (1754-1755)
Messias canções I - V (1755)
Messias, cantos VI - X (1756) texto digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
A morte de Adão, uma tragédia (1757)
Uma observação sobre Juliano, o Apóstata (1758)
Desde a melhor maneira de pensar sobre Deus (1758)
Sacred Songs (1758)
Auferstehn, ressuscitou sim você vai
Os discípulos de Cristo Ye
Senhor, você wollst nos preparar
Enterrar o corpo em seu túmulo
Cansado, alma pecadora ("a ti mesmo Deck, o liebe Seele")
A partir da linguagem da poesia (1758)
A partir da modéstia (1758)
A partir do erro de julgar os outros por si mesmo (1758)
A partir da gama de belas artes e artes plásticas (1758)
A partir do Público (1758)
A partir da Amizade (1759)
Reflexões sobre a natureza da poesia (1759)
Fale sobre a verdadeira soberania da alma (1759)
Salomão, uma tragédia (tragédia, 1764)
Fragmentos do XXten cantando o Messias como um Manuscrito para os amigos (1764/66)
A partir do hexameter alemão (1767)
Título vinheta por Daniel Nikolaus Chodowiecki o húngaro tradução de Klopstock do "Messias"
Messias, cantos XI - XV (1768) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
Hermanns batalha. A Bardiet para o teatro (1769) books.google.de
Oden e elegias (Darmstadt, 1771)
Oden (Hamburgo, 1771) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
David, uma tragédia (tragédia, 1772)
A partir de um tratado sobre Sylbenmaaße (1773)
Dos mesmos versos (1773)
Messias, cantos XVI - XX (1773) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
A república alemã de cartas. O seu dispositivo. Seu Geseze. História da última legislatura. Por decisão dos vereadores por Salogast e Wlemar. (1774) texto digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
Odes e canções beym Clavier a cantar (música de Christoph Willibald Gluck, 1776)
Via di Deutsche Spelling (1778)
A partir das letras do inédito (1779)
Sobre a linguagem e poesia: Fon uma tradução latina do Messias. Zantes Fragment (1779)
Messias canções I - XX (1780-1781)
Hermann e os príncipes. A Bardiet para o teatro (1784)
Hermanns morte. A Bardiet para o teatro (1787)
Oden à Revolução Francesa (1790-1799)
Chamadas gramaticais (1794)
Traduções
Cartas
Retratos & Bustos 
Anton Hickel, retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo, 113 x 89 cm, Hamburgo, 1798 (coleção de pinturas da Universidade de Hamburgo, on-line), descrição com Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801 , 1, Issue 3 Vol., S. 276 f. Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
- De acordo com o quadro anterior, de Anton Hickel
Johann Gerhard Huck (1759-1811), litografia (mezzotint), 52 x 43 cm, Fig., (On-line, Museus Municipais Quedlinburg / Klopstockhaus)
- De acordo com a litografia acima de Johann Gerhard Huck
Loeser Leo Lobo (1775-1840), gravura em cobre, 29 x 20,3 cm, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo)
Martin Ferdinand Quadal, Retrato, explicando isso por Alfred Lichtwark, o quadro em Hamburgo, Vol. 2, Publisher Richter, Hamburgo, 1898, p 23 e segs., (Online Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo) e (aqui chamado Guadall) por Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801, Vol. 1, Issue 3, S. 274 f. Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
Jens Juel, Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela, ilustração e descrição desse retrato e suas cópias, (online, Gleimhaus Halberstadt, Porträtsammlung Amizade Temple) e Retrato do poeta Friedrich Gottlieb Klopstock, Jens Juel (atribuído) Óleo sobre tela, 60 x 48cm, depois de 1779 (Berlim, Museus Nacionais em Berlim - Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, National Gallery, Inv A II 348), (linha de índice de imagem).
- De acordo com o quadro acima por Jens Juel
Lazarus Gottlieb Sichling, litografia, 29 x 22,3 centímetros, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Christian Gottlieb Geyser, gravura em cobre, 30,3 x 20,7 centímetros, JFF Bremen, Braunschweig, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Johann Heinrich Klinger (1766-1789), gravura em cobre, 35 x 25 cm, nem [imberga] de 1789 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Escola cristã, gravura em cobre, 11,8 x 9,4 cm, 1810 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Johann Martin Preissler, gravura em cobre, 40,4 x 29,8 cm, 1782 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Moedas imagem da mama com, ver Otto Christian Gaedechens ,. F clube Hamburg Histórico (ed.): Moedas e Hamburgo medalhas, editor Johann August Meissner, Hamburgo, 1850, pp 247-250, (books.google).
Gerdt Hardorff, litografia, sem mais detalhes, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
- De acordo com a litografia acima por Gerdt Hardorff
Friedrich Müller, gravura em cobre, 31,4 x 24 cm (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Landolin Ohmacht, busto de alabastro (12.1 cm) a 1797 bildindex.de, Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo. Depois de Rainer Schmidt (eds.): Letters Klopstock 1795-1798,. Vol 2, aparelho / comentário, Publisher de Gruyter, Berlim, 1996, pp 298 e segs. (Limitado visualização no Google Book Search) são hoje um total de 7 versões Ohmachts busto conhecidos a partir de materiais diferentes e em tamanhos diferentes. O Klopstockhaus em Quedlinburg é um 65 cm de altura "gesso após o original de Landolin Ohmacht" Fig. Online.
Johann Gottfried Schadow, busto para o Walhalla, 1808, nsa linha inferior. 021 (foto acima com honras). Por seu feito à Klopstock busto morte Schadow deveria ter servido "extraordinariamente realista projetado Klopstock busto de alabastro" de Landolin Ohmacht como um modelo, desmaios, Mechtild ", impotência, Landelin Franciscus" em: Nova biografia alemão 19 (1999), p 491 f. online versão.
Marie Elisabeth Vogel: Klopstock 1792
Johann Caspar Füssli d. Ä., Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela, 47,5 x 38 cm, Zurique, 1750, (online Museus Municipais Quedlinburg / Klopstockhaus)
Johann Heinrich Wilhelm Tischbein, desenho de lápis, 48 x 34,5 cm, (Hamburgo Retratos de Estado e de Biblioteca da Universidade de Hamburgo, on-line)
Marie Elisabeth Vogel (1746-1810, nascido Timmermann, Verw de Boor.), Pintura a óleo 1792 do cotovelo para a direita (?): Sitting Klopstock na poltrona escura na frente de um fundo neutro, em roupão preto e camisa branca, aberta, cabelo branco, curto somente nos templos, sua skandierend mão esquerda, em sua mão direita um manuscrito do décimo segundo stanza de seu 1748 Ode incorridos "The Farewell". Atrás de uma cortina, na sombra, o busto de Homero. Por ocasião da morte de Klopstock em 1803 pela Sociedade Patriótica emitido, anteriormente na posse, hoje Museu de Hamburgo História, Inv. 1950/19; ver. Gisela Jaacks, rostos e personalidades, catálogo de inventário da coleção de retratos no Museu de História de Hamburgo I., Hamburgo, 1992, p 205 books.google. Quando Hans Schröder: Enciclopédia do escritor Hamburgo para o Presente, Vol 4, Hamburgo 1866 No. 1964 Klopstock, Friedrich Gottlieb, nota de rodapé: .. O seguinte pintura original ... "em 1793, mas apenas 1.803 concluída diretório cf do sexto .. Volume 7 página Exposição de Sociedade Patriótica maio 1803 página 12, no. 40, e as negociações id. Ges. 35. "
ligeiramente reduzido "repetição" da imagem anterior de Marie Elisabeth Vogel por Johann Hieronymus Barckhan (1785-1865), óleo sobre tela, 76,5 x 63 cm, 1807 Número de Inventário: A II 954, Museus Nacionais em Berlim, Alte Nationalgalerie (online )
outros litografias (Digital Retrato Índice de Bildarchiv Foto Marburg)

Sándor Ferenczi

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Johann Wolfgang von Goethe:


Johan vɔlfɡaŋ fɔn ɡøːtə / (Frankfurt, Hesse, 28 de agosto de 1749- Weimar, Thuringia, 22 de março de 1832) foi um poeta, romancista, dramaturgo e cientista alemão que ajudou a fundar o romantismo, movimento que influenciou profundamente. Nas palavras de George Eliot que ele era "o maior homem de letras alemãs ... eo último verdadeiro homem universal que caminhou sobre a terra." Sua obra, que abrange gêneros como o romance, poesia lírica, drama e até mesmo tratados científicos controversos, deixou uma marca profunda na escritores importantes, compositores, pensadores e artistas depois de ser inestimável nas costas e constante fonte de inspiração para a filosofia alemã todos os tipos de obras. Seu romance Wilhelm Meister foi citado por Arthur Schopenhauer como um dos quatro melhores romances já escritos, com Tristram Shandy, La Nouvelle Heloise e Don Quixote. 1 Seus nomes nome do Goethe-Institut, o órgão responsável pela disseminação da cultura alemã durante todo o mundo.

Biografia 
O próprio Goethe descreveu sua vida em uma autobiografia, Poesia e Verdade (1811 e segs.), Que vai para 1775, quando a serviço do príncipe herdeiro Carlos Augusto em Weimar.
Casa de Goethe, em Frankfurt, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial.
Nascido em Frankfurt am Main (Frankfurt am Main), filho de Johann Caspar Goethe, um advogado e conselheiro imperial que se aposentou da vida pública e educado seus filhos a si mesmo, sob o lema resíduos nenhum momento a todos, e Katharina Elisabeth Textor, filha de um ex-prefeito de Frankfurt. Estes laços familiares colocou em contato desde cedo com o patriciado urbano e na vida política.
 De talentoso, e ter uma enorme curiosidade mórbida e inteligência, ele fez quase tudo e veio para acumular toda uma cultura ou se abraçando. Primeiro ele estudou línguas, apesar de suas inclinações foram para a arte e nunca, durante toda a sua vida, ele parou de cultivar o desenho; ao escrever seus primeiros poemas, ele estava interessado em outros ramos do conhecimento como a geologia, a química e medicina.
 Goethe estudou Direito em Leipzig (1765); onde se encontrou com os escritos de Winckelmann sobre a arte ea cultura grega, mas uma grave doença o obrigou a deixar a escola em 1768 e voltar para Frankfurt; Katharina von Klettenberg, um amigo de sua mãe cuidou dele e apresentou-o à mística pietista, o que colocou a sua ênfase no sentimento dentro da confissão protestante; em seguida, ele compôs seus primeiros poemas. Ele voltou para a escola em 1770 em Estrasburgo e concluiu no ano seguinte; esses dois anos foram muito importantes para ele: ele sabia Friederike Brion, que inspirou a maior parte de seus personagens femininos e fez amizade com o teólogo e teórico de arte e literatura Johann Gottfried von Herder. Herder apresentou-lhe a poesia popular alemã, ele descobriu o mundo de Shakespeare e finalmente libertou-o da neoclassicismo francês e confiança em razão do Iluminismo alemão.
 Ele começou a praticar a lei em Wetzlar e colaborou com Herder na elaboração do manifesto de fundação do movimento Sturm und Drang ("tempestade e tensão"), considerado o prelúdio de romantismo na Alemanha: Sobre o estilo ea arte alemã (1772). Neste trabalho, ele alegou poesia James MacPherson (Ossian) e de Shakespeare. Voltar novamente em Frankfurt, ele escreveu a tragédia Götz von Berlichingen (1773) e no ano seguinte seu romance Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774). A inspiração de Werther tinha encontrado em meados de 1772, quando era a prática da lei em tribunal Wetzlar: apaixonado por Charlotte Buff, noiva e noiva de seu colega, também um advogado estagiário, Johann Christian Kestner, Karl Wilhelm Jerusalém, outro advogado atormentado por um amor não correspondido cometeu suicídio usando uma pistola emprestado apertou Kestner e Goethe histórias para 1774 romance Os sofrimentos do jovem Werther, em parte epistolar; Ele alcançou um sucesso tão grande e tão bem representada na figura do desencanto protagonista das gerações mais jovens, o que provocou uma epidemia de suicídios de adolescentes no país, como o jovem protagonista.
 No mesmo ano como o Werther (1774) Goethe publicou seu drama Clavijo enquanto tentava com pouco sucesso para abrir um advogado lei em Frankfurt; na primavera de 1775 Goethe concorda com a filha de um banqueiro Frankfurt, Lili Schönemann, mas as diferenças de estilo social e vida entre as duas famílias finalmente inviabilizar o compromisso de que não veio formalizada no casamento: o namoro terminou em a queda do mesmo ano e hesitou em aceitar o convite para o Tribunal de Weimar não Carlos Augusto de Saxônia-Weimar-Eisenach, herdeiro do ducado de Saxe-Weimar, e após a publicação de sua Stella (1775), marcharam passado, praticamente fugindo de duas coisas: o compromisso emocional Lili Schönemann e prática da lei.


Reading Werther, Wilhelm Amberg, 1870.
Servir o príncipe herdeiro Carlos Augusto, e até sua morte, ele se estabeleceu em Weimar. As muitas tarefas que lhe são atribuídas confiou-lhe a abandonar a literatura virtualmente por quase dez anos e Anna Amalia de Brunswick-Wolfenbüttel, mãe de Carlos Augusto, que havia começado a criar um círculo de intelectuais com o tutor de seu filho, Wieland, prorrogado incluindo-o como Goethe e mais tarde Herder e Friedrich von Schiller; brevemente também passaram por Jakob Michael Reinhold Lenz e Friedrich Maximilian Klinger. Goethe deixou de ser cúmplice vereador da legação (1776) um conselheiro privado (1779) e, finalmente, tornou-se uma espécie de ministro supremo. Outra função era a supervisão da biblioteca ducal, que sob sua liderança tornou-se um dos mais importantes na Alemanha.
 Inicia nessa altura a sua investigação científica. Ele interessados ​​em óptica, concebeu uma teoria diferente da de Isaac Newton sobre as cores e também investigada em geologia, química e osteologia, disciplina último, ele descobriu o osso intermaxilar março 1784, colocando uma das pedras angulares na teoria da evolução do homem, embora este foi em frente a pouco o anatomista francês Vicq d'Azyr, que lhe valeu uma grande frustração. As cartas para Charlotte von Stein atestar a este período de sua vida, envolvido em todos os tipos de ordens e de esforços para reformar a muito pequena e humilde estado de Weimar.
 Desde uma posição tão importante que ele teve a oportunidade de interagir com a aristocracia e conheceu notáveis ​​tais como Napoleon Bonaparte, Ludwig van Beethoven, Friedrich von Schiller e Arthur Schopenhauer. Em 1782 foi adicionada a partícula von ao seu nome pelo mesmo duque Carlos Augusto, apesar dos protestos da nobreza, para formar parte do Tribunal com comparável ao outro escritório ministros, todos pertencem a ele.
 Ele entrou para a Maçonaria a 11 de fevereiro de 1783, embora de acordo com o escritor maçônico Lorenzo Frau Abrines, 2 a data de sua renda está acima do 23 de junho de 1780, dentro do lodge efêmera Amalia, que atingiu colunas dois anos depois. Em 1830, dois anos antes de sua morte, Goethe escreveu um poema para a festa de San Juan de 1830, por ocasião do seu cinquentenário como membro da Maçonaria. Sob a condição de Mason e seu passo a Maçonaria, bem como outros passatempos que aparentemente cultivadas, a influência é atribuída ao seu trabalho, especialmente Faust.
 Por outro lado, ele continuou a aprofundar o estudo do teatro de William Shakespeare e Pedro Calderón de la Barca, algumas das suas obras (por exemplo, The Constant Príncipe Calderon) faz representar com sucesso como gerente do teatro da corte de Weimar; essas funções começou a se corresponder com Schiller. Leituras teatrais desses autores notavelmente alargar os horizontes do seu espírito. Nós também domina a poesia Celtic falso entusiasmo de Ossian e escreve um famoso monólogo do grande deus do Romantismo, Prometheus, que personificava o gênio rebelde dos criadores e da qual ele era justamente orgulhosos:

Era como se o fusível que faria com que o surto descoberto e trazido à plena luz as condições mais secretos homens dignos.
Poesia e Verdade, lib. XV.
 Goethe no Campagna romano (1787) por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein. Óleo sobre tela, 164 x 206 cm. 3
Por isso, foi com efeito, no que respeita ao movimento conhecido como titanismo, um de cujos representantes mais ilustres foi Giacomo Leopardi. Graças a Goethe, Weimar tornou-se o verdadeiro centro cultural da Alemanha; lá ele compôs poemas inspirados por Charlotte von Stein e começou a escrever suas obras mais ambiciosas, como dramas Iphigenie en Tauride (1787) Egmont e Faust, que passaria então a rever cuidadosamente após a profunda impressão que recebeu em sua viagem importante para a Itália (1786 -1788), que mudou seu desequilibrado pelo equilíbrio estético clássico romântico. Tudo começou em Veneza, onde compôs suas Epigrams venezianos, e terminou em Roma, onde estudou grego e cultura latina completamente; desta vez são as suas Elegias Romanas. A viagem para a Itália marca o início do período clássico.
 No entanto, em seu retorno a Weimar em 1788 é um monte de oposição às suas novas estéticas; na verdade, algumas formas quando escândalo atinge divulgou que desde esse ano vivendo em concubinato com uma jovem, Christiane Vulpius (1765-1816), que lhe deu um filho no ano seguinte, Julius agosto Walther von Goethe (1789-1830) ; depois de quatro abortos sucessivos induzir a acreditar que os dois tiveram incompatibilidade do grupo sanguíneo, naquele momento desconhecido. Goethe legitimado o seu único filho em 1800.


Mönch Nonne mit und Wartburg (Wartburg com um monge e uma freira) pintado por Goethe. A obra datada de 14 de dezembro de 1807.
Não está completamente abandonado seus esforços para conquistar uma carreira na ciência. Em Zur Farbenlehre, 1810, ele tentou refutar com pouca fortuna a teoria das cores de Newton. No primeiro volume deste trabalho é que ele é definitivamente a primeira história abrangente da ciência.
 Ele dirigiu o Teatro ducal entre 1791 e 1813 e, por isso posição sabia em 1794 o dramaturgo Friedrich von Schiller, com quem realizou um luenga alguma correspondência escrita e amizade até sua morte em 1805. Schiller publicou o até então inédito Elegias romana de Goethe em seu jornal, As Horas, em 1795. Ele também publicou o romance aprendizagem de Wilhelm Meister (1796) ea novela em verso Hermann e Dorothea (1798). Schiller pediu Goethe para continuar na grande obra de sua vida, Faust, que manteve poema correta e estender e cuja primeira versão apareceu em 1808. Dois anos antes ele já era casado com Christiane Vulpius, talvez para calar aqueles que criticaram seu estilo de vida. Talvez o fato mais importante deste período de sua vida é a sua entrevista em Erfurt com Napoleão I em 1808, quando o exército francês ocuparam parte do território da Prússia como parte das guerras napoleônicas.
 A Revolução Francesa significou para Goethe uma grande desordem; alguns de seus epigramas venezianos e abordar esta questão, mas como sua mente estava impregnada por completo de equilíbrio e harmonia do classicismo e ser visto como um todo orgânico da filosofia de Kant, o desenvolvimento da revolução e da mudança causada violência parecia uma atrocidade. Isso se refletiu em algumas obras, em seguida, como a coleção de romances curtos Conversas de emigrantes alemães (1795), a obra épica Germán e Dorotea (1797) e da tragédia a filha natural (1799 e segs.). : Um pouco mais tarde romances de maturidade aparecem Afinidades Eletivas (1809) e anos de peregrinação de Wilhelm Meister (1821, revista em 1829), bem como um diário de sua viagem à Itália, de viagens do italiano (1816), sua autobiografia Poesia e verdade em várias prestações (1811-1833) e uma coleção de poemas, Divan de Oriente e Ocidente (1819), em que algo é sentida a influência da poesia oriental. Goethe morreu em Weimar em 22 de março de 1832. A versão final do seu grande poema coral Fausto apareceu postumamente naquele ano.
 Quanto à sua carreira literária, Goethe iniciado dentro de um exasperado Romantismo devedor do Sturm und Drang, cujo representante mais trabalho foi contratado para escrever o próprio: Os Sofrimentos do Jovem Werther. A viagem a Roma deveria ir encurralado em uma evolução que estética fez depois de negar o romantismo e se identificar com o equilíbrio clássica greco-romana, que terminou a sua vida interior tempestuoso. Essa foi a revelação do Classicismo, raiz real com o que poderia identificar a cultura alemã. "Agora eu entendo o significado de mármore", escrito em uma de suas Elegias Romanas.
 Essa viagem para a Itália também são o resultado Epigrams venezianas, entre os quais alguns profunda meditação sobre contemporânea Revolução Francesa ou o sentido da vida e da cultura. Postura política de Goethe é no entanto conservador, "eu prefiro injustiça à desordem", escreve. Isso valeu-lhe algumas dúvidas de outros artistas que não se importavam em menos não concordou com seu contexto social, como Beethoven. Nas duas versões de seu complexo e grandioso Fausto é o último mito de que era capaz de gerar cultura europeia, como abraçar grandeza intelectual e sede de conhecimento pode, no entanto, geram pobreza moral e espiritual. Além disso, na leitura e estudo de Spinoza também encontraram um conforto para o desequilíbrio romântico que o oprimido como conta Poesia e Verdade, onde ele se estende em particular a comentar sobre sua declaração de que "quem quer ama a Deus, não deve exigir Deus o ama ".

Goethe já apreciado em vida de fama, respeito, prestígio e admiração. Delacroix retratou-o em uma litografia em 1827, além de ilustrar Fausto e Götz von Berlichingen. Portanto, havia muitos jovens de sua época que queriam conhecê-lo pessoalmente ou, o que é muitas vezes pedante dizer efígies vera. Além disso, sua secretária, Eckermann, registrou cuidadosamente suas conversas com o professor ao longo dos anos e escreveu Conversas com Goethe, onde as vistas em seus últimos anos, disse a respeito dessas visitas e, especialmente, o divino são refletidas e humano.
 Fausto 
A melhor obra dramática de Goethe é, certamente, o Fausto, que se tornou um clássico da literatura mundial. A primeira versão, o Urfaust ou o Faust originais, foi concluída em 1773. Mas o autor seguiu aprimorando até 1790; e em abril de 1806, foi completo, mas as guerras napoleônicas atrasada dois anos a publicação até 1808; a segunda parte seria publicado apenas em 1833, um ano após a morte do autor. A primeira parte deste complexo tragédia articula em torno de dois centros fundamentais; o primeiro é a história de Fausto, cansado da vida e decepcionado da ciência, faz um pacto com o diabo que restaura a juventude em troca de sua alma; a segunda é a história de amor entre Fausto e Mefistófeles Gretchen manipula para que o Faustus atinge o assassinato de seu irmão -mata amada- e Gretchen tem uma gravidez indesejada, levando-o primeiro infanticídio e, em seguida, a ser executado por assassinato seu filho.
 A história de Fausto é inspirado, como muitas lendas, em certos fatos. Havia um certo Johann Faust nasceu por volta de 1490 no sul da Alemanha e um doutorado na Universidade de Heidelberg, em 1509. Depois de deixar a faculdade, ele começou uma vida de aventuras marcado pela fuga constante por causa das múltiplas acusações de feitiçaria que você fez. Ele deixou uma biblioteca que incluiu livros sobre medicina, matemática e magia negra. Esta vida colorida deu origem à lenda popular, peças de autores exploraram fantoches e marionetes, e também serviu para inspirar a lenda popular. O primeiro livro sobre este mito foi publicado em 1587 por Johannes Spiess, que, em seu prefácio, disse que tinha omitido para se referir mágico impedir aqueles que têm o livro que eles foram acusados ​​de fórmulas de bruxaria. Outros livros e textos teatrais abordou a questão do pacto com o diabo para conseguir o domínio sobre a natureza: o teatro de fantoches dos séculos XVI e XVII, a história está sempre fechada com os demônios de tomar Faust, mas Goethe alterou esse argumento Gretchen é salvo até ao final da primeira parte, antecipando a salvação de Faust no final do segundo, quando os demônios que querem levar sua alma, deve retirar antes da chegada de uma legião de anjos. Além disso Goethe muda o impulso que leva Fausto: o desejo se aproximou dele bruxaria não é cobiça, maldade ou preguiça, mas a sede de conhecimento, o desejo de grandeza, integralidade, totalidade. A moral que, talvez, o trabalho terá que desejo de conhecimento envolve a miséria moral.
 O trabalho tem sido modernamente interpretado por Walter Benjamin, por Thomas Mann em seu romance Doktor Faustus eo filho, Klaus Mann em Mephisto, que concebe o pacto com o diabo como uma metáfora para a aliança da Alemanha, com Hitler.
 Trabalhar 
Obra literária
 Goethe Memorial em Leipzig.
 Monumento a Goethe, após a restauração e colocação (2007) em Frankfurt Goethe Square.
O capricho do amor (1767), comédia em verso por um ato.
Cúmplices (1768), verso da tragédia.
Götz von Berlichingen (1773), drama.
Os Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774).
Clavijo (1774), drama.
Stella (1775), drama.
Ifigênia em Tauris (1787), drama em prosa, que anteriormente fez uma versão em verso iâmbico.
Egmont (1788), drama.
Floresta Negra (1789), Palco Drama
Torquato Tasso (1790), drama.
Elegias Romanas (Römische Elegien, 1795), poemas.
Aprendizagem de Wilhelm Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre, 1796), um romance.
A noiva de Corinto (1797), poema.
Hermann e Dorothea (1798), idílio épico em verso.
Faust, Part One (1807).
Afinidades Eletivas (Die Wahlverwandtschaften, 1809), um romance.
Poesia e Verdade, Parte I (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia (1811).
Viagem a Itália (Italienische Reise, 1816).
Oeste Oriente Divan (Westöstlicher Diwan, 1819), poemas.
Marienbad Elegy (Marienbader Elegie, 1823).
Faust, Part Two, postumamente (1832).
Poesia e Verdade, Parte II (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia (1833).
O trabalho científico [editar]
Morfologia [editar]
O pensamento científico de Goethe, como o literário, também é muito original. Embora, muitas vezes, tem sido considerado um dos mais destacados representantes da Naturphilosophie, na verdade, a produção científica é entre romantismo e classicismo, distanciando, por exemplo, os excessos especulativos de Schelling. A morfologia de Goethe é construído em torno de dois conceitos fundamentais: o tipo ea metamorfose:
 Com relação ao tipo, destacar o seu trabalho sobre o osso intermaxilar, cuja existência demonstrada comum a todos os vertebrados. Esta foi uma descoberta fundamental, uma vez que demonstrou a existência de um tipo osteológica comum a todos os vertebrados.
O conceito de metamorfose foi desenvolvida no campo da morfologia da planta. De acordo com o goetheana teoria, todos os órgãos florais de plantas são variações de uma forma original que são derivados por metamorfose.
Em A metamorfose das plantas (Versuch morrer Metamorphose der Pflanzen zu erklären), publicado em 1790, Goethe apresenta todas as estruturas da planta como variações da folha, entendida como uma estrutura ideal. Goethe começa com os cotilédones, que considera folhas imperfeitas. Este último, sob a influência geradora e cada vez mais refinados de seiva, metamorfosear em as sépalas, as pétalas, os estames e pistilos. Assim, todos os órgãos da planta são concebidos como apêndices idênticas de um resumo variedades de plantas apêndice, que diferem na forma e grau de expansão. 4

Suas idéias sobre plantas ea morfologia e homologia animais foram desenvolvidos por vários naturalistas do século XIX, incluindo Charles Darwin.

Fonte de origem:
https://es.wikipedia.org/wiki/Johann_Wolfgang_von_Goethe