domingo, 2 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Angeles Mastretta:


(Puebla, 09 de outubro de 1949) é um escritor e jornalista México, conhecida por criar personagens e ficções femininos sugestivos que refletem as realidades sociais e políticas do México.
Biografia
Seu pai, Carlos Mastretta, era um jornalista que ganhava a vida vendendo carros, Mastretta morreu quando ele tinha vinte anos, e ela também tinha que trabalhar como jornalista, enquanto estudava na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Nacional Autônoma do México, onde ingressou em 1971, quando ele chegou de Puebla à Cidade do México. Como a mídia ocasionais colaborador publicou os gostos de Excelsior, La Jornada, Processo e aplausos. Este último tinha uma coluna diária chamada absurdo, em que "escreveu tudo: política, mulheres, crianças, o que ele viu, o que ele sentia, literatura, cultura, guerra e todos os dias

O Centro Mexicano de Escritores as bolsas concedidas em 1974, graças ao qual ele poderia trabalhar em conjunto com outros autores renomados, entre eles Juan Rulfo, Salvador Elizondo e Francisco Monterde. Mastretta foi nomeado diretor de Difusão Cultural ENEP-Acatlán em 1975, servindo até 1977. Em seguida, ele passou a dirigir o Museu de Poplar. Em 1982, ele deixou essa posição e fez sua primeira aparição no conselho editorial da revista FEM feminista no número 24; em 1983 o fez no dia 25 e, em seguida, mais firmemente, 29-40 em 1985. Embora ainda aparece no Conselho Editorial da revista FEM, a sua participação não está mais ativo.

Mastretta participou, juntamente com Germán Dehesa, em programa de TV The travesseiro, dedicada a palestras e entrevistas (1998). Tem um blogue chamado Porto Livre e escreve regularmente na revista Nexos ,, em cujo Conselho Editorial é membro (marido, escritor Hector Aguilar Camin, dirigido a publicação de 1983-1995). Colaborou esporadicamente em jornais estrangeiros como Die Welt e El País.

Quando sua filha mais nova inesperadamente doente, Mastretta sentou-se perto do pequeno hospital e começou a contar histórias de mulheres interessantes e diferentes em sua família eram importantes em momentos críticos de sua vida. Estas histórias de mulheres que, segundo ele, "decidiu seu próprio destino", foram a inspiração para Mulheres com olhos grandes. A publicação -Tales baseado na biografia de cada uma das mulheres tinha a intenção de preservar histórias da família para a posteridade.

Ele é casado com a escritora e analista político Hector Aguilar Camin e é a irmã de Daniel e Carlos Mastretta, criadores do carro Mastretta MXT.

Mastretta sempre foi conhecido por ser um defensor do feminismo, prova disso é refletido na maioria de suas obras. O escritor fundou e grupos organizados, como a União de Mulheres na Cidade do México Antimachistas foi agraciado com o prêmio de Águia social, Porto Alegre em 2005.

O escritor de menina queria ser uma cantora, uma paixão que não confessa que cantavam em todos os lugares e sempre praticados em público, por exemplo, na interpretação de vida Arrancame na esquerda Guadalajara Feira Internacional do Livro.

O escritor
Sua carreira literária começou como tais como o poeta, ganhando uma competição com a pintura vagabunda, que se tornou um livro de 1978. Mas ele queria Mastretta poemas que ele considerava um acaso e que nunca foi levado a sério Ele estava envolvido em um romance que ele vinha planejando há anos e foi dada a oportunidade quando uma editora ofereceu para patrocinar seis meses para escrevê-lo. Assim nasceu a vida Arrancame, publicado em 1985, ele foi um sucesso imediato e ganhou Prêmio de Literatura Mazatlan no ano seguinte. Através da personagem principal, Catalina Ascencio, Mastretta alcançado neste venda desmistificar uma imagem "ideal" hospedado durante séculos a cultura dominante. O protagonista [...] é Aboca principalmente para ser mestre de seu próprio destino [...] sente a necessidade de ser criativo em seu respectivo mundo e, assim, alcançar sua realização como ser humano e como mulher. Este trabalho para Mastretta escolheu o título de uma canção de Agustin Lara rendeu-lhe fama e prestígio internacional e, ao longo de 20 anos mais tarde, em 2008, foi transformado em um filme com o mesmo título por Roberto Sneider, que também escreveu o roteiro do filme.

Este primeiro romance seguido, em 1990, os 37 vinhetas mulheres com grandes olhos e, em 1993, o livro de contos porto livre. Três anos mais tarde, ele triunfou novamente com Lovesick, que ganhou o Rómulo Gallegos Prize de 1997, tornando-se a primeira mulher que recebeu este prêmio. Desde então, ele continuou a publicar romances e se aventurou em outros gêneros, como contos e relatos autobiográficos; Algumas de suas obras foram traduzidas para várias línguas.

Prêmios e reconhecimentos [editar]
Prêmio de Literatura Mazatlan 1.986 vida Arrancame
Rómulo Gallegos Prize 1997 Lovesick
Águia Social (Porto Alegre, 2005)
Obras [editar]
Novels [editar]
Rasgue Este coração, México, 1985
Lovesick, México, 1996
Sem eternidade como o meu, México, 1999
Os leões céu, México, 2003
Histórias [editar]
Mulheres com olhos grandes, 37 balas; Seix Barral, México, 1990
Livre Porto, 29 textos curtos; Cal y Arena, México, 1993
O mundo iluminado, 35 textos curtos; Seix Barral, México, 1998
Seix Barral, maridos, México, 2007
Homens ama, México, 2008
Memórias [editar]
A emoção das coisas, Seix Barral, México, 2012
Poesia [editar]
The Wall pinta, México, 1978

Delírios, México, 1996.

Fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário