domingo, 2 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Bio rafias: Friedrich Gottlieb Klopstock:



 2. Julho 1724 em Quedlinburg; † 14 de Março de 1803 em Hamburgo) foi um alemão poeta. Ele é considerado um importante representante da sensibilidade.
Anna Maria Klopstock, nascido Schmidt, pinturas de Benjamin Calau, 1770 Gleimhaus Halberstadt
Birthplace em Quedlinburg (Foto setembro 1952)
Vida
Friedrich Gottlieb Klopstock cresceu como o mais velho de 17 crianças em um pietista à família. Seu pai, Heinrich Gottlieb, filho de um advogado, era principesca mansfeldischer Commissionsrath e tinha domínio Friedeburg no condado de Mansfeld alugada, de modo que por 1732 1736 Friedrich Gottlieb passou a sua infância até a tarefa de alugar aqui. Sua mãe tinha Annamaria um oficial do conselho, e comerciante de Langensalza ao Pai. [1] [2]
Klopstock memorial de pedra no país Pforta
Depois de visitar o Ginásio Quedlinburger Friedrich Gottlieb Klopstock veio com a idade de 15 anos na escola do príncipe em Schulpforte, onde recebeu uma educação humanista completa. Klopstock ler os clássicos gregos e latinos: Homer, Pindar, Virgílio e Horácio. Ele também fez as primeiras experiências poéticas próprias e elaborou um plano inicial para o Messias.
Em 1745 ele começou um estudo da teologia protestante em Jena e escreveu lá, as três primeiras músicas do Messias, que ele inicialmente em prosa que atracam. Após se mudar para Leipzig, a planta estava no ano seguinte hexameter formado. O aparecimento das primeiras peças de 1748 nas contribuições Bremer causou sensação e tornou-se o modelo de Messiaden -Literature sua época. Em Leipzig Klopstock também criou o primeiro Oden. Após a conclusão dos estudos teológicos ele tomou (de acordo com o costume de toda a teologia candidato) em Langensalza um tutor privado para. Nos dois anos de sua estadia em Langensalza Klopstock experimentou o amor apaixonado pela menina Maria Sophia Schmidt, a intoxicação de esperança, decepção e, finalmente, a elegia da renúncia. Isso significava que ele escreveu a mais bela de seu ex-Oden para o amante inacessível nestes dois anos.
A publicação de Oden provocou uma tempestade de entusiasmo entre os opositores do até então predominante "razoável" Poética Johann Christoph Gottsched. Era o nascimento da poesia pura.
Houve contactos com Johann Jakob Bodmer empate, o Klopstock após Zurique convidados, onde este 1750 viajou. [3] Depois de oito meses, ele foi a convite do rei Frederick V por Dinamarca. Ele poderia completar o seu trabalho pelo apoio Frederick. Isto deu-lhe uma pensão vitalícia de 400 anos (mais tarde 800) Taler. Três anos de sua vida ele passou na Dinamarca.
Em 10 de junho de 1754 casou-se com Klopstock Margareta (Meta) Moller, que ele conheceu em 1751 em Hamburgo, em seu caminho para Copenhagen. Ela morreu em 28 de novembro de 1758 em um natimorto. Trinta anos se passaram Klopstock não poderia esquecê-los e cantou-los em suas elegias. Só na velhice (1791) casou-se com o Hamburgo, Johanna Elisabeth Dimpfel Verw. de Winthem (1747-1821), que era uma sobrinha de Meta Moller.
O túmulo de Klopstock na Igreja Cristã em Hamburg-Ottensen
1759-1762 viveu Klopstock em Quedlinburg, Braunschweig e Halberstadt, em seguida, viajou para Copenhague, onde permaneceu até 1771 e exerceu uma grande influência na vida cultural na Dinamarca. Além do Messias, que finalmente apareceu em 1773 completamente, ele escreveu dramas, por exemplo Hermann Batalha (1769). Ele então virou-se para Hamburgo. 1776, mudou-se a convite do Margrave Karl Friedrich von Baden temporariamente por Karlsruhe. Depois de sua morte em 14 de marco de 1803 a idade de 78 anos ele estava em 22 de março de 1803 grande simpatia da população, além de Meta no cemitério da Igreja Cristã em Ottensen enterrado. Uma guarda de honra de 100 homens acompanhado a transferência do corpo de Hamburgo para Ottensen, e mais de uma centena de músicos e cantores vestidos de branco apareceu na cerimônia de funeral na Igreja Cristã com. Johann Peter Sternhagen descreveu o funeral em 1837 como "uma das coisa mais solene que nunca se tornar um estudioso da Alemanha a parte." [4]
Klopstock era um membro da Hamburg Loja Maçônica den Zu Drei Rosen. Desde 1802, ele era um membro estrangeiro da Academia de Inscrições e Belas Letras.
Em Quedlinburg informa um museu sobre o poeta. 1831 no parque local Brühl um em uma iniciativa de cidadania a partir de 1824 retornando Monumento [5] [6] de Schinkel e Wollin inaugurada.
Fábrica 
Idéias e motivos
Como um pai do alemão idéia de estado-nação Klopstock era partidário do French Revolution, que no poema de 1789 vos Kennet chamados "nobre ação do século"; Os alemães chamaram Klopstock também sobre a Revolução. 1792 tomou-o pela Assembleia Nacional francesa como um homem livre diante. [7] Mais tarde, porém, ele atacou os excessos da revolução no poema O jacobinos de 1793. Aqui, ele criticou o regime jacobinos que havia surgido a partir da Revolução Francesa, como uma cobra em toda própria França ventos.
Klopstock iluminados utopia, a República alemã de Letras (1774) é um conceito que para tão incapaz de governar começa viram Prince governar uma elite educada no poder. A República é de vereadores, alianças e as pessoas a reger-se, com o ex - devem ser dadas as maiores poderes, alianças e as pessoas proporcionalmente menos - do que os mais sábios. A "máfia", no entanto, iria ficar mais de um Schreier na dieta porque ousou Klopstock as pessoas sem soberania do povo para. A educação é o maior bem nesta república e seu apoio qualificado para cargos mais elevados. De acordo com o erudito manuseio é extremamente nesta república pacifista para: Como punições entre os estudiosos estimado Klopstock sniff, vaias e carranca. Este formulado requisitos especiais para o executor:
"Quem quer ser um ela, deve ter propriedades principalmente Zwey, ou seja, um grande Geschiklichkeit, aos gestos que expressam muito; Ela e um besondres wobey rosto larvas vornämlich obter o tamanho e forma do nariz em consideração. O Lacher zombaria tem exceto este (mas ele fica ainda mais imortalizado Maculatur ao grau do que o outro) tem uma voz muito forte, ainda áspera. É habitual o wol Schreyer absolver do exílio, e elevar-se dele rir se o nariz tem as propriedades necessárias para o desempenho. "[8]
Klopstock céu noção cunhada pelas realizações científicas de Copérnico e Kepler não é uma auto-contido céu antiga cujas estrelas são deuses e heróis. Sua esfera celeste é sim uma harmonia mundial, o ritmo ea simetria das esferas. Por isso, é a primeira canção do Messias:
"No meio desta assembléia o sol nasce no céu,
redonda, imensurável, o arquétipo do mundos riqueza
de toda a beleza visível, que, como fluxos voláteis,
ordem, imitando-o através do espaço infinito, derrama.
Então ele se vira, sob o Eterno para si mesmo. Quando ele se vira, soou por ele nas asas dos ventos, às margens dos Suns as harmonias esféricas alta mais. As canções do harpista divina Schallen com poder como animando para onde. Este, concordou tons Executa ouvintes imortais frente alguns elogios sobre ".
Goethe é este o punho pegar novamente. O "Prólogo do Céu" começa:
"O sol se afogou depois de velha forma
no irmão esferas canção rival,
E suas viagens vorgeschriebne
aperfeiçoa com trovões Gang."
Significado e recepção [editar]
Klopstock, mezzotint por JE Haid
Klopstock deu novo impulso da língua alemã e pode ser considerado como um pioneiro para a próxima geração lo. Ele foi o primeiro, com seu Messias hexameter usado na poesia alemã, e seu confronto com o "hexameter alemão", como ele a chamava, o levou a sua teoria da Wortfuß. Isso pavimentou o caminho para ritmos livres, como então, por exemplo, Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Hölderlin usado. Klopstock também lutou contra o uso rigoroso de rima após Opitz corte escola. Ele deu o poetas nova dignidade profissional, vivida pela autonomia artística do poeta, e assim libertou o selo dos poemas didáticos de Versifikateure. [9]
Klopstock é considerado o fundador da experiência da poesia alemã e irracionalismo. Sua influência se estendeu por grande parte do Age of Enlightenment. Mas ele não era como a maioria iluminista da razão, mas é obrigado a chamada sensibilidade atribuída. Em 1779, ele cunhou o termo interioridade, que ele descreveu como um dos nove elementos da representação poética ". A interioridade, ou elevar a natureza mais íntima real da matéria" [10] Além disso, é considerado como um grande pioneiro do movimento de Sturm und Drang , Em Werther mostra efeito Klopstock em Goethe:
Fomos para a janela, ele trovejou abseitwärts eo magnífico chuva ronronou sobre a terra, ea fragrância erquikkendste subiu em toda a plenitude de um ar quente para nós. Ela se levantou em seus cotovelos e seu Blik permeou a área, ela olhou para o céu e para mim, eu vi thränenvoll olho, ela colocou a mão sobre a minha e disse - Klopstock! Eu afundei na corrente de sensações, desabafa nesta Watchword sobre mim. Eu não ertrugs, inclinou-se em sua mão e beijou-a entre as lágrimas mais felizes. E observou seu olho novamente - Noble! Será que você tem a sua deificação visto neste olho, e agora eu gostaria que seus nomes tantas vezes profanado nunca ouve menção. (Goethe, Os Sofrimentos do Jovem Werther, versão A)
Apesar de todo o jovem Lessing registrado:
"Quem não vai elogiar um Klopstock?
Mas não é de leitura? - Não!
Nós queremos menos aplicáveis
​​ser lida e diligentemente ".
- Lessing 1753 [11]
Lessing chega ao ponto, o que se abateu sobre o trabalho Klopstock: Apesar de grande reconhecimento social lhe foi dada, mas o interesse literário real no seu trabalho ficou para trás.
Também sobre compositores e músicos como Christoph Willibald Gluck, Carl Philipp Emanuel Bach, [12] Andreas Romberg e Christian Friedrich Daniel Schubart feito Klopstock impressão. Schubart poderia grandes partes do Messias por coração e uma vez quando ele foi no Reno - ele leu o Messias em uma placa, que ele tinha colocado no barco - um lugar inspirou-o tanto que ele subiu e cartão e livros na Rhein voou: ". Como trovões eu fiquei ali olhando pálido e starräugig meu querido Messias depois que fluderte como um pato tiro na água e afundou" [13] Gustav Mahler musicado o poema A Ressurreição com as suas próprias adições ao quinto set de seu 2. Symphony.
Configurações mais recentes do [editar]
Richard Strauss op.36 / 1 definição da música: The Band Rose (1897)
Manfred Trojahn: ... companheiros silenciosos da largada noturna (1978) do poema "Os primeiros túmulos" (1764) para soprano, flauta, violoncelo, percussão e celesta
Heinz Holliger: Schlafgewölk (1984) para flauta alto
Juliane Klein: Três Canções após Klopstock (2004) para soprano e piano
Jörg-Peter Mittmann: o Infinito (2009) ambiente livre do mesmo poema (1764), para soprano, flauta, oboé, clarinete, viola, violoncelo e percussão
Martin Christoph Redel: "Fique, pensamentos Friend" (2011) poema sonoro "Os primeiros túmulos" (1764), para flauta, clarinete, viola, violoncelo e percussão op 70 (composição para o Ensemble Horizonte).
Max E. Keller: Mãe Natureza (2011) configuração fragmentada de poemas "A Zürchersee" (1750) e "A celebração da Primavera" (1759) para instrumentos de soprano e oito (composição para o Ensemble Horizonte)
Lista de Obras [editar]
Klopstock. Gravura em metal aço por 1760
A partir de Klopstock "David"
Friedrich Gottlieb Klopstock. Obras e Letras. Edição histórico-crítica. Berlim e Nova York (Walter de Gruyter) 1974 e seguintes. (= Hamburgo Klopstock Edition).
Declamatio, Auctores qua Poetas epopoeiae recenset FG Klopstockius (High Speech School, 1745)
Messias, canções I - III (1748) de texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Oden de Klopstock (1750)
Messias canções I - V (1751) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
Notícias da nova edição mais correto do Messias (1753)
A partir da poesia sagrado (1754-1755)
A partir da imitação de Sylbenmasses gregos em alemão (1754-1755)
Messias canções I - V (1755)
Messias, cantos VI - X (1756) texto digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
A morte de Adão, uma tragédia (1757)
Uma observação sobre Juliano, o Apóstata (1758)
Desde a melhor maneira de pensar sobre Deus (1758)
Sacred Songs (1758)
Auferstehn, ressuscitou sim você vai
Os discípulos de Cristo Ye
Senhor, você wollst nos preparar
Enterrar o corpo em seu túmulo
Cansado, alma pecadora ("a ti mesmo Deck, o liebe Seele")
A partir da linguagem da poesia (1758)
A partir da modéstia (1758)
A partir do erro de julgar os outros por si mesmo (1758)
A partir da gama de belas artes e artes plásticas (1758)
A partir do Público (1758)
A partir da Amizade (1759)
Reflexões sobre a natureza da poesia (1759)
Fale sobre a verdadeira soberania da alma (1759)
Salomão, uma tragédia (tragédia, 1764)
Fragmentos do XXten cantando o Messias como um Manuscrito para os amigos (1764/66)
A partir do hexameter alemão (1767)
Título vinheta por Daniel Nikolaus Chodowiecki o húngaro tradução de Klopstock do "Messias"
Messias, cantos XI - XV (1768) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
Hermanns batalha. A Bardiet para o teatro (1769) books.google.de
Oden e elegias (Darmstadt, 1771)
Oden (Hamburgo, 1771) texto digitalizado e completo em Arquivo Texto alemão
David, uma tragédia (tragédia, 1772)
A partir de um tratado sobre Sylbenmaaße (1773)
Dos mesmos versos (1773)
Messias, cantos XVI - XX (1773) digitalizados e texto completo em Arquivo Texto alemão
A república alemã de cartas. O seu dispositivo. Seu Geseze. História da última legislatura. Por decisão dos vereadores por Salogast e Wlemar. (1774) texto digitalizado e completa em texto alemão Arquivo
Odes e canções beym Clavier a cantar (música de Christoph Willibald Gluck, 1776)
Via di Deutsche Spelling (1778)
A partir das letras do inédito (1779)
Sobre a linguagem e poesia: Fon uma tradução latina do Messias. Zantes Fragment (1779)
Messias canções I - XX (1780-1781)
Hermann e os príncipes. A Bardiet para o teatro (1784)
Hermanns morte. A Bardiet para o teatro (1787)
Oden à Revolução Francesa (1790-1799)
Chamadas gramaticais (1794)
Traduções
Cartas
Retratos & Bustos 
Anton Hickel, retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo, 113 x 89 cm, Hamburgo, 1798 (coleção de pinturas da Universidade de Hamburgo, on-line), descrição com Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801 , 1, Issue 3 Vol., S. 276 f. Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
- De acordo com o quadro anterior, de Anton Hickel
Johann Gerhard Huck (1759-1811), litografia (mezzotint), 52 x 43 cm, Fig., (On-line, Museus Municipais Quedlinburg / Klopstockhaus)
- De acordo com a litografia acima de Johann Gerhard Huck
Loeser Leo Lobo (1775-1840), gravura em cobre, 29 x 20,3 cm, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo)
Martin Ferdinand Quadal, Retrato, explicando isso por Alfred Lichtwark, o quadro em Hamburgo, Vol. 2, Publisher Richter, Hamburgo, 1898, p 23 e segs., (Online Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo) e (aqui chamado Guadall) por Friedrich Johann Lorenz Meyer, esboços para uma pintura de Hamburgo, Verlag Friedrich Hermann Nestler, Hamburgo, 1801, Vol. 1, Issue 3, S. 274 f. Books.google e on-line Estado e Biblioteca da Universidade de Hamburgo
Jens Juel, Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela, ilustração e descrição desse retrato e suas cópias, (online, Gleimhaus Halberstadt, Porträtsammlung Amizade Temple) e Retrato do poeta Friedrich Gottlieb Klopstock, Jens Juel (atribuído) Óleo sobre tela, 60 x 48cm, depois de 1779 (Berlim, Museus Nacionais em Berlim - Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano, National Gallery, Inv A II 348), (linha de índice de imagem).
- De acordo com o quadro acima por Jens Juel
Lazarus Gottlieb Sichling, litografia, 29 x 22,3 centímetros, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Christian Gottlieb Geyser, gravura em cobre, 30,3 x 20,7 centímetros, JFF Bremen, Braunschweig, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Johann Heinrich Klinger (1766-1789), gravura em cobre, 35 x 25 cm, nem [imberga] de 1789 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Escola cristã, gravura em cobre, 11,8 x 9,4 cm, 1810 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Johann Martin Preissler, gravura em cobre, 40,4 x 29,8 cm, 1782 (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Moedas imagem da mama com, ver Otto Christian Gaedechens ,. F clube Hamburg Histórico (ed.): Moedas e Hamburgo medalhas, editor Johann August Meissner, Hamburgo, 1850, pp 247-250, (books.google).
Gerdt Hardorff, litografia, sem mais detalhes, (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
- De acordo com a litografia acima por Gerdt Hardorff
Friedrich Müller, gravura em cobre, 31,4 x 24 cm (online, colecção de retratos do Estado e da Biblioteca da Universidade de Hamburgo).
Landolin Ohmacht, busto de alabastro (12.1 cm) a 1797 bildindex.de, Museu de Artes e Ofícios, Hamburgo. Depois de Rainer Schmidt (eds.): Letters Klopstock 1795-1798,. Vol 2, aparelho / comentário, Publisher de Gruyter, Berlim, 1996, pp 298 e segs. (Limitado visualização no Google Book Search) são hoje um total de 7 versões Ohmachts busto conhecidos a partir de materiais diferentes e em tamanhos diferentes. O Klopstockhaus em Quedlinburg é um 65 cm de altura "gesso após o original de Landolin Ohmacht" Fig. Online.
Johann Gottfried Schadow, busto para o Walhalla, 1808, nsa linha inferior. 021 (foto acima com honras). Por seu feito à Klopstock busto morte Schadow deveria ter servido "extraordinariamente realista projetado Klopstock busto de alabastro" de Landolin Ohmacht como um modelo, desmaios, Mechtild ", impotência, Landelin Franciscus" em: Nova biografia alemão 19 (1999), p 491 f. online versão.
Marie Elisabeth Vogel: Klopstock 1792
Johann Caspar Füssli d. Ä., Retrato Friedrich Gottlieb Klopstock, óleo sobre tela, 47,5 x 38 cm, Zurique, 1750, (online Museus Municipais Quedlinburg / Klopstockhaus)
Johann Heinrich Wilhelm Tischbein, desenho de lápis, 48 x 34,5 cm, (Hamburgo Retratos de Estado e de Biblioteca da Universidade de Hamburgo, on-line)
Marie Elisabeth Vogel (1746-1810, nascido Timmermann, Verw de Boor.), Pintura a óleo 1792 do cotovelo para a direita (?): Sitting Klopstock na poltrona escura na frente de um fundo neutro, em roupão preto e camisa branca, aberta, cabelo branco, curto somente nos templos, sua skandierend mão esquerda, em sua mão direita um manuscrito do décimo segundo stanza de seu 1748 Ode incorridos "The Farewell". Atrás de uma cortina, na sombra, o busto de Homero. Por ocasião da morte de Klopstock em 1803 pela Sociedade Patriótica emitido, anteriormente na posse, hoje Museu de Hamburgo História, Inv. 1950/19; ver. Gisela Jaacks, rostos e personalidades, catálogo de inventário da coleção de retratos no Museu de História de Hamburgo I., Hamburgo, 1992, p 205 books.google. Quando Hans Schröder: Enciclopédia do escritor Hamburgo para o Presente, Vol 4, Hamburgo 1866 No. 1964 Klopstock, Friedrich Gottlieb, nota de rodapé: .. O seguinte pintura original ... "em 1793, mas apenas 1.803 concluída diretório cf do sexto .. Volume 7 página Exposição de Sociedade Patriótica maio 1803 página 12, no. 40, e as negociações id. Ges. 35. "
ligeiramente reduzido "repetição" da imagem anterior de Marie Elisabeth Vogel por Johann Hieronymus Barckhan (1785-1865), óleo sobre tela, 76,5 x 63 cm, 1807 Número de Inventário: A II 954, Museus Nacionais em Berlim, Alte Nationalgalerie (online )
outros litografias (Digital Retrato Índice de Bildarchiv Foto Marburg)

Sándor Ferenczi

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário