domingo, 21 de outubro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias:Pedro Juan Gutiérrez (Matanzas:

    

Cuba, 1950) é reconhecido internacionalmente como um dos escritores mais talentosos da nova narrativa latino-americana.

   Começou a trabalhar aos onze anos, como vendedor de sorvete e de jornal. Foi soldado sapador durante quase cinco anos, instrutor de natação e caiaque, cortador de cana-de-açúcar e trabalhador agrícola de 1966 a 1970, técnico em construção, desenhista técnico, locutor de rádio e, durante 26 anos, jornalista. É pintor, escultor e é autor de vários livros de poesia. Ele vive em Havana. Dedica-se exclusivamente à literatura e à pintura..

   O denominado Ciclo do Centro de Havana é um conjunto de cinco livros, romances e relatos, de que fazem parte Trilogia suja de Havana (sua primeira obra em prosa), O Rei de Havana, Animal tropical (galardoado com o Prêmio Afonso García-Ramos de Romance 2000, na Espanha, atribuido conjuntamente pelo Cabildo de Tenerife e Editorial Anagrama), O insaciável homem-aranha, e Carne de cão (ganhador do prêmio no Italia Narrativa Sur del Mundo).

Pedro Juan Gutiérrez (©PEDRO GOMES)
   É autor tambén de O ninho da serpente: Memórias do filho do sorveteiro ( (Prix des Amériques insulaires et de la Guyane 2008)), Nosso GG em Havana, Corazón mestizo, Pobre diablo, os contos curtos de Melancolia dos leões, e dos livros do poesia Esplendidos peces plateados, Fuego contra los herejes, Yo y una lujuriosa negra vieja, Lulú la perdida y otros poemas de John Snake e Morir en París.


   Sua obra narrativa foi publicada em 20 países, com um sucesso crescente de crítica e de público. É considerado por renomados críticos dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Alemanha como um “escritor cult”, um mito em expansão.

fonte de origem:

http://www.pedrojuangutierrez.com/Biografia_portugues.htm