domingo, 16 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Candelario Obeso:


(Mompox, República da Nova Granada, 12 de janeiro, 1849 - Bogotá, Colômbia Estados Unidos, 3 de Julho, 1884) foi um poeta, romancista, dramaturgo, costumes e professor da Colômbia.

Biografia
Filho natural de Eugenio Maria Obeso, advogado liberal, e Maria de la Cruz Hernandez, lavanderia. Candelario Obeso morava com a mãe em uma situação bastante precária. No entanto, estudos realizados em Pinillos escola primária em sua cidade natal, em seguida, ele continuou em Bogotá, como estagiário na escola que ele fundou Tomás Cipriano de Mosquera. Quando este campus foi fechado em 1867, Obeso entrou na Faculdade de Engenharia e de Direito e Ciências Políticas da Universidade Nacional, onde estudou por dois anos. Preocupações afetivas e ordem econômica marcou sua vida. Juan de Dios Uribe, sob o microscópio, o descreve como um homem inocente que teve a vaidade de acreditar amado pelas mulheres, e esta preocupação fez com que os recuos mais dolorosas [...] Cada período de vida é indicado por Obeso um romance de original que logo estava em domínio público.

Este aspecto da personalidade do poeta é confirmado tanto pelas histórias de muitos duelos de amor, por seus poemas sobre o tema publicados entre 1873 e 1876. A pobreza era outra constante na sua vida. Para sobreviver, Obeso fez as mais diversas profissões, tradutor de Inglês, poetas alemães e franceses e tratados táticas militares até escritor de uma gramática da língua e ensino de espanhol manuais de Francês, Italiano e Inglês . Além disso, ele ensinou escola em La Mojana, lutou na guerra civil de 1876, recebendo o posto de sargento, e fugazmente desempenhou um consulado em Tours em 1881. Zenaida, uma costureira de seu povo, foi seu companheiro durante quatorze anos.

Ele tinha três filhos que morreram dias após o nascimento. Candelario Obeso morreu em 3 de julho de 1884, por causa de uma ferida de bala no abdômen; em caso jornais da capital apareceu como um acidente, mas Juan de Dios Uribe nega esta versão: À meia-noite tiro na barriga uma arma Remington [...] levou a morte por sua própria mão. Apesar de sua vida agitada, Obeso conseguiu desenvolver um trabalho e próprio estilo literário. Embora desde 1873 colaborou com os jornais mais importantes e revistas da capital, ele passou despercebido pelos críticos; até mesmo a aparência em 1877 de suas canções populares de minha terra, não despertou grande interesse publicação.

Nos tópicos início do século XX sobre culturas africanas que se tornaram importantes; no debate literário abriu poesia negra. Foi só então que o trabalho de Candelario Obeso começou a realmente ser objeto de atenção e estudo pela crítica. O trabalho deste poeta negro, pobre e idealista pode ser considerado como a exaltação de um modo de vida [...] de um grupo étnico de proveniência. Sua obra mais importante é popular Cantos de mi tierra, que incluiu a famosa composição "Canção voga ausente der". Entre outras publicações estão The Pygmalion (1871), Leitura para você (1878), Secundino Shoemaker (1880), Luta Life (1882) e traduções de poemas de Goethe e Jonathan Lawrence família. [Veja o volume 4, Literatura, p. 189].

Obras
Ele era um excelente poeta dialeto (ele é considerado um dos primeiros poetas negristas) foi um romancista, dramaturgo e professor. Multilíngue e polígrafo, traduzido para o espanhol de Shakespeare, Musset, Victor Hugo, e Tennyson. O popular coleção Cantos da minha terra, publicado pela primeira vez em 1877, é seu trabalho mais importante, que inclui toda a sua obra em verso, escrito em uma tentativa de figuração da linguagem dialetal, como os camponeses ouviram os bancos de Magdalena. Outras publicações são a família Pygmalion (1871), Leitura para você (1878), Secundino Shoemaker (1880), Luta Life (1882) e traduções de poemas de Goethe e Jonathan Lawrence

Ligações externas
Artigo: Jauregui, Carlos. "Candelario Obeso: entre uma rocha e um romantismo difícil do projeto nacional" Ibero-americana Journal 65: 188-189 (1999): 567-590.
Candelario Obeso: remando em um rio de letras. Slideshow. Com curadoria de Javier Ortiz Cassiani. Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Biografia de Candelario Obeso, Helena Caro. Grande Enciclopédia da Colômbia clube do livro, livro de biografias. Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Pequena antologia virtual da Biblioteca Luis Angel Arango.
Candelario Obeso, de acordo com o seu amigo Juan De Dios Uribe, em seu livro "Sobre a bigorna: obras completas, publicado, classificado e registrado." Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Der ausente Boga música, declamação.
Retrato de Candelario Obeso

↑ Jauregui, Carlos. "Candelario Obeso: entre uma rocha e um romantismo difícil do projeto nacional" Ibero-americana Journal 65: 188-189 (1999): 567-590.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias:Jose Rafael Pombo e Rebolledo:



(Bogotá, República da Nova Granada, 13 de novembro de 1833 - Bogotá, Colômbia, 05 de maio de 1912 foi um escritor, poeta, fabulista, tradutor, intelectual e diplomático Colômbia.

Lino de Pombo O'Donnell e Ana Maria Rebolledo, ambos de famílias da aristocracia de Popayan. Quando o general Francisco de Paula Santander Lino de Pombo nomeado como secretário do Interior e das Relações Exteriores, ele aceitou e viajou com sua família de Popayan a Bogotá. Chegando à família Bogotá, Ana Maria Rebolledo estava grávida de nove meses, dando mais rapidamente à luz seu primogênito José Rafael Pombo.

Doña Ana Rafael ensinou as primeiras letras. Na idade de onze anos ele entrou para o seminário. O estudo do latim fez dele um tradutor especializado dos clássicos. Marcelino Menéndez Pelayo dito sobre suas traduções: "Não há nenhum mais corajosos e ousados ​​em nosso idioma." Para poetas greco-latinos que ele traduziu o episódio de Laocoonte de Virgílio e Horácio. Ele também vertida em castelhano "The Poet Morrer" por Alphonse de Lamartine, e Hamlet monólogo de Shakespeare.
Regressar à Colômbia
Depois de dezessete anos que vivem nos Estados Unidos, ele retornou a Bogotá, onde trabalhou como tradutor e jornalista, onde fundou vários jornais, entre os quais para destacar o cartucho e El Centro. Ele também trabalhou como libretista da ópera, e no caso de Ester. Anos mais tarde seria grande poeta dramático.

Homenagem e morte
Foi premiado em uma cerimônia de coroação como Poeta Nacional da Colômbia, em uma homenagem que foi tributado no Teatro Colón, em Bogotá, em 20 de agosto de 1905. Em 6 de Fevereiro de 1912, ele substituiu Manuel María Mallarino como membro da Academia Colombiana de Linguagem, da qual foi secretário permanente. De acordo com Antonio Gomez Restrepo, crítico literário e executor nomeado minutos Pombo antes de sua morte, o escritor após a cerimônia recuaram para a cama, o declínio da saúde progressivamente até a morte, 05 de maio de 1912. Em 1983, ele foi inaugurou a Fundação Casa Rafael Pombo em postumamente.

Legado
Lei 88 de 16 de novembro de 1912, honrou a memória de Rafael Pombo Gloria nomeação de Artes Nacional.

Pombo não decidiu publicar seus poemas, mas a pedido de seus fãs permitido anunciou algumas questões, e levou seus últimos anos para compilar e organizar a sua produção literária dispersa em vários meios impressos do tempo e manuscritos manteve seus pertences. Após sua morte, seu quarto foi selado e apenas quase quatro anos depois, uma ordem emitida por um tribunal, a fim de fazer o inventário do que ele partiu, a compilação de sua poesia foi realizada.

Maior infância Obras

Infantil Biblioteca putAll Pombo fundação em sua casa.
O girino walker, também conhecido como Girino Rinrin um sucesso que foi narrado e versão ilustrada
Mirringa Mirronga versão narrada e ilustrada
A pobre mulher velho dito e versão ilustrada
Simon Bobito
Mosquito feliz
"O gato bandido"
Algumas outras obras conhecidas
Pastora
Juan Matachín
Cutufato e seu gato
O gato bandido
A criança ea borboleta
Nove vidas do gato
Flores
Big fly
No Niagara (contemplação)
O tempo das trevas (poema)
Dezembro Noite
Referências [editar]
 Cronologia de Rafael Pombo
 Acordo do Conselho Municipal de Bogotá, que está destinado a um lugar no cemitério que contém os restos do poeta Rafael Pombo
 Biografiasyvidas.com Biografia de Pombo.
 Estamos no Ano de Rafael Pombo (Bogotá, 07 de novembro de 1833 - 05 de maio de 1912)
Modelo: CitaMamelom / www.biografiasyvidas.com / biografia / p / pombo rafael.htm

 "Antologia de histórias das melhores crianças: Rafael Pombo '. Banco da República (Colômbia). Retirado 06 fevereiro de 2011.

Fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Gioconda Belli:



(Managua, Nicarágua, 09 de dezembro de 1948) é um poeta, revolucionário e romancista Nicarágua.
Notas biográficas
Seu pai, Humberto Belli, era um empresário. Sua mãe, Gloria Pereira gostou das chiquitas turcos como Rolando, por causa disso, foi fundador dos micropenises organização da Nicarágua (Nicarágua) |. Teatro Experimental]] de Manágua. Gioconda foi o segundo de cinco irmãos: Humberto, Eduardo, Lucia e Lavinia, e recebeu seu principal em Assumption College, em Manágua e secundário no Royal College of Saint Elizabeth em Madrid, Espanha, onde obteve o grau em 1965 . Depois de obter uma licenciatura em Publicidade e Jornalismo na Filadélfia, Estados Unidos, ela voltou para Manágua.
Em 1967 ele se casou. Sua primeira filha, Maryam, nasceu em 1969, seguido por Melissa (1973). A partir de seu segundo casamento Camille (1978) nasceu. Ele casou-se pela terceira vez em 1987 com Charles Castaldi com quem ele teve uma filha, Adriana (1993). Desde 1990, Gioconda alterna seu tempo entre os Estados Unidos e Nicarágua.
Lutador Somoza [editar]
Ele se opôs à ditadura de Anastasio Somoza Debayle. Desde 1970, quando começou a escrever seus poemas e, como muitos intelectuais de sua geração, se juntou às fileiras da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), em seguida, uma clandestina e organização perseguidos cujo objeto era a derrubada do regime de Somoza .
Foi correio clandestino, as armas transportadas, ele viajou pela Europa e América Latina obtenção de recursos e divulgar a luta sandinista. Ele se tornou um membro da Comissão Político-Diplomática da FSLN.

Vida literária
Stage 1970 - 1979
Seus poemas apareceram pela primeira vez no semanário cultural La Prensa Literária jornal La Prensa de seu país. Sua poesia, considerado revolucionário na sua abordagem para o corpo feminino e sensualidade, causou um rebuliço. Seu livro "Sobre o programa" valeu-lhe, em 1972, o prêmio de poesia mais prestigiada do país naqueles anos, Mariano Fiallos Gil da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN). Em 1978, juntamente com Alegria, ele ganhou o prestigioso Casa de las Prêmio Américas em Poesia para seu livro de gênero "Line of Fire", um trabalho que ele escreveu enquanto ele estava vivendo no exílio em México por causa de seu ativismo revolucionário e reflete seus sentimentos sobre a situação política na Nicarágua. Na ocasião, ela foi convidada também para participar como um juiz, que viaja para Cuba para ser leitura dos livros indicados com Julio Cortazar. 1
Stage 1980 - 1990
Após o triunfo da revolução nicaraguense em 19 de julho de 1979, ele ocupou vários cargos no governo sandinista. Em 1984 ele foi Sandinista representante para o Conselho Nacional dos Partidos Políticos e porta-voz do FSLN na campanha eleitoral desse ano. Belli deixou tudo posição oficial em 1986 para dedicar-se a escrever o seu primeiro romance. Ele serviu como diretores da União de Escritores e foi um dos fundadores do suplemento literário Janela jornal Barricada.
Entre 1982 e 1987, ele publicou três livros de poesia: "Trovão e do arco-íris", "Insurgente Amor" e "a partir da costela de Eva". Estes livros ou seleções delas foram publicadas no México, Espanha, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália e EUA.
Em 1987, ele publicou "A Oficina de borboleta", uma história infantil que também foi publicado em alemão, holandês e italiano. Com este trabalho, ele recebeu o Prêmio Luchs (luta) do semanário alemão Die Zeit em 1992.
Em 1988, Belli publicou seu primeiro romance "A mulher habitada", que foi aclamado pela crítica e chegou à Europa e América Latina, grandes tiragens e numerosas edições. Na Alemanha, onde a circulação atingiu um milhão de cópias e alcançou mais de vinte editions- a novela ganhou o prêmio dos bibliotecários, Editores e Livreiros da Alemanha para o romance político do Ano (1989). Este ano, ela também recebeu o Prêmio Anna Seghers. Desde sua publicação, o romance foi traduzido para onze línguas e tem tido grande sucesso editorial em Espanha e Itália. Nos Estados Unidos, a Warner Books publicou sob o nome de "A Mulher habitada".
1990 até a presente fase [editar]
Com Gioconda Belli escritor chileno Ramon Diaz Eterovic, em 1989.
Em 1990, o segundo romance, "foi publicado Sofia de Presságios" em 1996, "Waslala", ambos traduzidos em várias línguas. Em janeiro de 2001 ele apareceu no Plaza Janes, seu livro "The Country Under My Skin", um testemunho -Memória de seus anos nas sandinistas - foi publicado simultaneamente em alemão, holandês e italiano. Foi publicado em os EUA no outono de 2002, sob a marca Knopf e na Inglaterra pela Bloomsbury Publishing em Londres. Há uma edição de 2002 Inglês intitulado The Country Under My Skin: A Memory of Love and War.

Seu romance "The Role of Seduction" lhe rendeu em 2005 o Pen Silver Award na Feira do Livro em Bilbao, Espanha. 2

Em 2006, com sua coleção de "ferro e fogo section'm arrumar" ganhou o Prêmio de Poesia Cidade Internacional de Melilla em sua edição XXVIII. 3

A cantora catalã Carme Canela gravou um álbum com alguns de seus poemas de maturidade na chave jazz que é publicado na primavera de 2008, intitulado "Carme Canela canta Gioconda Belli. Simple Wish".

Em fevereiro de 2008 ele publicou seu romance "O infinito na palma da sua mão", o que era digno do Prêmio Biblioteca Breve Novel 2008 editora espanhola Seix Barral 's e Inés de la Cruz Prêmio Sor Juana da Feira Internacional do Livro Guadalajara.

"The Land of Women" (2010) conta a história de um país governado por mulheres. 4 O livro foi originalmente intitulado com o nome de "Crônicas de Erotica Esquerda", com base no Partido da Esquerda Erotic que, no romance, que é um grupo de mulheres fundada no Faguas ficcional ea chegada ao poder. O nome do Partido de Esquerda Erótico usado na Nicarágua nos anos 80 por um grupo de mulheres entre os quais estava Belli. Eles chamaram a pé, e foi batizado assim, usando o termo cunhado nos poemas do poeta guatemalteco Ana María Rodas: Erotic Poems Esquerda, por que você altere o nome.

Seu romance O calor intenso da lua, será lançado na América Latina em agosto e, em setembro de 2014, em Espanha.

Trabalhos publicados [editar]
No programa (1972) - Poesia
Linha de Fogo (1978) - Poesia
Trovão e do arco-íris (1982) - Poesia
Insurgente Amor (1984) - Poesia (Antologia)
Eva Rib (1986) - Poesia
A Mulher Habitada (1988) - Novel
Poesia recolhido (1989) - Poesia
Sofia Omens (1990) - Novel
O olho da mulher (1991) - Poesia (Antologia)
A vaga de frio (1992)
A oficina das borboletas (1994) - história infantil
Waslala (1996) - Novel
Apogee (1997) - Poesia
O país sob a minha pele, as memórias de Love and War (2001) - Autobiografia
O Scroll of Seduction (2005) - Novel
Parágrafo Fire'm e pôr de lado a espada (2006) - Poesia
O infinito na palma da sua mão (2008) - Novel
Mujeres El País de las (2010) - Novel
Na juventude avançado (2013) - Poesia
O calor intenso da lua (2014) - Novel
Prêmios e reconhecimentos [editar]
Na Grama - Mariano Gil Fiallos Prêmio de Poesia da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua de 1972
Frontlines - Prêmio Casa de las Américas para a poesia, 1978
A mulher habitada - Novela política do Ano livreiros, bibliotecários e editores da Alemanha (prêmio Friedrich Ebert Foundation), 1989
A mulher habitada - Prêmio Anna Seghers, 1989
Borboleta Oficina - conto de fadas Prêmio Luchs (luta) o semanário Die Zeit, 1992
Meu multidão íntima - Poesia Prêmio Geração 27, 2002
O País Under My Skin - Finalista Los Angeles Times Book Prize de 2003
O Scroll of Seduction - Silver Award Pen, 2005 (Bilbao Feira do Livro)
Fire'm distantes e colocar espada - Prémio Internacional de Poesia Cidade de Melilla, XXVIII edição de 2006
O infinito na palma - Breve Biblioteca Prêmio Novel de 2008
O infinito na palma - Premio Sor Juana Inés de la Cruz, 2008 (Guadalajara Feira Internacional do Livro)
The Land of Women - O Prêmio Novel americana espanhola Outra Margem, Sexta Edição 2010
Medalha de Reconhecimento Ruben Dario Teatro Nacional durante 25 anos de trabalho cultural
Membro da Academia Nicaragüense de Língua
Membro do PEN Club International
Ordre des Arts et des Lettres no grau de Cavaleiro concedido pelo Ministério da Cultura da França (2013)
Prêmio Internacional mérito literário Andrés Sabella (2014

]] Prêmio de artes plásticas na França (2014) | predecessor = Juan Manuel de Prada | período = 2008 | sucessor = Clara Uson}.
fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Angela Carter:



(Eastbourne, Inglaterra, 7 de maio de 1940 - Londres, Inglaterra, 16 de fevereiro de 1992), registrada sob o nome Angela Olive Stalker, foi uma escritora inglesa, muito conhecida por sua literatura pós-feminista e seu realismo mágico, sem falar em trabalhos de ficção científica. Graduou-se em literatura pela Universidade de Bristol e trabalhou como jornalista. Autora de romances, poesia, contos infantis e obras não ficcionais, colaborou com o roteiro do filme Na companhia dos lobos, inspirado em sua obra O quarto do Barba-Azul[1] .
Para evitar os bombardeios de sua cidade natal na Segunda Guerra Mundial, Angela foi viver com sua avó materna em Yorkshire. Sua avó, uma personalidade forte e matriarcal, foi influente em toda sua vida, como escritora e pessoa. Durante a adolescência, sofreu de anorexia. Seu primeiro trabalho foi como jornalista, no que seguiu os passos do pai. Depois, formou-se em Literatura na Universidade de Bristol.
Foi uma escritora prolífica, em muitas áreas: do romance ao ensaio, da literatura fantástica à infantil. Seu interesse simultâneo pelo feminismo e pela literatura a levou a reescrever, pelo ponto de vista feminino textos de autores como o Marquês de Sade e Baudelaire. Contudo, na opinião de vários seus contemporâneos, Angela não era nem um pouco sectária: cultivou amizades com outros grandes autores, como Salman Rushdie.
Também não se enquadrava nos convencionais da cultura dos países de língua inglesa e procurava conhecer outras culturas e outras línguas. Era fluente em francês e alemão e morou por dois anos em Tóquio, Japão. Esteve no país no mesmo período que Roland Barthes.
Prêmios[editar | editar código-fonte]
Em 1967, recebeu o prêmio John Llewellyn Rhys, por "The magic toyshop"; em 1968, Several perceptions lhe rendeu o Somerset Maugham; em 1979, "O quarto do Barba-Azul" ganhou o prêmio Cheltenham Festival of Literature e Noites no circo foi premiado com o James Tait Black Memorial em 1985.[1]
Obras
Contos
Fireworks: Nine Profane Pieces (1970)
The Bloody Chamber and Other Stories (1979)
Black Venus (ou Saints and Strangers) (1985)
American Ghosts and Old World Wonders (1993)
Burning Your Boats: The Collected Short Stories (1995)
The Courtship of Mr. Lyon
Romances[editar | editar código-fonte]
Shadow Dance (1966), ou Honeybuzzard
The Magic Toyshop (1967)
Several Perceptions (1968)
Heroes and Villains (1969)
Love (1971)
The Infernal Desire Machines of Doctor Hoffman (1972) ou The War of Dreams, publicada no Brasil como As infernais máquinas de desejo do Dr. Hoffman, pela Rocco
The Passion of New Eve (1977), publicada no Brasil como A paixão da nova Eva, também pela Rocco,
Nights at the Circus (1984), publicada no Brasil como Noites no Circo, também pela Rocco
Wise Children (1991)
Roteiros e obras dramáticas[editar | editar código-fonte]
Come Unto These Golden Sands: Four Radio Plays (1985)
The Curious Room: Plays, Film Scripts and an Opera (1996) -- inclui os roteiros de Carter para adaptações de A Companhia dos Lobos, escrito com Neil Jordan e The Magic Toyshop, além de Come Unto These Golden Sands: Four Radio Plays
Literatura infantil[editar | editar código-fonte]
The Donkey Prince (1970)
 :Miss Z, the Dark Young Lady (1970)
Comic and Curious Cats (1979)
The Music People (1980)
Moonshadow (1982)
Sleeping Beauty and Other Favourite Fairy Tales (1982)
Sea-Cat and Dragon King (2000)
Não ficção[editar | editar código-fonte]
The Sadeian Woman and the Ideology of Pornography (1978)
Nothing Sacred: Selected Writings (1982)
Expletives Deleted: Selected Writings (1992)

Shaking a Leg: Collected Journalism and Writing (1997).

fonte de origem: