domingo, 16 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias:Jose Rafael Pombo e Rebolledo:



(Bogotá, República da Nova Granada, 13 de novembro de 1833 - Bogotá, Colômbia, 05 de maio de 1912 foi um escritor, poeta, fabulista, tradutor, intelectual e diplomático Colômbia.

Lino de Pombo O'Donnell e Ana Maria Rebolledo, ambos de famílias da aristocracia de Popayan. Quando o general Francisco de Paula Santander Lino de Pombo nomeado como secretário do Interior e das Relações Exteriores, ele aceitou e viajou com sua família de Popayan a Bogotá. Chegando à família Bogotá, Ana Maria Rebolledo estava grávida de nove meses, dando mais rapidamente à luz seu primogênito José Rafael Pombo.

Doña Ana Rafael ensinou as primeiras letras. Na idade de onze anos ele entrou para o seminário. O estudo do latim fez dele um tradutor especializado dos clássicos. Marcelino Menéndez Pelayo dito sobre suas traduções: "Não há nenhum mais corajosos e ousados ​​em nosso idioma." Para poetas greco-latinos que ele traduziu o episódio de Laocoonte de Virgílio e Horácio. Ele também vertida em castelhano "The Poet Morrer" por Alphonse de Lamartine, e Hamlet monólogo de Shakespeare.
Regressar à Colômbia
Depois de dezessete anos que vivem nos Estados Unidos, ele retornou a Bogotá, onde trabalhou como tradutor e jornalista, onde fundou vários jornais, entre os quais para destacar o cartucho e El Centro. Ele também trabalhou como libretista da ópera, e no caso de Ester. Anos mais tarde seria grande poeta dramático.

Homenagem e morte
Foi premiado em uma cerimônia de coroação como Poeta Nacional da Colômbia, em uma homenagem que foi tributado no Teatro Colón, em Bogotá, em 20 de agosto de 1905. Em 6 de Fevereiro de 1912, ele substituiu Manuel María Mallarino como membro da Academia Colombiana de Linguagem, da qual foi secretário permanente. De acordo com Antonio Gomez Restrepo, crítico literário e executor nomeado minutos Pombo antes de sua morte, o escritor após a cerimônia recuaram para a cama, o declínio da saúde progressivamente até a morte, 05 de maio de 1912. Em 1983, ele foi inaugurou a Fundação Casa Rafael Pombo em postumamente.

Legado
Lei 88 de 16 de novembro de 1912, honrou a memória de Rafael Pombo Gloria nomeação de Artes Nacional.

Pombo não decidiu publicar seus poemas, mas a pedido de seus fãs permitido anunciou algumas questões, e levou seus últimos anos para compilar e organizar a sua produção literária dispersa em vários meios impressos do tempo e manuscritos manteve seus pertences. Após sua morte, seu quarto foi selado e apenas quase quatro anos depois, uma ordem emitida por um tribunal, a fim de fazer o inventário do que ele partiu, a compilação de sua poesia foi realizada.

Maior infância Obras

Infantil Biblioteca putAll Pombo fundação em sua casa.
O girino walker, também conhecido como Girino Rinrin um sucesso que foi narrado e versão ilustrada
Mirringa Mirronga versão narrada e ilustrada
A pobre mulher velho dito e versão ilustrada
Simon Bobito
Mosquito feliz
"O gato bandido"
Algumas outras obras conhecidas
Pastora
Juan Matachín
Cutufato e seu gato
O gato bandido
A criança ea borboleta
Nove vidas do gato
Flores
Big fly
No Niagara (contemplação)
O tempo das trevas (poema)
Dezembro Noite
Referências [editar]
 Cronologia de Rafael Pombo
 Acordo do Conselho Municipal de Bogotá, que está destinado a um lugar no cemitério que contém os restos do poeta Rafael Pombo
 Biografiasyvidas.com Biografia de Pombo.
 Estamos no Ano de Rafael Pombo (Bogotá, 07 de novembro de 1833 - 05 de maio de 1912)
Modelo: CitaMamelom / www.biografiasyvidas.com / biografia / p / pombo rafael.htm

 "Antologia de histórias das melhores crianças: Rafael Pombo '. Banco da República (Colômbia). Retirado 06 fevereiro de 2011.

Fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário