domingo, 16 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Candelario Obeso:


(Mompox, República da Nova Granada, 12 de janeiro, 1849 - Bogotá, Colômbia Estados Unidos, 3 de Julho, 1884) foi um poeta, romancista, dramaturgo, costumes e professor da Colômbia.

Biografia
Filho natural de Eugenio Maria Obeso, advogado liberal, e Maria de la Cruz Hernandez, lavanderia. Candelario Obeso morava com a mãe em uma situação bastante precária. No entanto, estudos realizados em Pinillos escola primária em sua cidade natal, em seguida, ele continuou em Bogotá, como estagiário na escola que ele fundou Tomás Cipriano de Mosquera. Quando este campus foi fechado em 1867, Obeso entrou na Faculdade de Engenharia e de Direito e Ciências Políticas da Universidade Nacional, onde estudou por dois anos. Preocupações afetivas e ordem econômica marcou sua vida. Juan de Dios Uribe, sob o microscópio, o descreve como um homem inocente que teve a vaidade de acreditar amado pelas mulheres, e esta preocupação fez com que os recuos mais dolorosas [...] Cada período de vida é indicado por Obeso um romance de original que logo estava em domínio público.

Este aspecto da personalidade do poeta é confirmado tanto pelas histórias de muitos duelos de amor, por seus poemas sobre o tema publicados entre 1873 e 1876. A pobreza era outra constante na sua vida. Para sobreviver, Obeso fez as mais diversas profissões, tradutor de Inglês, poetas alemães e franceses e tratados táticas militares até escritor de uma gramática da língua e ensino de espanhol manuais de Francês, Italiano e Inglês . Além disso, ele ensinou escola em La Mojana, lutou na guerra civil de 1876, recebendo o posto de sargento, e fugazmente desempenhou um consulado em Tours em 1881. Zenaida, uma costureira de seu povo, foi seu companheiro durante quatorze anos.

Ele tinha três filhos que morreram dias após o nascimento. Candelario Obeso morreu em 3 de julho de 1884, por causa de uma ferida de bala no abdômen; em caso jornais da capital apareceu como um acidente, mas Juan de Dios Uribe nega esta versão: À meia-noite tiro na barriga uma arma Remington [...] levou a morte por sua própria mão. Apesar de sua vida agitada, Obeso conseguiu desenvolver um trabalho e próprio estilo literário. Embora desde 1873 colaborou com os jornais mais importantes e revistas da capital, ele passou despercebido pelos críticos; até mesmo a aparência em 1877 de suas canções populares de minha terra, não despertou grande interesse publicação.

Nos tópicos início do século XX sobre culturas africanas que se tornaram importantes; no debate literário abriu poesia negra. Foi só então que o trabalho de Candelario Obeso começou a realmente ser objeto de atenção e estudo pela crítica. O trabalho deste poeta negro, pobre e idealista pode ser considerado como a exaltação de um modo de vida [...] de um grupo étnico de proveniência. Sua obra mais importante é popular Cantos de mi tierra, que incluiu a famosa composição "Canção voga ausente der". Entre outras publicações estão The Pygmalion (1871), Leitura para você (1878), Secundino Shoemaker (1880), Luta Life (1882) e traduções de poemas de Goethe e Jonathan Lawrence família. [Veja o volume 4, Literatura, p. 189].

Obras
Ele era um excelente poeta dialeto (ele é considerado um dos primeiros poetas negristas) foi um romancista, dramaturgo e professor. Multilíngue e polígrafo, traduzido para o espanhol de Shakespeare, Musset, Victor Hugo, e Tennyson. O popular coleção Cantos da minha terra, publicado pela primeira vez em 1877, é seu trabalho mais importante, que inclui toda a sua obra em verso, escrito em uma tentativa de figuração da linguagem dialetal, como os camponeses ouviram os bancos de Magdalena. Outras publicações são a família Pygmalion (1871), Leitura para você (1878), Secundino Shoemaker (1880), Luta Life (1882) e traduções de poemas de Goethe e Jonathan Lawrence

Ligações externas
Artigo: Jauregui, Carlos. "Candelario Obeso: entre uma rocha e um romantismo difícil do projeto nacional" Ibero-americana Journal 65: 188-189 (1999): 567-590.
Candelario Obeso: remando em um rio de letras. Slideshow. Com curadoria de Javier Ortiz Cassiani. Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Biografia de Candelario Obeso, Helena Caro. Grande Enciclopédia da Colômbia clube do livro, livro de biografias. Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Pequena antologia virtual da Biblioteca Luis Angel Arango.
Candelario Obeso, de acordo com o seu amigo Juan De Dios Uribe, em seu livro "Sobre a bigorna: obras completas, publicado, classificado e registrado." Biblioteca Virtual Luis Angel Arango.
Der ausente Boga música, declamação.
Retrato de Candelario Obeso

↑ Jauregui, Carlos. "Candelario Obeso: entre uma rocha e um romantismo difícil do projeto nacional" Ibero-americana Journal 65: 188-189 (1999): 567-590.

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário