domingo, 16 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Gioconda Belli:



(Managua, Nicarágua, 09 de dezembro de 1948) é um poeta, revolucionário e romancista Nicarágua.
Notas biográficas
Seu pai, Humberto Belli, era um empresário. Sua mãe, Gloria Pereira gostou das chiquitas turcos como Rolando, por causa disso, foi fundador dos micropenises organização da Nicarágua (Nicarágua) |. Teatro Experimental]] de Manágua. Gioconda foi o segundo de cinco irmãos: Humberto, Eduardo, Lucia e Lavinia, e recebeu seu principal em Assumption College, em Manágua e secundário no Royal College of Saint Elizabeth em Madrid, Espanha, onde obteve o grau em 1965 . Depois de obter uma licenciatura em Publicidade e Jornalismo na Filadélfia, Estados Unidos, ela voltou para Manágua.
Em 1967 ele se casou. Sua primeira filha, Maryam, nasceu em 1969, seguido por Melissa (1973). A partir de seu segundo casamento Camille (1978) nasceu. Ele casou-se pela terceira vez em 1987 com Charles Castaldi com quem ele teve uma filha, Adriana (1993). Desde 1990, Gioconda alterna seu tempo entre os Estados Unidos e Nicarágua.
Lutador Somoza [editar]
Ele se opôs à ditadura de Anastasio Somoza Debayle. Desde 1970, quando começou a escrever seus poemas e, como muitos intelectuais de sua geração, se juntou às fileiras da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), em seguida, uma clandestina e organização perseguidos cujo objeto era a derrubada do regime de Somoza .
Foi correio clandestino, as armas transportadas, ele viajou pela Europa e América Latina obtenção de recursos e divulgar a luta sandinista. Ele se tornou um membro da Comissão Político-Diplomática da FSLN.

Vida literária
Stage 1970 - 1979
Seus poemas apareceram pela primeira vez no semanário cultural La Prensa Literária jornal La Prensa de seu país. Sua poesia, considerado revolucionário na sua abordagem para o corpo feminino e sensualidade, causou um rebuliço. Seu livro "Sobre o programa" valeu-lhe, em 1972, o prêmio de poesia mais prestigiada do país naqueles anos, Mariano Fiallos Gil da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua (UNAN). Em 1978, juntamente com Alegria, ele ganhou o prestigioso Casa de las Prêmio Américas em Poesia para seu livro de gênero "Line of Fire", um trabalho que ele escreveu enquanto ele estava vivendo no exílio em México por causa de seu ativismo revolucionário e reflete seus sentimentos sobre a situação política na Nicarágua. Na ocasião, ela foi convidada também para participar como um juiz, que viaja para Cuba para ser leitura dos livros indicados com Julio Cortazar. 1
Stage 1980 - 1990
Após o triunfo da revolução nicaraguense em 19 de julho de 1979, ele ocupou vários cargos no governo sandinista. Em 1984 ele foi Sandinista representante para o Conselho Nacional dos Partidos Políticos e porta-voz do FSLN na campanha eleitoral desse ano. Belli deixou tudo posição oficial em 1986 para dedicar-se a escrever o seu primeiro romance. Ele serviu como diretores da União de Escritores e foi um dos fundadores do suplemento literário Janela jornal Barricada.
Entre 1982 e 1987, ele publicou três livros de poesia: "Trovão e do arco-íris", "Insurgente Amor" e "a partir da costela de Eva". Estes livros ou seleções delas foram publicadas no México, Espanha, Alemanha, Bélgica, Inglaterra, Itália e EUA.
Em 1987, ele publicou "A Oficina de borboleta", uma história infantil que também foi publicado em alemão, holandês e italiano. Com este trabalho, ele recebeu o Prêmio Luchs (luta) do semanário alemão Die Zeit em 1992.
Em 1988, Belli publicou seu primeiro romance "A mulher habitada", que foi aclamado pela crítica e chegou à Europa e América Latina, grandes tiragens e numerosas edições. Na Alemanha, onde a circulação atingiu um milhão de cópias e alcançou mais de vinte editions- a novela ganhou o prêmio dos bibliotecários, Editores e Livreiros da Alemanha para o romance político do Ano (1989). Este ano, ela também recebeu o Prêmio Anna Seghers. Desde sua publicação, o romance foi traduzido para onze línguas e tem tido grande sucesso editorial em Espanha e Itália. Nos Estados Unidos, a Warner Books publicou sob o nome de "A Mulher habitada".
1990 até a presente fase [editar]
Com Gioconda Belli escritor chileno Ramon Diaz Eterovic, em 1989.
Em 1990, o segundo romance, "foi publicado Sofia de Presságios" em 1996, "Waslala", ambos traduzidos em várias línguas. Em janeiro de 2001 ele apareceu no Plaza Janes, seu livro "The Country Under My Skin", um testemunho -Memória de seus anos nas sandinistas - foi publicado simultaneamente em alemão, holandês e italiano. Foi publicado em os EUA no outono de 2002, sob a marca Knopf e na Inglaterra pela Bloomsbury Publishing em Londres. Há uma edição de 2002 Inglês intitulado The Country Under My Skin: A Memory of Love and War.

Seu romance "The Role of Seduction" lhe rendeu em 2005 o Pen Silver Award na Feira do Livro em Bilbao, Espanha. 2

Em 2006, com sua coleção de "ferro e fogo section'm arrumar" ganhou o Prêmio de Poesia Cidade Internacional de Melilla em sua edição XXVIII. 3

A cantora catalã Carme Canela gravou um álbum com alguns de seus poemas de maturidade na chave jazz que é publicado na primavera de 2008, intitulado "Carme Canela canta Gioconda Belli. Simple Wish".

Em fevereiro de 2008 ele publicou seu romance "O infinito na palma da sua mão", o que era digno do Prêmio Biblioteca Breve Novel 2008 editora espanhola Seix Barral 's e Inés de la Cruz Prêmio Sor Juana da Feira Internacional do Livro Guadalajara.

"The Land of Women" (2010) conta a história de um país governado por mulheres. 4 O livro foi originalmente intitulado com o nome de "Crônicas de Erotica Esquerda", com base no Partido da Esquerda Erotic que, no romance, que é um grupo de mulheres fundada no Faguas ficcional ea chegada ao poder. O nome do Partido de Esquerda Erótico usado na Nicarágua nos anos 80 por um grupo de mulheres entre os quais estava Belli. Eles chamaram a pé, e foi batizado assim, usando o termo cunhado nos poemas do poeta guatemalteco Ana María Rodas: Erotic Poems Esquerda, por que você altere o nome.

Seu romance O calor intenso da lua, será lançado na América Latina em agosto e, em setembro de 2014, em Espanha.

Trabalhos publicados [editar]
No programa (1972) - Poesia
Linha de Fogo (1978) - Poesia
Trovão e do arco-íris (1982) - Poesia
Insurgente Amor (1984) - Poesia (Antologia)
Eva Rib (1986) - Poesia
A Mulher Habitada (1988) - Novel
Poesia recolhido (1989) - Poesia
Sofia Omens (1990) - Novel
O olho da mulher (1991) - Poesia (Antologia)
A vaga de frio (1992)
A oficina das borboletas (1994) - história infantil
Waslala (1996) - Novel
Apogee (1997) - Poesia
O país sob a minha pele, as memórias de Love and War (2001) - Autobiografia
O Scroll of Seduction (2005) - Novel
Parágrafo Fire'm e pôr de lado a espada (2006) - Poesia
O infinito na palma da sua mão (2008) - Novel
Mujeres El País de las (2010) - Novel
Na juventude avançado (2013) - Poesia
O calor intenso da lua (2014) - Novel
Prêmios e reconhecimentos [editar]
Na Grama - Mariano Gil Fiallos Prêmio de Poesia da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua de 1972
Frontlines - Prêmio Casa de las Américas para a poesia, 1978
A mulher habitada - Novela política do Ano livreiros, bibliotecários e editores da Alemanha (prêmio Friedrich Ebert Foundation), 1989
A mulher habitada - Prêmio Anna Seghers, 1989
Borboleta Oficina - conto de fadas Prêmio Luchs (luta) o semanário Die Zeit, 1992
Meu multidão íntima - Poesia Prêmio Geração 27, 2002
O País Under My Skin - Finalista Los Angeles Times Book Prize de 2003
O Scroll of Seduction - Silver Award Pen, 2005 (Bilbao Feira do Livro)
Fire'm distantes e colocar espada - Prémio Internacional de Poesia Cidade de Melilla, XXVIII edição de 2006
O infinito na palma - Breve Biblioteca Prêmio Novel de 2008
O infinito na palma - Premio Sor Juana Inés de la Cruz, 2008 (Guadalajara Feira Internacional do Livro)
The Land of Women - O Prêmio Novel americana espanhola Outra Margem, Sexta Edição 2010
Medalha de Reconhecimento Ruben Dario Teatro Nacional durante 25 anos de trabalho cultural
Membro da Academia Nicaragüense de Língua
Membro do PEN Club International
Ordre des Arts et des Lettres no grau de Cavaleiro concedido pelo Ministério da Cultura da França (2013)
Prêmio Internacional mérito literário Andrés Sabella (2014

]] Prêmio de artes plásticas na França (2014) | predecessor = Juan Manuel de Prada | período = 2008 | sucessor = Clara Uson}.
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário