domingo, 10 de março de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Aluísio Azevedo:




(1857-1913) foi escritor brasileiro. "O Mulato" foi o romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil. Foi também caricaturista, jornalista e diplomata. É membro fundador da Academia Brasileira de Letras.

Aluísio Azevedo (1857-1913) nasceu em São Luís, Maranhão, no dia 14 de abril de 1857. Levado pelo irmão, o teatrólogo e jornalista Artur Azevedo, viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos de idade. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes, onde revelou seus dons para o desenho. Logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas.

Com a morte do pai, em 1879, Aluísio volta para São Luís e se dedica a literatura. Publica seu primeiro romance, "Uma Lágrima de Mulher", em 1880, onde se mostra exageradamente sentimental e de estilo romântico. Em 1881 edita "O Mulato", romance que iniciou o Movimento Naturalista no Brasil. A obra denunciava o preconceito racial existente na burguesia maranhense Com a reação negativa da sociedade, Aluísio volta para o Rio de Janeiro.

Aluísio Azevedo abandonou as tendências românticas em que se formara, para, influenciado por Eça de Queirós e Émile Zola, tornar-se o precursor do Movimento Realista-Naturalista. No Rio de Janeiro, passou a viver com a publicação de folhetins românticos a alguns relatos naturalistas. Viveu durante 15 anos do que ganhava como escritor.

Preocupado com a realidade cotidiana, seus tema prediletos foram a luta contra o preconceito de cor, o adultério, os vícios e o povo humilde. Na obra "O Cortiço", Aluísio retrata o aumento da população no Rio de Janeiro e o aparecimento de núcleos habitacionais, denominados cortiços, onde se aglomeravam trabalhadores e gente de atividades incertas. O grande personagem do romance é o próprio cortiço.

Em 1895, com quase quarenta anos, Aluísio ingressa na carreira diplomática, atuando como cônsul do Brasil no Japão, na Espanha, Inglaterra, Itália, Uruguai, Paraguai e Argentina. Durante todo esse período não mais se dedicou a produção literária.

Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo morreu em Buenos Aires, Argentina, no dia 21 de Janeiro de 1913.

Obras de Aluísio Azevedo
Uma Lágrima de Mulher, romance, 1879
Os Doidos, teatro, 1879
O Mulato, romance, 1881
Memórias de um Condenado, romance, 1882
Mistérios da Tijuca, romance, 1882
A Flor de Lis, teatro, 1882
A Casa de Orates, teatro, 1882
Casa de Pensão, romance, 1884
Filomena Borges, romance, 1884
O Coruja, romance, 1885
Venenos que Curam, teatro, 1886
O Caboclo, teatro, 1886
O Homem, romance, 1887
O Cortiço, romance, 1890
A República, teatro, 1890
Um Caso de Adultério, teatro, 1891
Em Flagrante, teatro, 1891
Demônios, contos, 1893
A Mortalha de Alzira, romance, 1894
O Livro de uma Sogra, romance, 1895
Pegadas, contos, 1897

O Touro Negro, teatro, 1898.

fonte de origem:

Domingo Na Usina: Biografias: Elizabeth Gilbert:




Nasceu em Waterbury, Connecticut, em 1969, e cresceu em uma pequena fazenda da família. Desde cedo, tudo que ela sempre quis fazer era escrever.  Após a faculdade, Liz passou vários anos viajando por todo o país, trabalhando em bares, lanchonetes e fazendas, somando experiências para transformar em ficção. Estas explorações acabaram por constituir a base de seu primeiro livro - uma compilação de contos chamada de peregrinos, que foi um dos finalistas para o prêmio PEN Hemingway. Durante esses primeiros anos em Nova York, ela também trabalhou como jornalista de publicações como a Spin, GQ e The New York Times Magazine. Ela foi finalista dos três tempos para o trabalho Revista Nacional, e um artigo que ela escreveu na GQ que se tornou a base para o filme Coyote Ugly.

No ano 2000, Elizabeth publicou seu primeiro romance, Stern Men (uma história de guerras territoriais entre duas ilhas remotas de pesca no largo da costa de Maine), que era um New York Times Notable Book. Em 2002, ela havia publicado o último americano MAN - a verdadeira história da moderna lenhadora Eustace Conway. Este livro, sua primeira obra de não-ficção, foi finalista tanto para o National Book Award como para o National Book Critics Circle Award. Porém, Liz é mais conhecida graças ao seu livro de memórias escrito em 2006, COMER REZAR AMAR, que narrou sua viagem sozinha ao redor do mundo à procura de consolo depois de um divórcio difícil. O livro foi um best-seller internacional, traduzido em mais de trinta idiomas, com mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, e com uma versão do filme nas telonas, estrelado por Julia Roberts. O livro se tornou tão popular que, em 2008, a revista Time nomeou Elizabeth como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Em 2010, a autora publicou uma espécie de continuação de COMER REZAR AMAR intitulado de COMPROMETIDA - um livro de memórias que explorou seus sentimentos ambivalentes sobre a instituição do casamento. O livro tornou-se imediatamente um número de um bestseller de New York Times, e também foi recebido com elogios da crítica morna.

Elizabeth Gilbert vive hoje na zona rural de Nova Jersey com seu marido. Ela está trabalhando atualmente em um novo romance.

fonte de origem;
http://www.universoliterario.com.br/2011/05/elizabeth-gilbert.html

Domingo Na Usina: Biografias: Erika Leonard James:



 (7 de março de 1963), melhor conhecida pelo pseudônimo E.L. James, é uma escritora britânica, autora do bestseller erótico Cinquenta Tons de Cinza (no Brasil) ou As Cinquenta Sombras de Grey (em Portugal) (Fifty Shades of Grey).[1] Em 2012 foi considerada pela revista Time umas das 100 pessoas mais influentes do mundo. Já em 2013, entrou para a lista das 100 celebridades mais poderosas da revista Forbes[2] .

E L James é ex-executiva de TV e mora em Londres. Casada com um roteirista e mãe de dois filhos adolescentes, desde pequena sonhava em escrever histórias pelas quais os leitores se apaixonassem, mas adiou esses sonhos para se concentrar na família e na carreira. Quando finalmente arranjou coragem para escrever, pôs no papel seu primeiro romance, Cinquenta tons de cinza. Na sequência, publicou os outros dois livros da série, Cinquenta tons mais escuros e Cinquenta tons de liberdade, completando a trilogia que se tornou o maior fenômeno editorial dos últimos anos.

Inicialmente, a autora – utilizando o usuário "Snowqueens Icedragon"- escrevia fanfictions online, sendo o seu trabalho mais notável uma fanfiction sobre a saga Crepúsculo , denominada “Master of the Universe”. A medida que o conteúdo da historia foi ficando cada vez mais erótico, Erika decidiu mudar os nomes dos personagens – inicialmente Bella e Edward – e publicar a história em um site próprio. Daí surgia Cinquenta Tons de Cinza.

Segundo a autora, a trilogia foi o resultado de sua crise de meia idade. “Todas minhas fantasias estão ali [no livro]”, confessa Erika.

Obras[editar | editar código-fonte]
Fifty Shades of Grey (2011)
Fifty Shades Darker (2012)
Fifty Shades Freed (2012)
Grey - As Cinquentas Sombras narradas por Christian (2015).

fonte de origem:
https://pt.wikipedia.org/wiki/E._L._James

Domingo Na Usina: Biografias: Patrick Süskind:


(* 26. de Março de 1949 em Ambach no Lago Starnberg) é um alemão escritor e roteirista. Seu em 1985 publicou e até agora único romance Perfume se tornou mundialmente importância literária.

Vida e personalidade:
Patrick Süskind cresceu na aldeia bávara de Holzhausen diante. Seu pai, Wilhelm Emanuel Süskind, foi um escritor, tradutor e antigo funcionário do Süddeutsche Zeitung, e sua mãe trabalhou como professor de educação física. [1] Seu irmão mais velho Martin E. Süskind também foi um jornalista. Patrick Süskind tem muitos antepassados ​​do Württemberg respeitabilidade. Ele é um descendente de Bibelexegeten Johann Albrecht Bengel, e, portanto, também do Reformer Johannes Brenz. [2] [3]

Depois Abitur e serviço público estudado Süskind História Medieval e História Moderna de Munique, também dois semestres em Aix-en-Provence, para melhorar o seu conhecimento da língua francesa. [1] Durante este tempo os primeiros textos próprios emergiu. Ele terminou como cursos de Inglês, espanhol, latim, grego, política, arte e teologia. O estudo, ele se interrompeu. [1]

Süskind recusou, em grande medida as expectativas da cena literária. Ele é mal entrevistas, não ocorre no público e rejeitou vários prêmios, assim que o Prêmio Tukan (1978) eo FAZ -Literaturpreis (também de 1978) [4] eo prêmio francês para a melhor estréia (1986). A estréia mundial da adaptação cinematográfica de seu romance Das Parfum em 7 de Setembro de 2006, em Munique, ele também não apareceu. [5] No roteiro de Rossini, no entanto, reflete auto-depreciativo sua própria vida: o personagem do filme do autor tímida recusa - mesmo para um monte de dinheiro - seu livro sair para filmar. O produtor tem sido apoiada por Süskind como uma imagem de Bernd Eichinger (Constantin Film aplicada), que (em suas próprias palavras), em seguida, tentou adquirir os direitos do filme de Süskind para Perfume. [6]

De Suskind também existir fotos dificilmente publicados. Na série de televisão Monaco Franze - Der ewige Stenz Mas ele tem uma pequena aparição (9 episódio no pub, a uma curta intercut). Em 7 de Setembro de 2006, um retrato foi apresentada na série "A grande Bayern" em Bavarian Radio, que Süskind não informou se a falar. Em vez disso, relatou, entre outras coisas, Joachim Krol e Christine Kaufmann sobre suas experiências com ele. [6]

Patrick Süskind vive principalmente em Munique, [7] em Seeheim no Lago Starnberg e em Montolieu na França. Ele é amigo do ilustrador francês Jean-Jacques Sempé, a alteração aos desenhos a história do Sr. Sommer contribuiu. Em troca Süskind traduzido algumas obras Sempé para o alemão. [8]

Criação literária
A obra mais conhecida de Patrick Süskind é o romance Das Parfum (1985), com traduções em 49 línguas e cerca de 20 milhões de cópias vendidas ao sucesso mundo se tornou. Dirigido por Tom Tykwer (incluindo Run Lola Run) a novela foi em 2006, finalmente filmado após filme Constantin com Bernd Eichinger tinha assumido o custo de cerca de € 10.000.000 direitos e desenvolvimento (ver Perfume - A História de um Assassino). Em um evento organizado pela BBC escolha entre cerca de 750.000 britânicos, com o objetivo de identificar os 100 livros mais importantes da literatura mundial, era Süskind Das Parfum o único título alemão, que entrou na lista. [9]

Suskind parecia além de roteiros para a televisão mini-série Monaco Franze - Der ewige Stenz (1982) e Kir Royal (1986), bem como a filmes Rossini - ou a questão assassina de quem dormiu com quem (1997) e Sobre a procurar e encontrar o Amor (2005) com, todos sob a direção Helmut Dietl estava. O duplo baixo, um einaktiger monólogo de 1981, estava em jogo a temporada 1984-1985 com mais de 500 performances a peça mais jogado em estádios alemães e é até hoje na atual repertório do teatro alemão e internacional. [10] Süskind seleciona para os temas de suas pinturas, principalmente, a característica do (anti) herói, o desajustado, por restrições determinadas fora da empresa está e olha a partir deste ponto de vista sobre as atividades das pessoas. [11 ]

Obras:
Ficção
O baixo, Diógenes, Zurique 1981, ISBN 3-257-23000-1. Mesmo como uma peça de teatro.
Perfume, Diógenes, Zurique, 1985, ISBN 3-257-22800-7.
A pomba, Diógenes, Zurique, 1987, ISBN 3-257-21846-X.
A História do Sr. Sommer, Diógenes, Zurique, 1991, ISBN 3-257-22664-0.
Três histórias, Diógenes, Zurique 1995, ISBN 3-257-70008-3. (Nova edição de 2005: ISBN 3-257-23468-6)
Sobre amor e morte, Diógenes, Zurique 2006, ISBN 3-257-23589-5.

Roteiros
Eu não saber, de 1980 (participação como co-autor do roteiro de duas seqüências, juntamente com Helmut Dietl)
Monaco Franze - Der ewige Stenz, 1982, juntamente com Helmut Dietl
Kir Royal 1986, quatro das seis episódios, cada um em conjunto com Helmut Dietl
Rossini - ou a questão assassina de quem dormiu com quem, em 1997, juntamente com Helmut Dietl
Procurar e encontrar o amor, com Helmut Dietl, 2004 Constantin Film, o livro disponível a partir de Diógenes, Zurique 2005, ISBN 3-257-23503-8.
Traduções [editar]
Jean-Jacques Sempé: Kindred, Diógenes, Zurique, 1993, ISBN 3-257-02046-5.
Jean-Jacques Sempé: segredos insondáveis, Diógenes, Zurique 1995, ISBN 3-257-02055-4.
Jean-Jacques Sempé: O Mistério do revendedor de bicicletas, Diógenes, Zurique 1996, ISBN 3-257-02059-7.
Jean-Jacques Sempé: Atenciosamente, Diógenes, Zurique 2008, ISBN 978-3-257-02095-3.
Jean-Jacques Sempé: infâncias. Uma entrevista com Marc Lecarpentier, Diógenes, Zurique 2012, ISBN 978-3-257-02120-2.
Referências
Andreas Blödorn, Christine Hummel (Ed.): Psychograms pós-modernismo Novos estudos sobre o trabalho Patrick Süskind .. (= Pequeno série, Literatura - Cultura - Idioma, Volume 5). WVT Scientific Publishers, 2008 Trier ISBN 978-3-86821-005-7.
Frank Degler: reduções aisthetic. A análise de Patrick Süskind sobre «O Contrabaixo", "Perfume" e "Rossini". de Gruyter, Berlim / Nova Iorque 2003, ISBN 3-11-017759-5. (Ao mesmo tempo, dissertação na Universidade de Mannheim 2002)
David Freudenthal: sinais de solidão. Significado e sentido em dizer recusa Patrick Süskind. (= Scientific Series Poetica, faixa 80). Kovač, Hamburgo 2005 ISBN 3-8300-1729-4.
Film
Patrick Süskind - Perfumes & Distância documentário, Alemanha, 2006, 43:30 min, escrito e dirigido por Julia Benkert, de produção: .. Bayerischer Rundfunk, transmitido pela primeira vez: 07 de setembro de 2006 na Baviera Televisão, Sinopse da ARD.
Ligações externas [editar]
 Wikiquote: Patrick Süskind - Citações
Literatura de e sobre Patrick Süskind no catálogo da Biblioteca Nacional da Alemanha
Patrick Süskind no Internet Movie Database (Inglês)
www.ub.fu-berlin.de - comentando link coleção de Biblioteca da Universidade de Freie Universität Berlin
Patrick Süskind em Literatura Portal Bayern
Referências [editar]
↑ Hochspringen nach: a b c mak / ap:. Patrick Süskind - rápido como um perfume In: Foco 26 de março de 2009.
Hochspringen ↑ Hermann Ehmer:. Suskind, Friedrich Gottlieb In: enciclopédia igreja biográfica-bibliográfica (BBKL). Volume 11, Bautz, Herzberg 1996 ISBN 3-88309-064-6, Sp. 208-209.
Hochspringen ↑ Patrick Süskind no Quem é Quem
Hochspringen ↑ Patrick Süskind em Literatura Portal Bayern
Hochspringen ↑ Patrick Süskind - O autor tímido do Lago Starnberg. In: BR-Online, 01 de agosto de 2011.
↑ Hochspringen nach: a b livro PR: Histórias do Sr. tímido Süskind
Hochspringen ↑ Alexander Kissler: Rastreamento: Quem é Patrick Süskind? In: O mundo 10 de setembro, 2006.
Hochspringen ↑ María Cecilia Barbetta: poética do neo-fantásticos. Romance "Perfume" de Patrick Süskind. King & Neumann, Wuerzburg 2002 ISBN 3-8260-2221-1, S. 100
Hochspringen ↑ The Big Read 100
Hochspringen ↑ Imprensa alemã Agência: Public vasculhando o mundo começou. In: Kölner Stadt-Anzeiger, 07 setembro de 2006.
Hochspringen ↑ Felicitas von Lovenberg: "Perfume" - Por favor, não avançar! In: Frankfurter Allgemeine Zeitung, 12 de setembro de 2006.
Einklappen
Obras de Patrick Süskind
Romance
Perfume
Novelas
A pomba | A história do Sr. Sommer
Contos e ensaios
Three Stories | Sobre o Amor ea Morte
Drama
O contrabaixo
Screenplays .

fonte de origem:
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&u=https://de.wikipedia.org/wiki/Patrick_S%25C3%25BCskind&prev=search