sábado, 4 de fevereiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Severin Cecile Abega:



Severin Cecile Abega (22 de novembro de 1955 - 24 de março de 2008) foi um autor, antropólogo e pesquisador camaronês . [1]
Biografia
Severin Cecile Abega nasceu em 1955 em Saa, no sul dos Camarões . Ele morreu em 24 de março de 2008 em Yaoundé , a capital (política e administrativa) da cidade de Camarões.
Ele estudou antropologia e foi um escritor camaronês bem estabelecido, produzindo clássicos como "Les Bimanes". Severin Cecile Abega tentou ser objetivo e discutir as mudanças na sociedade camaronesa, boas ou más. Com seu grande senso de humor e domínio da língua, ele foi capaz de relatar as realidades da corrupção em um país por ela marcado.
Na época de sua morte, ele lecionava no Instituto Católico da África, em Yaoundé, Camarões.
Bibliografia
Les Bimanes (1982)
Este é um livro de sete contos. Todos eles se relacionam com a humanidade e as condições sociais prevalecentes na sociedade camaronesa. Cheio de humor, Severin Cecile Abega tenta mostrar a sociedade como ela é de forma formal e informal. Seu domínio da língua e seu grande senso de humor fizeram deste livro um clássico da literatura camaronesa ... especialmente ensinado no ensino médio.
Extrato do livro:
-Vous pensez que vous n'a pas besoin aussi de quelqu'un? Sé vous à hôpital, vous ne soignez que ton frère, votre ami, vous ne pas soigner les autres. Quand zé souis véni, vous avez dit que zé dois mourir parce que moi zé ne souis pas ton frère, parceiro que zé n'a pas mouillé la barbe de vous. Vous ici, z'être aussi dans mon bureau. Moi zé refisé aussi de vous vendre les soyas, parce que vous n'a pas mouillé ma barbe. Vous refisez me soigner, moi refisé vous vendre. Allez dirre! - Vous commandez là-bas, moi aussi zé commandé ici. Allez m'ackiser. '-Vous croyez que vous n'avez pas besoin de quelqu'un d'autre? C'est vous que j'ai rencontré à l'hôpital. Vous refusez de soigner les gens, en dehors de vos Parents et amis. Lorsque j'étais à l'hôpital dernièrement, vous avez refusé de me soigner parce que je ne suis pas votre parent, parce que je ne vous ai pas corrompu. Ici, vous êtes aussi à mon bureau. Parce que vous ne m'avez pas corrompu, je ne vous vend pas le soya. Vous avez refusé de me soigner; je recusar aussi de vous vendre le soya. Allez au ciel! Vous êtes patron à l'hôpital, moi aussi je suis patron ici. Allez vous faire foutre!
O orador, que se chama Garba, é um vendedor profissional de carne assada, comumente conhecida nos Camarões como 'soja'. No texto, ele se recusa a vender soja a uma enfermeira que há alguns dias se recusou a dar-lhe atendimento médico no hospital quando estava ferido. (isso delineia a corrupção pela qual uma enfermeira se recusa a atender um paciente, porque esse paciente não tem dinheiro para pagar, ou não é seu parente).
Le Bourreau (2004).

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Severin_Cecile_Abega

Domingo na Usina: Biografias: Marie-Christine Koundja:


Marie-Christine Koundja (nascida em 30 de março de 1957) [1] é uma escritora e diplomata chadiana que trabalhou em vários departamentos, ministérios e embaixadas de seu país. Primeira autora chadiana publicada, ela escreveu dois romances: Al-Istifakh, ou, L'idylle de mes amis (2001) e Kam-Ndjaha, la dévoreuse (2009).
Koundja nasceu na cidade de Iriba, no leste do Chade, em 1957. Após a escola secundária, ela estudou direito por um ano na Universidade de N'Djamena , interrompendo seus estudos para se matricular na escola de secretariado em Yaoundé , Camarões . Ela trabalhou para várias agências do estado do Chade em Camarões, incluindo o serviço público, e mais tarde foi nomeada ministra das Relações Exteriores na embaixada do Chade.
Quando seu primeiro livro, Al-Istifakh ou l'idylle de mes amis , foi lançado em Yaoundé em 2001 (Editions Clé), Koundja se tornou a primeira autora publicada na história do Chade. [2] O romance é a história de dois jovens que decidem se casar apesar de seus pais recusarem o consentimento por causa de suas diferenças tribais e religiosas. O romance termina positivamente, com o casal vivendo feliz na França e Koundja usa seu casamento para simbolizar as questões sociais que assolam a sociedade chadiana desde 1979 e para defender uma cultura do perdão. [3]
Koundja mais tarde se tornou o primeiro secretário da Embaixada do Chade em Abuja , Nigéria. Seu segundo romance, Kam-Ndjaha, la dévoreuse , foi publicado em 2009 (Paris: Éditions Menaibuc). O livro trata de temas como pobreza, infidelidade e amizade. [4]
Koundja é mãe de quatro filhos. [5]
Obras
Al-Istifakh ou l'idylle de mes amis ("Al-Istifakh, ou o Romance de meus amigos"), Yaoundé: Editions Clé, 2001 (146pp.). ISBN 2-7235-0129-9 . Prefácio de Pascal Charlemagne Messanga Nyamding.
Kam-Ndjaha, la dévoreuse , Paris: Éditions Menaibuc, 2009. ISBN 9782353490820.

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Marie-Christine_Koundja



Domingo na Usina: Biografias: Koulsy Lamko:


Koulsy Lamko (nascido em 1959) é um dramaturgo , poeta , romancista e professor universitário nascido no Chade . Nascido em Dadouar, Lamko deixou seu país e foi para o Burkina Faso em 1979 devido ao início da guerra civil . Lá, ele conheceu Thomas Sankara e se envolveu com o Instituto dos Povos Negros de Ouagadougou . Lamko passou dez anos promovendo o teatro comunitário em Burkina Faso por meio do Teatro da Comunidade e ajudou a fundar o Festival Internacional de Teatro para o Desenvolvimento. Algumas de suas poesias foram publicadas na Revue Noire em 1994. Em 1997, ele co-lançou o álbumBir Ki Mbo mistura poesia e música em homenagem a Sankara em colaboração com Stéphane Scott e Rémi Stengel. Participante regular do Limousin Festival International des Francophonies, ele viveu brevemente em Limoges , França . Ele então se mudou para Ruanda , onde leu para seu doutorado na Universidade Nacional em Butare , enquanto fundador Centro da universidade para as Artes eo Teatro e teatro ensino e escrita criativa. Sua tese de doutorado foi sobre a estética teatral emergente na África . [1] [2] [3] Sua experiência em Ruanda o levou a escrever seu romance, La phalène des collines ("A borboleta das colinas "), sobre o genocídio 1.994 . [4]
Em 2009, ele ficou hospedado, como convidado de Amsterdam Vluchtstad, no antigo apartamento de Anne Frank e sua família no Amsterdam Merwedeplein.
Ele atualmente mora na Cidade do México .
Publicações

Plays [3]

Le camp tend la sébile , 1988, Editions Presses Universitaires de Limoges

Ndo kela ou l'initiation avortée , 1993, Editions Lansman

Tout bas… si bas , 1995, Edições Lansman

Comme des flèches , 1996, Editions Lansman

Le mot dans la rosée , 1997, Edições Actes Sud Papiers

La tête sous l'aisselle , 1997, Editions Ligue de l'Enseignement e DGER

Contos e contos

Atenciosamente dans une larme , 1990, Editions Mondia-Canada

Les repos des masques , 1995, Editions Marval

Sou, sou, sou, gré, gré, gré , 1995, Edições FOL Haute Vienne

Aurore , 1997, Editions Le bruit des autres

Romances

La phalène des collines , 2000, Centre Universitaire des Arts

Les racines du yucca , 2011, Philippe Rey

Poesia

Exils , Solignac 1993, Le bruit des Autres

Ensaios

Koulsy Lamko sobre o homem exótico , 2009, The Power of Culture [5]

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Koulsy_Lamko



Domingo na Usina: Biografias: Adèle Caby-Livannah:


 

Adèle Caby-Livannah é uma escritora da República do Congo nascida em 1957. A partir de 1983 foi bibliotecária escolar em Mante, França . Ela é principalmente uma contista de ficção com pelo menos duas coleções. [1]

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Ad%C3%A8le_Caby-Livannah

Domingo na Usina: Biografias: Alain Mabanckou:


Alain Mabanckou (Pointe-Noire, República do Congo, 24 de fevereiro de 1966) é um escritor congolês, com dupla nacionalidade franco-congolês.
Estudou Direito en Brazzaville e, posteriormente, na França. Após concluir a pós-graduação na Universidade Paris-Dauphine, trabalhou durante vários anos em importantes multinacionais francesas antes de se consagrar por completo à literatura. Reside nos Estados Unidos, como professor convidado desde 2002; inicialmente como professor de literatura francófona e de "escrita criativa" na Universidade de Michigan e, mais recentemente, na Universidade de Califórnia (UCLA), com disciplinas de literatura francófona.
É autor de doze romances, seis livros de poesia, dois livros infanto-juvenis e de diversos relatos que são publicados em distintos periódicos como Le Figaro (Paris), Le Soir (Bruxelas) e em duas obras coletivas: Relatos de África ("Nouvelles d’Afrique") em 2003 e Visto desde a Lua, relatos otimistas ("Vu de la lune, Nouvelles optimistes") em 2005.
Em 2006, com o romance Memorias de porco-espinho, conseguiu o importante prêmio Renaudot. Em 2008, Mabanckou traduziu do inglês para o francês a obra de Uzodinma Iweala, um escritor nigeriano considerado como um jovem prodígio da literatura norte-americana.
Entre 2015 e 2016, o escritor lecionou no Collège de France na cadeira de Criação artística, com o curso intitulado de Letras negras: das trevas à luz (transformado em livro posteriormente).
Em 2018 veio ao Brasil para participar da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty).
Obras

Romances

1998 : Azul, branco, vermelho ("Bleu Blanc Rouge")

2001 : E só Deus sabe como durmo ("Et Dieu seul sait comment je dors")

2002 : Os netos negros de Vercingetorix ("Les Petits-fils nègres de Vercingétorix")

2003 : African Psycho

2005 : Copo Quebrado ("Verre cassé"), Rio de Janeiro: Editora Malê, 2018. Tradução Paula Souza Dias Nogueira.

2006 : Memórias de porco-espinho ("Mémoires de porc-épic") Rio de Janeiro: Editora Malê, 2017. Tradução Paula Souza Dias Nogueira.

2009 : Black Bazar ("Black Bazar"), Rio de janeiro: Editora Malê, 2020. Tradução Paula Souza Dias Nogueira.

2010 : Amanhã farei vinte anos ("Demain j'aurai vingt ans")

2012 : Cale-se e morra ("Tais-toi et meurs")

2013 : Luzes de Ponta-Negra ("Lumières de Pointe-Noire")

2015 : Moisés Negro ("Petit Piment"), Rio de Janeiro: Editora Malê: 2020. Tradução Paula Souza Dias Nogueira.

2018 : As cegonhas são imortais ("Les Cigognes sont immortelles").

fonte de origem:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Alain_Mabanckou



Domingo na Usina: Biografias: Aleth Félix-Tchicaya:



Aleth Félix-Tchicaya (nascida em 1955) é uma escritora e trabalhadora de desenvolvimento da República do Congo , que fundou a instituição de caridade 'Les enfants d'Aleth' que atende crianças sem - teto .
Félix-Tchicaya nasceu em 1955 em Brazzaville , República do Congo. [1] [2] Sua mãe, Yvonne Félix-Tchicaya , era conselheira do governo e filha de Jean Félix-Tchicaya , que foi em 1955 a primeira parlamentar congolesa a ser eleita para a Assembleia Constituinte francesa . Seu tio é o poeta Tchicaya U Tam'si . [3] Ela emigrou para a França aos 10 anos, a fim de continuar seus estudos secundários. Ela estudou Ciência Política e Relações Internacionais na Université libre de Bruxelles . Ela se especializou em desenvolvimento internacional e é cidadã belga. [citação necessária ]
Em 1982, após a formatura, até 1987, Félix-Tchicaya trabalhou no Ministério de Cooperação e Desenvolvimento do Congo. [4] Durante a década de 1990, ela morou em Dakar, Senegal, e trabalhou como consultora comercial para o governo da República do Congo. [4] Em 2007, ela fundou a instituição de caridade 'Les enfants d'Aleth'. [4] Na época, ela estava sendo tratada para câncer de mama . [5]
Félix-Tchicaya escreveu dois livros: Lumière de femme é um romance sobre uma jovem que encontrou seu lugar na sociedade congolesa e se baseia na vida do autor; Les mamelons de Jaman é o primeiro volume de sua autobiografia. [6]
Recepção literária
A obra literária de Félix-Tchicaya é vista como parte de um cânone de romances congoleses pós-coloniais, [7] [8] que abordam a política e a corrupção. [9] Outro tema importante em seus livros é o papel das mulheres na diáspora congolesa . [10]
Prêmios

Mulher do Ano - National Association of Professional Women (NAPW), 2016. [5]

Chevalier dans l'Ordre du Merite Congolais (Ordem do Mérito Congolesa), 1987. [5]

Publicações

Lumière de femme Paris: Hatier, col. Monde Noir, 2003. [11]

Les mamelons de Jaman Nantes: Editions Amalthée, 2010. [12]

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Aleth_F%C3%A9lix-Tchicaya

Domingo na Usina: Biografias: Irmã Brigitte Yengo:



Irmã Brigitte Yengo é uma freira católica romana congolesa . Ela é a chefe da Sister Yengo's Children, Inc., uma organização de caridade que ajuda as pessoas na África Subsaariana.
Vida
Em 1979, Yengo deixou Pointe Noire para estudar em Paris e Le Havre . [1] Ela se tornou freira em 1981 e é membro da congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Rosário. [1] Ela se formou em Quiropraxia na Universidade Nacional de Ciências da Saúde (NUHS) em 1987 e em medicina na Universidade do Congo em 1991. [1] Em 1997, seu hospital foi bombardeado durante a guerra civil no Congo. [1] Em 1998, Yengo começou a trabalhar na cidade de Nova York com filhos de mães solteiras encarceradas. [1] Ela voltou para a República do Congoem 2004 para abrir sua clínica e hospital. [1]
Fundação
Sister Yengo's Children é uma organização 501 (c) (3) formada para ajudar os necessitados na África Subsaariana, particularmente na República do Congo. Sob a liderança da irmã Brigitte Yengo, a organização arrecada fundos para sustentar a operação do orfanato em Brazzaville, desenvolver programas de autossuficiência e adquirir equipamentos para vítimas de poliomielite, cegueira e outras deficiências. [1]
Posições
Diretor do Programa das Olimpíadas Especiais da República do Congo e da República Democrática do Congo [ carece de fontes? ] - Olimpíadas Especiais realizadas na China em 2008 [ atualização necessária ]
Obras
De l'Afrique noire à l'Europe: L'aventure d'une jeune religieuse noire [Da África Negra à Europa: A história de uma jovem freira negra]. Bruxelas: SIEM, 1981.
fonte de origem:

Domingo na Usina: Emmanuel Boundzéki Dongala:



Emmanuel Boundzéki Dongala (nascido em 1941) é um químico e romancista congolês . Ele foi Richard B. Fisher Chair em Ciências Naturais no Bard College em Simon's Rock até 2014. [1]
Em 1997, ele era reitor da Universidade Marien Ngouabi em Brazzaville quando a guerra estourou na República do Congo. O presidente do Bard College , Leon Botstein , que ajudou vários professores refugiados, ofereceu-lhe um emprego como professor de química na faculdade americana.
Como químico, sua especialidade é estereoquímica e síntese assimétrica , além de toxicologia ambiental .Ele é o autor de vários romances premiados, incluindo Johnny Mad Dog (francês: Johnny chien méchant ) e Little Boys Come from the Stars . Seu trabalho é apresentado no Penguin Book of Modern African Poetry , e ele recebeu uma bolsa Guggenheim . Há um filme baseado em seu livro Johnny Mad Dog , um filme franco-liberiano de 2008 dirigido por Jean-Stéphane Sauvaire e estrelado por Christopher Minie, Daisy Victoria Vandy, Dagbeh Tweh, Barry Chernoh, Mohammed Sesay e Joseph Duo. Ele foi o vencedor do Cezam Prix Littéraire Inter CE de 2004 por Johnny chien méchant . [2]Ele publicou La Sonate à Bridgetowe r (Sonata mulattica) em 2017, baseado na verdadeira história do dedicatee original Beethoven 's "Kreutzer" Sonata , George Bridgetower .

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Emmanuel_Dongala



Domingo na Usina: Biografias:Hazoumé:



Hazoumé nasceu em Brazzaville, mas foi criado na França. Ela tinha um pai do Benin e uma mãe congolesa. Ela é descendente do escritor Paul Hazoumé . [1]
Ela voltou para a República do Congo em 1979 e frequentou a Universidade de Abidjan, onde estudou inglês. Ela publicou Dating Abidjan. em 1984 e trabalhou com publicidade nos anos 1990. Ela morava em Abidjan, onde fazia parte de grupos literários. Ela foi secretária da Associação de Escritores da Costa do Marfim. [1]
Ela escreveu para adultos e crianças e suas histórias têm uma mensagem moral. [2] Em 2010 ela estava trabalhando com Josette Abondio na revista Scrib Spiritualité . [3]
Obras

Namoro Abidjan. , 1984

Pesadelos , 1994

A Vingança do Albino , 1996

Uma boa vida

Crepúsculo do Homem

E se ouvirmos nossos filhos , 2002 [2]

Na esquina, esperando por mim , 2006

Eu te tive bem .. , 2012 [1]

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Flore_Hazoum%C3%A9