sábado, 4 de fevereiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Marie-Christine Koundja:


Marie-Christine Koundja (nascida em 30 de março de 1957) [1] é uma escritora e diplomata chadiana que trabalhou em vários departamentos, ministérios e embaixadas de seu país. Primeira autora chadiana publicada, ela escreveu dois romances: Al-Istifakh, ou, L'idylle de mes amis (2001) e Kam-Ndjaha, la dévoreuse (2009).
Koundja nasceu na cidade de Iriba, no leste do Chade, em 1957. Após a escola secundária, ela estudou direito por um ano na Universidade de N'Djamena , interrompendo seus estudos para se matricular na escola de secretariado em Yaoundé , Camarões . Ela trabalhou para várias agências do estado do Chade em Camarões, incluindo o serviço público, e mais tarde foi nomeada ministra das Relações Exteriores na embaixada do Chade.
Quando seu primeiro livro, Al-Istifakh ou l'idylle de mes amis , foi lançado em Yaoundé em 2001 (Editions Clé), Koundja se tornou a primeira autora publicada na história do Chade. [2] O romance é a história de dois jovens que decidem se casar apesar de seus pais recusarem o consentimento por causa de suas diferenças tribais e religiosas. O romance termina positivamente, com o casal vivendo feliz na França e Koundja usa seu casamento para simbolizar as questões sociais que assolam a sociedade chadiana desde 1979 e para defender uma cultura do perdão. [3]
Koundja mais tarde se tornou o primeiro secretário da Embaixada do Chade em Abuja , Nigéria. Seu segundo romance, Kam-Ndjaha, la dévoreuse , foi publicado em 2009 (Paris: Éditions Menaibuc). O livro trata de temas como pobreza, infidelidade e amizade. [4]
Koundja é mãe de quatro filhos. [5]
Obras
Al-Istifakh ou l'idylle de mes amis ("Al-Istifakh, ou o Romance de meus amigos"), Yaoundé: Editions Clé, 2001 (146pp.). ISBN 2-7235-0129-9 . Prefácio de Pascal Charlemagne Messanga Nyamding.
Kam-Ndjaha, la dévoreuse , Paris: Éditions Menaibuc, 2009. ISBN 9782353490820.

fonte de origem:

https://en.wikipedia.org/wiki/Marie-Christine_Koundja



Nenhum comentário:

Postar um comentário