domingo, 2 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: Johann Wolfgang von Goethe:


Johan vɔlfɡaŋ fɔn ɡøːtə / (Frankfurt, Hesse, 28 de agosto de 1749- Weimar, Thuringia, 22 de março de 1832) foi um poeta, romancista, dramaturgo e cientista alemão que ajudou a fundar o romantismo, movimento que influenciou profundamente. Nas palavras de George Eliot que ele era "o maior homem de letras alemãs ... eo último verdadeiro homem universal que caminhou sobre a terra." Sua obra, que abrange gêneros como o romance, poesia lírica, drama e até mesmo tratados científicos controversos, deixou uma marca profunda na escritores importantes, compositores, pensadores e artistas depois de ser inestimável nas costas e constante fonte de inspiração para a filosofia alemã todos os tipos de obras. Seu romance Wilhelm Meister foi citado por Arthur Schopenhauer como um dos quatro melhores romances já escritos, com Tristram Shandy, La Nouvelle Heloise e Don Quixote. 1 Seus nomes nome do Goethe-Institut, o órgão responsável pela disseminação da cultura alemã durante todo o mundo.

Biografia 
O próprio Goethe descreveu sua vida em uma autobiografia, Poesia e Verdade (1811 e segs.), Que vai para 1775, quando a serviço do príncipe herdeiro Carlos Augusto em Weimar.
Casa de Goethe, em Frankfurt, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial.
Nascido em Frankfurt am Main (Frankfurt am Main), filho de Johann Caspar Goethe, um advogado e conselheiro imperial que se aposentou da vida pública e educado seus filhos a si mesmo, sob o lema resíduos nenhum momento a todos, e Katharina Elisabeth Textor, filha de um ex-prefeito de Frankfurt. Estes laços familiares colocou em contato desde cedo com o patriciado urbano e na vida política.
 De talentoso, e ter uma enorme curiosidade mórbida e inteligência, ele fez quase tudo e veio para acumular toda uma cultura ou se abraçando. Primeiro ele estudou línguas, apesar de suas inclinações foram para a arte e nunca, durante toda a sua vida, ele parou de cultivar o desenho; ao escrever seus primeiros poemas, ele estava interessado em outros ramos do conhecimento como a geologia, a química e medicina.
 Goethe estudou Direito em Leipzig (1765); onde se encontrou com os escritos de Winckelmann sobre a arte ea cultura grega, mas uma grave doença o obrigou a deixar a escola em 1768 e voltar para Frankfurt; Katharina von Klettenberg, um amigo de sua mãe cuidou dele e apresentou-o à mística pietista, o que colocou a sua ênfase no sentimento dentro da confissão protestante; em seguida, ele compôs seus primeiros poemas. Ele voltou para a escola em 1770 em Estrasburgo e concluiu no ano seguinte; esses dois anos foram muito importantes para ele: ele sabia Friederike Brion, que inspirou a maior parte de seus personagens femininos e fez amizade com o teólogo e teórico de arte e literatura Johann Gottfried von Herder. Herder apresentou-lhe a poesia popular alemã, ele descobriu o mundo de Shakespeare e finalmente libertou-o da neoclassicismo francês e confiança em razão do Iluminismo alemão.
 Ele começou a praticar a lei em Wetzlar e colaborou com Herder na elaboração do manifesto de fundação do movimento Sturm und Drang ("tempestade e tensão"), considerado o prelúdio de romantismo na Alemanha: Sobre o estilo ea arte alemã (1772). Neste trabalho, ele alegou poesia James MacPherson (Ossian) e de Shakespeare. Voltar novamente em Frankfurt, ele escreveu a tragédia Götz von Berlichingen (1773) e no ano seguinte seu romance Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774). A inspiração de Werther tinha encontrado em meados de 1772, quando era a prática da lei em tribunal Wetzlar: apaixonado por Charlotte Buff, noiva e noiva de seu colega, também um advogado estagiário, Johann Christian Kestner, Karl Wilhelm Jerusalém, outro advogado atormentado por um amor não correspondido cometeu suicídio usando uma pistola emprestado apertou Kestner e Goethe histórias para 1774 romance Os sofrimentos do jovem Werther, em parte epistolar; Ele alcançou um sucesso tão grande e tão bem representada na figura do desencanto protagonista das gerações mais jovens, o que provocou uma epidemia de suicídios de adolescentes no país, como o jovem protagonista.
 No mesmo ano como o Werther (1774) Goethe publicou seu drama Clavijo enquanto tentava com pouco sucesso para abrir um advogado lei em Frankfurt; na primavera de 1775 Goethe concorda com a filha de um banqueiro Frankfurt, Lili Schönemann, mas as diferenças de estilo social e vida entre as duas famílias finalmente inviabilizar o compromisso de que não veio formalizada no casamento: o namoro terminou em a queda do mesmo ano e hesitou em aceitar o convite para o Tribunal de Weimar não Carlos Augusto de Saxônia-Weimar-Eisenach, herdeiro do ducado de Saxe-Weimar, e após a publicação de sua Stella (1775), marcharam passado, praticamente fugindo de duas coisas: o compromisso emocional Lili Schönemann e prática da lei.


Reading Werther, Wilhelm Amberg, 1870.
Servir o príncipe herdeiro Carlos Augusto, e até sua morte, ele se estabeleceu em Weimar. As muitas tarefas que lhe são atribuídas confiou-lhe a abandonar a literatura virtualmente por quase dez anos e Anna Amalia de Brunswick-Wolfenbüttel, mãe de Carlos Augusto, que havia começado a criar um círculo de intelectuais com o tutor de seu filho, Wieland, prorrogado incluindo-o como Goethe e mais tarde Herder e Friedrich von Schiller; brevemente também passaram por Jakob Michael Reinhold Lenz e Friedrich Maximilian Klinger. Goethe deixou de ser cúmplice vereador da legação (1776) um conselheiro privado (1779) e, finalmente, tornou-se uma espécie de ministro supremo. Outra função era a supervisão da biblioteca ducal, que sob sua liderança tornou-se um dos mais importantes na Alemanha.
 Inicia nessa altura a sua investigação científica. Ele interessados ​​em óptica, concebeu uma teoria diferente da de Isaac Newton sobre as cores e também investigada em geologia, química e osteologia, disciplina último, ele descobriu o osso intermaxilar março 1784, colocando uma das pedras angulares na teoria da evolução do homem, embora este foi em frente a pouco o anatomista francês Vicq d'Azyr, que lhe valeu uma grande frustração. As cartas para Charlotte von Stein atestar a este período de sua vida, envolvido em todos os tipos de ordens e de esforços para reformar a muito pequena e humilde estado de Weimar.
 Desde uma posição tão importante que ele teve a oportunidade de interagir com a aristocracia e conheceu notáveis ​​tais como Napoleon Bonaparte, Ludwig van Beethoven, Friedrich von Schiller e Arthur Schopenhauer. Em 1782 foi adicionada a partícula von ao seu nome pelo mesmo duque Carlos Augusto, apesar dos protestos da nobreza, para formar parte do Tribunal com comparável ao outro escritório ministros, todos pertencem a ele.
 Ele entrou para a Maçonaria a 11 de fevereiro de 1783, embora de acordo com o escritor maçônico Lorenzo Frau Abrines, 2 a data de sua renda está acima do 23 de junho de 1780, dentro do lodge efêmera Amalia, que atingiu colunas dois anos depois. Em 1830, dois anos antes de sua morte, Goethe escreveu um poema para a festa de San Juan de 1830, por ocasião do seu cinquentenário como membro da Maçonaria. Sob a condição de Mason e seu passo a Maçonaria, bem como outros passatempos que aparentemente cultivadas, a influência é atribuída ao seu trabalho, especialmente Faust.
 Por outro lado, ele continuou a aprofundar o estudo do teatro de William Shakespeare e Pedro Calderón de la Barca, algumas das suas obras (por exemplo, The Constant Príncipe Calderon) faz representar com sucesso como gerente do teatro da corte de Weimar; essas funções começou a se corresponder com Schiller. Leituras teatrais desses autores notavelmente alargar os horizontes do seu espírito. Nós também domina a poesia Celtic falso entusiasmo de Ossian e escreve um famoso monólogo do grande deus do Romantismo, Prometheus, que personificava o gênio rebelde dos criadores e da qual ele era justamente orgulhosos:

Era como se o fusível que faria com que o surto descoberto e trazido à plena luz as condições mais secretos homens dignos.
Poesia e Verdade, lib. XV.
 Goethe no Campagna romano (1787) por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein. Óleo sobre tela, 164 x 206 cm. 3
Por isso, foi com efeito, no que respeita ao movimento conhecido como titanismo, um de cujos representantes mais ilustres foi Giacomo Leopardi. Graças a Goethe, Weimar tornou-se o verdadeiro centro cultural da Alemanha; lá ele compôs poemas inspirados por Charlotte von Stein e começou a escrever suas obras mais ambiciosas, como dramas Iphigenie en Tauride (1787) Egmont e Faust, que passaria então a rever cuidadosamente após a profunda impressão que recebeu em sua viagem importante para a Itália (1786 -1788), que mudou seu desequilibrado pelo equilíbrio estético clássico romântico. Tudo começou em Veneza, onde compôs suas Epigrams venezianos, e terminou em Roma, onde estudou grego e cultura latina completamente; desta vez são as suas Elegias Romanas. A viagem para a Itália marca o início do período clássico.
 No entanto, em seu retorno a Weimar em 1788 é um monte de oposição às suas novas estéticas; na verdade, algumas formas quando escândalo atinge divulgou que desde esse ano vivendo em concubinato com uma jovem, Christiane Vulpius (1765-1816), que lhe deu um filho no ano seguinte, Julius agosto Walther von Goethe (1789-1830) ; depois de quatro abortos sucessivos induzir a acreditar que os dois tiveram incompatibilidade do grupo sanguíneo, naquele momento desconhecido. Goethe legitimado o seu único filho em 1800.


Mönch Nonne mit und Wartburg (Wartburg com um monge e uma freira) pintado por Goethe. A obra datada de 14 de dezembro de 1807.
Não está completamente abandonado seus esforços para conquistar uma carreira na ciência. Em Zur Farbenlehre, 1810, ele tentou refutar com pouca fortuna a teoria das cores de Newton. No primeiro volume deste trabalho é que ele é definitivamente a primeira história abrangente da ciência.
 Ele dirigiu o Teatro ducal entre 1791 e 1813 e, por isso posição sabia em 1794 o dramaturgo Friedrich von Schiller, com quem realizou um luenga alguma correspondência escrita e amizade até sua morte em 1805. Schiller publicou o até então inédito Elegias romana de Goethe em seu jornal, As Horas, em 1795. Ele também publicou o romance aprendizagem de Wilhelm Meister (1796) ea novela em verso Hermann e Dorothea (1798). Schiller pediu Goethe para continuar na grande obra de sua vida, Faust, que manteve poema correta e estender e cuja primeira versão apareceu em 1808. Dois anos antes ele já era casado com Christiane Vulpius, talvez para calar aqueles que criticaram seu estilo de vida. Talvez o fato mais importante deste período de sua vida é a sua entrevista em Erfurt com Napoleão I em 1808, quando o exército francês ocuparam parte do território da Prússia como parte das guerras napoleônicas.
 A Revolução Francesa significou para Goethe uma grande desordem; alguns de seus epigramas venezianos e abordar esta questão, mas como sua mente estava impregnada por completo de equilíbrio e harmonia do classicismo e ser visto como um todo orgânico da filosofia de Kant, o desenvolvimento da revolução e da mudança causada violência parecia uma atrocidade. Isso se refletiu em algumas obras, em seguida, como a coleção de romances curtos Conversas de emigrantes alemães (1795), a obra épica Germán e Dorotea (1797) e da tragédia a filha natural (1799 e segs.). : Um pouco mais tarde romances de maturidade aparecem Afinidades Eletivas (1809) e anos de peregrinação de Wilhelm Meister (1821, revista em 1829), bem como um diário de sua viagem à Itália, de viagens do italiano (1816), sua autobiografia Poesia e verdade em várias prestações (1811-1833) e uma coleção de poemas, Divan de Oriente e Ocidente (1819), em que algo é sentida a influência da poesia oriental. Goethe morreu em Weimar em 22 de março de 1832. A versão final do seu grande poema coral Fausto apareceu postumamente naquele ano.
 Quanto à sua carreira literária, Goethe iniciado dentro de um exasperado Romantismo devedor do Sturm und Drang, cujo representante mais trabalho foi contratado para escrever o próprio: Os Sofrimentos do Jovem Werther. A viagem a Roma deveria ir encurralado em uma evolução que estética fez depois de negar o romantismo e se identificar com o equilíbrio clássica greco-romana, que terminou a sua vida interior tempestuoso. Essa foi a revelação do Classicismo, raiz real com o que poderia identificar a cultura alemã. "Agora eu entendo o significado de mármore", escrito em uma de suas Elegias Romanas.
 Essa viagem para a Itália também são o resultado Epigrams venezianas, entre os quais alguns profunda meditação sobre contemporânea Revolução Francesa ou o sentido da vida e da cultura. Postura política de Goethe é no entanto conservador, "eu prefiro injustiça à desordem", escreve. Isso valeu-lhe algumas dúvidas de outros artistas que não se importavam em menos não concordou com seu contexto social, como Beethoven. Nas duas versões de seu complexo e grandioso Fausto é o último mito de que era capaz de gerar cultura europeia, como abraçar grandeza intelectual e sede de conhecimento pode, no entanto, geram pobreza moral e espiritual. Além disso, na leitura e estudo de Spinoza também encontraram um conforto para o desequilíbrio romântico que o oprimido como conta Poesia e Verdade, onde ele se estende em particular a comentar sobre sua declaração de que "quem quer ama a Deus, não deve exigir Deus o ama ".

Goethe já apreciado em vida de fama, respeito, prestígio e admiração. Delacroix retratou-o em uma litografia em 1827, além de ilustrar Fausto e Götz von Berlichingen. Portanto, havia muitos jovens de sua época que queriam conhecê-lo pessoalmente ou, o que é muitas vezes pedante dizer efígies vera. Além disso, sua secretária, Eckermann, registrou cuidadosamente suas conversas com o professor ao longo dos anos e escreveu Conversas com Goethe, onde as vistas em seus últimos anos, disse a respeito dessas visitas e, especialmente, o divino são refletidas e humano.
 Fausto 
A melhor obra dramática de Goethe é, certamente, o Fausto, que se tornou um clássico da literatura mundial. A primeira versão, o Urfaust ou o Faust originais, foi concluída em 1773. Mas o autor seguiu aprimorando até 1790; e em abril de 1806, foi completo, mas as guerras napoleônicas atrasada dois anos a publicação até 1808; a segunda parte seria publicado apenas em 1833, um ano após a morte do autor. A primeira parte deste complexo tragédia articula em torno de dois centros fundamentais; o primeiro é a história de Fausto, cansado da vida e decepcionado da ciência, faz um pacto com o diabo que restaura a juventude em troca de sua alma; a segunda é a história de amor entre Fausto e Mefistófeles Gretchen manipula para que o Faustus atinge o assassinato de seu irmão -mata amada- e Gretchen tem uma gravidez indesejada, levando-o primeiro infanticídio e, em seguida, a ser executado por assassinato seu filho.
 A história de Fausto é inspirado, como muitas lendas, em certos fatos. Havia um certo Johann Faust nasceu por volta de 1490 no sul da Alemanha e um doutorado na Universidade de Heidelberg, em 1509. Depois de deixar a faculdade, ele começou uma vida de aventuras marcado pela fuga constante por causa das múltiplas acusações de feitiçaria que você fez. Ele deixou uma biblioteca que incluiu livros sobre medicina, matemática e magia negra. Esta vida colorida deu origem à lenda popular, peças de autores exploraram fantoches e marionetes, e também serviu para inspirar a lenda popular. O primeiro livro sobre este mito foi publicado em 1587 por Johannes Spiess, que, em seu prefácio, disse que tinha omitido para se referir mágico impedir aqueles que têm o livro que eles foram acusados ​​de fórmulas de bruxaria. Outros livros e textos teatrais abordou a questão do pacto com o diabo para conseguir o domínio sobre a natureza: o teatro de fantoches dos séculos XVI e XVII, a história está sempre fechada com os demônios de tomar Faust, mas Goethe alterou esse argumento Gretchen é salvo até ao final da primeira parte, antecipando a salvação de Faust no final do segundo, quando os demônios que querem levar sua alma, deve retirar antes da chegada de uma legião de anjos. Além disso Goethe muda o impulso que leva Fausto: o desejo se aproximou dele bruxaria não é cobiça, maldade ou preguiça, mas a sede de conhecimento, o desejo de grandeza, integralidade, totalidade. A moral que, talvez, o trabalho terá que desejo de conhecimento envolve a miséria moral.
 O trabalho tem sido modernamente interpretado por Walter Benjamin, por Thomas Mann em seu romance Doktor Faustus eo filho, Klaus Mann em Mephisto, que concebe o pacto com o diabo como uma metáfora para a aliança da Alemanha, com Hitler.
 Trabalhar 
Obra literária
 Goethe Memorial em Leipzig.
 Monumento a Goethe, após a restauração e colocação (2007) em Frankfurt Goethe Square.
O capricho do amor (1767), comédia em verso por um ato.
Cúmplices (1768), verso da tragédia.
Götz von Berlichingen (1773), drama.
Os Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774).
Clavijo (1774), drama.
Stella (1775), drama.
Ifigênia em Tauris (1787), drama em prosa, que anteriormente fez uma versão em verso iâmbico.
Egmont (1788), drama.
Floresta Negra (1789), Palco Drama
Torquato Tasso (1790), drama.
Elegias Romanas (Römische Elegien, 1795), poemas.
Aprendizagem de Wilhelm Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre, 1796), um romance.
A noiva de Corinto (1797), poema.
Hermann e Dorothea (1798), idílio épico em verso.
Faust, Part One (1807).
Afinidades Eletivas (Die Wahlverwandtschaften, 1809), um romance.
Poesia e Verdade, Parte I (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia (1811).
Viagem a Itália (Italienische Reise, 1816).
Oeste Oriente Divan (Westöstlicher Diwan, 1819), poemas.
Marienbad Elegy (Marienbader Elegie, 1823).
Faust, Part Two, postumamente (1832).
Poesia e Verdade, Parte II (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia (1833).
O trabalho científico [editar]
Morfologia [editar]
O pensamento científico de Goethe, como o literário, também é muito original. Embora, muitas vezes, tem sido considerado um dos mais destacados representantes da Naturphilosophie, na verdade, a produção científica é entre romantismo e classicismo, distanciando, por exemplo, os excessos especulativos de Schelling. A morfologia de Goethe é construído em torno de dois conceitos fundamentais: o tipo ea metamorfose:
 Com relação ao tipo, destacar o seu trabalho sobre o osso intermaxilar, cuja existência demonstrada comum a todos os vertebrados. Esta foi uma descoberta fundamental, uma vez que demonstrou a existência de um tipo osteológica comum a todos os vertebrados.
O conceito de metamorfose foi desenvolvida no campo da morfologia da planta. De acordo com o goetheana teoria, todos os órgãos florais de plantas são variações de uma forma original que são derivados por metamorfose.
Em A metamorfose das plantas (Versuch morrer Metamorphose der Pflanzen zu erklären), publicado em 1790, Goethe apresenta todas as estruturas da planta como variações da folha, entendida como uma estrutura ideal. Goethe começa com os cotilédones, que considera folhas imperfeitas. Este último, sob a influência geradora e cada vez mais refinados de seiva, metamorfosear em as sépalas, as pétalas, os estames e pistilos. Assim, todos os órgãos da planta são concebidos como apêndices idênticas de um resumo variedades de plantas apêndice, que diferem na forma e grau de expansão. 4

Suas idéias sobre plantas ea morfologia e homologia animais foram desenvolvidos por vários naturalistas do século XIX, incluindo Charles Darwin.

Fonte de origem:
https://es.wikipedia.org/wiki/Johann_Wolfgang_von_Goethe

Nenhum comentário:

Postar um comentário