Johan vɔlfɡaŋ fɔn ɡøːtə / (Frankfurt, Hesse, 28 de agosto
de 1749- Weimar, Thuringia, 22 de março de 1832) foi um poeta, romancista,
dramaturgo e cientista alemão que ajudou a fundar o romantismo, movimento que
influenciou profundamente. Nas palavras de George Eliot que ele era "o
maior homem de letras alemãs ... eo último verdadeiro homem universal que
caminhou sobre a terra." Sua obra, que abrange gêneros como o romance,
poesia lírica, drama e até mesmo tratados científicos controversos, deixou uma
marca profunda na escritores importantes, compositores, pensadores e artistas
depois de ser inestimável nas costas e constante fonte de inspiração para a
filosofia alemã todos os tipos de obras. Seu romance Wilhelm Meister foi citado
por Arthur Schopenhauer como um dos quatro melhores romances já escritos, com
Tristram Shandy, La Nouvelle Heloise e Don Quixote. 1 Seus nomes nome do
Goethe-Institut, o órgão responsável pela disseminação da cultura alemã durante
todo o mundo.
Biografia
O
próprio Goethe descreveu sua vida em uma autobiografia, Poesia e Verdade (1811
e segs.), Que vai para 1775, quando a serviço do príncipe herdeiro Carlos
Augusto em Weimar.
Casa
de Goethe, em Frankfurt, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial.
Nascido
em Frankfurt am Main (Frankfurt am Main), filho de Johann Caspar Goethe, um
advogado e conselheiro imperial que se aposentou da vida pública e educado seus
filhos a si mesmo, sob o lema resíduos nenhum momento a todos, e Katharina
Elisabeth Textor, filha de um ex-prefeito de Frankfurt. Estes laços familiares
colocou em contato desde cedo com o patriciado urbano e na vida política.
De
talentoso, e ter uma enorme curiosidade mórbida e inteligência, ele fez quase
tudo e veio para acumular toda uma cultura ou se abraçando. Primeiro ele
estudou línguas, apesar de suas inclinações foram para a arte e nunca, durante
toda a sua vida, ele parou de cultivar o desenho; ao escrever seus primeiros
poemas, ele estava interessado em outros ramos do conhecimento como a geologia,
a química e medicina.
Goethe
estudou Direito em Leipzig (1765); onde se encontrou com os escritos de
Winckelmann sobre a arte ea cultura grega, mas uma grave doença o obrigou a
deixar a escola em 1768 e voltar para Frankfurt; Katharina von Klettenberg, um
amigo de sua mãe cuidou dele e apresentou-o à mística pietista, o que colocou a
sua ênfase no sentimento dentro da confissão protestante; em seguida, ele
compôs seus primeiros poemas. Ele voltou para a escola em 1770 em Estrasburgo e
concluiu no ano seguinte; esses dois anos foram muito importantes para ele: ele
sabia Friederike Brion, que inspirou a maior parte de seus personagens
femininos e fez amizade com o teólogo e teórico de arte e literatura Johann
Gottfried von Herder. Herder apresentou-lhe a poesia popular alemã, ele
descobriu o mundo de Shakespeare e finalmente libertou-o da neoclassicismo
francês e confiança em razão do Iluminismo alemão.
Ele
começou a praticar a lei em Wetzlar e colaborou com Herder na elaboração do
manifesto de fundação do movimento Sturm und Drang ("tempestade e
tensão"), considerado o prelúdio de romantismo na Alemanha: Sobre o estilo
ea arte alemã (1772). Neste trabalho, ele alegou poesia James MacPherson
(Ossian) e de Shakespeare. Voltar novamente em Frankfurt, ele escreveu a
tragédia Götz von Berlichingen (1773) e no ano seguinte seu romance Os
Sofrimentos do Jovem Werther (1774). A inspiração de Werther tinha encontrado
em meados de 1772, quando era a prática da lei em tribunal Wetzlar: apaixonado
por Charlotte Buff, noiva e noiva de seu colega, também um advogado estagiário,
Johann Christian Kestner, Karl Wilhelm Jerusalém, outro advogado atormentado
por um amor não correspondido cometeu suicídio usando uma pistola emprestado
apertou Kestner e Goethe histórias para 1774 romance Os sofrimentos do jovem
Werther, em parte epistolar; Ele alcançou um sucesso tão grande e tão bem
representada na figura do desencanto protagonista das gerações mais jovens, o
que provocou uma epidemia de suicídios de adolescentes no país, como o jovem
protagonista.
No
mesmo ano como o Werther (1774) Goethe publicou seu drama Clavijo enquanto
tentava com pouco sucesso para abrir um advogado lei em Frankfurt; na primavera
de 1775 Goethe concorda com a filha de um banqueiro Frankfurt, Lili Schönemann,
mas as diferenças de estilo social e vida entre as duas famílias finalmente
inviabilizar o compromisso de que não veio formalizada no casamento: o namoro
terminou em a queda do mesmo ano e hesitou em aceitar o convite para o Tribunal
de Weimar não Carlos Augusto de Saxônia-Weimar-Eisenach, herdeiro do ducado de
Saxe-Weimar, e após a publicação de sua Stella (1775), marcharam passado,
praticamente fugindo de duas coisas: o compromisso emocional Lili Schönemann e
prática da lei.
Reading
Werther, Wilhelm Amberg, 1870.
Servir
o príncipe herdeiro Carlos Augusto, e até sua morte, ele se estabeleceu em
Weimar. As muitas tarefas que lhe são atribuídas confiou-lhe a abandonar a
literatura virtualmente por quase dez anos e Anna Amalia de
Brunswick-Wolfenbüttel, mãe de Carlos Augusto, que havia começado a criar um
círculo de intelectuais com o tutor de seu filho, Wieland, prorrogado
incluindo-o como Goethe e mais tarde Herder e Friedrich von Schiller;
brevemente também passaram por Jakob Michael Reinhold Lenz e Friedrich Maximilian
Klinger. Goethe deixou de ser cúmplice vereador da legação (1776) um
conselheiro privado (1779) e, finalmente, tornou-se uma espécie de ministro
supremo. Outra função era a supervisão da biblioteca ducal, que sob sua
liderança tornou-se um dos mais importantes na Alemanha.
Inicia
nessa altura a sua investigação científica. Ele interessados em óptica,
concebeu uma teoria diferente da de Isaac Newton sobre as cores e também
investigada em geologia, química e osteologia, disciplina último, ele descobriu
o osso intermaxilar março 1784, colocando uma das pedras angulares na teoria da
evolução do homem, embora este foi em frente a pouco o anatomista francês Vicq
d'Azyr, que lhe valeu uma grande frustração. As cartas para Charlotte von Stein
atestar a este período de sua vida, envolvido em todos os tipos de ordens e de
esforços para reformar a muito pequena e humilde estado de Weimar.
Desde
uma posição tão importante que ele teve a oportunidade de interagir com a
aristocracia e conheceu notáveis tais como Napoleon Bonaparte, Ludwig van
Beethoven, Friedrich von Schiller e Arthur Schopenhauer. Em 1782 foi adicionada
a partícula von ao seu nome pelo mesmo duque Carlos Augusto, apesar dos
protestos da nobreza, para formar parte do Tribunal com comparável ao outro
escritório ministros, todos pertencem a ele.
Ele
entrou para a Maçonaria a 11 de fevereiro de 1783, embora de acordo com o
escritor maçônico Lorenzo Frau Abrines, 2 a data de sua renda está acima do 23
de junho de 1780, dentro do lodge efêmera Amalia, que atingiu colunas dois anos
depois. Em 1830, dois anos antes de sua morte, Goethe escreveu um poema para a
festa de San Juan de 1830, por ocasião do seu cinquentenário como membro da
Maçonaria. Sob a condição de Mason e seu passo a Maçonaria, bem como outros
passatempos que aparentemente cultivadas, a influência é atribuída ao seu
trabalho, especialmente Faust.
Por
outro lado, ele continuou a aprofundar o estudo do teatro de William
Shakespeare e Pedro Calderón de la Barca, algumas das suas obras (por exemplo,
The Constant Príncipe Calderon) faz representar com sucesso como gerente do
teatro da corte de Weimar; essas funções começou a se corresponder com
Schiller. Leituras teatrais desses autores notavelmente alargar os horizontes
do seu espírito. Nós também domina a poesia Celtic falso entusiasmo de Ossian e
escreve um famoso monólogo do grande deus do Romantismo, Prometheus, que
personificava o gênio rebelde dos criadores e da qual ele era justamente
orgulhosos:
Era
como se o fusível que faria com que o surto descoberto e trazido à plena luz as
condições mais secretos homens dignos.
Poesia
e Verdade, lib. XV.
Goethe
no Campagna romano (1787) por Johann Heinrich Wilhelm Tischbein. Óleo sobre
tela, 164 x 206 cm. 3
Por
isso, foi com efeito, no que respeita ao movimento conhecido como titanismo, um
de cujos representantes mais ilustres foi Giacomo Leopardi. Graças a Goethe,
Weimar tornou-se o verdadeiro centro cultural da Alemanha; lá ele compôs poemas
inspirados por Charlotte von Stein e começou a escrever suas obras mais
ambiciosas, como dramas Iphigenie en Tauride (1787) Egmont e Faust, que
passaria então a rever cuidadosamente após a profunda impressão que recebeu em
sua viagem importante para a Itália (1786 -1788), que mudou seu desequilibrado
pelo equilíbrio estético clássico romântico. Tudo começou em Veneza, onde
compôs suas Epigrams venezianos, e terminou em Roma, onde estudou grego e
cultura latina completamente; desta vez são as suas Elegias Romanas. A viagem
para a Itália marca o início do período clássico.
No
entanto, em seu retorno a Weimar em 1788 é um monte de oposição às suas novas
estéticas; na verdade, algumas formas quando escândalo atinge divulgou que
desde esse ano vivendo em concubinato com uma jovem, Christiane Vulpius
(1765-1816), que lhe deu um filho no ano seguinte, Julius agosto Walther von
Goethe (1789-1830) ; depois de quatro abortos sucessivos induzir a acreditar
que os dois tiveram incompatibilidade do grupo sanguíneo, naquele momento
desconhecido. Goethe legitimado o seu único filho em 1800.
Mönch
Nonne mit und Wartburg (Wartburg com um monge e uma freira) pintado por Goethe.
A obra datada de 14 de dezembro de 1807.
Não
está completamente abandonado seus esforços para conquistar uma carreira na
ciência. Em Zur Farbenlehre, 1810, ele tentou refutar com pouca fortuna a
teoria das cores de Newton. No primeiro volume deste trabalho é que ele é
definitivamente a primeira história abrangente da ciência.
Ele
dirigiu o Teatro ducal entre 1791 e 1813 e, por isso posição sabia em 1794 o dramaturgo
Friedrich von Schiller, com quem realizou um luenga alguma correspondência
escrita e amizade até sua morte em 1805. Schiller publicou o até então inédito
Elegias romana de Goethe em seu jornal, As Horas, em 1795. Ele também publicou
o romance aprendizagem de Wilhelm Meister (1796) ea novela em verso Hermann e
Dorothea (1798). Schiller pediu Goethe para continuar na grande obra de sua
vida, Faust, que manteve poema correta e estender e cuja primeira versão
apareceu em 1808. Dois anos antes ele já era casado com Christiane Vulpius,
talvez para calar aqueles que criticaram seu estilo de vida. Talvez o fato mais
importante deste período de sua vida é a sua entrevista em Erfurt com Napoleão
I em 1808, quando o exército francês ocuparam parte do território da Prússia
como parte das guerras napoleônicas.
A
Revolução Francesa significou para Goethe uma grande desordem; alguns de seus
epigramas venezianos e abordar esta questão, mas como sua mente estava
impregnada por completo de equilíbrio e harmonia do classicismo e ser visto
como um todo orgânico da filosofia de Kant, o desenvolvimento da revolução e da
mudança causada violência parecia uma atrocidade. Isso se refletiu em algumas
obras, em seguida, como a coleção de romances curtos Conversas de emigrantes
alemães (1795), a obra épica Germán e Dorotea (1797) e da tragédia a filha
natural (1799 e segs.). : Um pouco mais tarde romances de maturidade aparecem
Afinidades Eletivas (1809) e anos de peregrinação de Wilhelm Meister (1821,
revista em 1829), bem como um diário de sua viagem à Itália, de viagens do
italiano (1816), sua autobiografia Poesia e verdade em várias prestações
(1811-1833) e uma coleção de poemas, Divan de Oriente e Ocidente (1819), em que
algo é sentida a influência da poesia oriental. Goethe morreu em Weimar em 22
de março de 1832. A versão final do seu grande poema coral Fausto apareceu
postumamente naquele ano.
Quanto
à sua carreira literária, Goethe iniciado dentro de um exasperado Romantismo
devedor do Sturm und Drang, cujo representante mais trabalho foi contratado
para escrever o próprio: Os Sofrimentos do Jovem Werther. A viagem a Roma
deveria ir encurralado em uma evolução que estética fez depois de negar o
romantismo e se identificar com o equilíbrio clássica greco-romana, que terminou
a sua vida interior tempestuoso. Essa foi a revelação do Classicismo, raiz real
com o que poderia identificar a cultura alemã. "Agora eu entendo o
significado de mármore", escrito em uma de suas Elegias Romanas.
Essa
viagem para a Itália também são o resultado Epigrams venezianas, entre os quais
alguns profunda meditação sobre contemporânea Revolução Francesa ou o sentido
da vida e da cultura. Postura política de Goethe é no entanto conservador,
"eu prefiro injustiça à desordem", escreve. Isso valeu-lhe algumas
dúvidas de outros artistas que não se importavam em menos não concordou com seu
contexto social, como Beethoven. Nas duas versões de seu complexo e grandioso
Fausto é o último mito de que era capaz de gerar cultura europeia, como abraçar
grandeza intelectual e sede de conhecimento pode, no entanto, geram pobreza
moral e espiritual. Além disso, na leitura e estudo de Spinoza também
encontraram um conforto para o desequilíbrio romântico que o oprimido como
conta Poesia e Verdade, onde ele se estende em particular a comentar sobre sua
declaração de que "quem quer ama a Deus, não deve exigir Deus o ama
".
Goethe
já apreciado em vida de fama, respeito, prestígio e admiração. Delacroix
retratou-o em uma litografia em 1827, além de ilustrar Fausto e Götz von
Berlichingen. Portanto, havia muitos jovens de sua época que queriam conhecê-lo
pessoalmente ou, o que é muitas vezes pedante dizer efígies vera. Além disso,
sua secretária, Eckermann, registrou cuidadosamente suas conversas com o
professor ao longo dos anos e escreveu Conversas com Goethe, onde as vistas em
seus últimos anos, disse a respeito dessas visitas e, especialmente, o divino
são refletidas e humano.
Fausto
A
melhor obra dramática de Goethe é, certamente, o Fausto, que se tornou um
clássico da literatura mundial. A primeira versão, o Urfaust ou o Faust originais,
foi concluída em 1773. Mas o autor seguiu aprimorando até 1790; e em abril de
1806, foi completo, mas as guerras napoleônicas atrasada dois anos a publicação
até 1808; a segunda parte seria publicado apenas em 1833, um ano após a morte
do autor. A primeira parte deste complexo tragédia articula em torno de dois
centros fundamentais; o primeiro é a história de Fausto, cansado da vida e
decepcionado da ciência, faz um pacto com o diabo que restaura a juventude em
troca de sua alma; a segunda é a história de amor entre Fausto e Mefistófeles
Gretchen manipula para que o Faustus atinge o assassinato de seu irmão -mata
amada- e Gretchen tem uma gravidez indesejada, levando-o primeiro infanticídio
e, em seguida, a ser executado por assassinato seu filho.
A
história de Fausto é inspirado, como muitas lendas, em certos fatos. Havia um
certo Johann Faust nasceu por volta de 1490 no sul da Alemanha e um doutorado
na Universidade de Heidelberg, em 1509. Depois de deixar a faculdade, ele
começou uma vida de aventuras marcado pela fuga constante por causa das
múltiplas acusações de feitiçaria que você fez. Ele deixou uma biblioteca que
incluiu livros sobre medicina, matemática e magia negra. Esta vida colorida deu
origem à lenda popular, peças de autores exploraram fantoches e marionetes, e
também serviu para inspirar a lenda popular. O primeiro livro sobre este mito
foi publicado em 1587 por Johannes Spiess, que, em seu prefácio, disse que
tinha omitido para se referir mágico impedir aqueles que têm o livro que eles
foram acusados de fórmulas de bruxaria. Outros livros e textos teatrais
abordou a questão do pacto com o diabo para conseguir o domínio sobre a
natureza: o teatro de fantoches dos séculos XVI e XVII, a história está sempre
fechada com os demônios de tomar Faust, mas Goethe alterou esse argumento
Gretchen é salvo até ao final da primeira parte, antecipando a salvação de
Faust no final do segundo, quando os demônios que querem levar sua alma, deve
retirar antes da chegada de uma legião de anjos. Além disso Goethe muda o
impulso que leva Fausto: o desejo se aproximou dele bruxaria não é cobiça,
maldade ou preguiça, mas a sede de conhecimento, o desejo de grandeza,
integralidade, totalidade. A moral que, talvez, o trabalho terá que desejo de
conhecimento envolve a miséria moral.
O
trabalho tem sido modernamente interpretado por Walter Benjamin, por Thomas
Mann em seu romance Doktor Faustus eo filho, Klaus Mann em Mephisto, que
concebe o pacto com o diabo como uma metáfora para a aliança da Alemanha, com Hitler.
Trabalhar
Obra
literária
Goethe
Memorial em Leipzig.
Monumento
a Goethe, após a restauração e colocação (2007) em Frankfurt Goethe Square.
O
capricho do amor (1767), comédia em verso por um ato.
Cúmplices
(1768), verso da tragédia.
Götz
von Berlichingen (1773), drama.
Os
Sofrimentos do Jovem Werther (Die Leiden des jungen Werther, 1774).
Clavijo
(1774), drama.
Stella
(1775), drama.
Ifigênia
em Tauris (1787), drama em prosa, que anteriormente fez uma versão em verso
iâmbico.
Egmont
(1788), drama.
Floresta
Negra (1789), Palco Drama
Torquato
Tasso (1790), drama.
Elegias
Romanas (Römische Elegien, 1795), poemas.
Aprendizagem
de Wilhelm Meister (Wilhelm Meisters Lehrjahre, 1796), um romance.
A
noiva de Corinto (1797), poema.
Hermann
e Dorothea (1798), idílio épico em verso.
Faust,
Part One (1807).
Afinidades
Eletivas (Die Wahlverwandtschaften, 1809), um romance.
Poesia
e Verdade, Parte I (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia
(1811).
Viagem
a Itália (Italienische Reise, 1816).
Oeste
Oriente Divan (Westöstlicher Diwan, 1819), poemas.
Marienbad
Elegy (Marienbader Elegie, 1823).
Faust,
Part Two, postumamente (1832).
Poesia
e Verdade, Parte II (Aus meinem Leben: Dichtung und Wahrheit), autobiografia
(1833).
O
trabalho científico [editar]
Morfologia
[editar]
O
pensamento científico de Goethe, como o literário, também é muito original.
Embora, muitas vezes, tem sido considerado um dos mais destacados
representantes da Naturphilosophie, na verdade, a produção científica é entre
romantismo e classicismo, distanciando, por exemplo, os excessos especulativos
de Schelling. A morfologia de Goethe é construído em torno de dois conceitos
fundamentais: o tipo ea metamorfose:
Com
relação ao tipo, destacar o seu trabalho sobre o osso intermaxilar, cuja
existência demonstrada comum a todos os vertebrados. Esta foi uma descoberta
fundamental, uma vez que demonstrou a existência de um tipo osteológica comum a
todos os vertebrados.
O
conceito de metamorfose foi desenvolvida no campo da morfologia da planta. De
acordo com o goetheana teoria, todos os órgãos florais de plantas são variações
de uma forma original que são derivados por metamorfose.
Em
A metamorfose das plantas (Versuch morrer Metamorphose der Pflanzen zu
erklären), publicado em 1790, Goethe apresenta todas as estruturas da planta
como variações da folha, entendida como uma estrutura ideal. Goethe começa com
os cotilédones, que considera folhas imperfeitas. Este último, sob a influência
geradora e cada vez mais refinados de seiva, metamorfosear em as sépalas, as
pétalas, os estames e pistilos. Assim, todos os órgãos da planta são concebidos
como apêndices idênticas de um resumo variedades de plantas apêndice, que
diferem na forma e grau de expansão. 4
Fonte de origem:
https://es.wikipedia.org/wiki/Johann_Wolfgang_von_Goethe
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