sábado, 21 de janeiro de 2023

Domingo na Usina: Biografias: Jean Malonga:



Jean Malonga nasceu em25 de fevereiro de 1907em Kibouendé, no meio do Congo, e morreu em1 r de Agosto de de 1985,, é senador da Quarta República Francesa e escritor congolês.
Biografia
Atividades políticas
Jean Malonga nasceu em 25 de fevereiro de 1907no Congo-Brazzaville . Aos 15 anos tornou-se enfermeiro em Brazzaville 1 . Autodidata, Jean Malonga passou seu certificado de estudos elementares com a idade de trinta e cinco anos [ref. necessário] . Ele se envolveu na política desde muito cedo com o Rally Democrático Africano (RDA) ativo na África Equatorial Francesa . Ele dirige o jornal AEF Nouvelle , uma publicação mensal também distribuída na França pelo partido progressista 1 .
De 1948 a 1955, foi membro do Conselho da República , vinculado ao SFIO e participou dos comitês para a França ultramarina e depois para a produção industrial 1 . Ele defende os interesses das populações indígenas e territórios ultramarinos na França continental e aborda questões de segurança social e educação nas colônias francesas na África. A partir de 1951, ele expressou dúvidas sobre a eficácia real da União Francesa e refletiu sobre as alternativas possíveis 1 .
Escritor africano francófono
Ao mesmo tempo, continua a trabalhar como romancista e contador de histórias dedicado à cultura do Congo. Publicou no Congo três coleções de lendas 2 . Na França, publicou vários livros em Paris com Présence africaine , incluindo dois romances, The Legend of Mfoumou Ma Mazono e Cœur d'Aryenne .
Trabalhos

1953: Cœur d'Aryenne (romance - França, Présence africaine, em Três escritores negros. Ville cruelle, de Eza Boto. Cœur d'Aryenne, de Jean Malonga. Nini, de Abdoulaye Sadji )

1954: A lenda de M'Pfoumou Ma Mazono (edições africanas)

Céu invernal (França, presença africana)

Posteridade

O romance A lenda de Mfoumou Ma Mazono foi adaptado para o cinema pelo cineasta congolês Sébastien Kamba em seu filme O resgate de uma aliança em 1974.
fonte de origem:

https://fr.wikipedia.org/wiki/Jean_Malonga

Nenhum comentário:

Postar um comentário