domingo, 26 de setembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 


“Temo que esteja tanto já perdido, Que tarde eu tenha vindo a socorrê-lo, 66 Pelo que lá no céu dele hei sabido.
“Parte, pois, e com teu discurso belo E quanto o salvar possa do perigo
69 Lhe acode; e me console o teu desvelo.
“Sou Beatriz, que envia-te ao que digo, De lugar venho a que voltar desejo:
72 Amor conduz-me e faz-me instar contigo.
“Voltando ao meu Senhor, em todo o ensejo Repetirei louvor, que hás merecido”. —
75 “Tornei-lhe, quando já calar-se a vejo:
— “Senhora da virtude, a quem tem sido Dado só que proceda a espécie humana 78 Quanto é no mundo sublunar contido,
“Tanto praz-me a ordem que de ti dimana, Que, já cumprida, houvera inda demora:
81 Em me abrir teu querer não mais te afana. “Diz-me, porém, por que razão, Senhora,
Baixar a este centro hás resolvido
84 Do céu, a que ardes por voltar agora”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário