domingo, 24 de fevereiro de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: César Dávila Andrade:


 (Cuenca, 05 de outubro de 1918 - Caracas, 02 de maio de 1967), escritor e poeta, descendente distante do general Jose Maria Cordova; herói da independência, era um dos escritores equatoriano mais representativos do país, apontada como o maior representante da história curta equatoriana. Sua obra é classificada em corrente literária neo-romântico e surreal.

Vindo de uma família pobre, ele não conseguiu terminar em seu Equador nativas seus estudos regulamentados. Depois de um curto período de tempo em Guayaquil, ele se mudou para Quito em 1951 e lá ele testou várias ocupações, até que finalmente emigrou para a Venezuela com sua esposa Isabel Cordova, fixando-se em Caracas, cidade onde ele trabalhou como jornalista até sua suicídio em papel higiênico.

A vida boêmia e fã consumo de álcool, também era conhecido como The Fakir, portanto, sua aparência como para os seus interesses em questões místicos.

Na obra do autor que inclui seus poemas, embora ele também escreveu novelas curtas, histórias e inúmeros artigos de jornais.
Início da vida
O poeta era o filho de um funcionário público e uma dona de casa que costurava para ajudar a sustentar a família financeiramente. Não venho de uma família de artistas, mas tanto um tio como um primo do autor eram escritores.

Ele frequentou a escola primária na Christian Brothers. Em seguida, ele se matriculou na Normal "Manuel J. Calle", onde ele passou para a segunda série. Ele também estudou um ano na Academia de Belas Artes.

Durante este período, ele começou a escrever poesia como um mero passatempo. Seu tio César Davila Cordoba era poeta e crítico e um primo Alberto Andrade Arízaga era famoso no jornalismo Azuay seu mestre escrita que assinou com o pseudônimo de Brummel. Este primo em 1934 dedicou seu primeiro poema conhecido "A vida é Vapor", onde o uso precoce de termos nota surreal.

Para ajudar a manter a casa que ele entrou de amanuense em 1936 para o Tribunal Superior, com um salário muito baixo, que traiu sua mãe dizendo que "agora eu estou feliz, porque eu não tenho meios em seu bolso", mas, em seguida, ele pediu empréstimos para comprar cigarros embrulho.

Interesse em esoterismo
Uma vez que eles tinham sempre atraído pelo ocultismo e em alguns desses estudos, particularmente na Sociedade Rosa-Cruz, ele foi levado pelo coronel José Gomez Jurado, marido de sua prima Raquel Muñoz Davila. Também praticou hipnotismo com seu irmão mais novo Olmedo, que uma noite não poderia fazê-lo novamente se. Apesar de não ser utilizado para o exercício físico, ele tinha o peito musculoso e era muito forte, que ele atribuiu a certas formas de respiração e concentração mental.

Facilmente ele superou seus companheiros que jogam o braço, média pouco mais de 1,60 m. Ele tinha uma excelente voz de tenor recitando sua tez era magro, ombros largos e cabelos negros lisos penteados para trás sem uma despedida e tango elegante; seus olhos escuros e profundos e grandes, a boca fina, nariz adunco e como era a média árabe, quando você vive Quito começou a dizer "O Fakir". Apelido que passou para a história porque seus amigos tinham tanto beber comi tão pouco como um faquir. À noite, depois do trabalho e, andando na jarda da família com um gato dormindo em seu ombro. Em outras vezes eu leio com gato seus "livros raros", como ele chamou de Ciência Ocultas.FUE A Vergante

Works, resultados e executória
A partir de 45 ele começou a publicar contos, ensaios e vários artigos na revista "Letras do Equador" do CCE. Quarenta e seis veio a tomar até 1956 parou a publicação. Trabalho atestando a seus dotes elevados e gênio.

Quase imediatamente, ele deu a sua "Ode ao arquiteto", poema diferente por suas conotações panteístas, reiterações letánicas acorde com o tema religioso da composição e os refrões, que a colocam como o maior poema Daviliano este tempo, que foi o primeiro romântico e cheia de musicalidade, com desfasamentos modernistas e realista.

No final do ano, ele publicou seu primeiro livreto de poemas com o seu famoso "Espaço eu venci."

Em 1955 ele foi selecionado melhores novas histórias e Casa da Cultura publicado sob o título "Treze Stories" em 182 páginas. Trabalho que finalmente consolidou seu prestígio maior poeta e contador de histórias geração ", com histórias fortes, adensándose para se tornar carbonizado, asfixiante atmosferas, pesando em seus anti-heróis, exasperándolos e afundando-se mal"; no entanto, a preocupação com a doença ea morte, já foi sugerido no primeiro livro "terra abandonada", agora se torna uma obsessão.

Em 1959, ele leu o Segredo News of America e The Mitas Prof. Aquiles Perez e apasionándose pelo índio e sua tragédia, ele escreveu "Boletim de Mitas e Elegy". Naquele ano, ele publicou seu livro de poesia "Momentos Bow", no qual ele incluiu; Boletim foi posteriormente traduzido em quichua por Manuel M. Muñoz Cave e tornou-se uma antologia de poesia telúrica, American em termos de austeridade épico e lírico, verbal. "Forte e grande poesia, ritmo do tambor indiano e canto ritual. Quadro desolador, recarregada até ao paroxismo, farelo esteticamente pelo clima geral de tintas grandeza trágicas." O resto dos poemas, ou seja, o "Arc de Moments" É um salto no tempo e, como tal, a metafísica.

Boletim e Elegy de Mitas
A mais famosa obra do poeta, publicado em 1959 e em comparação com "Alturas de Macchu Picchu", de Pablo Neruda, foi um divisor de águas na poesia americana e equatoriana. "Boletim de Mitas e Elegy" tem opinou Rodrigo Peso Rhodes, é uma fundição poema onde a história épica e lírica e monólogo coro de uma vez volta-se para gritar a maior profanação do século torna-se: a morte e sacrifício de uma raça de deuses adormecidos no mito e de repente despertado pela ambição de conquista.

Grupo literário precoce
O grupo literário Amanhecer foi fundada por Davila Andrade ao lado do publicitário Galo Rene Perez em Quito, em 1944. Na revista do grupo que ele usou para publicar seus poemas, além de críticos e escritos políticos.

Trabalhar
- Poemas === ===

Oda Architect (1946).
Eu conquistei espaço (1947).
Catedral Selvagem (1951).
Boletim informativo e mitas elegia (1956).
Segundos de arco (1959).
Em um local não revelado (1963).
Conexões de aterramento (1964).
Córtex Assombrada (1966).
Histórias
Entre suas histórias eles estão na terra abandonada (1952), Treze Histórias (O homem que limpava sua arma) (1955) e Cabeza de gallo (1966).

Edição de suas obras completas [editar]
A edição das Obras Completas do autor foi realizada pelo Banco Central do Equador e da Pontifícia Universidade Católica do Equador em 1984, em uma edição de dois volumes.

Crítica

Em sua obra há coleta de diferentes opiniões e críticas. Leon Felipe descreveu-o como "o maior valor de novos e jovens poetas da América do Sul."

Fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário