domingo, 25 de agosto de 2019

Domingo Na Usina: Biografias; Enrique Flores Magon:



(Teotitlan del Camino, Oaxaca, 13 de abril de 1877 - † Cidade do México em 28 de outubro de 1954) jornalista e político mexicano. Ele foi um dos três irmãos Flores Magón
Biografia
Seus pais eram Margarita Magon e Teodoro Flores. Ele era o caçula de três irmãos Flores Magón, ele passou os primeiros anos de sua infância em Oaxaca e sua família migraram para a Cidade do México. Estudar na capital em 1892, quando ele se envolveu em manifestações contra o terceiro mandato do presidente Porfirio Diaz, começou muito jovem no jornalismo com seus irmãos Jesus e Ricardo, em 1902, quando ele estava trabalhando em O filho Ahuizote Ricardo foi preso na prisão militar de Santiago Tlatelolco. Na prisão, eu tive a oportunidade de discutir com seu irmão nas idéias de autores como Peter Kropotkin, Faure, Errico Malatesta, Jean Grave, Maxim Gorky e Pierre-Joseph Proudhon, e discutiram a possibilidade de divulgar propaganda, anarquista no México.

Ao sair da prisão em janeiro de 1903 reeditado O filho Ahuizote a 05 de fevereiro na varanda do escritório do jornal colocou uma grande crepe preto e uma faixa com os dizeres "A Constituição está morta ..." mesmo Enrique Flores Magon desenhar. Em 02 de abril, ele participou do surgimento dos liberais em uma manifestação em favor de Porfirio Diaz e se transformou em um protesto jogando "morrer" ditador.

Em 11 de abril de 1903 foi capturado e mantido na prisão em Belém Cidade do México. Quando lançou um decreto de Porfirio Diaz proibiu qualquer publicação ou a escrita de Flores Magon, sob pena de punição severa para a impressora. A repressão política do governo mexicano forçado Enrique e Ricardo Flores Magon a deixar o país. Os últimos dias de 1903 chegou em Laredo, Texas.

Ele viveu em várias cidades dos Estados Unidos e Canadá esconder sua identidade e endereço constante mudança, muitas vezes perdendo o contato com seu irmão. Em St. Louis, Missouri, como tesoureiro assinou o Programa do Partido Liberal Mexicano, em 1906.

Ele re-editado no Estados Unidos o jornal Regeneração fundada em 1900 pelos irmãos Jesus e Ricardo, e organizada rede clandestina para distribuição no México até 1917, quando ele é separado do Conselho de Organização do Partido Liberal Mexicano eo grupo editor Regeneração.

Após a morte na prisão de seu irmão Ricardo, em 1922 ele voltou para o México em 1923. Ele teve desentendimentos com outros membros do que foi o Meeting Organizadora do PLM.

Em 1933, junto com líderes da Liga Agrária Nacional, ele participou da fundação da Confederação Camponesa do México em San Luis Potosi, que apoiou a candidatura de Lazaro Cardenas.

Ele se reuniu com o historiador Samuel Kaplan e sua conversa do livro "Nós combater a tirania, um pioneiro revolucionário mexicano conta sua história", foi publicado, publicado em 1958.

Ele morreu em Cidade do México em 28 de outubro de 1954.

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário