domingo, 24 de abril de 2022

Crônicas de Segunda na Usina: Aidan Dantas: VISITA DOMICILIAR – V :




A casa se localizava numa área bem carente e de extrema po- breza. Quando cheguei à sala, crianças menores de três anos dormiam em colchonetes, dividindo com cachorros vira-latas.
Comecei a investigar sobre higiene, alimentação, trata- mento da água e destinação do lixo doméstico. Aí começaram as situações à margem do que prega a educação sanitária.A bacia que lavava toda louça, de adultos e crianças, era a mesma que lavava toda roupa suja, inclusive estava de molho roupas íntimas “daqueles dias”. Quando eu questionei, ela disse: é a única que tenho.
A louça suja se acumulava com muito resto de comida, formigas e até baratas. Mas, o que mais me chamou atenção: uma mamadeira de leite com um bico muito aberto, lotada de moscas.
Saí dessa residência com a ideia fixa de fazer uma campanha na Unidade de Saúde de doações de vários utensílios, e a equipe um trabalho ostensivo de vigilância e orientações.
Praticamente, o agente de saúde ia nessa residência diariamente, o que reduziu a quantidade de vezes que as crian- ças apresentavam dermatites variadas e diarreias.
Pode???

Nenhum comentário:

Postar um comentário