sábado, 29 de maio de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Pane Alberto Ignacio:




Pane Alberto Ignacio ( 31 de julho como como 1880 - outubro como de março de 1920 ) foi um professor , jornalista , colunista e político Paraguai . 1
Ele nasceu em 31 de julho de 1880 em Assunção , filho de um imigrante italiano de Sorrento , Don Salvatore Pane, e de uma mulher, também imigrante, de sobrenome Liuzzi . Pertenceu à geração de 900 . Ele recebeu o diploma do ensino médio muito jovem e o mesmo que um doutorado em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Nacional em 1903 . Ele foi ativo desde uma idade muito avançada nas fileiras do Partido Colorado , a partir de 1908e a convite do general Caballero, não sem antes condicionar sua entrada a um "credo republicano". Ele se proclamou socialista para confirmar sua postura iliberal e anti-individualista. Suas palestras nesta direção doutrinária sobre "Política e trabalhadores"; Solidariedade social “Mulheres antes da causa do trabalho” e muitas outras. Foi secretário da Legação em Santiago do Chile.
Ele sempre foi apaixonado por jornalismo e era mais do que apenas uma plataforma de pensamento. Durante anos foi editor e editor da La Patria . Seus pseudônimos incluem Matías Centella, Pepe Claro e Dr. Boi.
De 1896 até a véspera de sua morte, que ocorreu em uma idade precoce, ele colaborou regularmente em La Semana , La Democracia e La Patria . Pane viveu as preocupações da notícia, e seus artigos adquiriram grande brilho principalmente a partir do ano 900. Escreveu em La Patria , valioso porta-voz republicano dirigido por Enrique Solano López, e posteriormente em "La Tarde" da mesma tendência. Também colaborou em revistas de época, como o Instituto Paraguaio, Letras e Crónica. Pane era um homem com uma personalidade multifacetada.
Seu pensamento filosófico está ligado ao positivismo de Augusto Comte, Spencer, Stuart Mill etc. Suas obras aparecem em coleções internacionais da época.
Rufino Blanco Fombona , ilustre historiador, poeta, crítico e romancista venezuelano , chefiou em Madrid a Editorial América . Ali, na Biblioteca de Ciências Políticas e Sociais, que publicou obras de Juan Bautista Alberdi , Carlos Pereyra , José Gilí Fortuol e Francisco García Calderón , em 1917 lançou Apuntes de Sociología, que ele mesmo escreveu. Pane foi descrito por Rene Worms como um dos sociólogos mais eminentes da América espanhola. Ele era um professor de colégio e universidade. A obra de Pane é vasta e seu pensamento, como o de sua geração, o de 900 deixou uma marca profunda. Com Juan E. O'Leary e Enrique Solano López, começaram a campanha para reivindicar Mariscal López. Em 3 de setembro de 1901, publicou seu artigo "El journalista" como profissão de fé em La Patria . Ele faleceu antes de completar quarenta anos, em 10 de março de 1920

fonte de origem:

https://es.wikipedia.org/wiki/Ignacio_A._Pane

Nenhum comentário:

Postar um comentário