sábado, 14 de agosto de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Ramón Rocha Monroy:



Ramón Rocha Monroy ( Cochabamba , 20 de fevereiro de 1950) é escritor , gastrósofo e jornalista boliviano , Prêmio Nacional de Novela 2002. A corrida do crânio está entre as 15 novelas fundamentais da Bolívia, coleção publicada pelo Ministério da Cultura e selecionada por mais de 50 críticos e professores de literatura daquele país. Também integra a Biblioteca Boliviana do Bicentenário (BBB) ​​e suas crônicas aparecem na Antologia da crônica gastronômica .
Filho de Sixto Rocha e Carmela Monroy, ao nascer foi dado como morto. Muitos anos depois, o escritor contaria este fato em um livro e em uma entrevista de 2012 disse: “Minha relação com a morte é muito precoce e eu disse isso em um livro publicado pela editora El País, La Cueva y la Intemperie. Confidências do olho de vidro, porque eu nasci morto. É um fato. Eles me puxaram para fora o melhor que puderam para salvar minha mãe, que estava em coma, e eles me jogaram no lixo, tecnicamente morto. Felizmente minha tia Maruja cuidou de mim. Ele entrou, viu minha mãe em coma e perguntou sobre a criança. Ela era a única que se importava. Fui jogado no lixo, ele me ouviu e ainda tinha o “tique-taque”. Graças a ela eu vivo. Acho que no estado inicial, do maior desamparo possível, agarrei socos com a morte e venci. ” 1
Rocha Monroy estudou Direito na Universidad Mayor de San Simón , onde se formou em Direito. Mais tarde, no exílio , faria um mestrado em Ciência Política na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).
Como jornalista, é conhecido por suas crônicas de Cochabamba , sua cidade natal. Colunista do jornal Los Tiempos , foi assessor de imprensa da Embaixada da Bolívia no México (1990-1992). 2
Anteriormente, havia dirigido o Instituto Boliviano de Cultura (1979) e depois, de 1998 a 2000, atuou como Vice-Ministro da Cultura 2 no governo de Hugo Banzer Suárez em aliança com o MIR , partido do qual fazia parte até a aposentadoria de seu status legal em 2006.
Anos depois, ingressou no MAS e em 2014 foi indicado como primeiro candidato a senador pelo departamento de Cochabamba por aquele partido, 3 mas não pôde se cadastrar por falta de documentos. 4 No início daquele ano, foi nomeado membro do conselho de administração da Fundação Cultural do Banco Central da Bolívia . 5
Professor universitário, tornou-se famoso por suas colunas publicadas sob o pseudônimo de Ojo de cristal .
O escritor
Escritor premiado, recebeu seu primeiro prêmio, o Franz Tamayo, com o ensaio Pedagogia da Libertação nas comemorações do sesquicentenário da Bolívia em 1975.
O primeiro volume de ficção que publicou foi um de contos, intitulado Far Away (1978), e seu primeiro triunfo como romancista foi obtido com El run run de la calavera , conquistando o segundo lugar (o primeiro foi declarado nulo) do agora extinto Prêmio Erich. Guttentag - juntamente com La tumba infecunda de René Bascopé - 1 fornecido pela editora Los Amigos del Libro. A obra, publicada em 1983, também foi selecionada entre os 15 romances fundamentais da literatura boliviana por mais de 50 críticos e pesquisadores convidados pelo Ministério das Culturas. 6É preciso dizer que o romance não foi publicado e só apareceu depois que ele alegou, brincando, ter publicado "um obituário indicando a missa de fim de ano para El run run de la calavera ". "Então eles me enviaram este homem do júri que me disse que 'a segunda parte é muito ruim, por que não publicamos apenas a primeira?" Aquela que quase todo mundo conhece - é apenas da primeira parte ", disse ele em uma entrevista. 1
Com seu romance Potosí 1600 ganhou o Novela Nacional Alfaguara .
Com o jornal Los Tiempos, lançou três livros : 200 Biografias do Bicentenário (2010), Anedotas de Cochabamba (2011) e Mulheres, mães, heroínas , homenagem às Heroínas de La Coronilla . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário