segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 




“Ó dos poetas lustre, honra, eminência! Valham-me o longo estudo, o amor profundo 84 Com que em teu livro procurei ciência!
“És meu mestre, o modelo sem segundo; Unicamente és tu que hás-me ensinado; 87 O belo estilo que honra-me no mundo.
“A fera vês que o passo me há vedado; Sábio famoso, acude ao perseguido!
90 Tremo no pulso e veias, transtornado!”
Respondeu, do meu pranto condoído; “Te convém outra rota de ora avante 93 Para o lugar selvagem ser vencido.
“A fera, que te faz bradar tremante, Aqui passar não deixa impunemente;
96 Tanto se opõe, que mata o caminhante.
“Tem tão má natureza, é tão furente, Que os apetites seus jamais sacia,
99 E fome, impando, mais que de antes sente.
“Com muitos animais se consorcia, Há-de a outros se unir té ser chegado
102 Lebréu, que a leve à hórrida agonia.
“Por ouro ou por poder nunca tentado Saber, virtude, amor terá por norte,
105 Sendo entre Feltro e Feltro potentado....

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário