sábado, 11 de setembro de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Hortense Mayaba:



Hortense Mayaba , nascido Sallan, em 1959 em Djougou , é um escritor , romancista , autor e ilustrador beninês de literatura infantil e juvenil .
Ela completou seus estudos secundários até Terminale, então treinou na secretaria de gestão 1 . Em 1979 foi aprovada no exame de obstetrícia e, ao mesmo tempo, no exame para entrar no Serviço Nacional de Farmácia do Benin . Recebida em ambas, ela opta pelo ONP , julgando as corporações da coroa mais seguras e o salário proposto aceitável. No entanto, a maioria dessas empresas, que tiveram o vento nas velas durante o período revolucionário, enfrentaram dificuldades financeiras e fecharam 2 .
Em seguida, voltou-se para outra atividade que lhe permitiu viajar para a Nigéria e Togo 2 e se estabelecer por conta própria no comércio têxtil 3 , enquanto se dedicava à pintura e literatura 1 .
Hortense Mayaba é casada e mãe de quatro filhos 3 .
Trabalho
Hortense Mayaba entrou realmente no cenário literário com a publicação de seu primeiro romance em 1997, O Universo Infernal , que retrata a história de Alioume, um homem portador de uma doença rara que necessitou de um transplante 2 . Foi atendido em um hospital, mas teve que lutar com seus parentes contra as crenças tradicionais nas quais não acreditava e que, no entanto, continuavam a torturá-lo 4 . Na época de seu lançamento, a romancista se explicava sobre o tema central de seu livro, alimentado pelo ambiente animista em que cresceu. Ela certamente se distancia do charlatanismo , mas afirma não duvidar da existência de forças ocultas.5 .
Florent Couao-Zotti descreve esta história que "oscila entre arrepios fantásticos e realidade modesta, entre barroco e deslumbrante" e detecta os ingredientes clássicos de um sucesso de livraria: "cura proibida, manipulação, armadilhas, casal de vida, a relação dramática entre mãe -law e nora ”, mas deplora a intervenção do editor que, segundo ele, pode ter desencorajado o autor de prosseguir no caminho romântico 6 .
Depois desta primeira experiência, pretende voltar-se para o teatro e a contação de histórias, mas é no fundo da literatura infantil que parece encontrar o seu caminho, por vezes como ilustradora, por vezes em colaboração com a sua compatriota Béatrice Lalinon Gbado 7 .
Romances

The Hellish Universe , 1997

The Gear , 2007

Literatura infantil

Bolhas de todas as cores , 2002

Kokou se torna sábio , 2002

Molie no porto de pesca , 2002.
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário