sábado, 16 de outubro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:



Eis voz escuto sonorosa e clara: “Honrai todos o altíssimo poeta!
81A sombra sua torna, que ausentara”.
Quatro sombras notei, quando aquieta
O rumor, que a nós vinham: nos semblantes
84 Nem prazer, nem tristeza se interpreta.
E disse o Mestre, após alguns instantes: “Aquele vê, que, qual monarca ufano,
87 Empunha espada e os três deixa distantes.
É Homero, o poeta soberano;
O satírico Horácio é o outro, e ao lado
90 Ovídio, em lugar último Lucano.
Como lhes cabe o nome assinalado Que soou nessa voz há pouco ouvida,
93 Me honrando, honrosa ação têm praticado”.
A bela escola assim vi reunida
Do Mestre egrégio do sublime canto,
96 Águia em seu vôo além dos mais erguida.
Discursado entre si tendo algum tanto, A mim volveram gracioso o gesto:
99 Sorriu Virgílio, dessa mostra ao encanto.
Mais foi-me alto conceito manifesto,
Quando acolher-me ao grêmio seu quiseram,
102 Entre eles me cabendo o lugar sexto. Té o clarão comigo se moveram,
Prática havendo, que omitir é belo,
105 Sublime no lugar, onde a teceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário