segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Dante alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 



Alguns já distinguira: eis, de repente, Olhando, a sombra conheci daquele
60 Que a grã renúncia fez ignobilmente.
Soube logo, o que ao certo me revele, Que era a seita das almas aviltadas,
63 Que os maus odeiam e que Deus repele.
Nunca tiveram vida as desgraçadas; Sempre, nuas estando, as torturavam 66 De vespas e tavões as ferroadas.
Os rostos seus as lágrimas regavam, Misturadas de sangue: aos pés caindo, 69 A imundos vermes o repasto davam.
De um largo rio à margem dirigindo A vista, de almas divisei cardume.
72 — “Mestre, declara, aos rogos me anuindo,
“Que turba é essa” — eu disse — “e qual costume Tanto a passar a torna pressurosa,
75 Se bem discirno ao duvidoso lume?” —
Tornou-me: — “Explicação minuciosa Darei, quando tivermos atingido
78 Do Aqueronte a ribeira temerosa”.
Então, baixos os olhos e corrido
Fui, de importuno a culpa receando,
81 Té o rio, em silêncio recolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário