domingo, 6 de janeiro de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Luis Felipe Angell de Lama:


 (* Paita, Peru, 12 de abril de 1926 - † Lima, 18 de março de 2004) foi um escritor, jornalista, comentarista esportivo e político, cartunista e poeta.
A maioria de seus escritos foram assinados com o pseudónimo Sofocleto.
Infância e adolescência 
Luis Felipe vivia em Paita durante seus primeiros quatro anos de vida e, em seguida, mudou-se para Lima com sua família. Eu sabia que, nessa idade, ler perfeitamente graças ao seu amor da leitura Sua obsessão herança ao longo da vida recebida em 8 e 11 anos, dois grandes bibliotecas de seus tios-avós. Ambas as bibliotecas, totalizando cerca de 25.000 livros, "uma quantidade, que na época não tinha nem a Biblioteca Nacional do Peru" (citação de Sofocleto).
Sofocleto escreveu seus primeiros poemas na idade de 7 anos. Sua inspirações criança "são fortemente vigiado" e disse dele, eles seriam os primeiros "sinlogismos". Um ano depois, ela está a esbater os seus primeiros nove décimos e seu primeiro soneto, que, em seguida, totalizaram mais de 12.000.
O adolescente inquieto Luis Felipe estudou em várias escolas em Lima. Dos Irmãos Maristas foi para La Merced, The Immaculate para San Augustine e, finalmente, em San Andrés escola, conhecida naqueles anos como Anglo-Peruano.

Sofocleto explica estes estudante salta pela idéia muito pessoal que eu tinha sobre a disciplina escolar e, especialmente, porque ele estava promovendo autodeterminação das crianças no que diz respeito à educação. Assim, aos 12 anos, ele contraiu uma variante -
A vida da faculdade era uma imitação de idade escolar. Ele passou da Universidade Nacional de San Marcos de Lima para a Pontifícia Universidade Católica do Peru, depois para Coimbra, em seguida, na Sorbonne, em Paris e, nesse vai e vem, as línguas foram acumulados em seu cérebro e ler e falava Inglês em Português, Francês e italiano. Ele também sabia que alguns Latina e Rússia.
Escrito na imprensa [editar]
Ele se juntou ao Ministério das Relações Exteriores do Peru em 25 de Março de 1947, o Serviço de Estrangeiros peruano em 1 de Janeiro de 1951, e solicitou o seu passe para a reforma em 31 de outubro de 1967, para prosseguir plenamente a sua vocação de escritor, jornalista, comentador esportes e humorista político e poeta. Ele morreu em Lima em 18 de março de 2004 e foi enterrado no Los Sauces Setor Gardens Cemitério Parque da Paz Distrito de La Molina.
Sofocleto postou em muitas publicações peruanos e internacionais. Tudo começou no domingo o jornal "El Comercio" e, ao longo dos anos escreveu o dia no diário peruano "Correo", "olho", "Express", "República", "The Morning" e "Seleções" do Readers Digest, em todas as línguas.

Como exemplo, na segunda metade da década de 70 e no governo militar, Sofocleto iniciadas ou retomadas a publicação de "Sofocleto duas colunas" no Daily Express. Em seu primeiro artigo, ele explicou que era natural que ele deveria escrever para expressar, sendo ele próprio um ex-prisioneiro, referindo-se à detenção e deportação que era o assunto durante a primeira fase do governo militar (1968-1975). Como muitos de seus compatriotas, o célebre autor tinha ido de ditadura ea censura dos sacerdotes nas escolas, a ditadura ea censura da sociedade pelos militares.
"Don Sofo" 
Após os anos 70, fundou o bem-humorado diárias duas páginas em uma única folha chamado de "Don Sofo" da qual ele foi o único escritor, cujo burlesco e aguda publicar seu nome era "Peditorial". Em seu zombeteiro clássico e cheio de humor e estilo sagacidade, também irregularidades não niveladas governos e personagens de deslocamento. Mesmo personagens inocentes temido porque uma vez colocado um apelido zombeteiro, todo mundo continuou chamando seu nome, para usar seu nickname. Este jornal circulou desapareceu durante vários anos, mas os nicknames continuam na memória coletiva. Ele se casou com Graciela Bessombes, e tinha 2 filhos e Kareen Allan, em seu primeiro casamento tinha 3 filhos, Luis Felipe, Jorge e Felipe. No final de sua vida ele tinha 5 filhos.
"El Comercio" 
No jornal El Comercio de Lima, começou a escrever suas "Sofocleto duas colunas", após a Copa Sul-Americana foi disputado em Lima, em 1956, e uma necessidade de tal dia para neutralizar o número de leitores do jornal já extinto "The Prima ", que tinha contratado como comentarista para Argentina Borocotó, considerado como o melhor jornalista esportivo do mundo. Francisco Miro Quesada Cantuarias de" El Comercio ", disse sobre ele:
"O anúncio da imprensa era indesejada em El Comercio ... Meu primo Alexander, o mais irritado todo mundo disse que deveríamos fazer algo para contrariar o efeito produzido por La Prensa e, de repente, Clodoaldo Lopez Merino, que era chefe os editores da edição da manhã, fez uma proposta inesperada: "E por que não contratou Sofocleto para discutir o campeonato?" Para Alexander parecia uma boa idéia e dentro de dias começou o torneio e Don Sofo disse partido inicial, que foi disputada entre Argentina e outro país (não me lembro qual). O comentário dele foi tão impressionante que, no dia seguinte, Sofocleto atingiu os picos mais altos de prestígio literário. O pobre Borocotó passar despercebida e La Prensa manteve o crespos fatos.
A produção literária de Luis Felipe Angell De Lama é cem vezes além da produção em conjunto, Idade de Ouro espanhola. Ele escreveu "muitas vezes mais do que Felix Lope de Vega, Calderón de la Barca, Quevedo, Gustavo Adolfo Bécquer e seus contemporâneos".
Sua extensa obra literária 
Mais de 12 000 sonetos (chamado de "Sofonetos")
2.538 décimos.
50.000 sinlogismos.
Após a morte foi reeditando 27 volumes de 162 compreendendo volumes de suas obras completas, incluindo:
San Camilo
Manual de deportados do Perfeito.
A Terra Prometida.
Rumo a uma Filosofia do gato Universal.
Dicionário Loco.
Virus Casamento
O lençol de cima.
A folha de fundo.
Os bastardos
Humor trilogia Universal.
Sofocleto domingo, etc.
Thesaurus
Dicionário chinês
Manual of civilidade e boas maneiras
Dicionário de Citações
Sinlogismos
New Sinlogismos
Ângulo Agudo
O ângulo direito
Ângulo Obtuso
Código de Honra do Marquês de Cabrinana
E Nego Pede
Chinês Flasico
Dicionário de neologismos
O Conchudos
Sofocleto em duas colunas
Décimos
De nácares e veias
No pé da letra
Tribute 
A última vez que ele visitou sua terra natal foi em junho de 2000, para receber a homenagem que, juntos, eles prepararam o Instituto Nacional de Cultura do Peru, a Federação de Jornalistas de Paita e do Município Provincial de Paita. E é que Luis Felipe Angell de Lama, criador dos famosos sinlogismos, nascidos em Paita, no edifício Hermanos Carcamo que ainda resiste à devastação do tempo e figura atualmente o número 423, ao lado do antigo templo a Virgen de las Mercedes.

Deportação e detenção forçada [editar]
Luis Felipe Angell de Lama, como um corolário à sua longa trajinar pelo mundo de literatura e política, sofreu quatro deportações e no total, três ano e meio de detenção forçada ordenados por governos militares.

Sua biblioteca foi arrasado sete vezes pelas autoridades de várias ditaduras, por causa de sua afiada crítica, escárnio e criar apelidos memoráveis ​​figuras políticas no cargo e, para a sua identificação e estilo, naqueles anos, com o início da revolução cubana.

Leitores 
Seus escritos foram constantemente discutido entre os leitores ávidos e encantado aqueles que tiveram a sorte de ser contemporâneos como criador lúcido e prolífico, que apresentou o Peru e para o mundo seu bom humor. Seus leitores são eternamente gratos por sua arte engenhoso, e riso e raise saudável levantou seus escritos.

Estilo humorístico 
Aqui estão algumas muito curtos trechos de "Dicionário Crazy" e "Sinlogismos" de Sofocleto:

Harpy: mãe tocando harpa
Prosaica: mosaico polido
Antelope: inimigo de Lope de Vega
Justos: o santo padroeiro dos padeiros
Alienado: Crazy in row
Pudim: mais novo Buddha
Lógica absurda de outros
Amigo: auto ramo
Pianissimo: Totalmente de piano
Folhas de cama de criança: incunable
Don Juan: senhoras '
Gallows instrumento de cordas
Tempo de barbárie quando apenas homens foram mortos em uma em uma
Adultério: envie um cara muito chifre
Caridade: ponta de remorso
Babysitting: animal ao qual o dinheiro ou sua vida não importa
Todas as políticas mães estão na oposição
Falando de política, as mulheres pertencem ao partido conversador
O amor vem e vai como champanhe e vinho
A Lua é um corpo celeste branco
O verbo não é conjugado lavados, enxaguados
O trabalho para nada é um idiota em cubos
Eva foi a primeira mulher que vivia à custa do homem
A difamação é uma verdade que nossos inimigos
Nada vai tão caro como um inimigo livre
Há pessoas que pensam como uma, mas há outros que pensam como dois
! Cuidado com o café! Pode ser carregado
Sem mencionar o cemitério. É comum
O que faz o X no nosso alfabeto? ! É um mistério "!!
Não que a dança tango argentino. Eles não sabem para onde levar o seu parceiro
Eu nunca fico em uma escala porque eu sei que vai se arrepender
A bofetada é uma aplausos unilateral

A gravidez é o conceito que confirma a regra.

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário