Filha do escritor e dramaturgo Nicomedes Santa Cruz
Aparicio e Victoria Gamarra, família estreitamente ligada à pintura e zamacueca
grande dançarino e marítima. Com estas figuras tutelares, Victoria se tornou
uma verdadeira heroína da arte negra peruana.
Ele teve dez filhos, entre os quais estavam Rafael,
toureiro de grande classe, que muitos sabiam como "Black Maravilha das
touradas", Nicomedes, eo eminente estudioso decimista do folclore
afro-peruano como ela; e César, músico e compositor.
Ela começou no mundo dos tablets com grupo Cumanana
(1958), com seu irmão Nicomedes. Ele recebeu uma bolsa de estudos do governo
francês, viajou para Paris para estudar na Universidade do Teatro das Nações
(1961) e da Escola de Estudos coreografia, onde se destacou como um criador e
designer dos figurinos para a peça "O retábulo de Don Cristobal"
Federico Garcia Lorca, e "The Pink Paper" Ramon del Valle Inclán.
Em 1968 ele fundou o Teatro de Dança preto e Peru,
começando uma nova etapa no estudo da cultura negra em nosso país. Com o seu
talentoso grupo nos representou na celebração dos Jogos Olímpicos do México
1968; Nessa ocasião, os dançarinos peruanos ganhou uma medalha e um diploma
para o seu trabalho impecável.
PREMIAÇÃO
Victoria participou de forma brilhante no primeiro
Seminário de Festival de Televisão e da América Latina em 1970, organizado pela
Universidade Católica do Chile, onde recebeu o prêmio como o melhor
folclorista. No ano seguinte, 1971, foi convidado pelo governo colombiano para
o Festival de Cali, onde ele sentiu que as raízes negras da região não são
pertencem a um país, mas muitos.
Com essa linha de defesa da identidade cultural do
país, o governo do dia nomeado em 1973 diretor do Conjunto Nacional de Folclore
do Instituto Nacional de Cultura (INC). Seu papel nesta posição importante foi
reconhecido por Tyrian e Trojan, como sempre fez-se o nome do Peru.
Eles sabiam que seu talento e forte caráter países
como EUA, Canadá, El Salvador, Guatemala; além de França, Bélgica, Suíça e do
Principado do Mónaco.
Sua atividade intelectual febril levou a emigrar e
procurou o ensino ea difusão a melhor maneira de expressar seu amor para Peru.
Nos Estados Unidos, Carnegie Mellon University, na cidade de Pittsburgh,
Pensilvânia, foi convidado como professor em 1982; em seguida, movendo-se para
professor assistente 1983-1989; e, finalmente, professor ao longo da vida
1.989-1.999.
Sua inquietação artística e intelectual não
poderia ser apaziguada, e nos últimos 15 anos -radicada no Peru viajou a ditar
ritmo e oficinas de teatro em Nova York e Connecticut (EUA), a convite do
Teatro Latino-Americano; e na Europa pelo Teatro del Sole, Itália, oferecendo a
sua sabedoria em cidades importantes, como Milão, Ferrara, Modena e Bolonha
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