domingo, 14 de julho de 2019

Domingo Na Usina: Biografias:Jesus Moncada Estruga:



(Mequinenza, Zaragoza, 01 de dezembro de 1941 - Barcelona,​​ 13 de junho de 2005) foi um escritor espanhol em Catalão.

Considerado um dos mais importantes autores catalães do seu tempo, recebeu vários prêmios por seu trabalho, incluindo a Cidade de Barcelona Prêmio eo Prêmio Nacional de Críticos em 1989 para Cami reboque (Towpath) ou Creu de Sant Jordi, concedida pelo Governo da Catalunha no ano de 2001. Em 2004 ele recebeu o Prêmio das Letras Aragoneses que coletaram alguns meses antes de sua morte.

Jesus Moncada é um dos escritores mais traduzidos em catalão literatura. Camí de towrope foi traduzido para quinze idiomas, incluindo japonês e vietnamita. Moncada também traduzido para inúmeras obras catalães em Espanhol, Francês e Inglês, de autores como Guillaume Apollinaire, Alexander Dumas, Júlio Verne e Boris Vian.​​

Ele morreu em 13 de junho de 2005 por causa do câncer. O 09 de julho foi postumamente condecorado com a distinção de "filho favorito" de Mequinenza e suas cinzas foram jogadas no local familiar da cidade velha, em frente ao rio Ebro, Ribarroja Dam, onde ele nasceu e passar as suas obras.

Cami de reboque (Towpath) (1988) Prêmio Crexells Joan para a narrativa.
O romance conta a história de uma aldeia situada na confluência de dois grandes rios, o Ebro e Segre, através das memórias dos seus habitantes. Esta avalanche de memórias que, por vezes, remontam ao século XIX, é causada pela construção de uma barragem ea inundação iminente de pessoas.
O livro também leva algumas reflexões sobre o que uma história, uma memória, uma história e transmitem todas as mentiras. A tonalidade geral é bastante nostálgico, sem nunca cair na amargura, mas também o coração pode rir com alguns personagens ou situações. Ela evoca entre outros:
- A hipocrisia ea crueldade das relações humanas, em uma aldeia onde todos se conhecem e é conhecido,
- A influência da história -a Primeira Guerra Mundial na Europa ea Guerra Civil em Espanha - sobre a história das pessoas,
- O sistema económico que executa uma aldeia e todo o vale do Ebro.
A galeria estàtues (A galeria deles estátuas) (1992)
Estremida memória (memória abalada) (1997)
Short Stories [editar]
Histórias de mà esquerra i Mistos narracions (Histórias da mão esquerda) (1981)
Cafe de la granota (rã Café) (1985)
Calaveres atònites (Calaveras surpreendeu e divertida coleção de histórias curtas. A acção tem lugar no pós-guerra Mequinenza) (1999)
Flood (2000)
Contes (compilação de seus três primeiros livros de contos) (2001)
Cabòries Estivals i altres proses volanderes (2003)
Ligações externas 
Em espanhol:

Jesus Moncada i Estruga na Grande Enciclopédia aragonês
Página dedicada a Jesus Moncada, em Lletra, a literatura catalã da UOC
Jesus Moncada digitalizado obras da Biblioteca Digital Hispânica da Biblioteca Nacional de Espanha

Em catalão:

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário