sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Contos do Sábado na Usina: João do Rio: O bebê de tarlatana rosa:


Oh! uma história de máscaras! quem não a tem na sua vida? O Carnaval só é
interessante porque nos dá essa sensação de angustioso
imprevisto... Francamente. Toda a gente tem a sua história de Carnaval,deliciosa ou macabra, álgida ou cheia de luxúrias atrozes. Um Carnaval semaventuras não é Carnaval. Eu mesmo este ano tive uma aventura...
E Heitor de Alencar esticava-se preguiçosamente no divã, gozando anossa curiosidade.
Havia no gabinete o barão Belfort, Anatólio de Azambuja de que as mulheres tinham tanta implicância, Maria de Flor, a extravagante boêmia, e todos ardiam por saber a aventura de Heitor. O silêncio tombou expectante.
Heitor, fumando um gianaclis autêntico, parecia absorto.
- É uma aventura alegre? indagou Maria.
- Conforme os temperamentos.
-Suja?
- Pavorosa ao menos.
- De dia?
- Não. Pela madrugada.
- Mas, homem de Deus, conta! suplicava Anatólio. Olha que está
adoecendo a Maria.
Heitor puxou um largo trago à cigarreta.
- Não há quem não saia no Carnaval disposto no excesso, disposto
aos transportes da carne e às maiores extravagâncias. O desejo, quase doentio
é como incutido, infiltrado pelo ambiente. Tudo respira luxúria, tudo tem
da ânsia e do espasmo, e nesses quatro dias paranóicos, de pulos, de
guinchos, de confianças ilimitadas, tudo é possível. Não há quem se contente
com uma...
- Nem com um, atalhou Anatólio.
- Os sorrisos são ofertas, os olhos suplicam, as gargalhadas passam
como arrepios de urtiga pelo ar. É possível que muita gente consiga ser
indiferente. Eu sinto tudo isso. E saindo, à noite, para a pornéia da cidade,
saio como na Fenícia saíam os navegadores para a procissão da Primavera,
ou os alexandrinos para a noite de Afrodita.
- Muito bonito! ciciou Maria de Flor.
- Está claro que este ano organizei uma partida com quatro ou cinco
atrizes e quatro ou cinco companheiros. Não me sentia com coragem de ficar
só como um trapo no vagalhão de volúpia e de prazer da cidade. O grupo
era o meu salva-vidas. No primeiro dia, no sábado, andávamos de automóvel
a percorrer os bailes. Íamos indistintamente beber champagne aos clubes de
jogo que anunciavam bailes e aos maxixes mais ordinários. Era divertidíssimo
e ao quinto clube estávamos de todo excitados. Foi quando lembrei uma
visita ao baile público do Recreio. - "Nossa Senhora! disse a primeira estrela
de revistas, que ia conosco. Mas é horrível! Gente ordinária, marinheiros à
paisana, fúfias dos pedaços mais esconsos da rua de S. Jorge, um cheiro atroz,
rolos constantes..." - Que tem isso? Não vamos juntos?
Com efeito. Íamos juntos e fantasiadas as mulheres. Não havia o que
temer e a gente conseguia realizar o maior desejo: acanalhar-se, enlamear-se
bem. Naturalmente fomos e era a desolação com pretas beiçudas e desdentadas
esparrimando belbutinas fedorentas pelo estrado da banda militar, todo
o pessoal de azeiteiros das ruelas lôbregas e essas estranhas figuras de larvas
diabólicas, de íncubos em frascos de álcool, que têm as perdidas de certas
ruas, moças, mas com os traços como amassados e todas pálidas, pálidas feitas
de pasta de mata-borrão e de papel-arroz. Não havia nada de novo. Apenas,
como o grupo parara diante dos dançarmos, eu senti que se roçava em mim,
gordinho e apetecível, um bebê de tarlatana rosa. Olhei-lhe as pernas de meia
curta. Bonitas. Verifiquei os braços, o caído das espáduas, a curva do seio.
Bem agradável. Quanto ao rosto era um rostinho atrevido, com dois olhos
perversos e uma boca polpuda como se ofertando. Só postiço trazia o nariz,
um nariz tão bem-feito, tão acertado, que foi preciso observar para verificá-lo
falso. Não tive dúvida. Passei a mão e preguei-lhe um beliscão. O bebê caiu
mais e disse num suspiro: - ai que dói! Estão vocês a ver que eu fiquei
imediatamente disposto a fugir do grupo. Mas comigo iam cinco ou seis
damas elegantes capazes de se debochar mas de não perdoar os excessos
alheios, e era sem linha correr assim, abandonando-as, atrás de uma
freqüentadora dos bailes do Recreio. Voltamos para os automóveis e fomos cear
noclube mais chic e mais secante da cidade.
- E o bebê?
- O bebê ficou. Mas no domingo, em plena Avenida, indo eu ao lado
do chauffeur, no burburinho colossal, senti um beliscão na perna e uma voz
rouca dizer: "para pagar o de ontem. Olhei. Era o bebê rosa, sorrindo, com
o nariz postiço, aquele nariz tão perfeito. Ainda tive tempo de indagar: aonde
vais hoje?
- A toda parte! respondeu, perdendo-se num grupo tumultuoso.
- Estava perseguindo-te! comentou Maria de Flor.
- Talvez fosse um homem... soprou desconfiado o amável Anatólio.
- Não interrompam o Heitor! fez o barão, estendendo a mão.
Heitor acendeu outro gianaclis, ponta de ouro, continuou:
- Não o vi mais nessa noite e segunda-feira não o vi também. Na terça
desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa
leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade
inteira estava assim. E o momento em que por trás das máscaras as meninas
confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas
transparecem, em que a virgindade é dúbia e todos nós a achamos inútil, a
honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é
possível, os maiores absurdos, os maiores crimes; nesse momento há um riso
que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente.
Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida.
Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do
contato familiar, mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar,
acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal
no carnaval.
- A quem o dizes!..., suspirou Maria de Flor.
- Mas eu estava sem sorte, com a guigne, com o caiporismo dos
defuntos índios. Era aproximar-me, era ver fugir a presa projetada. Depois
de uma dessas caçadas pelas avenidas e pelas praças, embarafustei pelo
S. Pedro, meti-me nas danças, rocei-me àquela gente em geral pouco limpa,
insisti aqui, ali. Nada!
- É quando se fica mais nervoso!
- Exatamente. Fiquei nervoso até o fim do baile, vi sair toda gente, e
saí mais desesperado. Eram três horas da manhã. O movimento das ruas
abrandara. Os outros bailes já tinham acabado. As praças, horas antes
incendiadas pelos projetores elétricos e as cambiantes enfumadas dos fogos
de bengala, caíam em sombras - sombras cúmplices da madrugada urbana.
E só, indicando a folia, a excitação da cidade, um ou outro carro arriado
levando máscaras aos beijos ou alguma fantasia tilintando guizos pelas
calçadas fofas de confete. Oh! a impressão enervante dessas figuras irreais
na semi-sombra das horas mortas, roçando as calçadas, tilintando aqui, ali um
som perdido de guizo! Parece qualquer coisa de impalpável, de vago, de
enorme, emergindo da treva aos pedaços... E os dominós embuçados, as
dançarinas amarfanhadas, a coleção indecisa dos máscaras de último instante
arrastando-se extenuados! Dei para andar pelo lago do Rocio e ia caminhando
para os lados da secretaria do interior, quando vi, parado, o bebê de
tarlatana rosa.
Era ele! Senti palpitar-me o coração. Parei.
- "Os bons amigos sempre se encontram" disse.
O bebê sorriu sem dizer palavra. Estás esperando alguém? Fez um gesto
com a cabeça que não. Enlacei-o. - Vens comigo? Onde? indagou a sua voz
áspera e rouca. - Onde quiseres! Peguei-lhe nas mãos. Estavam úmidas mas
eram bem tratadas. Procurei dar-lhe um beijo. Ela recuou. Os meus lábios
tocaram apenas a ponta fria do seu nariz. Fiquei louco.
- Por pouco...
- Não era preciso mais no Carnaval, tanto mais quanto ela dizia com
a sua voz arfante e lúbrica: - "Aqui não!" Passei-lhe o braço pela cintura
e fomos andando sem dar palavra. Ela apoiava-se em mim, mas era quem
dirigia o passeio e os seus olhos molhados pareciam fruir todo o bestial desejo
que os meus diziam. Nessas fases do amor não se conversa. Não trocamos
uma frase. Eu sentia a ritmia desordenada do meu coração e o sangue em
desespero. Que mulher! Que vibração! Tínhamos voltado ao jardim. Diante
da entrada que fica fronteira à rua Leopoldina, ela parou, hesitou. Depois
arrastou-me, atravessou a praça, metemo-nos pela rua escura e sem luz. Ao
fundo, o edifício das Belas-Artes era desolador e lúgubre. Apertei-a mais.
Ela aconchegou-se mais. Como os seus olhos brilhavam! Atravessamos a rua Luís
de Camões, ficamos bem embaixo das sombras espessas do Conservatório
de Música. Era enorme o silêncio e o ambiente tinha uma cor vagamente
ruça com a treva espancada um pouco pela luz dos combustores distantes.
O meu bebê gordinho e rosa parecia um esquecimento do vício naquela
austeridade da noite. - Então, vamos? indaguei. - Para onde? - Para a
tua casa. - Ah! não, em casa não podes... - Então por aí. - Entrar, sair,
despir-me. Não sou disso! - Que queres tu, filha? É impossível ficar aqui
na rua. Daqui a minutos passa a guarda. - Que tem? - Não é possível que
nos julguem aqui para bom fim, na madrugada de cinzas. Depois, às quatro
tens que tirar a máscara. - Que máscara? - O nariz. - Ah! sim! E sem
mais dizer puxou-me. Abracei-a. Beijei-lhe os braços, beijei-lhe o colo,
beijei-lhe o pescoço. Gulosamente a sua boca se oferecia. Em torno de nós
o mundo era qualquer coisa de opaco e de indeciso. Sorvi-lhe o lábio.
Mas o meu nariz sentiu o contato do nariz postiço dela, um nariz com
cheiro a resina, um nariz que fazia mal. - Tira o nariz! - Ela segredou:
Não! não! custa tanto a colocar! Procurei não tocar no nariz tão frio naquela
carne de chama.
O pedaço de papelão, porém, avultava, parecia crescer, e eu sentia ummal-estar
curioso, um estado de inibição esquisito. - Que diabo! Não vás agora
para casa com isso! Depois não te disfarça nada. - Disfarça sim! - Não!
procurei-lhe nos cabelos o cordão. Não tinha. Mas abraçando-me, beijando-me,
o bebê de tarlatana rosa parecia uma possessa tendo pressa. De novo os seus
lábios aproximaram-se da minha boca. Entreguei-me. O nariz roçava o meu, o nariz
que não era dela, o nariz de fantasia. Então, sem poder resistir, fui
aproximando a mão, aproximando, enquanto com a esquerda a enlaçava mais, e de chofre
agarrei o papelão, arranquei-o. Presa dos meus lábios, com dois olhos que a
cólera e o pavor pareciam fundir, eu tinha uma cabeça estranha, uma cabeça sem nariz,
com dois buracos sangrentos atulhados de algodão, uma cabeça que era alucinante
- uma caveira com carne...
Despeguei-a, recuei num imenso vômito de mim mesmo. Todo eu
tremia de horror, de nojo. O bebê de tarlatana rosa emborcara no chão com
a caveira voltada para mim, num choro que lhe arregaçava o beiço mostrando
singularmente abaixo do buraco do nariz os dentes alvos. - Perdoa! Perdoa!
Não me batas. A culpa não é minha! Só no Carnaval é que eu posso gozar.
Então, aproveito, ouviste? aproveito. Foste tu que quiseste...
Sacudi-a com fúria, pu-la de pé num safanão que a devia ter desarticulado.
Uma vontade de cuspir, de lançar apertava-me a glote, e vinha-me o
imperioso desejo de esmurrar aquele nariz, de quebrar aqueles dentes,
de matar aquele atroz reverso da Luxúria... Mas um apito trilou. O guarda
estava na esquina e olhava-nos, reparando naquela cena da semitreva. Que
fazer? Levar a caveira ao posto policial? Dizer a todo mundo que a beijara?
Não resisti. Afastei-me, apressei o passo e ao chegar ao largo
inconscientemente deitei a correr como um louco para a casa, os queixos
batendo,ardendo em febre.
Quando parei à porta para tirar a chave, é que reparei que a minha mão
direita apertava uma pasta oleosa e sangrenta. Era o nariz do bebê de tarlatana
rosa...
Heitor de Alencar parou, com o cigarro entre os dedos, apagado. Maria
de Flor mostrava uma contração de horror na face e o doce Anatólio parecia
mal. O próprio narrador tinha a camarinhar-lhe a fronte gotas de suor.
Houve um silêncio agoniento. Afinal o barão Belfort ergueu-se, tocou a
campainha para que o criado trouxesse refrigerantes e resumiu:
- Uma aventura, meus amigos, uma bela aventura. Quem não tem
do Carnaval a sua aventura? Esta é pelo menos empolgante.

E foi sentar-se ao piano.

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