domingo, 16 de fevereiro de 2020

Domingo Na Usina: Biografias: Gustavo Ferreyra:



Dois livros foram suficientes para Gustavo Ferreyra para lançar as bases de um projeto narrativa que acabaria por estabelecer-se como uma das narrativas mais exclusivo da Argentina nos últimos anos: A proteção, publicado em 1994, e desamparo, cinco anos depois. Então veio gineceo, vértice eo principal, no qual Ferreyra continuou tentando diferentes combinações torções corpo a corpo com as palavras, tentando variações quando meticulosamente construir um mundo em toda a sua porosidade, isto é, furando tinta em cada dos seus poros, um um-; um mundo habitado por personagens que carregam sobre os seus ombros o peso dele. Engraçado como romances de leitura Ferreyra gera um efeito hipnótico óptico ou melhor, a imobilidade; mas a verdade é que seus parágrafos progressos sólidos, como o tempo, de forma contínua e imperceptível. Um mal-entendido semelhante faz o seu trabalho como um todo. Alguns vontade, comparando a memória turva das leituras, a ideia de que o estilo é inabalável e imutável Ferreyra, torna-se monótono. E, pouco afeto pela estridência, o movimento minuto de sua prosa rastrear a curvatura de um balanço do milímetro. Simplesmente voltar para os livros para testar se uma falsa impressão. Nesse sentido, a primeira pessoa do diretor, que por sua vez foi um dos personagens da Vertex, é de alguma forma germe Piquito ouro. Ou o germe de uma das suas duas metades. Por mais de um romance coral Piquito ouro parece um romance Siamese, duas cabeças de bloqueio (e diretor ficar dentro, uma outra novela Risos). Neste novo livro, existem dois tons narrativa que está passando o bastão da história: em primeiro lugar, Piquito monólogo, um trinta-algo sociólogo tarde, eles apenas espalhar as cinzas de seus pais; e, por outro, o médico de família Cianquaglini, que começou algumas semanas antes de o romance foi morto na rua à noite em circunstâncias pouco claras. Ferreyra, "Eu acho que eles são duas histórias que vão além do romance. Eles irão convergir em um ponto. Só que a convergência não aparece. Pode escrever no futuro pós-vértice. Mas nunca da esquina ... Há também a intenção de enfrentar, sem interagir aparentemente de esquerda cenário intelectual e nenhum mundo intelectual, armado com o senso comum na época, a opinião coletiva. Todos Piquito poder verbal, eu acho que, neste contexto, que é o horizonte sobre o qual ele pretende distinguir-se, a subir. "

filho único algo estragado e superprotegida, uma vez que os seus pais mortos, uma vez formado um casal com uma mulher um pouco mais velho, Piquito recapitula sua vida, retratada seres humanos com naturalista olho, e levanta a voz para cantar, um discurso exultante exasperado, momentos candida, momentos cheios de misantropia, que relembram a melhor Céline, para dar um nome. E que normalmente gera alguns livros não causou Ferreyra. Riso, que acrescentou ao balanço narrativa dá a história de uma fluidez e taxa inédita "From desde Ferdinand Piquito se enfurece, mas está intimamente ligada à sua oposição à ingenuidade de um protagonista de Walser. Squalor e criatividade, incapacidade de criança, de qualquer maneira. Bico, penso eu, é tão atual que pode levar o controle remoto ", diz ele. Ele acrescenta: "Meus personagens lutam contra a realidade, o que quer que a realidade. Cada novela foi se aproximando de mim a vulgaridade do presente, sem, espero, fazer o texto em si essa vulgaridade. Se Duhalde tinha aparecido em meu primeiro romance, suponho que teria manchado mas agora eu trazê-lo ao texto e que o coloca com um guindaste e separado de seu habitat. "Ferreya é que, no nosso país, é um dos poucos que são incentivados a redefinir o "realismo", um termo que deve ser reconhecida a muitas vezes tem uma conotação negativa quase reflexão como áspero, sem imaginação, a priori, da realidade. Mas a prosa de Ferreyra passa o teste para incorporar Adrian Suar Duhalde, por meio Kosteki e Santillan e do corralito, o diálogo mais trivial caseiro; incluindo o que é chamado de "gordo", que pode soar maneiras ou estereotipados, e fazer que com que a literatura.

Enquanto o futuro do Piquito Piquetera tende para a militância, família de classe média orbita o buraco acabado de sair Dr. Cianquaglini após sua morte. Uma terceira pessoa, que é muito próximo ao que Ferreyra chamados de "meus velhos vícios", conta os dias de mulheres e os três filhos do médico assassinado, a investigação policial, combinando algumas reviravoltas inesperadas reações esperado para um Ela provoca a morte dentro de uma família. Longe de tudo drama, longe do discurso da mídia (que constroem suas próprias histórias de morte "engenheiro" ou "arquiteto", como vítimas de "insegurança"), Ferreyra não vai escapar do pacote, processos tipos sociais e consegue desligá-los. Até pelo diálogos hilariantes e algumas situações, volta a mostrar o sorriso leitor. E é que o VA Ferreyra, especialmente cada vez lançado após a morte de seu pai. "Toda morte é desejado, é também uma libertação pessoal, familiar, social ... Mais intelectuais, também me interessa, eu estou interessado comum. Eu nunca vê-los como tipos sociais que tendem a entrar em subjetividade. I evitar estereótipos, porque eles só vêm em cima de mim, como acontece com qualquer um, a degluto e afundar-me até que desapareçam como estereótipos. Ele não leva muito algumas vezes para alterar a vista. Ele tem construído ao longo dos anos para ser um profundo dentro de mim que não pode digerir o que é dado e joga as coisas para que eles não são facilmente reconhecíveis. " 

fonte de origem:
https://inrockslibros.wordpress.com/2010/01/18/gustavo-ferreyra-piquito-de-oro/

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