sábado, 23 de maio de 2020

Domingo na Usina: Biografia: Hélio Lobo:

Quinto ocupante da Cadeira 13, eleito em 6 de junho de 1918, na sucessão de Sousa 
Bandeira e recebido pelo Acadêmico Lauro Muller em 26 de novembro de 1919. 
Recebeu o Acadêmico Alberto de Faria.

Cadeira: 
13
Posição: 
5
Antecedido por:
Sucedido por:
Data de nascimento: 
27 de outubro de 1883
Naturalidade: 
Juiz de Fora - MG
Brasil
Data de eleição: 
6 de julho de 1918
Data de posse: 
26 de novembro de 1919
Acadêmico que o recebeu: 
Data de falecimento: 
1 de janeiro de 1960



DIPLOMATAS E CÔNSULES

Não se limitou o Circulo de Diplomaticos y Consules Universitarios da Nação Argentina a admitir-me em seu seio como sócio honorário, senão também abriu-me os degraus desta tribuna. Se aquela distinção muito me desvaneceu, esta me deixou, na verdade, confundido. Aceitando-a, como ora faço, digo-vos mui sinceramente que me não julguei na altura dela: apenas desejei, escudado na vossa benevolência, não perder esta ocasião de conversar convosco, neste vosso ilustrado grêmio de palestras e estudos.

Somos, aliás, todos mais ou menos irmãos, nesta vida acidentada de embaixadas e representações. E quando nos reunimos, como hoje acontece, nem sempre é para o desempenho de uma daquelas funções essenciais, que alguém exigiu num bom diplomata, a saber: jogar o bridge, dar um passo de valsa e falar mal do próximo. Quisesse eu executar aqui qualquer delas, e nem vos mo havíeis de permitir, nem o saberia eu, pois jamais blasonei de bom profissional. Não tive nunca queda para o pano verde, alta vai já a idade para o one step, e do próximo costume dizer coisas perversas, não diante de uma assistência brilhante e numerosa como esta, mas aos recantos, em grupos reduzidos, como sabe fazer o murmurador contumaz.

Além disso, aqui se fala e aqui se cuida seriamente da carreira. Não conheço assunto mais grave. É da carreira no seu sentido lato, a carreira da secretaria dos negócios estrangeiros, a carreira diplomática e a carreira consular: carreira, em abreviatura, ou, para dizer na linguagem dela, e consoante o livro célebre que a fustigou, La carrière....

Fonte de origem:

http://www.academia.org.br/academicos/helio-lobo/textos-escolhidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário