sábado, 10 de julho de 2021

Domingo na Usina: Biografias: Porfirio Diaz Machicao:

 




Porfirio Diaz Machicao ( La Paz , 4 de setembro de 1909 - La Paz , 22 de julho de 1981) foi um escritor, historiador e jornalista boliviano, 1 2 fundador do jornal "El País" de Cochabamba .
Antes de completar 20 anos, iniciou sua carreira jornalística em La Patria, Oruro , sob a direção de Demetrio Canelas. Apesar de sua marcada vocação pacifista, foi soldado na Guerra do Chaco e estudou Filosofia e Letras em La Paz . Em Cochabamba conhece Maruja Alcoba, que foi sua esposa e companheira de toda a sua vida. Fundou o jornal "El País" em Cochabamba em 1937 e dirigiu-o até 1953 . O jornal sofreu um ataque de dinamite que o levou a retornar a La Paz . Seu romance Vocero foi inspirado por esses eventos. Foi professor da Universidad Mayor de San Andrés e diretor da Biblioteca Central da mesma universidade,3 cargo que ocupou por 12 anos.
Ele protegeu a coleção de livros de Franz Tamayo , organizou o Museu do Escritor Boliviano , adquiriu coleções de intelectuais famosos que morreram na pobreza. Ele fez parte da comissão que viajou a Paris para recuperar os restos mortais do Marechal Andrés de Santa Cruz . Foi membro da nobre instituição " Los Amigos de la Ciudad ", pertenceu a quase todas as instituições e Ateneu Culturais de La Paz. 4 Escreveu para os jornais La Razón (Bolívia) (do grupo Aramayo), El Diario (Bolívia) , Ultima Hora, La República, La Tarde e Presencia. No início dos anos 1970 dirigiu o jornal Novedades, em La Paz.
Boliviano Academia da Língua
Ingressou na Academia Boliviana de Línguas em 1955 , junto com o escritor de Santa Cruz Enrique Kempff Mercado . O seu discurso de entrada intitula-se “A Espanha que não conheço”, o que, no entanto, revela o profundo conhecimento que possuía da história geral e da história literária espanhola. 5 Foi secretário da Academia Boliviana da Língua e posteriormente seu diretor de 1957 até sua aposentadoria da presidência em 1975 por motivos de saúde. Ele participou do segundo Congresso de Academias de Línguas realizado em Madrid em 1956 . No Terceiro Congresso de Academias, realizado em Bogotá no ano1960 , ele serviu como Extraordinário e Embaixador Plenipotenciário, a assinar o Acordo de Bogotá em nome do Governo da Bolívia em 28 de de Julho de , 1960 , em que os governos empenhados em ajudar financeiramente suas respectivas corporações Língua e proporcionar-lhes uma sede. Para o seu funcionamento , bem como os recursos para seu funcionamento. Ele era membro da Academia Boliviana de História . Díaz Machicao declarou-se uma continuação da obra de Alcides Arguedas . Porfirio Díaz Machicao morreu no dia 22 de de Julho de , 1981 , em La Paz .
Obra literária
Sua obra mais destacada é "The Sick Student" 6 publicada em 1939 , que em 1981 atingiu sua nona edição. O trabalho trata da questão da educação sexual nas escolas e universidades bolivianas após o fim da Guerra do Chaco .
Romance

Leituras escolares para crianças do campo (1936)

Contos de dois climas

Os invencíveis

Os invencíveis na Guerra do Chaco (1936)

The Sick Student 6 (1939)

Porta-voz - novelas de um jornalista (1942)
fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário