terça-feira, 21 de setembro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:

 


“Será da humilde Itália amparo forte, Por quem Camila a virgem dera a vida, 108 Turno Eurialo, Niso acharam morte.
“Por ele, em toda parte, repelida Irá lançar-se no infernal assento,
111 Donde foi pela Inveja conduzida.
“Agora, por teu prol, eu tenho o intento De levar-te comigo; ir-te-ei guiando
114 Pela estância do eterno sofrimento,
“Onde, estridentes gritos escutando, Verás almas antigas em tortura
117 Segunda morte a brados suplicando.
“Outros ledos verás, que, em prova dura Das chamas, inda esperam ter o gozo
120 De Deus no prêmio da imortal ventura.
“Se lá subir quiseres, um ditoso Espírito, melhor te será guia,
123 Quando eu deixar-te, ao reino glorioso.
“Do céu o Imperador, a rebeldia Minha à lei castigando, não consente
126 Que eu da cidade sua haja a alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário