quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Dante Alighieri: A Divina Comédia: Inferno:



“Por tal defeito — os mais nos não mancharam — Perdemo-nos: a pena é desesp'rança,
42 Desejos, que para sempre se frustaram”.
Ouvi-lo, em dor o coração me lança, Pois muitos conheci de alta valia,
45 A quem do Limbo a suspenção alcança.
“Ó Mestre! Ó meu Senhor! diz-me — inquiria, Para ter da certeza o firme esteio
48 À fé, que os erros todos desafia,
“Por seu merecimento ou pelo alheio Daqui alguém ao céu já tem subido?”
51 Da mente minha ao alvo o Mestre veio,
E falou-me: “Des'pouco aqui trazido, Descer súbito vi forte guerreiro;
54 De triunfal coroa era cingido.
“Almas levou — do nosso pai primeiro, Abel, Noé, Moisés, que legislara,
57 Abraam, na fé, na obediência inteiro,
“Davi, que sobre o povo hebreu reinara, Israel com seu pai e a prole basta,
60 E Raquel, por quem tanto se afanara....

Nenhum comentário:

Postar um comentário