segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dante Aliguieri: A Divina Comédia: Inferno:



CANTO IX


Dante pergunta a Virgílio se havia já percorrido outra vez o Inferno. Virgílio responde que já percorreu todo o Inferno e narra como e quando. Na torre de Dite se apresentam, no entanto, as três Fúrias e depois Medusa, que ameaçam a Dante. Virgílio, porém, o defende. Chega um anjo do Céu que abre aos Poetas as portas da cidade rebelde.
DO medo a cor, que o gesto me alterara, Ao ver tornar Virgílio em retirada,
3 Serenou turvação, que o seu mudara.
Como escutando, espreita; que a cerrada Névoa os ares em torno enegrecia,
6 E a vista, incerta, achava-se atalhada.
— “Mas é mister vencer nesta porfia...” — Lhe ouvi — “se não ... socorro é prometido... 9 Oh! quanto a vinda sua é já tardia!” —
Bem vi que das palavras o sentido, Que a declarar apenas começava, 12 Fora por outros logo confundido.
Porém maior receio me assaltava, Na reticência auspício triste vendo,
15 Que na expressão talvez não se encerrava.
— “A esta hórrida estância, descendendo Do limbo, pode vir quem só padece,
18 A esperança”, — inquiri — “toda perdendo?”
O Mestre respondeu: — “Raro aparece Ensejo, que um de nós a andar obriga
21 Pelo caminho, que aos abismos desce.
“Ali, porém, já fui, quando inimiga Esconjurou-me Ericto, que os esp'ritos 24 Constrangia a fazer c'os corpos liga.
“Des'pouco eu me finara: por seus ritos Ao círculo de Judas fui trazido
27 Para a sombra tirar de um dos precitos.
“É o lugar mais fundo e denegrido, Mais remoto do céu, que os orbes gira. 30 Sei o caminho: esforça-te, ó querido!
“Este paul, que o bruto cheiro expira, A cidade circunda do tormento,
33 Onde entrar não podemos já sem ira”.
Deslembro o que mais disse: o pensamento Da torre altiva ao cimo chamejante,
36 Que os olhos me prendia, estava atento.
Lá o aspecto se erguia horripilante
De fúrias três; de sangue eram tingidas,
39 Feminis no meneio e no semblante.
De hidras verdes mostravam-se cingidas, Cerastes, serpes cada uma tinha
42 Por coma, em torno à fronte entretecidas.
Virgílio, que conhece da rainha
Do eterno pranto essas ancilas cruas,
45 — “Nas Érinis atenta” diz-me asinha.
“Megera à esquerda está das outras duas, Chora à direita Aleto e fica ao meio
48 Tisífone”. — E pôs termo às vozes suas.
Co'as unhas cada qual rasgava o seio, Com seus punhos batiam-se, em tal brado,
51 Que ao Vate me acerquei, de pavor cheio.
Olhando-me dizia: — “Transformado Em pedra seja por Medusa; o assalto
54 Do ímpio Teseu não foi assaz vingado.
— “Volta a face; de luz o rosto falto Conserva; que, se a Górgona encarar-te,
57 Tu não mais tornarás da terra ao alto”. —
Disse o Mestre, e volveu-me à oposta parte;
E as mãos juntando às minhas que não bastam,
60 Os olhos amparar-me quis dessa arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário