(Lima, 1926-2009) Poeta peruano considerado a voz poética feminina mais importante do seu país, em grande parte pela difusão internacional que atingiu o seu trabalho.
Filha de Alberto Varela e escritor de costumes Esmeralda Gonzalez Castro (também conhecido pelo seu pseudónimo de Serafina Quinteras), aos dezesseis anos, ele entrou para a Universidade Nacional de San Marcos para seguir estudos de letras.Na faculdade, ele entrou em contato com os escritores da Geração de 50, principalmente com poetas Sebastián Salazar Bondy, Jorge Eielson e Javier Sologuren, com quem formaria o grupo chamado "puristas poetas" em oposição a "poetas sociais " do tempo. Ele também se reuniu com poetas como César Moro, Emilio Adolfo Westphalen e Manuel Moreno Jimeno, que lhe apresentou a tradição surrealista e outras avant-presente em uma parte do seu trabalho.
Blanca Varela
Em 1947, ela terminou seus estudos e dois anos
depois se casou com o pintor peruano Fernando de Szyszlo, que posteriormente
separar. Em 1949 ele se mudou para Paris, onde viveu alguns anos; Ele conheceu
lá em primeira mão o movimento existencialista francês e outras posições
estéticas pós-guerra. Ele também viveu vários anos no México, levando a filial
peruana do Fundo de Cultura Económica desse país.
Desde 1960 ele viveu quase permanentemente em sua
cidade natal, com contato muito esporádica com os círculos literários. Ele
colaborou na Hear jornal de Lima, onde escreveu críticas de filmes sob o
pseudônimo de Cosme, e foi membro do conselho editorial da revista Amaru
(1967-1971), dirigido por Adolfo Westphalen.Em 1996, ele recebeu a Medalha de
Gabriela Mistral Internacional, concedido pelo governo chileno para personalidades
notáveis da cultura.
Sua poesia consiste em alguns livros, publicados
sem pressa e quando a maioria de seus colegas tinha cartas publicadas seu
trabalho. Aos trinta e três anos, e depois de algumas colaborações em revistas
publicadas por insistência do escritor mexicano Octavio Paz seu primeiro livro
com o título que lá (1959), com prefáciomesma porta Paz. Neste livro há poemas
de influência surrealista do escritor suprimida em edições posteriores, como a
primeira seção, chamada "Fire and Gardens", possivelmente devido ao
facto de não se encaixam sua linguagem poética mais tarde.
Mais tarde, ele publicou os poemas Daylight (1963),
Valses e outras confissões falsas (1972), materiais de exercícios (1993), O
Livro de argila (1993) e Concerto Animal (1999). Das várias colecções de
poesia, merecem menção vilão Canto (1996) e como Deus nada (1999). Em 2001, ele
foi premiado com o Octavio Paz de Poesia e Ensaio Prize, e em 2006 com o Prémio
Internacional de Poesia García Lorca. Ele também recebeu o prêmio de poesia da
Cidade de Granada (2006) e Reina Sofia (2007).
A poesia de Blanca Varela, reflexivo e desiludido,
fora do confessionalismo lírico, leva a dor ea frustração de toda a conduta
humana (a vida interior, a própria poesia) como central para seu discurso. A
crítica tem enfatizado sua extrema lucidez diante de uma realidade que não satisfaz
sua busca constante pela verdade sem temores, sua ironia, sua irreverência, o
seu "palavras curto" expressividade e misticismo essa tendência em
seus poemas posteriores, entre outros características de sua poesia.
Dentro do espectro temático, as influências do
surrealismo e avisar do pensamento existencialista, especialmente Simone de
Beauvoir e Jean-Paul Sartre. Na área de exploração do autor dos labirintos do
subconsciente se reúnem, a vida cotidiana marcada pelo tédio e amargura e
expressão dolorosa da vida condenado a não atingir a plenitude. Talvez seja por
isso sua poesia é uma tentativa de desmistificar o discurso, e tudo o que nele
se opõe às imagens do sublime e perfeito; bem, cantar é "vilão" ou a
vida exerce uma soma de "materiais".
Octavio Paz definido no início do prólogo a essa
porta lá como "um poeta que não tem prazer em suas descobertas e se
embriaga com seu canto. Com o instinto do verdadeiro poeta sabe fechou mais
cedo. Sua poesia não explica ou entender. Nem É uma confiança. É um sinal, uma
testa feitiço contra e para o mundo, uma pedra negra tatuada pelo fogo e sal,
amor, tempo e solidão. E também uma exploração da consciência ". Neste
trabalho de forma concisa e austera, por vezes gritante e sempre infeliz,
sentimos realmente uma reflexão sobre a solidão, o isolamento ea condição
materna, entre outros.
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