domingo, 30 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias:Clorinda Matto de Turner:


Escritor peruano, nascido em Cuzco em 11 de setembro, 1852 e morreu em Buenos Aires em 25 de Outubro de 1909. Clorinda Matto de Turner era filha de Ramon Torres e Grimanesa Usandivaras Matto Garate, que lhe deu o nome de Grimanesa Martina, que mais tarde ela será mudada para Clorinda. Durante sua infância, ele alternou estadias na cidade de Cuzco e propriedade da família de Chico Paullo, localizada na província de Calca. Ele participou de Nossa Senhora da Misericórdia Escola de Cuzco, onde ele aparece registrado como um estudante de bolsa de estudos, até a idade de dezesseis anos, quando ele deixou a escola para se dedicar a trabalhar a partir de casa (1868).

Em 1871, após se casar com o comerciante Inglês Joseph Turner, Clorinda Matto mudou-se para a cidade de tinta onde a carreira literária que começou alguns anos antes continuou a escrever poemas e artigos que foram publicados sob vários pseudônimos em publicações regionais como The Herald, The Railway , El Rodadero, El Eco de los Andes e El Mercurio. Em abril de 1876, o escritor fundou a revista El Recreo e, no ano seguinte, visitou pela primeira vez a capital peruana, onde teve a oportunidade de participar de reuniões literárias organizadas pela Argentina escritor Juana Manuela Gorriti (28-II-1877) , em seguida, continuar a noite Clorinda possui. Até então, ele colaborou com importantes publicações literárias do país assinando artigos em seu nome ou sob o pseudônimo de "Carlota Dimont".

Durante a guerra com o Chile (1879-1883), Clorinda Matto de Turner viveu na tinta e, depois da morte de seu marido, 3 de março de 1881, teve de gerir os activos do casamento. No final de 1883, ele se mudou para Arequipa para tomar o editor chefe do jornal La Bolsa, um dos mais importantes da cidade. Em abril de 1886, ele estabeleceu-se em Lima, cidade onde foi construído rapidamente para as principais instituições culturais da capital peruana, como o Círculo Literário e do Ateneo de Lima. Em 1888, a União Latino-Americana de Madrid decidiu nomear o seu membro honorário.

Em outubro 1889 Clorinda Matto de Turner tornou-se diretor do semanário El Peru Illustrated, a publicação literária mais importante do país naquela época, onde sofreu um grande revés poucos meses depois de chegar. A ocasião foi a publicação do escritor brasileiro história Magdala Henrique Coelho Netto (23-VIII-1890), considerado um sacrilégio, foi porque o arcebispo de Lima Manuel Antonio Bandini proibida sob pena de pecado mortal, leitura, venda e distribuição do Peru Illustrated. Enquanto Clorinda Matto alegou que a história tinha sido publicada sem a sua autorização de erro, a Igreja iniciou uma campanha contra ele, escondendo a verdadeira razão para a raiva: um ano antes da publicação dos novos Birds sem um ninho, em que denunciando a corrupção do clero cresceu. Finalmente, depois de ter sido excomungado, a 11 jul 1891 Matto resignado a censura eclesiástica contra o semanário se levantar.

Determinado a se tornar independente depois de sua passagem áspera pelo Peru Illustrated em fevereiro 1892 com seus irmãos fundaram sua própria imprensa, equitativa, publicando o jornal bi-semanal Los Andes (durou apenas um ano) a partir da qual Clorinda Matto de Turner defendeu o governo Geral Andrés A. Cáceres, com cujo partido simpatizava abertamente. Os Março 17, 1895 rebeldes liderados por tropas Nicolas de pierola entraram na capital peruana e trancou combate com as forças do governo. Os rebeldes saquearam a casa Matto compartilhado com seu irmão David e preso, mas conseguiu fugir e refugiar-se na casa de um amigo. Em seguida, o presidente Caceres foi derrotado e impressão A Equitable havia sido saqueada e suas máquinas inutilizável. Então, em 1895, Clorinda Matto decidiu embarcar Valparaiso, de onde veio a Santiago, Mendoza e, finalmente, para Buenos Aires, onde fixou residência.

A 14 de dezembro de 1895 Matto emitiu uma palestra pública no Ateneo Buenos Aires sob o sugestivo título "Os trabalhadores do pensamento na América do Sul" e, em fevereiro do ano seguinte, fundou a revista americana Bucaro, convertido desde janeiro 1897 o órgão oficial da Sociedade protecionista Intelectual, e gostaria de editar até pouco antes de sua morte. Ele foi incorporada em 1896 como professor de Analogia na Escola Normal de Professores da Capital Federal, e também fez o ensino na Escola Normal e da Escola Comercial Americana de Mulheres.

Matto colaborou em várias publicações, tais como La Prensa, La Nacion, La Razón e El Tiempo de Buenos Aires, a Revista Nacional de Literatura e Ciências Sociais de Montevidéu, The Cripple de Caracas e as Três Américas Nova York, e foi mesmo eleito membro Conselho Nacional de Mulheres da Argentina. Em maio de 1908, ele partiu para a Europa para visitar a França, Inglaterra, Suíça, Alemanha e Espanha, onde deu palestras no Ateneo de Madrid ea União Ibero-americana. No final do ano Clorinda Matto de Turner retornou a Buenos Aires para retomar suas atividades, o que não duram até um ano, desde que ela adoeceu, e no ano seguinte morreu de congestão pulmonar. Anos mais tarde, uma resolução legislativa peruanodispuso repatriação dos restos mortais do escritor Congresso.

Obras de Clorinda Matto de Turner

Suas primeiras publicações são feitas no tipo tradicional, Ricardo Palma tornou-se popular em toda a América Latina. O primeiro livro de Clorinda Matto de Turner era Cuzco tradições, lendas, biografias e folhetos (Arequipa, 1884), publicado com um prefácio de Palma, onde as chamadas de seu "melhor discípulo". Na mesma linha, em seguida, ele seguiu Cuzco Tradições, crônicas, folhetos. I ficou em segundo (Lima, 1886), com prefácio de José Antonio de Lavalle. O historiador peruano Horacio Villanueva Urteaga mostrou que a maioria destas tradições são baseadas nos Anais de Cuzco Diego Esquivel e Navia, então inéditos.

Melhor do trabalho de Clorinda Matto de Turner é a sua produção romanesca, especialmente aves sem ninho (1889), publicado simultaneamente em Buenos Aires e Lima e traduzido para o Inglês em 1904 e costumes novela romântica, está situado em uma aldeia imaginária Andes peruanos, com a intenção de mostrar os males sociais da região, com especial ênfase no abuso e exploração dos índios por parte do clero e do serviço público política.

O livro contava a história, baseada em uma história verdadeira de um monge ciumento enlouquecido que mata um de seus paroquianos, causou uma enorme controvérsia na sociedade peruana e fez Clorinda Matto de Turner é considerado o iniciador do indigenismo moderno na América, nascido das mãos do boliviano Alcides Arguedas romance Raza bronze. Posteriormente, Matto publicou dois outros romances em uma tendência naturalista, Nature (Lima, 1891) e Património (Lima, 1895), o que leva os personagens de Aves sem ninho e se mudou para a cidade de Lima.

Outros livros de Clorinda Matto de Turner são esboços a lápis de americanos famosos (Lima, 1889), um conjunto de esboços biográficos; drama em três atos Hima-Sumac (Lima, 1892), que foi estreada no Teatro de Arequipa em 1884 e no Olympus de Lima em 1988; Legends e cortes (Lima, 1893), Boreal, miniaturas e porcelana (Buenos Aires, 1902), que inclui narrativas autobiográficas, esboços e artigos diversos, quatro palestras sobre a América do Sul (Buenos Aires, 1909) Viagens e Recreação (Valência, 1909), que narra sua viagem à Europa. Finalmente, devemos mencionar os textos preparados para o ensino, entre os quais elementos da literatura no âmbito das regras da Instrução Pública para o uso do belo sexo (Arequipa, 1884) e da analogia. Segundo ano de gramática espanhola nas escolas regulares de acordo com o programa oficial (Buenos Aires, 1897), às quais se juntam em versões Quechua preparados em nome da Sociedade Bíblica Americana nos Evangelhos de São João e São Lucas, os Atos dos aos Apóstolos e à Carta de São Paulo aos Romanos.

fonte de origem:
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://www.biografiasyvidas.com/biografia/m/matto.htm&prev=search

Nenhum comentário:

Postar um comentário