domingo, 30 de dezembro de 2018

Domingo Na Usina: Biografias: César Vallejo:


(Santiago de Chuco, 1892 - Paris, 1938) poeta peruano, uma das grandes figuras da poesia latino-americana do século XX. No desenvolvimento da poesia pós-modernismo, o trabalho de César Vallejo tem a mesma relevância como o chileno Pablo Neruda e do mexicano Octavio Paz. Embora sua evolução foi semelhante ao do Chile e continuou em caminhos estéticos parte do início do século XX (como começou Modernismo em declínio ao trânsito vanguarda e literatura comprometida), todo o seu trabalho é original e muito pessoal, uma altura expressiva e, por vezes, rara alcançado: seus poemas reter a marca de sua personalidade torturado e maior sensibilidade à dor própria e coletiva em seus últimos livros se transmuta em um sentido de solidariedade na resposta às suas profundas preocupações metafísicas, religiosa e social.


César Vallejo
Mestizo e origens provinciais, sua família pensou dedicar ao sacerdócio: ele era o caçula de onze filhos; esta finalidade família, que ele aceitou com entusiasmo em sua infância, explica a presença em sua poesia abundante vocabulário bíblica e litúrgica, e não sem relação com a obsessão do poeta com o problema da vida e da morte, que tem um fundo religioso inegável. Vallejo estudou o ensino secundário no Colégio de São Nicolau (Huamachuco). Em 1915, depois de ganhar um diploma de bacharel em letras, ele começou a estudar Filosofia na Universidade de Trujillo e em direito pela Universidade de San Marcos (Lima), mas abandonou os estudos para ser instalado como professor em Trujillo.

Cesar Vallejo em 1918 publicou seu primeiro livro: The Black Arautos, em que influências modernistas são evidentes, especialmente Ruben Dario (que sempre admirei) e Julio Herrera y Reissig. Este livro também contém alguns presságio do que será uma constante em sua obra: a do poeta solidariedade com o sofrimento dos homens, que se transforma em um grito de rebelião contra a sociedade. Injustamente acusado de roubo e incêndio durante uma revolta popular (1920), Cesar Vallejo passou três meses e meio na prisão, durante a qual escreveu outra de suas obras-primas, Trilce (1922), uma coleção avant-garde de poemas que é a ruptura final com o Modernismo.

Em 1923, depois de publicar as fotos e histórias de escalas melografiadas e selvagem novela Fabla, Cesar Vallejo mudou-se para Paris, onde conheceu Juan Gris e Vicente Huidobro, e fundou a revista favorável Paris Poema (1926). Em 1928 e 1929, ele visitou Moscou e se encontrou com Vladimir Mayakovsky, e em 1930 viajou para a Espanha, onde apareceu a segunda edição do Trilce. 1931, ano de uma nova jornada para a Rússia são de tungstênio, romance social que denuncia mineração indígenas peruanos, e Paco Yunque, história estrelando o filho do título, que sofre abuso de um estudante rico após a admissão na escola. Em 1932, ele escreveu a peça Lock-out e ingressou no Partido Comunista Espanhol. Naquele mesmo ano ele retornou a Paris, onde viveu na clandestinidade, e onde, após a eclosão da guerra civil espanhola, levantou fundos para a causa republicana.

Seus outros escritos incluem o trabalho contra Moscou teatro em Moscou, mais tarde intitulado Entre as duas corridas das margens do rio. Poemas Humanos apareceu postumamente (1939) e em Espanha, este cálice longe de mim (1940), a visão da guerra na Espanha e na expressão de sua maturidade poética em movimento. Contra sigilo e Arte e Revolução, escrita em 1930-1932, Eles apareceram em 1973.

A poesia de César Vallejo

Embora o caminho de César Vallejo parece seguir a evolução da poesia espanhola (do modernismo para o experimentalismo vanguardista e avant-garde à poesia comprometida um ser humano e) sua obra poética por uma preocupação permanente renovação forte independência, e em meio caracterizado as influências do tempo. Ideologicamente dentro do marxismo manteve um muito pessoal, coerente com a sua postura religiosa e preocupações estéticas; Ele rejeitou o dogmatismo ea redução da literatura para fins proselitistas, vendo na ideologia marxista um caminho de justiça e libertação humana, mas nunca uma solução para as grandes questões metafísicas.

Mais decisivo para a configuração de seu trabalho é a sua personalidade única, dominado por uma característica muito importante: a sua sensibilidade à dor, tanto para a sua própria dor (que era um homem vulnerável e torturado) e para os outros. Quatro grandes poemas (os dois últimos publicado conjuntamente depois de sua morte) fazem seu trabalho lírico. Enquanto você deve ainda bastante Modernismo, The Black Arautos (1918) já está inserido na superação do movimento. Confrontado com as armadilhas modernistas, o estilo tende para uma linguagem mais simples, muitas vezes de conversação ou coloquial, e sempre muito profunda. Por seu tema, algumas de suas composições enraizados na realidade americana, sentiu de seu sangue indígena; mas coexistem com muitos outros poemas dedicados às realidades imediatas: sua casa, sua família ...

Uma tristeza profunda borra muitas de suas composições desde o início do trabalho, que começa com o poema que dá título ao livro, "The Black Heralds". O afastamento do Modernismo nesta e em outras composições é patente. Confrontado com a beleza e perfeição formal e sensualidade e imagens modernista colorido, fala quase coloquial é adotado, tudo o que ele rasgado emoção e incerteza: "Há golpes na vida, tão forte ... Eu não sei!". Em que quase parece prosa nu algumas imagens estão consagrados herança religiosa: as experiências duras que todos os seres humanos são apenas indo sempre "Blows como o ódio de Deus"; esses golpes são como "arautos negros enviadas para nós por Morte" e deixou homem marcado, "Pobre ... pobres!", o que, eventualmente, "vira seus olhos, e todos viveram / estão estagnados, como uma poça de porque, em seus olhos. "


César Vallejo (Nice, 1929)
Mais radical é a novidade de seu segundo livro: Trilce (1922), um dos títulos chave na poesia avant-garde. Vallejo toma o verso livre e violentamente rompe com as formas tradicionais, lógica, sintaxe; até mesmo criar novas palavras, como que dá título à obra. Alguns poemas são difíceis de entender experiências, mas em outro tal extremismo verbal está ao serviço de choque emocional. Isto aplica-se às composições que servem como veículo para uma memória de infância ou um sentimento amoroso; Há também outra paixão erótica emoção grão, a angústia da prisão, opressão de tempo ou morte. Atualmente julgado como uma das melhores realizações da vanguarda literária, a obra levaria alguns anos para ser compreendido; em 1930 ele foi novamente publicado em Espanha, com um prefácio entusiasmado por Jose Bergamin.

Enquanto isso, Vallejo tinha iniciado um novo livro de poemas a ser publicado após a sua morte em 1939: Poemas Humanos. É seu trabalho topo, e um dos livros mais incríveis já escritos sobre a dor humana. Vallejo transcende o pessoal a cantar, sujeitos coletivos gerais, trazendo a intimidade lírica com a consciência comum, uma atitude de união com o resto da humanidade e do mundo. A dor ainda é o centro de sua poesia, mas agora, com suas confissões torturados, encontramos o testemunho constante dos sofrimentos dos outros; consciência do sofrimento humano leva a um sentimento de solidariedade e de agitação social inspira a maioria de seus versos.

Mas sua consciência artística vigilante impede-o cair à vontade. A linguagem do livro ainda está em negrito (embora menos do que em Trilce) sobreviver distorções sintácticas, imagens incomuns e combinação incoerente (aparentemente) frases heterogêneos. Isso não impede que a intensidade incomum perceber a essência de cada poema. Contribuindo para isso, além disso, o uso constante de um coloquial, embora magistralmente trabalhada e sabiamente combinado com o ilógico e metáforas.

Nenhuma rendição às experiências linguísticas radicais, Vallejo introduz um matiz novo e original em grande estilo: o ritmo e organização dos materiais do poema vão à tona; suas composições se tornam mais longos, mais rico em visual, e às vezes adotar uma amplitude quase retórico irônico. Um exemplo é o poema que começa "Considerando frio imparcial": a composição baseia-se no esboço de um tribunal Fria decisão tem como objetivo examinar a condição humana objetivamente, mesmo alegando que o homem "para mim é, em suma, indiferentes ". Tais expressões fazer nada, mas colocar mais ênfase no sentimento de solidariedade, modestamente escondido sob essa formalidade, transborda no final.

Durante a guerra civil espanhola, Espanha Vallejo escreveu, retire de mim este cálice, que foi publicado ao lado poemas humanos. Ele é um grande poemas Vallejo que cantam o povo em luta, as terras atravessadas pela guerra, e que gera seu amor por Espanha e esperança; o absurdo da guerra e da desumanização do mundo moderno se opõe a uma fraternidade vivas. Sua altura poética não é menos do que o Rhymes humano. Sua visão da guerra espanhola, em que a ideologia política desaparece atrás do imediatismo do sentimento, não faltando em certos momentos da profecia cósmica semelhante à de Walt Whitman.

Mas mesmo essa vaticinadora grandeza dá voz à preponderância habitual da experiência imediata puro, como no poema dedicado à morte do camarada Pedro Rojas, que o encontrou "em uma colher mortos jaqueta". Em poemas como "massa" a expressão, como na maior parte do livro é relativamente simples, mas a estrutura do poema, perfeitamente pensado, é mais eficaz: antes de um morreram na guerra, mendigar um homem que Ele morre, "Mas o cadáver, ai de mim!, manteve a morrer." Vem depois de "vinte, cem, mil, quinhentos mil" e depois em "milhões de pessoas" com o mesmo pedido e com o mesmo resultado, expresso no coro acima mencionado. A visão final é impressionante: apenas quando todos os homens da Terra em torno do corpo, ele é incorporado, o primeiro homem abraça e começa a andar.

O trabalho estimativa vallejiana tem continuado a crescer ao longo dos anos; sua influência seria sentida nas gerações seguintes, tanto inclinado a questões sociais como a experimentação avant-garde, e hoje já é valorizada, com razão, como um clássico da literatura espanhola. Além disso, sua aliança humanísimos conteúdo e rigor artístico na língua tornou-se Cesar Vallejo no exemplo, em debates literários, vamos superar a contradição superficial entre responsabilidades cívicas e as exigências estéticas; harmoniosa e ambos estão inextricavelmente ligados na obra de um dos maiores poetas do século XX.

fonte de origem:
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=es&u=http://www.biografiasyvidas.com/biografia/v/vallejo.htm&prev=search

Nenhum comentário:

Postar um comentário