domingo, 21 de abril de 2019

Domingo Na Usina: Biografias: Ernesto Sabato:



Rojas: Argentina:1911 - Lugares Santos, 2011) escritor argentino. Apenas três romances, espaçadas no tempo, fazer a sua produção estritamente literária: The Tunnel (1948), em heróis e tumbas (1961) e Abaddon, o Destruidor (1974); Apesar disso, Ernesto Sabato é um dos autores mais importantes do crescimento americano literatura dos anos 60 que ele compartilhou com eles o desejo refrescante evidente na narrativa (sobreposição quadros e fundindo romances e ensaios eram aparentes a partir de seu segundo romance), enquanto o tema foi orientado para uma exploração de sinal existencial das profundezas da natureza humana e da sobrevivência da barbárie da civilização moderna.
Ernesto Sabato
Ernesto Sabato doutorado em física na Universidade de La Plata (1938) e começou uma carreira promissora como um cientista de pesquisa em Paris, onde ele tinha sido concedida uma bolsa para trabalhar no famoso Laboratório Curie. Lá, ele fez amizade com escritores e pintores do movimento surrealista, em particular com André Breton, que encorajou a vocação literária Sabato e despertou seu fascínio com os mistérios do inconsciente, seria motivo recorrente em sua obra. Em Paris, ele começou a escrever seu primeiro romance, Os movimentos de origem, o que só publicam uma peça na revista Sur.
Em 1940, de volta à Argentina, começou a ensinar na Universidade Nacional de La Plata, mas foi forçado a deixar o ensino depois de perder sua cátedra por causa de artigos que escreveu contra Peron. Naquele mesmo ano, ele publicou seu ensaio One and the Universe (1945), no qual ele criticou o reducionismo em que leva a abordagem científica e desumanização de ciência; tais idéias e uma profunda crise existencial e profissional sofreram dois anos antes de definitivamente orientada literatura. O trabalho antecipou muitas das características fundamentais dos seus ensaios e produção literária: Luminosidade exposição, introspecção, psicologismo e certa retórica bombástica.
Sua carreira literária desde cedo foi influenciado pelo experimentalismo eo alto conteúdo intelectual de suas obras, marcadas por problemas de raiz existencialistas. Assim, o túnel (1948) investiga as contradições e impossibilidades do amor, enquanto em heróis e tumbas (1961) apresenta uma estrutura mais complexa; os vários níveis de narração vincular experiências pessoais do autor e episódios da história da Argentina em uma reflexão caracterizada por um pessimismo crescente. Ambas as novelas tiveram um grande impacto e Sabato deu um lugar de destaque entre os grandes escritores argentinos e latino-americanos do século.
Extraordinária exibição de suas habilidades para a conta de corte psicológico, The Tunnel (1948) foi rapidamente traduzido em várias línguas e transformado em filme. A narração tem originalidade inquestionável e valores psicológicos relevantes: a confissão de Castel, que tenha cometido um crime de paixão, o homem enfrenta hoje, com uma sociedade demente e destaca o contraste com a Sharp, colorido escova. O estilo está em consonância com o tema, em um equilíbrio desequilibrada.
A pintura foi outra paixão Sabato
Heróis e Tumbas em (embora publicada em 1961, é a edição final de 1966) é seu trabalho mais ambicioso. O complexo construção deste romance e vários registros rioplatense o autor fala em seu plasma de distância tanto formal tecnicismo e dispersão. Sabato perícia narrativa consiste precisamente em que passa despercebido pelo leitor as dificuldades de composição evidentes de jovem história Alejandra e, através dela, o país.
O romance é contada através de quadros paralelos e circulares; apresenta, por um lado os últimos membros de uma oligarquia familiar declínio de Buenos Aires; em segundo lugar, o desfecho fatal da história de vida do general Juan Lavalle: depois de cair em combate durante um levante contra Roses (1841), seus seguidores levava seu corpo para o exílio. Mas a linha de centro da peça é a paixão atormentado entre dois jovens competindo, Martin e Alejandra. Sobre o pai de Alejandra, Fernando Vidal, pendura culpa do incesto, e sua família é geneticamente predispostas a loucura: a comuna abismo pessoal e histórica no mesmo plano.
Fernando reconhece o seu longo aprendizado na perversidade não tinha outro propósito além de colocá-lo em posição de cumprir com a necessária busca do subterrâneo, que cristaliza em seu "Relatório sobre cegos" incrível, o texto é a terceira parte do romance e pode ser lido, como de fato foi, com total autonomia. Uma vez que você compra esse terrível conhecimento vem vivo para ser morto por sua filha e amante, que, por sua vez, busca a sua própria catarse no fogo, queima-se entre as memórias de família da história do seu país, no local de nascimento .
Além de obter um público impressionante hit, em heróis e tumbas colocou Ernesto Sabato na primeira linha chamado boom da literatura latino-americana, publicação fenômeno que na década de 1960, foi a descoberta internacional dos narradores do continente: a sua compatriotas Jorge Luis Borges e Julio Cortazar, mexicano Juan Rulfo e Carlos Fuentes, o colombiano Gabriel García Márquez e peruano Mario Vargas Llosa estão entre os grandes autores, juntamente com Ernesto Sabato, que rasgou superação do realismo que caracterizara novas guerras européias e americanas para construir, de várias maneiras, uma narrativa de mais alto nível, aclamada por unanimidade pelos leitores e críticos.
Seu terceiro romance, Abaddon, o destruidor (1974), concentra-se em considerações sobre a sociedade contemporânea e do povo argentino, sua condição 'babilônico' e isso, eles adquirem na novela uma dimensão surreal onde a realidade merge e ficção em uma visão apocalíptica. O romance começa com uma breve revisão de "certos desenvolvimentos na cidade de Buenos Aires no início de 1973", eventos que em grande parte tem a ver com o estabelecimento da ditadura militar que mergulhou no terror Argentina mais de uma década; um dos eventos a que se refere não é outro senão a morte de um estudante, no porão de uma delegacia de polícia, nas mãos de seus algozes.
O resto da narrativa destina-se a ajudar a compreender esses eventos, embora o método utilizado pelo Sabato longe de ser baseada em dados científicos; os argumentos utilizados pelo romancista são "confissões, diálogos e alguns sonhos." Além disso, e esta é uma nova singularidade do romance, o autor é um dos personagens, que vive e fala a Suas criaturas, de alguns dos Heróis e Tumbas On. O caminho seguido para explicar a barbárie não acontece, pelo menos preferencialmente, a sociologia ou a história; É, antes, uma viagem às profundezas da noite em si, uma pesquisa por barbaridade inconsciente, o que nem sempre faz presente, quando ela se manifesta, um rosto sangrento, mas também sorriso brincalhão grotesco ou insubstancial.
O reconhecimento internacional finalmente Ernesto Sabato converter uma autoridade dentro da sociedade Argentina, formando uma espécie de opinião que, paradoxalmente, para assumir esse papel gradualmente se afastou da atividade literária. Desde meados da década de 1970, mais de escritor consagrado Sabato representado uma consciência moral que agiu como uma chamada wake-up contra uma vez que ele não hesitou em descrever como "sombrio".
Entrega Sabato relatório Alfonsin CONADEP (1984)
Esta identificação entre Sábato e autoridade ética foi bastante reforçada pelo seu trabalho como presidente da Comissão Nacional sobre o Desaparecimento de Pessoas (CONADEP), para o qual foi nomeado em 1983 pelo então presidente Raul Alfonsin. Os meses que passou a investigar a repressão sob o antigo governo militar não iria deixá-lo respirar ou espaço para a literatura; Ele completou o trabalho da comissão, resumiu esta provação com as seguintes palavras: "Eu fui para o inferno". As conclusões da comissão foram registrados nas cinquenta mil páginas chamados Sabato Relatório. Em 1984 foi agraciado com o Prêmio Cervantes.
O trabalho de Sabato, que tem sido prestigiados prémios internacionais e numerosas transmitidos em várias traduções, também inclui muitos testes como homens e engrenagens (1951) O escritor e seus fantasmas (1963), a outra face do peronismo (1956) Tango: discussão e chave (1963), cultura na encruzilhada nacionais (1973), três abordagens para a literatura de nosso tempo (1974), Desculpas e rejeições (1979) Antes do final (1998), Resistência (2000 ) e Espanha nos jornais da minha velhice (2004). O narrador e ensaísta argentino também se dedicou à pintura, outra de suas paixões; em seus últimos anos ele estava sofrendo de um problema de visão grave.

fonte de origem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário