sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Contos do Sábado na Usina: Olavo Bilac: MEDICINA:


 



Rita Rosa, camponesa, Tendo no dedo um tumor, Foi consultar com tristeza Padre Jacinto Prior. 
O Padre, com gravidade De um verdadeiro doutor, Diz: "A sua enfermidade Tem um remédio: o calor... 
Traga o dedo sempre quente... 
Sempre com muito calor... E há-de ver que, finalmente, Rebentará o tumor!" 
Passa um dia. Volta a Rita, Bela e cheia de rubor... 
E, na alegria que a agita, Cai aos pés do confessor: 
"Meu padre! estou tão contente!... 
Que grande coisa o calor! 
Pus o dedo em lugar quente... 
E rebentou o tumor..." 
E o padre: "É feliz, menina! Eu também tenho um tumor... Tão grande, que me alucina, Que me alucina de dor... 
"Ó padre! mostre o dedo, (Diz a Rita) por favor! 
Mostre! porque há-de ter medo De lhe aplicar o calor? 
Deixe ver! eu sou tão quente!.... 
Que dedo grande! que horror! Ai! padre... vá... lentamente... 
Vá gozando... do calor... 
Parabéns... padre Jacinto! Eu... logo... vi... que o calor... Parabéns, padre... Já sinto Que rebentou o tumor..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário